domingo, 22 de janeiro de 2012

Notícias Jornal Nacional e Jornal Hoje e Matérias





ídeo Jornal Nacional Completo

Tratamento pioneiro com células-tronco ajuda a recuperar fraturas

Procedimento está em fase de estudo no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, onde há 800 pessoas na espera pelo tratamento. É realizado somente em ossos longos como os do braço e da perna.


O Jornal Nacional mostrou na sexta-feira (20) um tratamento com células-tronco que está curando pacientes com doenças ósseas em Salvador. Neste sábado (21), você vai saber como pesquisadores do Rio estão devolvendo os movimentos a pessoas que tiveram fraturas nos ossos. O método é coberto pelo Sistema Único de Saúde.
Dois anos atrás, Renata sofreu um acidente de moto e teve uma fratura exposta. Depois de três cirurgias, o osso da perna direita não se recuperava. Renata tinha perdido a esperança de voltar a andar. Até que foi indicada para participar de um tratamento experimental: a injeção de células-tronco no local da fratura para ajudar na consolidação de ossos.
“Era uma novidade, mas como eu e o doutor Vinicius conversamos, não tinha o que perder”, lembra.
Renata passou apenas um dia no hospital. Em seis meses, com ajuda da fisioterapia, voltou a andar. O osso estava colado, perfeito. O caso dela acabou virando exemplo da pesquisa.
Sandro sofreu uma queda e, mesmo com o implante de uma haste de metal e parafusos, o osso da perna esquerda não colou. Por isso, também concordou em participar da experiência.
A técnica é simples e utiliza as células do próprio paciente. “A surpresa positiva é que praticamente todos os pacientes evoluíram bem, não tendo nenhuma complicação. Estabelecemos a segurança do método, que é minimamente invasivo”, avalia Vinicius Schott Garneiro, professor de medicina da UFF.
O procedimento está em fase de estudo no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, onde há 800 pessoas na espera pelo tratamento. É realizado somente em ossos longos como os do braço e da perna.
O médico faz uma punção com uma agulha especial e retira as células-tronco da medula óssea. As células são injetadas no local da fratura. A cirurgia leva em torno de uma hora e o paciente volta para casa no dia seguinte. “na maioria das vezes são membros inferiores, usa muletas. E a gente faz um acompanhamento mensal. O resultado final a gente está avaliando entre seis meses a um ano para ver exatamente a evolução total da formação desse calo ósseo”, explica João Matheus Guimarães, chefe ortopedia Into.
Em fevereiro, Sandro, com dois meses de cirurgia, vai poder andar de muletas. Ele já faz planos para o Carnaval. “Tomara que nesse carnaval já esteja pulando, pelo menos de muletas”.


Popularização de aparelhos dentários requer cuidados

Aumento do mercado tem sido de 20% ao ano, segundo o maior fabricante nacional. STJ afirma que o dentista tem uma obrigação de resultado.


Existe um mercado, no Brasil, que cresce a olhos vistos. É só observar como os aparelhos dentários se tornaram comuns, inclusive entre adultos, que não tiveram como pagar o tratamento na adolescência. Nos últimos anos, os preços caíram, mas essa popularização dos aparelhos também significou frustração para algumas pessoas.
Corrigir uns dentes tortos era o sonho de Bianca da Silva. Ela chegou começou a usar aparelho. “Usei durante dois anos. Eu ia ao dentista uma vez por mês e fazia uma manutenção. Só que eu não estava ficando satisfeita, já que não estava vendo nenhum resultado”, contou ela.
Uma queixa assim, em Mato Grosso do Sul, levou a Justiça a condenar um dentista a pagar uma indenização de R$ 20 mil a uma paciente insatisfeita. Na decisão, o Superior Tribunal de Justiça afirma que o dentista tem uma obrigação de resultado. Se descumprida, tem que indenizar pelo prejuízo eventualmente causado.
Aparelho para dentes já foi um tratamento caro. Era tudo importado. Mas, quando empresas nacionais começaram a fabricar, o preço diminuiu. E, se antes, as pessoas não gostavam muito, achavam feio, atualmente, quem usa fica até charmoso.
A internet anuncia aparelhos coloridos. Para Arthur Cerri, diretor da Associação Paulista De Cirurgiões Dentistas, virou moda. “O adolescente quer fazer uso do aparelho, mas é importante que se tenha uma indicação para que ele possa ser utilizado”, disse.
O maior fabricante nacional de aparelhos diz que o mercado vem crescendo 20% ao ano. Mas dentistas alertam: só com diagnóstico correto dá para saber se a pessoa precisa de aparelho e qual o tipo adequado “Precisa fazer uma moldagem da boca do paciente, tirar radiografias, para que a gente consiga ver e estudar a boca do cliente. Não é só chegar e colocar um aparelho”, explicou o dentista Leandro Lukacsak.
Bianca teve que trocar de dentista para poder sorrir fácil. “Os dentes que eram tortos, agora estão praticamente alinhados", afirmou ela.

Exposição sobre a Índia atrai milhares de pessoas no Rio de Janeiro

É a maior exposição sobre a cultura indiana já organizada na América Latina: 380 peças fazem parte desta viagem ao país-continente.


Mais de meio milhão de pessoas já visitaram, no Rio, a maior exposição sobre a cultura da Índia já organizada na América Latina. O Jornal Nacional foi lá conhecer com a repórter Mônica Sanches.
O altar do Deus Ganesha é colorido e parece uma alegoria de escola de samba. As semelhanças despertam a curiosidade do público, mas os visitantes sabem que o exagero de cores, pessoas e detalhes faz parte de outra cultura.
“O carnaval é mais profano e a Índia é um país muito religioso”, explica uma visitante.
“A Índia, como o Brasil, é uma mistura de diversos povos, diversas culturas que passaram por lá e diversas religiões”, avalia o curador da exposição Pieter Tjabbes.
Desde a imagem da deusa mãe, esculpida 200 anos antes do nascimento de Cristo, até o altar de terracota, criado há seis meses, tudo no caleidoscópio tem uma intenção: a transcendência, o contato com o divino.
Trezentas e oitenta peças fazem parte desta viagem ao país-continente, com mais de um bilhão de habitantes. Um tesouro arqueológico fica ao lado de uma escultura moderna, que representa a família sagrada.
O teatro de bonecos é usado na Índia há mais de dois mil anos para transmitir o conhecimento e as tradições do povo. Alguns deles são tão pequenos e portáteis e parecem antigos. Mas até hoje os artistas populares criam obras para narrar fatos. Uma pintura retrata o tsunami de 2004. A história começa com a ira de uma deusa. Mostra o resgate das pessoas de helicóptero e o trabalho dos repórteres que mostraram a força do maremoto.
Os tapetes também carregam o talento dos contadores de histórias. O grande herói da Índia, Gandhi, tem um local de destaque. Esta riqueza, que está no cinema e também foi mostrada na TV brasileira, já deixou extasiado mais de meio milhão de visitantes.
“Eles trazem muita espiritualidade para a gente”, conta uma visitante.
“Eles são multicoloridos, um arco-íris. Eu saio mais alegre, bem mais alegre”, diz outro visitante.


Preso político de Cuba morre após fazer greve de fome

Dissidentes políticos acusaram o governo de reprimir protestos no enterro de Wilman Villar. Segundo ativistas, mais de 50 foram detidos antes do funeral.


Dissidentes políticos acusaram o governo de Cuba de reprimir protestos no enterro de um preso que morreu em greve de fome esta semana.
Wilman Villar ficou 50 dias sem se alimentar. Segundo ativistas cubanos, mais de 50 pessoas foram detidas antes do funeral.
Villar foi preso em novembro, durante uma passeata pela democracia. O governo de Cuba afirmou que ele era um criminoso comum, condenado por violência doméstica. E negou que Villar fizesse greve de fome.

Passaporte de ex-BBB suspeito de estupro é entregue à polícia do RJ

Medida tinha sido determinada pela Justiça, a pedido da polícia, para evitar que Daniel saia do país. Inquérito apura se modelo teria cometido crime de estupro de vulnerável contra a participante do programa Monique Amim.


Os advogados do modelo Daniel Echaniz, ex-participante do Big Brother Brasil, entregaram o passaporte dele à Polícia Civil do Rio neste sábado (21). A medida tinha sido determinada pela Justiça, a pedido da polícia, para evitar que Daniel saia do país.
Um inquérito apura se o modelo teria cometido o crime de estupro de vulnerável contra outra participante do programa, Monique Amim.
Os advogados negaram que o modelo tenha abusado sexualmente de Monique e afirmaram que ele não tem a intenção de deixar o Brasil.

Goleiro da seleção brasileira de futebol de areia mostra habilidade no campo

Mão encarou um desafio contra os dois goleiros do Corinthians e fez bonito! Goleiro da praia teve mesmo índice de acertos dos especialistas no campo, que já estão acostumados com o tipo de treino feito.


Neste domingo (22), a seleção brasileira de futebol de areia enfrenta a seleção do mundo, e o goleiro Mão, do Brasil, mostrou que, além de defender, também sabe armar jogadas de ataque.
A seleção do mundo tem o português Madjer, o espanhol Amarelle e o suíço Stankovic. Os três já foram eleitos os melhores do planeta. Eles vão atacar, mas o contra-ataque brasileiro está muito bem ensaiado.
"A reposição do goleiro no futebol de areia é imprescindível”, explica Guga Zloccowick, técnico da seleção brasileira.
O goleiro da seleção brasileira é muito conhecido pela precisão nos passes com a mão, mas na areia. Agora, ele vai encarar um desafio no campo contra os dois goleiros do Corinthians. O objetivo é acertar a reposição de bola dentro de golzinhos, colocados a 30 metros. O goleiro da praia faz bonito! Mão tem o mesmo índice de acertos dos especialistas no campo, que já estão acostumados com esse tipo de treino.
"É como se fosse um lançamento, uma jogada já treinada. Então, tenho certeza que o Brasil está bem representado. Temos um meia jogando no gol, só distribuindo a bola", afirma um dos goleiros do Corinthians.
"Estar com eles aqui me motiva mais para continuar jogando e me espelhar neles. Porque são pessoas dedicadas e, além de serem bons profissionais, são pessoas maravilhosas", diz Mão.
Que continue assim. Mão santa, precisa e forte, a serviço do Brasil!

Jornal Nacional Completo Assista:





Jornal Hoje





Seu Sábado Confira :

Programação Global
 

TV Xuxa




Programa Estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado