quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Notícias G1

'É estranho celebrar aniversário no dia', diz nascido em 29 de fevereiro

Carlos Eduardo comemora 36 anos de vida nesta quarta, 29 de fevereiro.
Nascido em ano bissexto, Eduardo celebra data em 28 de fevereiro

André TeixeiraDo G1 CE
Nascido em ano em 29 de fevereiro, Carlos Eduardo diz ser estranho comemorar o aniversário na data certa (Foto: Carlos Eduardo/Arquivo Pessoal)
Nascido em ano em 29 de fevereiro, Carlos Eduardo diz ser estranho comemorar o aniversário na data certa (Foto: Carlos Eduardo/Arquivo Pessoal)
Depois de quatro anos, o analista de cobrança Carlos Eduardo de Souza volta a comemorar o aniversário dele no dia em que realmente nasceu, 29 de fevereiro. Nascido em 29 de fevereiro de de 1976, ano bissexto, Carlos Eduardo costuma comemorar o aniversário um dia antes nos anos de 365 dias, 28 de fevereiro. "As pessoas me perguntam porque não no dia seguinte, mas 1º de março já não é mais fevereiro, por isso prefiro comemorar a data um dia antes, no mesmo mês em que nasci", explica.
Carlos Eduardo de Souza comemora nesta quarta-feira 36 anos de vida. O presente, diz ele, é o nascimento da filha, previsto para abril deste ano. "Não há outro presente melhor", comenta. Acostumado a celebrar o nascimento em 28 de fevereiro, ele diz ser "estranho" festejar "no dia certo". "Já faz até tempo que comemoro sempre no dia 28", brinca. O aniversariante pretende passar a data com a família, como nos dias 28 ou 29 de fevereiro anteriores.
Ainda assim, Eduardo diz que recebe a maior parte das felicitações no dia 28, a data que ele registrou como o dia aniversário em redes sociais. "Fui cadastrar meu aniversário no Facebook no dia 29 de fevereiro e não havia a opção. Acabou ficando no dia 28 mesmo", explica.
Por causa da data que só ocorre a cada ano, Carlos Eduardo diz que também ouve várias piadas sobre a idade dele. "Quando me pergunta pela idade, eu respondo 'divide por quatro que você sabe'", brinca.
tópicos:

Tubarão de 2 metros e 180 quilos é encontrado no litoral Sul de Sergipe

A descoberta foi feita na Praia do Abaís, em Estância (SE).
O animal da espécie tigre estava preso a uma rede de pesca.

Denise GomesDo G1 SE
Tibarão-tigre foi encontrado por pescadores na Praia do Abaís em Estância (SE) (Foto: Divulgação)
Tubarão-tigre foi encontrado por pescadores na Praia do Abaís em Estância (SE)
(Foto: Divulgação)
Um tubarão da espécie tigre com 2 metros de comprimento e 180 quilos foi encontrado na manhã desta terça-feira (28) na Praia do Abaís, litoral Sul de Sergipe, no município de Estância, a 68 km de Aracaju.
Segundo moradores, dois pescadores que estavam no mar, foram surpreendidos quando puxaram a rede e encontraram o animal preso e muito agitado.
Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Projeto Tamar foram acionadas e estiveram no local. No entanto, o animal já estava morto.

Banhista atesta as dimensões do tubarão-tigre capturado no litoral Sul de Sergipe (Foto: Divulgação)
Banhista atesta as dimensões do tubarão-tigre capturado no litoral Sul de Sergipe (Foto: Divulgação)

tópicos:

Homem escuta por celular namorada sendo sequestrada no DF

Vítima, que diz ter sido estuprada, tinha ido buscar namorado no trabalho.
DF teve outros quatro casos de sequestro-relâmpago nesta segunda.

Do G1 DF, com informações do BDDF


Uma mulher de 32 anos foi sequestrada e estuprada na noite desta segunda-feira (27), quando esperava o namorado na 512 Sul, em Brasília. O namorado da vítima ouviu por celular quando os sequestradores chegaram e fizeram ameaças.
A mulher foi abordada na área comercial da 512 Sul, por volta das 22h30. Ela tinha ido buscar o namorado no trabalho. Ele conta que os dois falavam ao celular quando três bandidos a renderam.
“Quando eu escuto um grito dela. Fiquei desesperado, saí correndo. Parece que o telefone caiu no carro, eles não viram, porque eu ainda estava escutando ela falando, e eles ameaçando, e dinheiro, e vamos matar, vamos fazer”, disse o homem, que chamou a polícia.
A vítima rodou com os criminosos por uma hora e meia e foi deixada em frente a uma cooperativa de leite na BR-251, próximo a São Sebastião. Ela chegou à delegacia muito nervosa e afirmou que tinha sido estuprada. Imediatamente, foi levada ao Hospital da Asa Norte para ser medicada e depois ia ser encaminhada ao IML.
A Polícia Militar conseguiu prender os acusados ainda durante a madrugada. O caso foi registrado na delegacia da Asa Sul. “Foram dois menores, um maior e uma arma apreendida. Até agora, só o veículo não foi localizado”, afirmou o policial Ricardo Argolo, do departamento Operacional da PM.
Mais quatro casos
Nesta segunda, outros quatro casos de sequestros-relâmpagos foram registrados no Distrito Federal. No Núcleo Bandeirante, um homem de 31 anos foi abordado por três sequestradores – um deles armado - próximo à administração regional. Ele foi abandonado meia horas depois na DF-280, em Samambaia. O grupo levou o carro da vítima.

Em Planaltina, foram dois sequestros registrados. Em um deles, um casal foi abordado por homens encapuzados no estacionamento de um supermercado. O casal sofreu agressões, mas não ficou com ferimentos graves. Eles foram deixados meia hora depois no morro da Capelinha, também em Planaltina. Os ladrões levaram o carro, celular e R$ 210 das vítimas.

No outro caso, a vítima de sequestro foi abordada na BR-020 por volta de 22h50. A polícia não de informações sobre o caso.

No Riacho Fundo, duas pessoas foram feitas reféns por dois homens armados e abandonadas em um matagal à margem da DF-475. Dois suspeitos do crime foram presos, mas a polícia não deu detalhes do caso.

Músico acusado de matar amiga no Rio é condenado a 14 anos de prisão

Bruno Kligierman matou Bárbara Calazans, 18 anos, em outubro de 2009.
Defesa alega que músico é dependente quimico e sofre de transtorno mental.

Tássia ThumDo G1 RJ


O músico Bruno Kligierman Melo, de 28 anos, acusado de matar por estrangulamento a amiga Bárbara Chamun Calazans Laino, de 18 anos, foi condenado pelo crime de homicídio duplamente qualificado a 14 anos de prisão, em regime fechado. A decisão do Júri Popular ocorreu no início da madrugada desta terça-feira (28), no Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), no Centro.
O crime aconteceu em 24 de outubro de 2009, no apartamento de Bruno, no Flamengo, na Zona Sul do Rio. Na ocasião, ele alegou que havia fumado crack e ingerido álcool.
Segundo a sentença, o músico não poderá recorrer da decisão em liberdade. Para a magistrada Simone de Faria Ferraz, que presidiu o júri, a soltura de Bruno seria uma "ofensa à ordem pública, já que o réu é um verdadeiro desregrado". A juíza disse ainda que a morte de Bárbara foi de "extrema crueldade".
A mãe da vítima, a servidora pública Carmen Chamun, disse que estava desde o início confiante na Justiça. "De certo modo, a decisão conforta um pouco mais a família. Creio que o Bruno estava consciente de tudo o que fez. Ele cometeu um ato covarde, ao meu ver, intencional, e, quiçá premeditado", desabafou Carmen.
Músico perde perdão à família de vítima
Mais cedo, o músico pediu perdão à família da vítima, enquanto aguardava ser ouvido pelo júri. Ao longo de toda a sessão, Bruno manteve a cabeça baixa e quase não desviou os olhos do chão.
“Eu queria pedir perdão em primeiro lugar a Deus, em segundo lugar à família dela e em terceiro lugar a qualquer pessoa que possa se sentir ofendida ou agredida com esse fato. (...) Não vim pagar de bonzinho, só vim pedir uma chance de continuar me tratando”, disse ele, que há 2 anos e quatro meses está internado no Hospital Psiquiátrico Roberto de Medeiros, no Complexo Penitenciário de Bangu, na Zona Oeste do Rio.
Segundo sentença lida pela juíza Simone de Faria Ferraz, a clínica onde o músico está internado tem 24 horas para emitir um laudo explicando os motivos da internação dele.
Em seu depoimento, o músico alegou que não se lembrava de nada no dia do crime, pois estava sob efeito de drogas, após sair de uma comemoração na casa de um amigo. “Na época eu me drogava muito. Bebi, fumei e fui para casa. Me lembro que tinha um compromisso com a Bárbara de manhã. Um teste para figuração de novela. Marquei com ela de manhã na minha casa. A partir daí, me lembro de ter acordado e ter encontrado a Bárbara morta na minha casa. Pensei: fui eu, só tem eu aqui”, contou.
Bruno contou que ele e Bárbara tiveram um breve relacionamento, mas não namoraram. “A gente era amigo”, disse. O réu afirmou ainda que já agrediu uma ex-namorada por duas vezes. “Usávamos muito álcool e cocaína”, contou.

O pai de Bárbara também acompanhou o julgamento, que chegou a ser adiado por quatro vezes, mas preferiu não falar com a imprensa. Além do réu, também foram ouvidos o pai dele, o produtor cultural Luiz Fernando Prôa - que entregou Bruno à polícia -, o policial militar que registrou a ocorrência, Rogério Borges, e ainda a médica perita, Sandra Greenhalgh.
Quando divulgou o laudo, a psiquiatra atestou que Bruno apresenta “transtorno de personalidade com instabilidade emocional e transtornos mentais decorrentes do uso de múltiplas drogas e de outras substâncias psicoativas”, mas esses transtornos “não guardam nexo causal com o delito do qual é acusado”. Ela afirmou também que não houve perda do juízo da realidade na hora do crime.
PM diz que Bruno se lembrou de discussão
Segundo o PM, foi Bruno quem abriu a porta do apartamento, às 17h e, no dia, ele contou ao policial que se lembrava de ter se desentendido com a vítima por volta das 8h. “Eu até questionei, a discussão foi às 8h e eram 17h, mas ele disse que não se lembrava como tinha matado”, contou. O corpo de Bárbara, de acordo com o policial, estava coberto e havia uma aliança jogada. Ele disse ainda que o apartamento estava “imundo”.
O pai do acusado contou, em depoimento, que a mãe do rapaz bebia, fumava e usava cocaína durante a gravidez. “Bruno usa drogas desde a barriga da mãe”, afirmou. Ela morreu na Argentina, com o vírus HIV, meses antes de o filho estrangular e matar a jovem. Trinta dias antes, Bruno tinha feito as pazes com a mãe. “Foi um impacto na vida dele. Aí ele caiu no crack. Quase virou um mendigo”, contou Luiz Fernando Prôa.
Ele também disse que deixou de morar com o filho há cerca de 15 anos, quando o rapaz foi morar com a avó. Anos depois, a família alugou o apartamento do Flamengo para ele morar sozinho. A avó e a tia do jovem que o sustentavam, já que Bruno nunca trabalhou.
Laudo de sanidade mentalDe acordo com a médica perita, responsável pelo laudo de sanidade mental, o músico era “inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato e inteiramente capaz de determinar-se de acordo com esse entendimento”.
Bruno foi preso ainda no apartamento, na Rua Ferreira Viana, e não resistiu à prisão. A vítima morava do outro lado da rua com a família. Na delegacia, ele contou que tinha fumado crack momentos antes da discussão.
O pai de Bruno afirmou que o filho foi internado cinco vezes antes de cometer o crime. Médicos atestaram bipolaridade, Transtorno de Déficit de Atenção, hiperatividade e Síndrome do Pânico. Ele alega que Bruno já era esquizofrênico antes de cometer o crime.
tópicos:


Rafa é eliminado do BBB 12 com 92% dos votos

Projetista de iluminação deixou a casa no sétimo paredão do programa.
Vencedor da disputa vai ganhar um prêmio de R$ 1,5 milhão.

Do G1 RJ
O carioca Rafa, eliminado do BBB12 (Foto: Reprodução/TV Globo)
O carioca Rafa, eliminado do BBB12 (Foto:  Reprodução/TV Globo)
O projetista de iluminação carioca Rafa, de 35 anos, foi eliminado do "Big Brother Brasil 12", na noite desta terça-feira (28), com 92% votos do público. Ele enfrentou no paredão para deixar a casa o professor de muay thai, Yuri.
"Falei desde o início: não ia mudar nunca. Nem deixar de falar o que eu penso para as pessoas. Se a rejeição foi alta, é uma pena. As pessoas que me conhecem aqui fora sabem o que eu sou, como eu sou. Prefiro falar o que penso a ser político", disse o carioca referindo-se ao alto índice de rejeição da audiência.
O campeão deste ano irá ganhar um prêmio de R$ 1,5 milhão, enquanto o segundo e terceiro lugar receberão, respectivamente, R$ 150 mil e R$ 50 mil.


Motorista de ônibus que bateu em carro será levado para CDP

Duas pessoas morreram após colisão na Avenida Vereador José Diniz.
Condutor foi indiciado por homicídio com dolo eventual.

Do G1 SP


O motorista do ônibus que bateu em um carro em um cruzamento da Avenida Vereador José Diniz nesta terça-feira (28) deve ser transferido para um Centro de Detenção Provisória (CDP). Na manhã desta quarta-feira (29), ele permanecia preso no 27º Distrito Policial, no Campo Belo. Antes de ir para um CDP, ele deve ser levado para outra delegacia. Duas pessoas que estavam no carro morreram no acidente.
A colisão aconteceu no cruzamento com a Rua Demóstenes. O carro, que seguia pela rua, foi arrastado pelo ônibus e só parou no canteiro central da avenida. O veículo ficou sob o coletivo. A avenida precisou ficar interditada por quatro horas.
No veículo estavam um empresário e a secretária dele, que morreram na hora. Testemunhas disseram que o ônibus seguia na avenida, sentido bairro, quando o carro atravessou pela rua onde o semáforo estava quebrado. Poucos passageiros do ônibus tiveram ferimentos leves.

Testemunhas ouvidas pela polícia confirmaram que o motorista do ônibus trafegava em velocidade acima da permitida e que o motorista do carro tentava atravessar a avenida de forma cautelosa, mas que acabou sendo surpreendido.
O motorista foi indiciado por homicídio com dolo eventual, segundo o delegado plantonista do 27º Distrito Policial, no Campo Belo, João Paulo Cerqueira de Carvalho. O dolo eventual significa que o motorista Jonas Santana da Silva não teve a intenção de cometer um crime, mas assumiu o risco de causar danos a terceiros ao trafegar acima da velocidade permitida na via, afirma o policial.
Segundo o delegado, o tacógrafo do ônibus indicava que no momento da colisão com o ASX Mitsubishi que atravessava a avenida estava a 50 km/h. "Há marcas na pista indicando que houve cerca de 20 metros de frenagem (por parte do ônibus) e de outros nove metros de arrasto (após a colisão), em um total de 29 metros. Isso indica que o ônibus estava em velocidade bem acima dos 50 km/h, que é o limite no corredor de ônibus. Mas esses dados devem ser confirmados pelo laudo pericial", diz Carvalho.
Em nota, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) diz que irá verificar o que ocorreu com os semáforos da avenida. Já a SPTrans diz que o motorista do ônibus será afastado até que sejam apuradas as causas do acidente. O veículo será lacrado e encaminhado para vistoria.

Ônibus fica em cima de carro em acidente na Zona Sul de SP (Foto: Diogo Moreira/Futura Press)Ônibus fica em cima de carro em acidente na Zona Sul de SP
(Foto: Diogo Moreira/Futura Press)
tópicos:

Bom dia Brasil

Câmara vota hoje pontos polêmicos da Lei Geral da Copa

A bebida alcoólica nos estádios e perto deles foi liberada para a Copa do Mundo e das Confederações, mas a regra ainda pode ser modificada.



O calendário de 2014 terá mais feriados que o normal: nos dias em que a seleção brasileira estiver em campo. As escolas devem estar de férias durante todo o período do Mundial.
Quanto aos ingressos dos jogos, serão quatro tipos. Os mais baratos custarão cerca de R$ 50. Terão direito: idosos, estudantes e beneficiários de programas de transferência de renda. Serão 300 mil entradas a preço popular para a Copa do Mundo e 50 mil para a Copa das Confederações, no ano que vem. Os idosos ainda poderão pagar meia-entrada nas categorias mais caras.
A bebida alcoólica dentro dos estádios e perto deles foi liberada para a Copa do Mundo e Copa das Confederações, mas não para os campeonatos nacionais, como chegou a ser cogitado. Só que a regra ainda pode ser modificada, já que os deputados resolveram analisar de novo este ponto nesta quarta-feira (29).
A liberação foi criticada por integrantes do Ministério Público. Também há resistência de parlamentares ligados à área da saúde. Para quem é a favor, argumento não falta.
“Precisamos também tratar nos nossos estádios no Brasil como estádios modernos. O Estádio do Corinthians, por exemplo, terá 18 restaurantes e 200 camarotes. Acho que não fica elegante você proibir ali o uso de bebida alcoólica”, defende o relator, deputado Vicente Cândido (PT-SP).
Pode não ser elegante, mas gera violência, segundo os contrários à proposta. “Para que bebida? A bebida já está consagrada no direito brasileiro como algo perverso. Para gerar uma confusão no estádio, dez que tenham bebido alguma coisa já podem criar algum embaraço”, pondera o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ).
O projeto ainda tem de ser votado no plenário da Câmara e pelos senadores. “Não podemos aceitar nenhuma pressa imposta pela Fifa aqui dentro do Congresso Nacional”, declarou o deputado José Rocha (PR-BA).
Outro ponto polêmico: o projeto não diz quem vai pagar por eventuais prejuízos causados durante a Copa por desastres naturais, como enchentes, ou um atentado terrorista. A Fifa quer que o governo brasileiro assuma total responsabilidade, mas o governo não aceita. Os deputados vão esperar, então, por um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU).
tópicos:

Professor precisa e merece ganhar bem’, afirma Alexandre Garcia

O que temos hoje é uma educação medíocre, formação sofrível de professores e salário péssimo. Fora da educação, não há salvação.




Piso do professor passando para R$ 1.451? Baixíssimo para a profissão que constrói o futuro. Foi valorizando o professor em meados do século 19 que a Argentina deu um salto. Cinquenta anos depois, ela era um dos países mais ricos e prósperos do mundo.
A educação é solução para tudo: para o desemprego, para a violência urbana e até para a concorrência dos produtos chineses. Aliás, perguntem aos chineses qual o segredo? Educação. Prefeitos, paguem o professor que o município vai ganhar. Que economizem no controle da corrupção, no excesso de "comissionados", porque o dinheiro da educação é o mais bem aplicado.
Enfim, o que temos hoje é uma educação medíocre, formação sofrível de professores e salário péssimo. Parafraseando a ameaça religiosa de séculos: fora da educação, não há salvação.
tópicos:


Alexandre Garcia: "Sem educação não há futuro. Fora da educação não tem salvação. O Brasil vive de reformas na educação, quando o que deveria ser feito é uma revolução na educação."




Capitais registram temperaturas acima da média neste verão

Em São Paulox, as temperaturas estão até quatro graus mais altas do que o normal. Vai fazer sol do sul de São Paulo ao sudeste do Tocantins.

 



O calor tem incomodado muita gente. Em várias cidades as temperaturas estão acima do esperado. Na terça-feira (28), no Rio de Janeiro, os termômetros marcaram sete graus acima do normal para esse mês. Fez 37°C na Cidade Maravilhosa e hoje não vai ser muito diferente. Em São Paulo, as temperaturas estão até quatro graus mais altas do que o normal.
Está quente assim, porque uma massa de ar seco impede a formação de nuvens de chuva, que sempre alivia o calor. Por causa disso, em Belo Horizonte fevereiro vai terminando com apenas um quarto da chuva esperada para o mês.
Em Curitiba ontem teve temporal com raios. Um cinegrafista amador registrou o momento em que uma árvore pegou fogo depois de ser atingida por uma descarga elétrica. Em Brasília, a quarta-feira já tem sol. Não vai chover por lá.
Um filhote de bicho-preguiça foi encontrado no Parque da Luz, no Centro de São Paulo. Ele sofreu uma queda e não consegue se prender direito nem à mãe, nem às árvores. O filhote foi levado para a divisão de fauna silvestre da prefeitura, onde vai ser medicado.
O tempo abafado e úmido mantém as nuvens carregadas no Norte e no Centro-Oeste. Por isso, o céu fica nublado e há risco de temporais entre o Acre, o Pará e o norte de Mato Grosso do Sul.
Vai fazer sol, o dia todo, do sul de São Paulo ao sudeste do Tocantins e até o sul da Paraíba. No restante do país, o sol vai aparecer também, mas pode chover forte, com raios, principalmente na Região Sul e do Maranhão ao Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado