Pense Nisso ....................
Música Tema de Fernanda na Novela Páginas da Vida, não sabia , cantora Paula Fernandes, lindo...Assista !!!!!
Pense nisso ....
Recebi do meu amor que Lindo , que lindo !!!!!
Amar você é um presente......
O que é uma folha em branco, senão a vida de cada um de nós?
Dias a serem preenchidos. Sentimentos a serem sentidos. Atitudes a serem praticadas. Pensamentos a serem pensados... Somos uma folha branca.
Nascemos para escrever nossa própria história. Para rabiscar nossa vida. Para desenhar nossos ideais. Para colorir nossas emoções. Para preencher os espaços vazios. Para dar sentido à uma folha branca.
Quando ponho as mãos em seu ombro, e lhe digo "não se preocupe, te amo". Quando venho junto o pôr do sol, e com cada amanhecer sinto renovado esse amor que nasceu com um "te amo". Quando tenho problemas econômicos, os enfrentam juntos e mesmo na adversidade lhe digo "não se preocupe, te amo".
Quando ao chegar do trabalho sente o abraço confortável e o doce beijo dessa pessoa que com um "te amo" acelera meu pulso e o meu coração bate mais depressa.
Fazer amor é caminhar juntos na vida, superando os obstáculos que a vida pode presentear, é crescer juntos espiritual e intelectualmente, evolucionar unidos, fortalecer os laços em comum com esses pequenos detalhes que algumas vezes nos parecem bobos e insignificantes, mas que todavia, são tão importantes para evitar a rotina que é a mais cruel inimiga do amor.
Quando se sente triste, quando se sente feliz, quando se sente deprimido, quando está doente, quando se sente saudável e sempre sente essa pessoa ao seu lado, dizendo "te amo" e respondendo-lhe “eu te amo mais"... nesses momentos você pode dizer “eu fiz amor".
Fazer amor é chegar ao final de sua vida ao lado dessa pessoa que durante anos lhe conquistou e que lhe fez sentir-se o ser mais feliz e querido sobre a terra.
“Eu te amo”
Hoje e Sempre!!!
Veja os obstáculos que já enfrentou! Os sacrifícios que já teve que fazer! Perceba o quanto aprendeu com tudo isso! O quanto cresceu com as experiências.
Nos momentos sem energia, tristes, de cansaço, precisamos lembrar de tudo e onde nos encontramos nessa estrada.
Agora, olhe para frente estabelecendo novas metas, novos planos. Analise o que não está dando certo, se não está esquecendo de fazer bem as pequenas coisas...
Agora, olhe para cima e perceba que Deus está sempre nos preparando, fortalecendo, experimentando, testando nossa fé!
E acredite na bondade divina sempre, sem dúvidas!
Nos momentos sem energia, tristes, de cansaço, precisamos lembrar de tudo e onde nos encontramos nessa estrada.
Agora, olhe para frente estabelecendo novas metas, novos planos. Analise o que não está dando certo, se não está esquecendo de fazer bem as pequenas coisas...
Agora, olhe para cima e perceba que Deus está sempre nos preparando, fortalecendo, experimentando, testando nossa fé!
E acredite na bondade divina sempre, sem dúvidas!
Carlos Drummond de Andrade
Não importa onde você parou, em que momento da vida você cansou. Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo, é renovar as esperanças na vida e o mais importante, acreditar em você de novo.Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado.Chorou muito? Foi limpeza da alma.Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia.Sentiu-se só por diversas vezes? É porque fechaste a porta até para os anjos.Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora.Pois é... agora é hora de reiniciar, de pensar na luz, de encontrar prazer nas coisas simples de novo.Um corte de cabelo arrojado, diferente?Um novo curso, ou aquele velho desejo de aprender: pintar, desenhar, dominar o computador, ou qualquer outra coisa. Olha quanto desafio, quanta coisa nova, nesse mundão de meu Deus te esperando.Está se sentindo sozinho? Besteira...Tem tanta gente que você afastou com o seu "período de isolamento".Tem tanta gente esperando, apenas um sorriso teu, para "chegar" perto de você.Quando nos trancamos na tristeza, nem nós mesmos nos suportamos, ficamos horríveis, o mal humor vai comendo nosso fígado, até a boca fica amarga.Recomeçar...Hoje é um bom dia para começar novos desafios.Onde você quer chegar? Ir alto, sonhe alto. Queira o melhor do melhor. Queira coisas boas para a vida.Pensando assim trazemos para nós, aquilo que desejamos...Se pensamos pequeno, coisas pequenas teremos.Já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar na nossa vida.E é hoje o dia da faxina mental.Joga fora tudo que te prende ao passado, ao mundinho de coisas tristes: fotos, peças de roupa, papel de bala, ingressos de cinema, bilhetes de viagens, e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados... Jogue tudo fora.Mas principalmente, esvazie seu coração, fique pronto para a vida, para um novo amor!Lembre-se somos apaixonáveis, somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes. Afinal de contas, nós somos o "Amor"...Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura.
Meus momentos
Mesmo que tivesse em minhas mãos todo o perfume das rosas, toda a beleza do céu, toda a pureza dos anjos, toda a inocência das crianças, toda a grandeza do mar, toda a força das ondas, mesmo que eu tivesse todas as coisas belas da vida e todos os belos lugares do mundo nada teria sentido se eu não tivesse o presente mais valioso, mais nobre e mais sagrado que Deus pode me dar... Sua amizade!!! Eu só tenho a agradecer por você existir em minha vida!!!"
- "Agradeço ao destino por ter-me feito nascer pobre. A pobreza foi-me uma amiga benfazeja; ensinou-me o preço verdadeiro dos bens úteis à vida, que sem ela não teria conhecido. Evitando-me o peso do luxo, devotou-me à arte e à beleza." (Anatole France).
"Agradeço pela crítica mais severa apenas se ela permanecer imparcial."
(Otto Bismarck)
(Otto Bismarck)
Tristeza
Antes de falarmos sobre a tristeza, precisamos definir os tópicos que distinguem este sentimento da depressão.
A tristeza é um sentimento intrínseco ao ser humano. Todas as pessoas estão sujeitas a tristeza. É a ausência de satisfação pessoal quando o indivíduo se depara com sua fragilidade. Enquanto a depressão é a raiva e a vingança digerida na pessoa. Na prática, é uma tentativa de devolver para os outros o que existe de pior em si.
A raiva existente na depressão é resultado da total falta de vitalidade e motivação. Existe também uma infantilização, onde o indivíduo induz o ambiente a ampará-lo e dedicar atenção exclusiva a ele. A depressão inibe a coragem de enfrentar os desafios; regride a busca do prazer e contamina o ambiente a sua volta.
A tristeza não chega aos limites citados na situação depressiva. Pelo contrário, é uma ferramenta valiosa para avaliação das metas de vida. Na infância, o modo de encarar a tristeza será definitivo para estabelecer a personalidade adulta.
Infelizmente, na cultura ocidental não valoriza-se os aspectos emotivos. Assim, um indivíduo se desenvolve crendo que a tristeza é um sentimento negativo, que fragiliza e expõe a personalidade. Por exemplo, uma pessoa insatisfeita num âmbito social sente-se triste, mesmo não tendo uma concepção nítida do que é a tristeza. Neste momento cria-se uma dívida com o próprio passado; o elemento sente que poderia ter aproveitado melhor as outras oportunidades que teve, e que agora o fazem um homem fracassado.
O descaso com os valores humanos acabam por expor o homem contemporâneo ao negativismo, e a busca excessiva pelos bens materiais e status social, compensa a carência sentimental, mas por outro lado, contamina e deturpa a noção de humanismo. Neste caso, a tristeza é apenas uma bússola que aponta a área emotiva mais afetada. Porém, outros sentimentos como o medo e a inveja funcionam como um alerta ao modo de vida desumano. A aceitação do fracasso e da fragilidade fica comprometida, já que o indivíduo direciona o motivo dos seus insucessos a outras causas, quando na verdade seriam apenas conseqüências. Portanto, fica claro que existe uma "auto-sabotagem".
O egoísmo exacerbado, no qual o homem é induzido desde a infância, produz um vazio pessoal. Porém, o bem-estar esta diretamente ligado a satisfação alheia. Se não houver a solidariedade, ou seja, a profunda preocupação com o próximo, o citado "vazio da personalidade" irá expandir-se. A tristeza ocupa este espaço e desmotiva o indivíduo a dar continuidade na busca de qualquer outro valor.
Outro fator que fortemente desencadeia a tristeza é a recusa. A dificuldade em aceitar o "não" torna-se desmotivante e abala a auto-estima. Por outro lado, a rejeição e a incapacidade frente a alguns obstáculos leva a quadros mais sérios e profundos da tristeza.
Várias correntes de discussão psicológica determinam os ganhos secundários do estado de sofrimento. É notório que o indivíduo que sofre, desperta comoção no ambiente, neste caso a atenção dispensada por outros faz com que o indivíduo sinta-se acolhido. Cultivar a tristeza é apenas fazer a manutenção desse estado de atenção e acolhimento despertada, é manter-se afastado e protegido da competitividade e ambição que norteiam a sociedade contemporânea. Mas na maioria das vezes, a solidariedade e o altruísmo são hipócritas, porque a necessidade da auto-superação e status social faz com que o sentimento de comoção seja verdadeiro, mas o apoio sincero é substituído pelo prazer na derrota alheia. Assim, esta afirmação é concretizada pelo fato de que o assistencialismo não supre as carências afetivas; é apenas um retórico inconsciente que absolve a obrigação da solidariedade.
Geralmente os indivíduos que sofrem de tristeza tem como característica básica de personalidade, impor a sua solidão pessoal para todas as pessoas que encontrarem no decorrer de suas vidas; como uma vingança contra seu sentimento que o martiriza. Assim, tornam-se retraídas, ciumentas e possessivas. Na questão sentimental, impõem ao parceiro uma eterna espera pela doação de seu lado afetivo.
Embora muitas vezes sofremos com determinados relacionamentos, sabemos que a perda pode nos custar ainda mais caro. O maior obstáculo para qualquer tipo de mudança é a desconfiança quase que absoluta em nosso potencial, gerando um receio imenso sobre se conseguiremos construir algo; se os ventos estarão ou não a nosso favor; se o destino ainda poderá nos reservar um mínimo de satisfação perante todo o pesadelo diário em que muitas pessoas vivem. (Ritton)
Olha que lindo que recebi
Olá amor
Desde que surgiste no meu caminho, tornou-se impossível para mim imaginar a vida sem a tua presença constante. Quando não estás por perto vem-me uma profunda sensação de vazio, um estranho sentimento de vácuo, de total desorientação.
Sem ti falta-me o chão, falta-me a segurança que me transmites através de um simples sorriso de concordância ou consentimento, falta-me sempre a certeza de estar a fazer o mais correto ou o melhor. Sem ti também me falta o céu e os sonhos. É da tua presença que me vem a inspiração para projectar o futuro ou mesmo a força para ultrapassar as dificuldades quotidianas.
A minha vida é o meu amor. É por ele que eu procuro fazer-me melhor a cada dia, é por ele que eu me torno uma pessoa mais carinhoso e gentil, e é nele que meus pulmões encontram a força para respirar e me manter vivo.
O meu amor é alguém especialmente maravilhoso. É ele quem mais me admira as virtudes e quem mais me compreende os pecados, vícios e manias que carrego.
O meu amor reconhece as nossas afinidades e respeita as nossas diferenças. Traz-me calma e paz. Toca-me a alma com doçura e generosidade.
A minha vida é o meu amor. E o meu amor és Tu.
Te amo, bjs
Ritton
e respondi na simplicidade de meus sentimentos
Ouse sonhar...pois, os sonhadores vêem o amanhã.Ouse fazer um desejo,pois desejar abre caminhos para a esperança e ela é o que nos mantém vivos.Ouse buscar as coisas que ninguém mais pode ver.Não tenha medo de ver o que os outros não podem.Acredite em seu coração e em sua própria bondade, pois, ao fazê-lo, outros acreditarão nisso também.Acredite na magia, pois a vida é cheia dela, mas, acima de tudo, acredite em si mesmo... ...porque dentro de você reside toda a magia...da esperança, do amor e dos sonhos de amanhã... (Ritton)
Avião sem asa, fogueira sem brasa
Sou eu assim sem você
Futebol sem bola,
Piu-Piu sem Frajola
Sou eu assim sem você
...
Por que é que tem que ser assim
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
vão poder falar por mim
Amor sem beijinho
Bochecha sem Claudinho
Sou eu assim sem você
Circo sem palhaço,
Namoro sem abraço
Sou eu assim sem você
Tô louco pra te ver chegar
Tô louco pra te ter nas mãos
Deitar no teu abraço
Retomar o pedaço
Que falta no meu coração
Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas
Pra poder te ver
Mas o relógio tá de mal comigo
Por quê? Por quê?
Neném sem chupeta
Romeu sem Julieta
Sou eu assim sem você
Carro sem estrada
Queijo sem goiabada
Sou eu assim sem você
Por que é que tem que ser assim
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
vão poder falar por mim
Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver
Mas o relógio tá de mal comigo
Por quê? Por quê?
Sou eu assim sem você
Futebol sem bola,
Piu-Piu sem Frajola
Sou eu assim sem você
...
Por que é que tem que ser assim
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
vão poder falar por mim
Amor sem beijinho
Bochecha sem Claudinho
Sou eu assim sem você
Circo sem palhaço,
Namoro sem abraço
Sou eu assim sem você
Tô louco pra te ver chegar
Tô louco pra te ter nas mãos
Deitar no teu abraço
Retomar o pedaço
Que falta no meu coração
Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas
Pra poder te ver
Mas o relógio tá de mal comigo
Por quê? Por quê?
Neném sem chupeta
Romeu sem Julieta
Sou eu assim sem você
Carro sem estrada
Queijo sem goiabada
Sou eu assim sem você
Por que é que tem que ser assim
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
vão poder falar por mim
Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver
Mas o relógio tá de mal comigo
Por quê? Por quê?
Desejo á você o suficiente (site mais você)
Desejo o suficiente para você!
Há pouco tempo, estava eu no aeroporto e vi mãe e filha se despedindo.
Anunciaram a partida, elas se abraçaram e a mãe disse:
- Eu te amo. Desejo o suficiente para você.
A filha respondeu:
- Mãe, nossa vida juntas tem sido mais do que suficiente. O seu amor é tudo de que sempre precisei. Eu também desejo o suficiente para você.
Elas se beijaram e a filha partiu.
A mãe passou por mim e se encostou à parede. Pude ver que ela queria, e precisava, chorar.
Tentei não me intrometer muito mas, não resisti e perguntei:
- Quando estavam se despedindo, ouvi a senhora dizer "desejo o suficiente para você". Posso saber o que isso significa?
E, sorrindo, ela respondeu:
- É um desejo que tem sido passado de geração para geração em minha família. Meus pais costumavam dizer isso para todo mundo.
Ela parou por um instante e olhou para o alto, como se estivesse tentado se lembrar em detalhes e sorriu mais ainda.
- Quando dissemos "desejo o suficiente para você", estávamos desejando uma vida cheia de coisas boas, o suficiente para que a pessoa se ampare nelas.
Então, virando-se para mim, disse, como se estivesse recitando:
- Desejo a você sol o suficiente para que continue a ter essa atitude radiante.
- Desejo a você chuva o suficiente para que possa apreciar mais o sol.
- Desejo a você felicidade o suficiente para que mantenha o seu espírito alegre.
- Desejo a você dor o suficiente para que as menores alegrias na vida pareçam muito maiores.
- Desejo a você que ganhe o suficiente para satisfazer os seus desejos materiais.
- Desejo a você perdas o suficiente para apreciar tudo que possui.
E ela se afastou, mas deixou em mim uma lição!
Dizem que leva um minuto para encontrar uma pessoa especial, uma hora para apreciá-la, um dia para amá-la, mas uma vida inteira para esquecê-la.
Não vou me esquecer dessa lição!
Há pouco tempo, estava eu no aeroporto e vi mãe e filha se despedindo.
Anunciaram a partida, elas se abraçaram e a mãe disse:
- Eu te amo. Desejo o suficiente para você.
A filha respondeu:
- Mãe, nossa vida juntas tem sido mais do que suficiente. O seu amor é tudo de que sempre precisei. Eu também desejo o suficiente para você.
Elas se beijaram e a filha partiu.
A mãe passou por mim e se encostou à parede. Pude ver que ela queria, e precisava, chorar.
Tentei não me intrometer muito mas, não resisti e perguntei:
- Quando estavam se despedindo, ouvi a senhora dizer "desejo o suficiente para você". Posso saber o que isso significa?
E, sorrindo, ela respondeu:
- É um desejo que tem sido passado de geração para geração em minha família. Meus pais costumavam dizer isso para todo mundo.
Ela parou por um instante e olhou para o alto, como se estivesse tentado se lembrar em detalhes e sorriu mais ainda.
- Quando dissemos "desejo o suficiente para você", estávamos desejando uma vida cheia de coisas boas, o suficiente para que a pessoa se ampare nelas.
Então, virando-se para mim, disse, como se estivesse recitando:
- Desejo a você sol o suficiente para que continue a ter essa atitude radiante.
- Desejo a você chuva o suficiente para que possa apreciar mais o sol.
- Desejo a você felicidade o suficiente para que mantenha o seu espírito alegre.
- Desejo a você dor o suficiente para que as menores alegrias na vida pareçam muito maiores.
- Desejo a você que ganhe o suficiente para satisfazer os seus desejos materiais.
- Desejo a você perdas o suficiente para apreciar tudo que possui.
E ela se afastou, mas deixou em mim uma lição!
Dizem que leva um minuto para encontrar uma pessoa especial, uma hora para apreciá-la, um dia para amá-la, mas uma vida inteira para esquecê-la.
Não vou me esquecer dessa lição!
Leia com muita atenção!Carta de um filho que não nasceu!!!!!!
Mamãe hoje se comemora um dia no qual, não posso deixar-lhe de escrever. Eu como meus amiguinhos deveria estar vivo, mas você me estrangulou, me esmagou, me assassinou.Enquanto eu esperava o alimento, você me enviou o veneno.
Meu direito de nascer, maior que o direito de viver, foi suplantado por mãos criminosas, não nasci.
Mamãe, você podia perfeitamente me trazer á vida, a luz.
Eu tinha um pai.Os médicos e a maternidade estavam á disposição e você me matou!
Eu tão inocentemente fui entregue as mãos estúpidas de um médico que me estrangulou e me jogou no esgoto da maternidade.
Foram tantos mamãe estes crimes, só na minha cidade cometeram-se mais de dois mil por dia.
Oh! Mamãe como seria legal o dia de hoje, se eu estivesse em seus braços eu teria cinco anos, que olhar bonito seria o meu?
Oh! Mamãe por que você me matou?
Que mal eu fiz para que você me expulsasse do seu ventre?
Tão triste a minha sorte!!!!
Tão grande a minha dor!Onde o meu corpinho foi parar mamãe? Sendo fruto do amor deverá estar no lugar mais repugento da cidade.
Mamãezinha pense nisso!!!!
Mostre esta carta a outras mais, leia no rádio, publique nos jornais, pois os crimes estão chamando e os ouvidos dos homens não estão surdos.
Olha mamãe à casa do vizinho esta alegre os pais e os filhos.
Olhe como os sacrifícios são compensados.
Você não teve a generosidade de me trazer ao mundo só teve a luxúria e a calúpia de um prazer carnal para me conceder.
Foi tão grande o crime mamãe!
Os meus ouvidos não ouviram a trama do crime, os meus olhos não viram as mãos assassinas, meu nariz não sentiu o cheiro do sangue, meus braços não podiam me defender.
Mamãe os animais por mais ferozes respeitam seus filhos e você fez isso comigo.Tornou-se mais feroz que a fera.Não podia haver outro crime pior.Este não é o seu dia.
Hoje é dia das mães que souberam ser mães.
Das mães que se prolongaram nos seus filhos.
Só estas podem comemorar o dia de hoje.
Mamãe fica aqui com o meu perdão que a senhora obterá com muitas lágrimas.
Seu filho que não nasceu!!!!!!!!
M Ã E
777777777777777´´´o¶¶¶¶¶¶¶$¢´´´´´7oo
71777777171711´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¢´´øø¶
711717777711´´¢¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´¶´1
71171117171´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´¶´7
7117171717´7¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶$7´¢
7111111111´o¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶1øø
o117171111´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¢7´´´¶¶¶´7´
o´1117111´1¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¢7´´´´¶o¶ø¶7
ø711111´´1¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶ø¶¶7¢7¶¶´´´´1
ø¢o´´´´´ø¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶1´7¶¶´7¶¶1´1´´´
¢øøo1´7¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶17¶¶7´¶¶¢´´1´1´
¢øø¢ø¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶$¢¶¶¢´o¶¶o´´´1´´´
ø¢oø¶¶$øø$¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶o´¢¶¶¶ø´´1´´´´´
¢oø¶øø¢71´´7ø¶¶¶¢$7o$¶¶¶¶$¶¶´11´1´´´
¢¢$¶$$ø¢71´´´1ø¶¶ø¢oooø¶¶¶¶ø´1111´´´
¢¢$¶¶ø¢o77777711177oo71ø¶¢´´´11´´´´´
o¢¶¶$ø¢¢oo1$7o7177oooo777¢´´11´11´´´
o$¶¶¶øøo7o¶¶ooo¢øø¢¢oo717ø1´´111´´´´
7¶¶¶¶øo7´¢¶¶¶¶¶¶øø¢o77711¢¢¢´´´´1´´´
o¶$¶¶$¢´¢¶¶$øøøø¢oooøø7´´o777o´´´´´´
o¶¶$¶¶o´¶¶¶$$ø$ø¢oo¶¶¶¶¢´1´´7´¶o´´´´
o¶$¶¶ø7´¶¶$¶¶¶¶¶$øø¶¶¶¶ø´11´¶ø1¶´´´´
1¶¶¶$o´´¶$$$¶¶¶¶¶¶øoøo1´o777´´´¶´´´´
1¶¶¶ø71ø¶¶$$øøøø$$¢71´1¢o71´¶¶¶¶¶1´´
7¶¶$o7o1¢¶¶¶$øo¢oo¢ø¢oøø777´¶¶o´´´´´
o¶$¢o7$´´¶¶$¶$ø¢ooo¢øøø¢ooo1´´¶¶¶¶¶´
¶$77ø7¶´´¢¶$¶¶$$øøø¢øø¢¢¢oo77´øø¶¶1´
¶o1o¢ø¶´´o¶¶$$ø¶$øøøø¢¢¢¢¢¢oo71´´¶o¶
¶7771¶´´´¶¶$$$$$øøøøøøø¢¢¢¢ooo771´¶´
¶777¢ø´´´¶¶$$$¶¶$$$øøøøø¢¢ø¢¢¢¢o77´´
¶o77¶1´´¶¶$¶$$$¶$$$$$øøøøø¢¢o7711o´´
¶¢7¢o´´$¶¶¶¶¶¶$¶$¶$$$$øøøø¢7771´´71´
¶¢1¢´¶¶¶¶$¶¶¶¶¶¶¶¶$$$$$øøø¢o77711¢1´
¶o71¶¶¶¶¶¶$ø¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶$øøø¢¢oo7o$´1
¶11$¶¶¶$¶¶¶$øø¶¶¶¶¶¶¶¶$$$$øø¢¢¢oø7´1
¶´1¶¶¶¶¶¶¶¶¶$ø¢ø¶¶¶¶¶¶¶¶¶ø$øøø¢øø´11
ø1$¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶øo7¶¶¶¶¶¶¶$$$¶¶¶$1´171
o7¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶$¢¢ø$¶¶¶¶¶¶¶¶¶¢1´17111
ø¶$¶¶¶¶¶¶¶¶¶$$øooø¶$ø$¶$o71´´1777111
øoø¶¶¶¶¶¶¶¶¶$øøoooo7¶¶ø117o777777777
ø7o¢¶¶¶¶¶¶¶$$øøøooo7¶o7o¢ooo77777777
¶ø¢o¶¶¶¶¶¶¶$¶$¶$øø¢ø¶øøøøø¢ø7oooooo7
Importância não é justiça !
Mamãe hoje se comemora um dia no qual, não posso deixar-lhe de escrever. Eu como meus amiguinhos deveria estar vivo, mas você me estrangulou, me esmagou, me assassinou.Enquanto eu esperava o alimento, você me enviou o veneno.
Meu direito de nascer, maior que o direito de viver, foi suplantado por mãos criminosas, não nasci.
Mamãe, você podia perfeitamente me trazer á vida, a luz.
Eu tinha um pai.Os médicos e a maternidade estavam á disposição e você me matou!
Eu tão inocentemente fui entregue as mãos estúpidas de um médico que me estrangulou e me jogou no esgoto da maternidade.
Foram tantos mamãe estes crimes, só na minha cidade cometeram-se mais de dois mil por dia.
Oh! Mamãe como seria legal o dia de hoje, se eu estivesse em seus braços eu teria cinco anos, que olhar bonito seria o meu?
Oh! Mamãe por que você me matou?
Que mal eu fiz para que você me expulsasse do seu ventre?
Tão triste a minha sorte!!!!
Tão grande a minha dor!Onde o meu corpinho foi parar mamãe? Sendo fruto do amor deverá estar no lugar mais repugento da cidade.
Mamãezinha pense nisso!!!!
Mostre esta carta a outras mais, leia no rádio, publique nos jornais, pois os crimes estão chamando e os ouvidos dos homens não estão surdos.
Olha mamãe à casa do vizinho esta alegre os pais e os filhos.
Olhe como os sacrifícios são compensados.
Você não teve a generosidade de me trazer ao mundo só teve a luxúria e a calúpia de um prazer carnal para me conceder.
Foi tão grande o crime mamãe!
Os meus ouvidos não ouviram a trama do crime, os meus olhos não viram as mãos assassinas, meu nariz não sentiu o cheiro do sangue, meus braços não podiam me defender.
Mamãe os animais por mais ferozes respeitam seus filhos e você fez isso comigo.Tornou-se mais feroz que a fera.Não podia haver outro crime pior.Este não é o seu dia.
Hoje é dia das mães que souberam ser mães.
Das mães que se prolongaram nos seus filhos.
Só estas podem comemorar o dia de hoje.
Mamãe fica aqui com o meu perdão que a senhora obterá com muitas lágrimas.
Seu filho que não nasceu!!!!!!!!
M Ã E
777777777777777´´´o¶¶¶¶¶¶¶$¢´´´´´7oo
71777777171711´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¢´´øø¶
711717777711´´¢¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´¶´1
71171117171´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´¶´7
7117171717´7¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶$7´¢
7111111111´o¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶1øø
o117171111´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¢7´´´¶¶¶´7´
o´1117111´1¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¢7´´´´¶o¶ø¶7
ø711111´´1¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶ø¶¶7¢7¶¶´´´´1
ø¢o´´´´´ø¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶1´7¶¶´7¶¶1´1´´´
¢øøo1´7¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶17¶¶7´¶¶¢´´1´1´
¢øø¢ø¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶$¢¶¶¢´o¶¶o´´´1´´´
ø¢oø¶¶$øø$¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶o´¢¶¶¶ø´´1´´´´´
¢oø¶øø¢71´´7ø¶¶¶¢$7o$¶¶¶¶$¶¶´11´1´´´
¢¢$¶$$ø¢71´´´1ø¶¶ø¢oooø¶¶¶¶ø´1111´´´
¢¢$¶¶ø¢o77777711177oo71ø¶¢´´´11´´´´´
o¢¶¶$ø¢¢oo1$7o7177oooo777¢´´11´11´´´
o$¶¶¶øøo7o¶¶ooo¢øø¢¢oo717ø1´´111´´´´
7¶¶¶¶øo7´¢¶¶¶¶¶¶øø¢o77711¢¢¢´´´´1´´´
o¶$¶¶$¢´¢¶¶$øøøø¢oooøø7´´o777o´´´´´´
o¶¶$¶¶o´¶¶¶$$ø$ø¢oo¶¶¶¶¢´1´´7´¶o´´´´
o¶$¶¶ø7´¶¶$¶¶¶¶¶$øø¶¶¶¶ø´11´¶ø1¶´´´´
1¶¶¶$o´´¶$$$¶¶¶¶¶¶øoøo1´o777´´´¶´´´´
1¶¶¶ø71ø¶¶$$øøøø$$¢71´1¢o71´¶¶¶¶¶1´´
7¶¶$o7o1¢¶¶¶$øo¢oo¢ø¢oøø777´¶¶o´´´´´
o¶$¢o7$´´¶¶$¶$ø¢ooo¢øøø¢ooo1´´¶¶¶¶¶´
¶$77ø7¶´´¢¶$¶¶$$øøø¢øø¢¢¢oo77´øø¶¶1´
¶o1o¢ø¶´´o¶¶$$ø¶$øøøø¢¢¢¢¢¢oo71´´¶o¶
¶7771¶´´´¶¶$$$$$øøøøøøø¢¢¢¢ooo771´¶´
¶777¢ø´´´¶¶$$$¶¶$$$øøøøø¢¢ø¢¢¢¢o77´´
¶o77¶1´´¶¶$¶$$$¶$$$$$øøøøø¢¢o7711o´´
¶¢7¢o´´$¶¶¶¶¶¶$¶$¶$$$$øøøø¢7771´´71´
¶¢1¢´¶¶¶¶$¶¶¶¶¶¶¶¶$$$$$øøø¢o77711¢1´
¶o71¶¶¶¶¶¶$ø¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶$øøø¢¢oo7o$´1
¶11$¶¶¶$¶¶¶$øø¶¶¶¶¶¶¶¶$$$$øø¢¢¢oø7´1
¶´1¶¶¶¶¶¶¶¶¶$ø¢ø¶¶¶¶¶¶¶¶¶ø$øøø¢øø´11
ø1$¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶øo7¶¶¶¶¶¶¶$$$¶¶¶$1´171
o7¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶$¢¢ø$¶¶¶¶¶¶¶¶¶¢1´17111
ø¶$¶¶¶¶¶¶¶¶¶$$øooø¶$ø$¶$o71´´1777111
øoø¶¶¶¶¶¶¶¶¶$øøoooo7¶¶ø117o777777777
ø7o¢¶¶¶¶¶¶¶$$øøøooo7¶o7o¢ooo77777777
¶ø¢o¶¶¶¶¶¶¶$¶$¶$øø¢ø¶øøøøø¢ø7oooooo7
Importância não é justiça !
Apesar do medo , dos erros e incertezas , flutuamos ao encontrar algo novo. Um novo amor , uma nova amizade , a experiência de um novo ato , que te eleva e faz você esquecer das experiências ruins , mesmo que por instantes. É algo tão intenso que parece preencher seu interior com coisas boas e esvaziar-se das ruins. Só cabe a quem vivencia esses momentos decidir qual é mais importante e levá-lo consigo no coração , na alma , na mente. Ainda não me cabe decidir importâncias , mas quero me apegar a todo e qualquer gesto de carinho , para acreditar que o mundo seja bom. Nesse momento , reflito : ” Quero deixá-lo ir , mas será que ainda me sentirei presa a si?”
Bom dia amigos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Bom dia Amigos, se tiverem oportunidade assistam o Filme Uma Prova de Amor e um drama real linidíssimo com Cameron Diaz, uma desenfreada pela vida, Luta contra o Cancer, havia assistido a lagum tempo e vivi isto de perto e descobri que muitas vezes A Fraqueza se transforma em Força. bjs no coração e poderáimos repassar este comunicado Como Ajuda a muitos que de repente poderão ver a vida de uma forma bem diferente, assista, comente este recado e repasse bjs no coração. Ká (Ericka Vanessa
Renata minha querida...Renata Ramos
Se não vives mais pelo corpo físico, viveis da vida dos espíritos e essa vida é isenta das misérias que afligem a humanidade!
Dignai-vos, meu Deus, a colher favoravelmente prece que vos dirijo pelo espírito de nossa Renata e permitir lhe interver as vossas divinas luzes, tornando-lhe fácil o caminho da felicidade eterna. Consenti que os bons espíritos lhe levem as minhas palavras e o meu pensamento.
Tú que me eras cara neste mundo, ouve a minha voz que te chama para ter dar novo testemunho de afeição.
Deus permitiu que fosses libertada antes e mim : lamentar-me seria egoísmo, pois com isso provocaria desejar-te ainda as penas e sofrimentos da vida.
Aguardo resignadamente o instante da nossa união nesse mundo mais feliz, em que precedeste.
Sei que a nossa separação é apenas momentânea e que, por mais longa que pareça, sua duração se apaga diante da felicidade eterna que Deus reserva aos seus eleitos.
Preserve-me a sua bondade de cometer qualquer ato que retarde esse almejado instante, poupando-me assim a dor de não te encontrar, ao sair do meio cativeiro terrestre.
Oh! Como é doce e consoladora a certeza que entre nós não há senão um véu material que oculta a minha vista, que podes estar ao meu lado, ver-me, ouvir-me como outrora, ou melhor ainda: que não me esqueces, assim como de ti não me esqueço, que nossos pensamentos não cessam de se confundir e que teu me segue e ampara sempre!
A morte prematura frequentemente, é um grande beneficio que Deus, concebe aquele que se vai, e que se encontra assim preservado das misérias da vida, ou das seduções que teriam podido arrastá-la a sua perdição. Aquele que morre na flor da idade, não é vitima da fatalidade, mas Deus julga que lhe é útil não permanecer por mais tempo na terra.
Rê Eu te amo até onde minha alma alcança!
Sua prima Ericka Vanessa
( Nossa este texto escrevi em 1996 no Jormal O Momento ) Achei nos meus guardados nossa dia 31 de maio fará 16 aos que ela se foi. Saudades................. eternas (Ericka Vanessa)
Hoje acordei tomada pela lembrança de meu pai,
como já aconteceu milhares de outras vezes,
mas sem que escrevesse sobre isso.
Tanto mais difícil.
É uma carta, que creio de alguma forma vai chegar ao destinatário,
levada pela esperança de poder assim tapar alguns buracos,
corrigir algumas falhas, dizer algumas coisas que não foram ditas.
Na verdade muito ficou por dizer.
Mas nós dois convivemos o bastante para
entendermos razoavelmente um ao outro.
Por vezes o silêncio foi eloquente:
tanto para sufocar a dor, engolir o choro e aceitar teu olhar severo...
Como para confiar, esfriar os ânimos, aquietar.
Calado, como querias; consenti, sem querer.
Hoje consigo ver além do que podem meus olhos, pai,
porque enxergo com a sabedoria de quem viveu ao teu lado.
Não sou como tu, absolutamente.
Mas não seria metade do que sou,
se não fosse por tua causa.
Pai ...Saudade doí, machuca, maltrata, sufoca, sinal de palavra jogada ao vento, carinho sem reposta, falta afago, abraço, a falta que vc faz Pai é insubstituivel em minha vida Te amo sempre, vc om seus erros e acertos na ciranda da vida fez do tempo guardião das verdades, das mentiras das incertezas dos casos e acasos. Quem somos simples mortais para estasiar o tempo e suas horas emodificarmos tudo o que possível fosse. Pai te amo saudades...... Me espera na eternidade de nossas almas!
Saudade doí, machuca, maltrata, sufoca, sinal de palavra jogada ao vento, carinho sem reposta, falta afago, abraço, a falta que vc faz Pai é insubstituivel em minha vida Te amo sempre, vc om seus erros e acertos na ciranda da vida fez do tempo guardião das verdades, das mentiras das incertezas dos casos e acasos. Quem somos simples mortais para estasiar o tempo e suas horas e modificarmos tudo o que possível fosse. Pai te amo saudades...... Me espera na eternidade de nossas almas! Ericka Vanessa (ká)
Meu pai...............
Sou feito de sentimentos, emoções, de luz, de amor !
Sou a voz que você ouve quando pede um conselho!
Sou quem toma você nos braços quando necessita!
Talvez, agora enquanto lê essas palavras, eu esteja aí, ao seu lado...
Olhando dentro dos seus olhos
Como quem quisesse enxergar
O que seu coração demonstra...
Mais tarde... á noite quando você se deita...
Sou eu quem nina seus sonhos...
Se ao menos você pudesse me perceber,
... Basta você querer basta por alguns instantes esquecer seus problemas,
Fechar os olhos
Como se nada mais
Existisse...
Deixe-me chegar perto de
Você... Sentir seu abraço...
Sinta meu coração batendo
Ao compasso do seu...
Sinta que não está só
Nunca esteve!
Apenas esqueceu de olhar mais com os
Olhos do seu coração...
Então abra os olhos...
Veja os meus... me
Conheça
Quem sou eu
Pra pedir que me note ?
Apenas um anjo que se deixa levar
Por suas emoções!
... Que desconhece o que é errado...
Se entrega , se rende...
... vagando por estrelas, nuvens, pelo céu escuro da noite...
Olhando pelos outros, despertando amores, anseios
Paz nas almas que fraquejam!
Sentado ali de ima
Olhando você
Observando você...
...deixando ás vezes,
Uma lágrima cair e se
Transformar
Em uma gota de sereno
Que toca seus lábios...
Lágrima essa por não poder nada
Que apenas ver você...
Sentir sem poder tocar...
Manifestando através de pequenas coisas...
Como um sorriso sincero nos lábios de alguém
Que não conhece,
O toque de uma criança, acariciando seu rosto!
Palavras escritas nas páginas de um livro
Que te chamam atenção...
Palavras que mexem e emocionam o coração, ditas do nada...
Como um sussurro em seu ouvido...
E se um dia uma brisa leve e suave tocar seu rosto...
Não tenha medo!
É apenas minha saudade que beija você, em silencio.
Os humanos têm um hábito muito peculiar de julgar
Seus semelhantes
Por sua aparência...
Porém, consigo ver dentro de cada um o que realmente são...
E me assusto algumas vezes
Em como podem os humanos
Deixar se levarem por embalagens por invólucros.
Deixar de terem muitas vezes
Ao seu lado verdadeiros tesouros, amizade sincera, lealdade, companheirismo...
Imagine uma roseira
Cheia de espinhos,
Ninguém acreditaria que dela
Pudesse brotar uma rosa
Tão bela, sensível e delicada
É do interior que nascem as flores.
Pude conhecer seu interior...
Me deparei com uma flor
Linda... e com muitas qualidades
Se preserve assim....
Muitas vezes
É melhor sermos
O que realmente somos...
A viver com as pessoas acham que deveríamos ser
Não existe ninguém melhor,
Ou pior que ninguém...
Apenas diferentes
Umas das outras...
Fico assim... dizendo coisas
Que me aparecem dentro do peito
Contando o que se passa em mim,
Como se estivesse desabafando...
Pois Deus nos fez para cuidar dos outros...
E quem cuidará de nós?
Continuarei aqui...
Meio escondido ao seu lado
Olhando e sentindo você...
Esperando um dia você
Deixe seu coração “Olhar” e me ver...
... daí, enfim, poderia mostrar o quanto você é
Especial prá mim
Um poema deixando no a r,
Palavras implorando para viver...
Como uma estrela
Que o dia não vê
E espera a noite chegar
Para poder mostrar-se...
A canção de amor que sai da sua boca...
Tento traduzir emoções que nunca sentia antes...
Algo realmente novo prá mim,
Paz, atração, paixão, amor !
Algo especial, sincero , verdadeiro!
Vida
É indescritível a sensação de perder alguém que amamos. É uma dor tão grande que chega a tornar-se física. É então que percebemos o quão importante era esse alguém na nossa vida, que nunca mais o vamos ver, sentir o seu toque, ouvir a sua voz… Ninguém deveria passar por essa provação. A perda de um ente querido é devastadora, é um tiro na nossa alma, um buraco impossível de preencher, uma nódoa impossível de arrancar. Ficamos sem rumo, a bússola que nos permitia seguir o caminho certo caiu no mar. Quando recebemos a notícia toda a nossa vida é sugada e sentimo-nos mortos, tal como eles, incapazes de reagir. É uma dor insuperável, é certo, mas temos de continuar a viver por mais difícil que possa parecer, seguir em frente. Pode levar dias, meses, anos ou até uma vida inteira para recuperar de uma perda, tudo depende da força interior e da coragem em progredir, em mudar para melhor e da capacidade de canalizar o sofrimento em felicidade, das perdas em conquistas.
Quando já nos sentimos preparados para aceitar que estamos vivos, para reagir, aí o mundo avança e mostra o seu lado belo, a razão porque viver é uma dádiva divina. Não podemos fugir ao nosso destino, a vida é demasiado efémera para nos lamentarmos. Vamos antes descobrir, brincar, rir e ser feliz. É tão fácil falar! A perda é algo para qual o ser humano nunca está preparado. Perante a perda todas as estruturas, todos os nossos planos deixam de fazer sentido, porque essa pessoa já não pode fazer parte deles. Curioso é que apesar da distância física, sentimo-la mais presente do que nunca no nosso interior, como se vivesse dentro de nós, o que de certo modo é verdade. Uma pessoa amada nunca morre completamente, vive sempre através dos que a recordam, protegendo e velando pelos que deixou. (Ericka Vanessa )
Quando já nos sentimos preparados para aceitar que estamos vivos, para reagir, aí o mundo avança e mostra o seu lado belo, a razão porque viver é uma dádiva divina. Não podemos fugir ao nosso destino, a vida é demasiado efémera para nos lamentarmos. Vamos antes descobrir, brincar, rir e ser feliz. É tão fácil falar! A perda é algo para qual o ser humano nunca está preparado. Perante a perda todas as estruturas, todos os nossos planos deixam de fazer sentido, porque essa pessoa já não pode fazer parte deles. Curioso é que apesar da distância física, sentimo-la mais presente do que nunca no nosso interior, como se vivesse dentro de nós, o que de certo modo é verdade. Uma pessoa amada nunca morre completamente, vive sempre através dos que a recordam, protegendo e velando pelos que deixou. (Ericka Vanessa )
Trabalho Ericka Vanessa
Desabafo Pai ...Todos os artistas compõem maravilhosas obras quando estão sofrendo, e, toda as vezes que tocamos em nossos limites, vamos além. Compomos músicas, pinturas, criamos vida e caráter. Você pode estar se perguntando: "Mas eu não sou artista, e aí?" Você pode desenhar a sua alma, pode esculpir o seu caráter.
A cigarra não fica debaixo da terra por motivo de masoquismo. Não. É um tempo de preparo existencial da natureza. Quando você perceber que o seu sofrimento está infértil, é o tempo de parar de sofrer. Quando começamos a derramar as lágrimas, passamos por um processo de cura que está nos lavando e purificando.
Quanto tempo pode durar um velório dentro de nós? O sepultamento do corpo tem que iniciar um processo de amizade com a vida. O sofrimento é criado dentro de nós; o velório não é uma situação de morte. O que fazemos com o ruim que aconteceu conosco? Não importa o que a vida fez com você, mas o que você faz com o que a vida fez com você. Não temos como evitar o desprezo do outro, vão acontecer coisas das quais não vamos gostar, mas somos nós que vamos ver quanto custa esse sofrimento.
Boa parte dos sofrimentos do ser humano está naquilo que nós pensamos e permitimos em nosso pensamento. Se racionalizarmos a nossa emoção, nós não sofreremos.
A fraqueza se transforma em força!
Você percorreu as estradas do mundo, vivenciou a vida com garra de viver, intensamente cada segundo.
O Tempo com os seus movimentos de sua ciranda fez com que você fizesse um mágico especifico motivo tempo de ressuscitar.
A vida sobrevive, você dentro de nossos corações para sempre!
( Padre Fábio de Mello)
Mas a alma doí, sofre a ausência de sua presença, Pai esteja com Deus.
Descanse aos braços do Pai.
A vida .......Hoje é tempo de ser feliz
A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.
Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existencia as mais diversas formas de sementes.
Cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos. Um dia, tudo o que agora silenciosamente plantamos, ou deixamos plantar em nós,será plantação que poderá ser vista de longe…
Pai...................
Descanse aos braços do Pai.
A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.
Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existencia as mais diversas formas de sementes.
Cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos. Um dia, tudo o que agora silenciosamente plantamos, ou deixamos plantar em nós,será plantação que poderá ser vista de longe…
Trabalho Ericka Vanessa
Pai...................
Saudade doí, machuca, maltrata, sufoca, sinal de palavra jogada ao vento, carinho sem reposta, falta afago, abraço, a falta que vc faz Pai é insubstituivel em minha vida Te amo sempre, vc om seus erros e acertos na ciranda da vida fez do tempo guardião das verdades, das mentiras das incertezas dos casos e acasos. Quem somos simples mortais para estasiar o tempo e suas horas emodificarmos tudo o que possível fosse. Pai te amo saudades...... Me espera na eternidade de nossas almas!
Antes de falarmos sobre a tristeza, precisamos definir os tópicos que distinguem este sentimento da depressão.
A tristeza é um sentimento intrínseco ao ser humano. Todas as pessoas estão sujeitas a tristeza. É a ausência de satisfação pessoal quando o indivíduo se depara com sua fragilidade. Enquanto a depressão é a raiva e a vingança digerida na pessoa. Na prática, é uma tentativa de devolver para os outros o que existe de pior em si.
A raiva existente na depressão é resultado da total falta de vitalidade e motivação. Existe também uma infantilização, onde o indivíduo induz o ambiente a ampará-lo e dedicar atenção exclusiva a ele. A depressão inibe a coragem de enfrentar os desafios; regride a busca do prazer e contamina o ambiente a sua volta.
A tristeza não chega aos limites citados na situação depressiva. Pelo contrário, é uma ferramenta valiosa para avaliação das metas de vida. Na infância, o modo de encarar a tristeza será definitivo para estabelecer a personalidade adulta.
Infelizmente, na cultura ocidental não valoriza-se os aspectos emotivos. Assim, um indivíduo se desenvolve crendo que a tristeza é um sentimento negativo, que fragiliza e expõe a personalidade. Por exemplo, uma pessoa insatisfeita num âmbito social sente-se triste, mesmo não tendo uma concepção nítida do que é a tristeza. Neste momento cria-se uma dívida com o próprio passado; o elemento sente que poderia ter aproveitado melhor as outras oportunidades que teve, e que agora o fazem um homem fracassado.
O descaso com os valores humanos acabam por expor o homem contemporâneo ao negativismo, e a busca excessiva pelos bens materiais e status social, compensa a carência sentimental, mas por outro lado, contamina e deturpa a noção de humanismo. Neste caso, a tristeza é apenas uma bússola que aponta a área emotiva mais afetada. Porém, outros sentimentos como o medo e a inveja funcionam como um alerta ao modo de vida desumano. A aceitação do fracasso e da fragilidade fica comprometida, já que o indivíduo direciona o motivo dos seus insucessos a outras causas, quando na verdade seriam apenas conseqüências. Portanto, fica claro que existe uma "auto-sabotagem".
O egoísmo exacerbado, no qual o homem é induzido desde a infância, produz um vazio pessoal. Porém, o bem-estar esta diretamente ligado a satisfação alheia. Se não houver a solidariedade, ou seja, a profunda preocupação com o próximo, o citado "vazio da personalidade" irá expandir-se. A tristeza ocupa este espaço e desmotiva o indivíduo a dar continuidade na busca de qualquer outro valor.
Outro fator que fortemente desencadeia a tristeza é a recusa. A dificuldade em aceitar o "não" torna-se desmotivante e abala a auto-estima. Por outro lado, a rejeição e a incapacidade frente a alguns obstáculos leva a quadros mais sérios e profundos da tristeza.
Várias correntes de discussão psicológica determinam os ganhos secundários do estado de sofrimento. É notório que o indivíduo que sofre, desperta comoção no ambiente, neste caso a atenção dispensada por outros faz com que o indivíduo sinta-se acolhido. Cultivar a tristeza é apenas fazer a manutenção desse estado de atenção e acolhimento despertada, é manter-se afastado e protegido da competitividade e ambição que norteiam a sociedade contemporânea. Mas na maioria das vezes, a solidariedade e o altruísmo são hipócritas, porque a necessidade da auto-superação e status social faz com que o sentimento de comoção seja verdadeiro, mas o apoio sincero é substituído pelo prazer na derrota alheia. Assim, esta afirmação é concretizada pelo fato de que o assistencialismo não supre as carências afetivas; é apenas um retórico inconsciente que absolve a obrigação da solidariedade.
Geralmente os indivíduos que sofrem de tristeza tem como característica básica de personalidade, impor a sua solidão pessoal para todas as pessoas que encontrarem no decorrer de suas vidas; como uma vingança contra seu sentimento que o martiriza. Assim, tornam-se retraídas, ciumentas e possessivas. Na questão sentimental, impõem ao parceiro uma eterna espera pela doação de seu lado afetivo.
Embora muitas vezes sofremos com determinados relacionamentos, sabemos que a perda pode nos custar ainda mais caro. O maior obstáculo para qualquer tipo de mudança é a desconfiança quase que absoluta em nosso potencial, gerando um receio imenso sobre se conseguiremos construir algo; se os ventos estarão ou não a nosso favor; se o destino ainda poderá nos reservar um mínimo de satisfação perante todo o pesadelo diário em que muitas pessoas vivem. Rittton
A tristeza é um sentimento intrínseco ao ser humano. Todas as pessoas estão sujeitas a tristeza. É a ausência de satisfação pessoal quando o indivíduo se depara com sua fragilidade. Enquanto a depressão é a raiva e a vingança digerida na pessoa. Na prática, é uma tentativa de devolver para os outros o que existe de pior em si.
A raiva existente na depressão é resultado da total falta de vitalidade e motivação. Existe também uma infantilização, onde o indivíduo induz o ambiente a ampará-lo e dedicar atenção exclusiva a ele. A depressão inibe a coragem de enfrentar os desafios; regride a busca do prazer e contamina o ambiente a sua volta.
A tristeza não chega aos limites citados na situação depressiva. Pelo contrário, é uma ferramenta valiosa para avaliação das metas de vida. Na infância, o modo de encarar a tristeza será definitivo para estabelecer a personalidade adulta.
Infelizmente, na cultura ocidental não valoriza-se os aspectos emotivos. Assim, um indivíduo se desenvolve crendo que a tristeza é um sentimento negativo, que fragiliza e expõe a personalidade. Por exemplo, uma pessoa insatisfeita num âmbito social sente-se triste, mesmo não tendo uma concepção nítida do que é a tristeza. Neste momento cria-se uma dívida com o próprio passado; o elemento sente que poderia ter aproveitado melhor as outras oportunidades que teve, e que agora o fazem um homem fracassado.
O descaso com os valores humanos acabam por expor o homem contemporâneo ao negativismo, e a busca excessiva pelos bens materiais e status social, compensa a carência sentimental, mas por outro lado, contamina e deturpa a noção de humanismo. Neste caso, a tristeza é apenas uma bússola que aponta a área emotiva mais afetada. Porém, outros sentimentos como o medo e a inveja funcionam como um alerta ao modo de vida desumano. A aceitação do fracasso e da fragilidade fica comprometida, já que o indivíduo direciona o motivo dos seus insucessos a outras causas, quando na verdade seriam apenas conseqüências. Portanto, fica claro que existe uma "auto-sabotagem".
O egoísmo exacerbado, no qual o homem é induzido desde a infância, produz um vazio pessoal. Porém, o bem-estar esta diretamente ligado a satisfação alheia. Se não houver a solidariedade, ou seja, a profunda preocupação com o próximo, o citado "vazio da personalidade" irá expandir-se. A tristeza ocupa este espaço e desmotiva o indivíduo a dar continuidade na busca de qualquer outro valor.
Outro fator que fortemente desencadeia a tristeza é a recusa. A dificuldade em aceitar o "não" torna-se desmotivante e abala a auto-estima. Por outro lado, a rejeição e a incapacidade frente a alguns obstáculos leva a quadros mais sérios e profundos da tristeza.
Várias correntes de discussão psicológica determinam os ganhos secundários do estado de sofrimento. É notório que o indivíduo que sofre, desperta comoção no ambiente, neste caso a atenção dispensada por outros faz com que o indivíduo sinta-se acolhido. Cultivar a tristeza é apenas fazer a manutenção desse estado de atenção e acolhimento despertada, é manter-se afastado e protegido da competitividade e ambição que norteiam a sociedade contemporânea. Mas na maioria das vezes, a solidariedade e o altruísmo são hipócritas, porque a necessidade da auto-superação e status social faz com que o sentimento de comoção seja verdadeiro, mas o apoio sincero é substituído pelo prazer na derrota alheia. Assim, esta afirmação é concretizada pelo fato de que o assistencialismo não supre as carências afetivas; é apenas um retórico inconsciente que absolve a obrigação da solidariedade.
Geralmente os indivíduos que sofrem de tristeza tem como característica básica de personalidade, impor a sua solidão pessoal para todas as pessoas que encontrarem no decorrer de suas vidas; como uma vingança contra seu sentimento que o martiriza. Assim, tornam-se retraídas, ciumentas e possessivas. Na questão sentimental, impõem ao parceiro uma eterna espera pela doação de seu lado afetivo.
Embora muitas vezes sofremos com determinados relacionamentos, sabemos que a perda pode nos custar ainda mais caro. O maior obstáculo para qualquer tipo de mudança é a desconfiança quase que absoluta em nosso potencial, gerando um receio imenso sobre se conseguiremos construir algo; se os ventos estarão ou não a nosso favor; se o destino ainda poderá nos reservar um mínimo de satisfação perante todo o pesadelo diário em que muitas pessoas vivem. Rittton
Ouse sonhar...
pois, os sonhadores vêem o amanhã.
Ouse fazer um desejo,pois desejar abre caminhos para a esperança e ela é o que nos mantém vivos.
Ouse buscar as coisas que ninguém mais pode ver.
Não tenha medo de ver o que os outros não podem.
Acredite em seu coração e em sua própria bondade, pois, ao fazê-lo, outros acreditarão nisso também.
Acredite na magia, pois a vida é cheia dela, mas, acima de tudo, acredite em si mesmo...
...porque dentro de você reside toda a magia...
da esperança, do amor e dos sonhos de amanhã...
Bonito é ...
pois, os sonhadores vêem o amanhã.
Ouse fazer um desejo,pois desejar abre caminhos para a esperança e ela é o que nos mantém vivos.
Ouse buscar as coisas que ninguém mais pode ver.
Não tenha medo de ver o que os outros não podem.
Acredite em seu coração e em sua própria bondade, pois, ao fazê-lo, outros acreditarão nisso também.
Acredite na magia, pois a vida é cheia dela, mas, acima de tudo, acredite em si mesmo...
...porque dentro de você reside toda a magia...
da esperança, do amor e dos sonhos de amanhã...
Ritton
Bonitas são as coisas vindas do interior, as palavras simples, sinceras e significativas.
Bonito é o sorriso que vem de dentro, o brilho dos olhos...
Bonito é o dia de sol depois da noite chuvosa ou as noites enluaradas de verão em que todos saem de casa.
Bonito é procurar estrelas no céu e dar de presente ao amigo, amiga, namorada e namorado
Bonito é achar a poesia do vento, das flores e das crianças.
Bonito é chorar quando se sentir vontade e deixar que as lágrimas rolem sem vergonha ou medo de crítica.
Bonito é gostar da vida e viver do sonho.
Bonito é ser realista sem ser cruel, é acreditar na beleza de todas as coisas.
Bonito é a gente continuar sendo gente em quaisquer situações.
Bonito é o sorriso que vem de dentro, o brilho dos olhos...
Bonito é o dia de sol depois da noite chuvosa ou as noites enluaradas de verão em que todos saem de casa.
Bonito é procurar estrelas no céu e dar de presente ao amigo, amiga, namorada e namorado
Bonito é achar a poesia do vento, das flores e das crianças.
Bonito é chorar quando se sentir vontade e deixar que as lágrimas rolem sem vergonha ou medo de crítica.
Bonito é gostar da vida e viver do sonho.
Bonito é ser realista sem ser cruel, é acreditar na beleza de todas as coisas.
Bonito é a gente continuar sendo gente em quaisquer situações.
Ritton
Descobri
Descobri que a gente pode sorrir por fora e por dentro.
Ser diferente é muito diferente de ser esquísito, feio ou anormal.
O silêncio pode ser melhor do que mil palavras.
Conhecer a mim mesmo é um aprendizado constante.
Existe mais beleza nos processos e nas atitudes do que nas formas.
Mais mesmo assim os amigos se esconde de voce por falta dos reais.
Ser diferente é muito diferente de ser esquísito, feio ou anormal.
O silêncio pode ser melhor do que mil palavras.
Conhecer a mim mesmo é um aprendizado constante.
Existe mais beleza nos processos e nas atitudes do que nas formas.
Mais mesmo assim os amigos se esconde de voce por falta dos reais.
Ritton
Eu não sabia, eu já estava doente.
Duas doenças me limitaram mais do que os remédios.
Os nomes delas são “Não Posso” e “Não Consigo”.
Ritton
Um belo dia ...
Duas doenças me limitaram mais do que os remédios.
Os nomes delas são “Não Posso” e “Não Consigo”.
Ritton
Ouse sonhar...
pois, os sonhadores vêem o amanhã.
Ouse fazer um desejo,pois desejar abre caminhos para a esperança e ela é o que nos mantém vivos.
Ouse buscar as coisas que ninguém mais pode ver.
Não tenha medo de ver o que os outros não podem.
Acredite em seu coração e em sua própria bondade,pois, ao fazê-lo, outros acreditarão nisso também.
Acredite na magia, pois a vida é cheia dela,mas, acima de tudo, acredite em si mesmo...
...porque dentro de você reside toda a magia...da esperança, do amor e dos sonhos de amanhã...
Atire a primeira Flor
A Pedra
pois, os sonhadores vêem o amanhã.
Ouse fazer um desejo,pois desejar abre caminhos para a esperança e ela é o que nos mantém vivos.
Ouse buscar as coisas que ninguém mais pode ver.
Não tenha medo de ver o que os outros não podem.
Acredite em seu coração e em sua própria bondade,pois, ao fazê-lo, outros acreditarão nisso também.
Acredite na magia, pois a vida é cheia dela,mas, acima de tudo, acredite em si mesmo...
...porque dentro de você reside toda a magia...da esperança, do amor e dos sonhos de amanhã...
Ritton
Atire a primeira Flor
Quando tudo parecer caminhar errado, seja você a tentar o primeiro passo certo;
Se tudo parecer escuro, se nada puder ser visto, acenda você a primeira luz, traga para a treva, você primeiro, a pequena lâmpada;
Quando todos estiverem chorando, tente você o primeiro sorriso; talvez não na forma de lábios sorridentes, mas na de um coração que compreenda, de braços que confortem;
Se a vida inteira for um imenso não, não pare você na busca do primeiro sim, ao qual tudo de positivo deverá seguir-se;
Quando ninguém souber coisa alguma, e você souber um pouquinho, seja o primeiro a ensinar, começando por aprender você mesmo, corrigindo-se a si mesmo;
Quando alguém estiver angustiado à procura, consulte bem o que se passa, talvez seja em busca de você mesmo que este seu irmão esteja; Daí, portanto, o seu deve ser o primeiro a aparecer, o primeiro a mostrar-se, primeiro que pode ser o único e, mais sério ainda, talvez o último;
Quando a terra estiver seca, que sua mão seja a primeira a regá-la; quando a flor se sufocar na urze e no espinho, que sua mão seja a primeira a separar o joio, a arrancar a praga, a afagar a pétala, a acariciar a flor;
Se a porta estiver fechada, de você venha a primeira chave;
Se o vento sopra frio, que o calor de sua lareira seja a primeira proteção e primeiro abrigo.
Se o pão for apenas massa e não estiver cozido, seja você o primeiro forno para transformá-lo em alimento.
Não atire a primeira pedra em quem erra. De acusadores o mundo está cheio; nem, por outro lado, aplauda o erro; dentro em pouco, a ovação será ensurdecedora;
Ofereça sua mão primeiro para levantar quem caiu ; sua atenção primeiro para aquele que foi esquecido; seja você o primeiro para aquele que não tem ninguém;
Quando tudo for espinho, atire a primeira flor; seja o primeiro a mostrar que há caminho de volta, compreendendo que o perdão regenera, que a compreensão edifica, que o auxílio possibilita, que o entendimento reconstrói.
Atire você, quando tudo for pedra, a primeira e decisiva flor.
Se tudo parecer escuro, se nada puder ser visto, acenda você a primeira luz, traga para a treva, você primeiro, a pequena lâmpada;
Quando todos estiverem chorando, tente você o primeiro sorriso; talvez não na forma de lábios sorridentes, mas na de um coração que compreenda, de braços que confortem;
Se a vida inteira for um imenso não, não pare você na busca do primeiro sim, ao qual tudo de positivo deverá seguir-se;
Quando ninguém souber coisa alguma, e você souber um pouquinho, seja o primeiro a ensinar, começando por aprender você mesmo, corrigindo-se a si mesmo;
Quando alguém estiver angustiado à procura, consulte bem o que se passa, talvez seja em busca de você mesmo que este seu irmão esteja; Daí, portanto, o seu deve ser o primeiro a aparecer, o primeiro a mostrar-se, primeiro que pode ser o único e, mais sério ainda, talvez o último;
Quando a terra estiver seca, que sua mão seja a primeira a regá-la; quando a flor se sufocar na urze e no espinho, que sua mão seja a primeira a separar o joio, a arrancar a praga, a afagar a pétala, a acariciar a flor;
Se a porta estiver fechada, de você venha a primeira chave;
Se o vento sopra frio, que o calor de sua lareira seja a primeira proteção e primeiro abrigo.
Se o pão for apenas massa e não estiver cozido, seja você o primeiro forno para transformá-lo em alimento.
Não atire a primeira pedra em quem erra. De acusadores o mundo está cheio; nem, por outro lado, aplauda o erro; dentro em pouco, a ovação será ensurdecedora;
Ofereça sua mão primeiro para levantar quem caiu ; sua atenção primeiro para aquele que foi esquecido; seja você o primeiro para aquele que não tem ninguém;
Quando tudo for espinho, atire a primeira flor; seja o primeiro a mostrar que há caminho de volta, compreendendo que o perdão regenera, que a compreensão edifica, que o auxílio possibilita, que o entendimento reconstrói.
Atire você, quando tudo for pedra, a primeira e decisiva flor.
Ritton
Políticos Corruptos
Numa definição ampla, corrupção política significa o uso ilegal – por parte de governantes, funcionários públicos e agentes privados – do poder político e financeiro de organismos ou agências governamentais com o objetivo de transferir renda pública ou privada de maneira criminosa para determinados indivíduos ou grupos de indivíduos ligados por quaisquer laços de interesse comum – como, por exemplo, negócios, localidade de moradia, etnia ou de fé religiosa.Em todas as sociedades humanas existem pessoas que agem segundo as leis e normas reconhecidas como legais do ponto de vista constitucional. No entanto, também existem pessoas que não reconhecem e desrespeitam essas leis e normas para obter benefício pessoal. Essas pessoas são conhecidas sob o nome comum de criminosos. No crime de corrupção política, os criminosos – ao invés de assassinatos, roubos e furtos – utilizam posições de poder estabelecidas no jogo político normal da sociedade para realizar atos ilegais contra a sociedade como um todo.
O uso de um cargo para estes fins é também conhecido como tráfico de influência. A corrupção ocorre não só através de crimes subsidiários como, por exemplo, os crimes de suborno (para o acesso ilegal ao dinheiro cobrado como impostos, taxas e tributos) e do nepotismo (nomeação de parentes e amigos aos cargos de administração pública). O ato de um político se beneficiar de fundos públicos de uma maneira outra que a não prescrita em lei – isto é, através de seus salários – também é corrupção. A corrupção provoca distorções econômicas no setor público direcionando o investimento de áreas básicas como a educação, saúde e segurança para projetos em áreas em que as propinas e comissões são maiores, como a criação de estradas e usinas hidroelétricas. Por esta razão, a qualidade dos serviços governamentais e da infraestrutura diminui.
Os agentes que praticam a corrupção são classificados em dois tipos: os agentes de corrupção ativa (agentes que oferecem e/ou dão dinheiro) e os agentes de corrupção passiva (agentes que pedem e/ou recebem dinheiro). A corrupção impede o desenvolvimento econômico da nação ao permitir a extração de renda de setores vulneráveis da população ou de pessoas ou de empresas que conseguiram juntar riqueza patrimonial. A espoliação desta riqueza passa a ser o objetivo dos detentores do poder político.
Os agentes de corrupção impedem o desenvolvimento econômico criando fortes distorções e deficiências no mercado. Por exemplo, as empresas privadas sofrem com o aumento do custo dos negócios em função da necessidade de realizar pagamentos ilícitos exigidos pelos funcionários corruptos, de ter que aumentar a complexidade do gerenciamento em função da necessidade de negociar com os funcionários corruptos e do risco judicial e à imagem causado por eventual vazamento ou detecção da ilegalidade por funcionários e juízes não corruptos.
O resultado da corrupção política pode ser desde a apropriação de bens públicos. A apropriação de serviços públicos, a apropriação de dinheiro público, o nepotismo, a cobrança de propinas, a extorsão, a compra e a venda de influência política e a realização de fraudes em licitações públicas.No entanto, além da obtenção de diferenciais competitivos ilegais, um segundo objetivo principal dos agentes ativos e passivos de corrupção política é a facilitação de atividades criminais como o tráfico de drogas, a lavagem de dinheiro e exploração da prostituição. Neste caso, atividades criminosas – como a do contrabando, o do tráfico de armas, o tráfico de seres humanos, o tráfico de órgãos, o tráfico de animais silvestres, o tráfico de influência política – usam a corrupção política como ferramenta criminosa.
O uso de um cargo para estes fins é também conhecido como tráfico de influência. A corrupção ocorre não só através de crimes subsidiários como, por exemplo, os crimes de suborno (para o acesso ilegal ao dinheiro cobrado como impostos, taxas e tributos) e do nepotismo (nomeação de parentes e amigos aos cargos de administração pública). O ato de um político se beneficiar de fundos públicos de uma maneira outra que a não prescrita em lei – isto é, através de seus salários – também é corrupção. A corrupção provoca distorções econômicas no setor público direcionando o investimento de áreas básicas como a educação, saúde e segurança para projetos em áreas em que as propinas e comissões são maiores, como a criação de estradas e usinas hidroelétricas. Por esta razão, a qualidade dos serviços governamentais e da infraestrutura diminui.
Os agentes que praticam a corrupção são classificados em dois tipos: os agentes de corrupção ativa (agentes que oferecem e/ou dão dinheiro) e os agentes de corrupção passiva (agentes que pedem e/ou recebem dinheiro). A corrupção impede o desenvolvimento econômico da nação ao permitir a extração de renda de setores vulneráveis da população ou de pessoas ou de empresas que conseguiram juntar riqueza patrimonial. A espoliação desta riqueza passa a ser o objetivo dos detentores do poder político.
Os agentes de corrupção impedem o desenvolvimento econômico criando fortes distorções e deficiências no mercado. Por exemplo, as empresas privadas sofrem com o aumento do custo dos negócios em função da necessidade de realizar pagamentos ilícitos exigidos pelos funcionários corruptos, de ter que aumentar a complexidade do gerenciamento em função da necessidade de negociar com os funcionários corruptos e do risco judicial e à imagem causado por eventual vazamento ou detecção da ilegalidade por funcionários e juízes não corruptos.
O resultado da corrupção política pode ser desde a apropriação de bens públicos. A apropriação de serviços públicos, a apropriação de dinheiro público, o nepotismo, a cobrança de propinas, a extorsão, a compra e a venda de influência política e a realização de fraudes em licitações públicas.No entanto, além da obtenção de diferenciais competitivos ilegais, um segundo objetivo principal dos agentes ativos e passivos de corrupção política é a facilitação de atividades criminais como o tráfico de drogas, a lavagem de dinheiro e exploração da prostituição. Neste caso, atividades criminosas – como a do contrabando, o do tráfico de armas, o tráfico de seres humanos, o tráfico de órgãos, o tráfico de animais silvestres, o tráfico de influência política – usam a corrupção política como ferramenta criminosa.
Ritton
As Sete verdades sobre o bambu
Depois de uma grande tempestade, o menino que estava passando férias na casa do seu avô, o chamou para a varanda e falou:
Vovô, corre aqui !
Me explica como esta figueira, árvore frondosa e imensa, que precisava de quatro homens para abraçar seu tronco se quebrou, caiu com vento e com chuva, e este bambu tão fraco continua de pé ?
Filho, o bambu permanece em pé porque teve a humildade de se curvar na hora da tempestade. A figueira quis enfrentar o vento. O bambu nos ensina sete coisas. Se você tiver a grandeza e a humildade dele, vai experimentar o triunfo da paz em seu coração.
A primeira verdade que o bambu nos ensina, e a mais importante, é a humildade diante dos problemas, das dificuldades. Eu não me curvo diante do problema e da dificuldade, mas diante daquele, o único, o princípio da paz, aquele que me chama, que é o Senhor.
Segunda verdade: o bambu cria raízes profundas. É muito difícil arrancar um bambu, pois o que ele tem para cima ele tem para baixo também. Você precisa aprofundar a cada dia suas raízes em Deus na oração.
Terceira verdade: Você já viu um pé de bambu sòzinho? Apenas quando é novo, mas antes de crescer ele permite que nasça outros a seu lado (como no cooperativismo). Sabe que vai precisar deles. Eles estão sempre grudados uns nos outros, tanto que de longe parecem com uma árvore. Às vezes tentamos arrancar um bambu lá de dentro, cortamos e não conseguimos. Os animais mais frágeis vivem em bandos, para que desse modo se livrem dos predadores.
A quarta verdade que o bambu nos ensina é não criar galhos. Como tem a meta no alto e vive em moita, comunidade, o bambu não se permite criar galhos. Nós perdemos muito tempo na vida tentando proteger nossos galhos, coisas insignificantes que damos um valor inestimável. Para ganhar, é preciso perder tudo aquilo que nos impede de subirmos suavemente.
A quinta verdade é que o bambu é cheio de “nós” ( e não de eu’s ). Como ele é ôco, sabe que se crescesse sem nós seria muito fraco. Os nós são os problemas e as dificuldades que superamos. Os nós são as pessoas que nos ajudam, aqueles que estão próximos e acabam sendo força nos momentos difíceis. Não devemos pedir a Deus que nos afaste dos problemas e dos sofrimentos. Eles são nossos melhores professores, se soubermos aprender com eles.
A sexta verdade é que o bambu é ôco, vazio de si mesmo. Enquanto não nos esvaziarmos de tudo aquilo que nos preenche, que rouba nosso tempo, que tira nossa paz, não seremos felizes. Ser ôco significa estar pronto para ser cheio do Espírito Santo.
Por fim, a sétima lição que o bambu nos dá é exatamente o título do livro:
Ele só cresce para o alto. Ele busca as coisas do Alto. Essa é a sua meta.
Autor: Padre Léo
Livro “Buscando as coisas do Alto”
Ritton
Aprendi no jardim de infância
Tudo o que eu preciso saber sobre a vida, o que fazer e como ser, eu aprendi no Jardim de Infância. A sabedoria não estava no topo da montanha de conhecimento que é a faculdade, mas sim, no alto do monte de areia do Jardim de Infância.
Essas são algumas coisas que eu aprendi:
Dividir tudo.
Ser justo.
Não machucar ninguém.
Colocar as coisas de volta no lugar de onde foram tiradas.
Arrumar a própria bagunça.
Nunca pegar o que não é seu.
Pedir desculpas sempre que magoar alguém.
Lavar as mãos antes das refeições.
Dar descarga....
Viver uma vida balanceada: aprender um pouco, desenhar um pouco, pintar um pouco, cantar um pouco, dançar um pouco, brincar um pouco e trabalhar um pouco todos os dias.
Tirar uma soneca todas as tardes.
Quando sair na rua olhar: os carros, dar as mãos e ficar junto.
Lembra daquela sementinha de feijão no potinho de Danone?
As raízes crescem para cima e ninguém sabe com certeza como ou por que, mas todos nós somos exatamente como ela.
Peixinhos, passarinhos, gatinhos e cachorrinhos e até mesmo a sementinha de feijão no potinho de Danone - todos morrem - assim como nós.
E então lembre dos livros de Chapéuzinho Vermelho e das primeiras palavras que você aprendeu.
As maiores de todas: Mamãe e Papai.
Tudo o que você precisa saber está lá em algum lugar.
Regras sobre a vida, o amor, saneamento básico, ecologia, política, igualdade e fraternidade.
Pegue qualquer um desses termos e extrapole para sofisticadas palavras da linguagem adulta e então aplique em sua vida familiar, trabalho, governo ou mundo, e tudo continua firme e verdadeiro.
Pense como o mundo seria melhor se todos nós colocássemos as coisas de volta no lugar de onde foram tiradas e também sempre arrumássemos suas próprias bagunças.
E continua verdade, não importa sua idade, quando sair para o mundo dê as mãos e fique junto.
Essas são algumas coisas que eu aprendi:
Dividir tudo.
Ser justo.
Não machucar ninguém.
Colocar as coisas de volta no lugar de onde foram tiradas.
Arrumar a própria bagunça.
Nunca pegar o que não é seu.
Pedir desculpas sempre que magoar alguém.
Lavar as mãos antes das refeições.
Dar descarga....
Viver uma vida balanceada: aprender um pouco, desenhar um pouco, pintar um pouco, cantar um pouco, dançar um pouco, brincar um pouco e trabalhar um pouco todos os dias.
Tirar uma soneca todas as tardes.
Quando sair na rua olhar: os carros, dar as mãos e ficar junto.
Lembra daquela sementinha de feijão no potinho de Danone?
As raízes crescem para cima e ninguém sabe com certeza como ou por que, mas todos nós somos exatamente como ela.
Peixinhos, passarinhos, gatinhos e cachorrinhos e até mesmo a sementinha de feijão no potinho de Danone - todos morrem - assim como nós.
E então lembre dos livros de Chapéuzinho Vermelho e das primeiras palavras que você aprendeu.
As maiores de todas: Mamãe e Papai.
Tudo o que você precisa saber está lá em algum lugar.
Regras sobre a vida, o amor, saneamento básico, ecologia, política, igualdade e fraternidade.
Pegue qualquer um desses termos e extrapole para sofisticadas palavras da linguagem adulta e então aplique em sua vida familiar, trabalho, governo ou mundo, e tudo continua firme e verdadeiro.
Pense como o mundo seria melhor se todos nós colocássemos as coisas de volta no lugar de onde foram tiradas e também sempre arrumássemos suas próprias bagunças.
E continua verdade, não importa sua idade, quando sair para o mundo dê as mãos e fique junto.
Ritton
Agora refaço minha agenda
Que vantagem levo em:
Ficar pensando na criança que já fui?
Quero ser criança agora!
Prender-me à adolescência que perdi?
Eu posso ser jovem agora!
Chorar as escolas que deixei?
Tenho chance de aprender agora!
Lamentar oportunidades de trabalho que não vi?
Eu posso realizar agora!
Ressentir-me de amigos que me desapontaram?
Escolho ter novos amigos agora!
Frustar-me por diversões que não tive?
A vida pode me divertir agora!
Desiludir-me com amores que se foram?
Mereço ser amado agora!
Fechar-me porque sofri decepções?
Ouso ser confiante agora!
Sofrer por sonhos não realizados?
Estabeleço novas metas agora!
Desacreditar da felicidade porque já sofri?
Ela está ao meu alcance agora!
Prender-me ao passado que ficou lá atrás?
Vivo meu presente agora!
Preocupar-me com o futuro que não posso controlar?
Deixo-o nas mãos de Deus agora!
O momento presente é tudo que tenho!
Eu decido fazer e ser o melhor agora!
Ficar pensando na criança que já fui?
Quero ser criança agora!
Prender-me à adolescência que perdi?
Eu posso ser jovem agora!
Chorar as escolas que deixei?
Tenho chance de aprender agora!
Lamentar oportunidades de trabalho que não vi?
Eu posso realizar agora!
Ressentir-me de amigos que me desapontaram?
Escolho ter novos amigos agora!
Frustar-me por diversões que não tive?
A vida pode me divertir agora!
Desiludir-me com amores que se foram?
Mereço ser amado agora!
Fechar-me porque sofri decepções?
Ouso ser confiante agora!
Sofrer por sonhos não realizados?
Estabeleço novas metas agora!
Desacreditar da felicidade porque já sofri?
Ela está ao meu alcance agora!
Prender-me ao passado que ficou lá atrás?
Vivo meu presente agora!
Preocupar-me com o futuro que não posso controlar?
Deixo-o nas mãos de Deus agora!
O momento presente é tudo que tenho!
Eu decido fazer e ser o melhor agora!
Ritton
A Pedra
O distraído nela tropeçou,
O bruto a usou como projétil,
O empreendedor, usando-a, construiu,
O campônio, cansado da lida, dela fez assento.
Para meninos foi brinquedo,
Drummond a poetizou,
David matou Golias...
Por fim;
O artista concebeu a mais bela escultura.
E em todos os casos, a diferença não era a pedra, mas o homem.
Ritton
Se amar fosse fácil...
São haveria tanta gente amando mal, nem tanta gente mal amada.
Não haveria tanta fome, nem tantas guerras e nem gente sem sobrenome.
Se amar fosse fácil...
Não haveria crianças nas ruas sem ter ninguém, nem haveria orfanatos
porque as famílias serenas adotariam mais filhos.
Nem filhos mal concebidos, nem esposas mal amadas, nem mixês, nem prostitutas.
As mulheres gestantes não tirariam seu feto
Nunca ninguém negaria o que jurou num altar, nem haveria divórcio e nem desquite, jamais...
Se amar fosse fácil...
Não haveria assaltantes, nem haveria assassinos
Nem soldados haveria, pois ninguém agrediria,
No máximo ajudariam no combate ao cão feroz.
Mas o amor é um sentimento que depende de um "eu quero" seguido de um "eu espero"
e a vontade é rebelde, o homem, um egoísta que maximiza seu "eu"
Por isso, o amor é difícil.
Jesus Cristo não brincava quando nos mandou amar.
E quando morreu amando deu a suprema lição...
Não se ama por ser fácil, ama-se porque é preciso!
Ritton
A parte mais importante
O bruto a usou como projétil,
O empreendedor, usando-a, construiu,
O campônio, cansado da lida, dela fez assento.
Para meninos foi brinquedo,
Drummond a poetizou,
David matou Golias...
Por fim;
O artista concebeu a mais bela escultura.
E em todos os casos, a diferença não era a pedra, mas o homem.
Ritton
Se amar fosse fácil.....................
Se amar fosse fácil...
São haveria tanta gente amando mal, nem tanta gente mal amada.
Não haveria tanta fome, nem tantas guerras e nem gente sem sobrenome.
Se amar fosse fácil...
Não haveria crianças nas ruas sem ter ninguém, nem haveria orfanatos
porque as famílias serenas adotariam mais filhos.
Nem filhos mal concebidos, nem esposas mal amadas, nem mixês, nem prostitutas.
As mulheres gestantes não tirariam seu feto
Nunca ninguém negaria o que jurou num altar, nem haveria divórcio e nem desquite, jamais...
Se amar fosse fácil...
Não haveria assaltantes, nem haveria assassinos
Nem soldados haveria, pois ninguém agrediria,
No máximo ajudariam no combate ao cão feroz.
Mas o amor é um sentimento que depende de um "eu quero" seguido de um "eu espero"
e a vontade é rebelde, o homem, um egoísta que maximiza seu "eu"
Por isso, o amor é difícil.
Jesus Cristo não brincava quando nos mandou amar.
E quando morreu amando deu a suprema lição...
Não se ama por ser fácil, ama-se porque é preciso!
Ritton
A parte mais importante
Quando eu era muito jovem, minha mãe me perguntou qual era a parte mais importante do corpo. Eu achava que o som era muito importante para nós, seres humanos, então eu disse:
- Minhas orelhas, mãe.
-Não, disse ela. Muitas pessoas são surdas...
Mas continue pensando sobre este assunto. Em outra oportunidade eu volto a lhe perguntar.
Algum tempo se passou até que minha mãe perguntou outra vez.
Eu havia pensado bastante e imaginava ter encontrado a resposta correta.
Assim, desta vez eu lhe disse:
- Mãe, a visão é muito importante para todos, então devem ser nossos olhos.
Ela me olhou e disse:
- Você está aprendendo rápido, mas a resposta ainda não está correta, porque há muitas pessoas que são cegas...
Eu havia errado outra vez!
Continuei minha busca por conhecimento ao longo do tempo. Minha mãe voltou ao assunto várias vezes, mas a cada resposta minha,ela retrucava:
- Não...Mas você está ficando mais esperta a cada ano.
Então, um dia, meu avô morreu. Todos estavam tristes. Todos choravam. Até mesmo meu pai, que eu nunca havia visto chorar. Minha mãe olhou para mim quando fui dar o meu adeus ao vovô, e me perguntou:
- Você já sabe qual a parte do corpo mais importante?
Fiquei um tanto chocada por ela me fazer a pergunta justamente naquele momento. Sempre achei que era apenas um jogo entre nos duas.
Hoje é o dia em que você necessita aprender esta importante lição, disse ela.
Ela me olhou de um jeito que só uma mãe pode fazer e falou:
- Minha querida, a parte do corpo mais importante são seus ombros.
Intrigada, perguntei: - Porque eles sustentam minha cabeça?
Não, respondeu ela, é porque podem apoiar a cabeça de um amigo ou de alguém amado quando eles choram.
Todos precisam de um ombro para chorar em algum momento de sua vida.
Naquela ocasião eu descobri qual a parte do corpo mais importante. Descobri, também,a importância de ser " simpático" à dor dos outros.
Porque, naquela hora, quem precisou de um ombro fui eu.
Eu espero que você tenha bastante amor e amigos, e que seus ombros estejam sempre à disposição quando alguém precisar – disse minha mãe.
Sempre que recordo este fato, lembro da seguinte citação:
"As pessoas esquecerão do que você disse... esquecerão do que você fez...mas as pessoas nunca esquecerão do que você as fez sentir.
Os bons amigos são como estrelas... você nem sempre as vê, mas sabe que sempre estão lá".
Ritton
A bola da amizade
Coisas da Vida
- Minhas orelhas, mãe.
-Não, disse ela. Muitas pessoas são surdas...
Mas continue pensando sobre este assunto. Em outra oportunidade eu volto a lhe perguntar.
Algum tempo se passou até que minha mãe perguntou outra vez.
Eu havia pensado bastante e imaginava ter encontrado a resposta correta.
Assim, desta vez eu lhe disse:
- Mãe, a visão é muito importante para todos, então devem ser nossos olhos.
Ela me olhou e disse:
- Você está aprendendo rápido, mas a resposta ainda não está correta, porque há muitas pessoas que são cegas...
Eu havia errado outra vez!
Continuei minha busca por conhecimento ao longo do tempo. Minha mãe voltou ao assunto várias vezes, mas a cada resposta minha,ela retrucava:
- Não...Mas você está ficando mais esperta a cada ano.
Então, um dia, meu avô morreu. Todos estavam tristes. Todos choravam. Até mesmo meu pai, que eu nunca havia visto chorar. Minha mãe olhou para mim quando fui dar o meu adeus ao vovô, e me perguntou:
- Você já sabe qual a parte do corpo mais importante?
Fiquei um tanto chocada por ela me fazer a pergunta justamente naquele momento. Sempre achei que era apenas um jogo entre nos duas.
Hoje é o dia em que você necessita aprender esta importante lição, disse ela.
Ela me olhou de um jeito que só uma mãe pode fazer e falou:
- Minha querida, a parte do corpo mais importante são seus ombros.
Intrigada, perguntei: - Porque eles sustentam minha cabeça?
Não, respondeu ela, é porque podem apoiar a cabeça de um amigo ou de alguém amado quando eles choram.
Todos precisam de um ombro para chorar em algum momento de sua vida.
Naquela ocasião eu descobri qual a parte do corpo mais importante. Descobri, também,a importância de ser " simpático" à dor dos outros.
Porque, naquela hora, quem precisou de um ombro fui eu.
Eu espero que você tenha bastante amor e amigos, e que seus ombros estejam sempre à disposição quando alguém precisar – disse minha mãe.
Sempre que recordo este fato, lembro da seguinte citação:
"As pessoas esquecerão do que você disse... esquecerão do que você fez...mas as pessoas nunca esquecerão do que você as fez sentir.
Os bons amigos são como estrelas... você nem sempre as vê, mas sabe que sempre estão lá".
Ritton
Você sabia que aqueles que parecem ser fortes de coração, são realmente frágeis e mais sentimentais?
Você sabia que aqueles que ocupam seu tempo em proteger os outros, são aqueles que realmente necessitam de alguém que os proteja?
Você sabia que as três coisas mais difíceis de dizer são: Te amo, Perdoa-me e Ajuda-me.
Você Sabia que aqueles que se vestem de roxo, são mais seguros de si mesmos?
Você sabia que aqueles que se vestem de amarelo, são os que disfrutam de sua beleza?
Você sabia que aqueles que se vestem de preto, são os que querem passar desapercebidos e, geralmente, necessitam tua ajuda e compreensão?
Você sabia que quando você ajuda alguém, seu retorno vem em dobro?
Você sabia que é mais fácil dizer o que sentimos por escrito que dizê-lo pessoalmente? Mas que tem mais valor quando você o faz pessoalmente?
Você sabia que se pedes algo com fé, teus desejos são realizados?
Você sabia que pode fazer com que seus sonhos se tornem reais, como: Amor, riqueza, saúde, se os pedir com fé; e se realmente já sabia, devería estar surpreso e agradecido por tudo que já recebeu.
Mas não acredite em tudo que eu te disse, até que possa prová-lo a si mesmo. Se você sabe que alguém precisa de algo que foi mencionado aqui, e sabe que pode ajuda-lo, verás como receberá em dobro o carinho com que esta tratando seu próximo. Ritton
Apaixone-se
A Borboleta e a Flor
Afinidade
Como as árvores
Uma árvore não fica de costas para ninguém.
Dê a volta em torno dela, e a árvore estará sempre de frente para você ...
Os verdadeiros amigos também...
Dizem os chineses: árvore plantada com amor, nenhum vento derruba!
Uma verdadeira amizade, também!
Quem planta árvores, cria raízes.
Quem cultiva bons amigos, também!
As árvores, como os amigos, produzem beleza para os olhos e os ouvidos, na mudança sutil de suas cores.
A árvore é sombra protetora, como os amigos; sombra que varia com o dia, que avança e faz variados rendados de luz semelhantes à estrelas ...
As árvores são sinônimo de eternidade ...
... e uma verdadeira amizade também é para sempre!!
Você sabia que aqueles que ocupam seu tempo em proteger os outros, são aqueles que realmente necessitam de alguém que os proteja?
Você sabia que as três coisas mais difíceis de dizer são: Te amo, Perdoa-me e Ajuda-me.
Você Sabia que aqueles que se vestem de roxo, são mais seguros de si mesmos?
Você sabia que aqueles que se vestem de amarelo, são os que disfrutam de sua beleza?
Você sabia que aqueles que se vestem de preto, são os que querem passar desapercebidos e, geralmente, necessitam tua ajuda e compreensão?
Você sabia que quando você ajuda alguém, seu retorno vem em dobro?
Você sabia que é mais fácil dizer o que sentimos por escrito que dizê-lo pessoalmente? Mas que tem mais valor quando você o faz pessoalmente?
Você sabia que se pedes algo com fé, teus desejos são realizados?
Você sabia que pode fazer com que seus sonhos se tornem reais, como: Amor, riqueza, saúde, se os pedir com fé; e se realmente já sabia, devería estar surpreso e agradecido por tudo que já recebeu.
Mas não acredite em tudo que eu te disse, até que possa prová-lo a si mesmo. Se você sabe que alguém precisa de algo que foi mencionado aqui, e sabe que pode ajuda-lo, verás como receberá em dobro o carinho com que esta tratando seu próximo. Ritton
Apaixone-se
Apaixone-se definitivamente pelo SEU sonho.
(o sonho de ninguém deve ser mais apaixonante que o seu)
Apaixone-se por sua família.
(mesmo que ela não seja do jeito que você planejou, ainda assim, ela é a sua família)
Apaixone-se pelo SEU talento.
(mesmo que seu crítico insista para você escolher realizar outras coisas, mais "convenientes")
Apaixone-se mais pela viagem do que pela chegada a seu destino.
(a primeira é garantida ...)
Apaixone-se pelo SEU corpo.
(mesmo que ele esteja fora de forma, pois de "qualquer forma" ele é a única casa que você realmente possui)
Desapaixone-se de seus medos... eles minam sua alegria de viver.
Apaixone-se pelas suas memórias mais deliciosas.
(ninguém pode tirá-las de dentro de você e elas são excelentes fontes de inspiração em momentos de dor)
Apaixone-se por aquelas besteiras saudáveis que passam por sua mente entre um e outro momento de estresse.
(elas ajudam a sobreviver!)
Apaixone-se pelo sol..
(ele é fiel, gratuito, absolutamente disponível e dá prazer)
Apaixone-se por alguém.
(não espere alguém se apaixonar antes por você, só por garantia e segurança)
Apaixone-se pelo SEU projeto de vida.
(acredite, não dá certo fazer isto a dois)
Apaixone-se pela dança da vida que tá sempre em movimento dentro da gente, mas que, por defesas nós teimamos em algemar.
Apaixone-se mais pelo significado das coisas que você conquistar do que pelo seu valor material.
Apaixone-se por SUAS idéias.
(mesmo que tenham dito que elas não serviam pra nada)
Apaixone-se por SEUS pontos fortes..
(mesmo que os pontos fracos insistam em ficar em alto relevo no seu cérebro)
Apaixone-se pela idéia de ser verdadeiramente feliz.
(felicidade encontra-se de sobra nas prateleiras de seus recursos interiores)
Apaixone-se pela música que você pode ser para alguém...
Apaixone-se por SER HUMANO!
Apaixone-se definitivamente por VOCÊ!
APAIXONE-SE RÁPIDO! O PODER DE DECISÃO SÓ PERTENCE A VOCÊ!
(o sonho de ninguém deve ser mais apaixonante que o seu)
Apaixone-se por sua família.
(mesmo que ela não seja do jeito que você planejou, ainda assim, ela é a sua família)
Apaixone-se pelo SEU talento.
(mesmo que seu crítico insista para você escolher realizar outras coisas, mais "convenientes")
Apaixone-se mais pela viagem do que pela chegada a seu destino.
(a primeira é garantida ...)
Apaixone-se pelo SEU corpo.
(mesmo que ele esteja fora de forma, pois de "qualquer forma" ele é a única casa que você realmente possui)
Desapaixone-se de seus medos... eles minam sua alegria de viver.
Apaixone-se pelas suas memórias mais deliciosas.
(ninguém pode tirá-las de dentro de você e elas são excelentes fontes de inspiração em momentos de dor)
Apaixone-se por aquelas besteiras saudáveis que passam por sua mente entre um e outro momento de estresse.
(elas ajudam a sobreviver!)
Apaixone-se pelo sol..
(ele é fiel, gratuito, absolutamente disponível e dá prazer)
Apaixone-se por alguém.
(não espere alguém se apaixonar antes por você, só por garantia e segurança)
Apaixone-se pelo SEU projeto de vida.
(acredite, não dá certo fazer isto a dois)
Apaixone-se pela dança da vida que tá sempre em movimento dentro da gente, mas que, por defesas nós teimamos em algemar.
Apaixone-se mais pelo significado das coisas que você conquistar do que pelo seu valor material.
Apaixone-se por SUAS idéias.
(mesmo que tenham dito que elas não serviam pra nada)
Apaixone-se por SEUS pontos fortes..
(mesmo que os pontos fracos insistam em ficar em alto relevo no seu cérebro)
Apaixone-se pela idéia de ser verdadeiramente feliz.
(felicidade encontra-se de sobra nas prateleiras de seus recursos interiores)
Apaixone-se pela música que você pode ser para alguém...
Apaixone-se por SER HUMANO!
Apaixone-se definitivamente por VOCÊ!
APAIXONE-SE RÁPIDO! O PODER DE DECISÃO SÓ PERTENCE A VOCÊ!
Ritton
A Borboleta e a Flor
Certa vez, um homem pediu a Deus uma flor e uma borboleta.
Mas Deus lhe deu um cacto e uma lagarta.
O homem ficou triste pois não entendeu o porque do seu pedido vir errado.
Daí pensou:
Também, com tanta gente para atender...
E resolveu não questionar.
Passado algum tempo, o homem foi verificar o pedido que deixara esquecido.
Para sua surpresa, do espinhoso e feio cacto havia nascido a mais bela das flores.
E a horrível lagarta transformara-se em uma belíssima borboleta.
Deus sempre age certo.
O Seu caminho é o melhor, mesmo que aos nossos olhos pareça estar dando tudo errado.
Se você pediu a Deus uma coisa e recebeu outra, confie.
Tenha a certeza de que Ele sempre dá o que você precisa, no momento certo.
Nem sempre o que você deseja é o que você precisa.
Como Ele nunca erra na entrega de seus pedidos, siga em frente sem murmurar ou duvidar.
O espinho de hoje será a flor de amanhã! Ritton
Mas Deus lhe deu um cacto e uma lagarta.
O homem ficou triste pois não entendeu o porque do seu pedido vir errado.
Daí pensou:
Também, com tanta gente para atender...
E resolveu não questionar.
Passado algum tempo, o homem foi verificar o pedido que deixara esquecido.
Para sua surpresa, do espinhoso e feio cacto havia nascido a mais bela das flores.
E a horrível lagarta transformara-se em uma belíssima borboleta.
Deus sempre age certo.
O Seu caminho é o melhor, mesmo que aos nossos olhos pareça estar dando tudo errado.
Se você pediu a Deus uma coisa e recebeu outra, confie.
Tenha a certeza de que Ele sempre dá o que você precisa, no momento certo.
Nem sempre o que você deseja é o que você precisa.
Como Ele nunca erra na entrega de seus pedidos, siga em frente sem murmurar ou duvidar.
O espinho de hoje será a flor de amanhã! Ritton
Afinidade
Não é o mais brilhante, mas é o mais sutil, delicado e penetrante dos sentimentos.
Não importa o tempo, a ausência, os adiantamentos, a distância, as impossibilidades.
Quando há AFINIDADE, qualquer reencontro retoma a relação, o diálogo, a conversa, o afeto, no exato ponto onde foi interrompido.
AFINIDADE é não haver tempo mediante a vida.
É a vitória do adivinhado sobre o real, do subjetivo sobre o objetivo, do permanente sobre o passageiro, do básico sobre o superficial.
Ter AFINIDADE é muito raro, mas quando ela existe, não precisa de códigos verbais para se manifestar.
Ela existia antes do conhecimento, irradia durante e permanece depois que as pessoas deixam de estar juntas.
AFINIDADE é ficar longe, pensando parecido a respeito dos mesmos fatos que impressionam, comovem, sensibilizam.
AFINIDADE é receber o que vem de dentro com uma aceitação anterior ao entendimento.
AFINIDADE é sentir com...
Nem sentir contra, sem sentir para...
Sentir com e não ter necessidade de explicação do que está sentindo.
É olhar e perceber.
AFINIDADE é um sentimento singular, discreto e independente.
Pode existir a quilômetros de distância, mas é adivinhado na maneira de falar, de escrever, de andar, de respirar...
AFINIDADE é retomar a relação no tempo em que parou.
Porque ele (tempo) e ela (separação) nunca existiram.
Foi apenas a oportunidade dada (tirada) pelo tempo para que a maturação pudesse ocorrer e que cada pessoa pudesse ser cada vez maior. Ritton
A Arte de CalarA hora certa
A Santa Ceia
A última viagem
As 3 árvores
Não importa o tempo, a ausência, os adiantamentos, a distância, as impossibilidades.
Quando há AFINIDADE, qualquer reencontro retoma a relação, o diálogo, a conversa, o afeto, no exato ponto onde foi interrompido.
AFINIDADE é não haver tempo mediante a vida.
É a vitória do adivinhado sobre o real, do subjetivo sobre o objetivo, do permanente sobre o passageiro, do básico sobre o superficial.
Ter AFINIDADE é muito raro, mas quando ela existe, não precisa de códigos verbais para se manifestar.
Ela existia antes do conhecimento, irradia durante e permanece depois que as pessoas deixam de estar juntas.
AFINIDADE é ficar longe, pensando parecido a respeito dos mesmos fatos que impressionam, comovem, sensibilizam.
AFINIDADE é receber o que vem de dentro com uma aceitação anterior ao entendimento.
AFINIDADE é sentir com...
Nem sentir contra, sem sentir para...
Sentir com e não ter necessidade de explicação do que está sentindo.
É olhar e perceber.
AFINIDADE é um sentimento singular, discreto e independente.
Pode existir a quilômetros de distância, mas é adivinhado na maneira de falar, de escrever, de andar, de respirar...
AFINIDADE é retomar a relação no tempo em que parou.
Porque ele (tempo) e ela (separação) nunca existiram.
Foi apenas a oportunidade dada (tirada) pelo tempo para que a maturação pudesse ocorrer e que cada pessoa pudesse ser cada vez maior. Ritton
O Silêncio fala mais que mil palavras !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Aprendi a decidir
E assim, depois de muito esperar, num dia como outro qualquer, decidi triunfar...
Decidi não esperar as oportunidades e sim, eu mesmo busca-las.
Decidi ver cada problema como uma oportunidade de encontrar uma solução.
Decidi ver cada deserto como uma possibilidade de encontrar um oásis.
Decidi ver cada noite como um mistério a resolver.
Decidi ver cada dia como uma nova oportunidade de ser feliz.
Naquele dia, descobri que meu único rival não era mais que minhas próprias limitações e que enfrenta-las era a única e melhor forma de as superar.
Naquele dia, descobri que eu não era o melhor e que talvez eu nunca tenha sido.
Deixei de me importar com quem ganha ou perde; agora, me importa simplesmente saber melhor o que fazer.
Aprendi que o difícil não é chegar lá em cima, e sim deixar de subir.
Aprendi que o melhor triunfo que posso ter, é ter o direito de chamar alguém de "AMIGO".
Descobri que o amor é mais que um simples estado de enamoramento, "o amor é uma filosofia de vida".
Naquele dia, deixei de ser um reflexo dos meus escassos triunfos passados e passei a ser a minha própria tênue luz deste presente.
Aprendi que de nada serve ser luz se não vai iluminar o caminho dos demais.
Naquele dia, decidi trocar tantas coisas...
Naquele dia, aprendi que os sonhos são somente pra fazer-se realidade.
E desde aquele dia já não durmo para descansar... agora simplesmente durmo para sonhar.
Decidi não esperar as oportunidades e sim, eu mesmo busca-las.
Decidi ver cada problema como uma oportunidade de encontrar uma solução.
Decidi ver cada deserto como uma possibilidade de encontrar um oásis.
Decidi ver cada noite como um mistério a resolver.
Decidi ver cada dia como uma nova oportunidade de ser feliz.
Naquele dia, descobri que meu único rival não era mais que minhas próprias limitações e que enfrenta-las era a única e melhor forma de as superar.
Naquele dia, descobri que eu não era o melhor e que talvez eu nunca tenha sido.
Deixei de me importar com quem ganha ou perde; agora, me importa simplesmente saber melhor o que fazer.
Aprendi que o difícil não é chegar lá em cima, e sim deixar de subir.
Aprendi que o melhor triunfo que posso ter, é ter o direito de chamar alguém de "AMIGO".
Descobri que o amor é mais que um simples estado de enamoramento, "o amor é uma filosofia de vida".
Naquele dia, deixei de ser um reflexo dos meus escassos triunfos passados e passei a ser a minha própria tênue luz deste presente.
Aprendi que de nada serve ser luz se não vai iluminar o caminho dos demais.
Naquele dia, decidi trocar tantas coisas...
Naquele dia, aprendi que os sonhos são somente pra fazer-se realidade.
E desde aquele dia já não durmo para descansar... agora simplesmente durmo para sonhar.
Ritton
A Arte de Calar
“ 0 silêncio é um momento vivificante de graça, em que a criatura se cala, mas o espírito fala”
Calar sobre sua própria pessoa, é humildade.
Calar sobre os defeitos dos outros, é caridade.
Calar quando a gente está sofrendo, é heroísmo.
Calar diante do sofrimento alheio, é covardia.
Calar diante da injustiça, é fraqueza.
Calar quando o outro está falando, é delicadeza.
Calar quando o outro espera um palavra, é omissão.
Calar e não falar palavras inúteis, é penitência.
Calar quando não há necessidade de falar, é prudência.
Calar quando Deus nos fala no coração, é silêncio.
Calar, diante do mistério que não entendemos, é sabedoria.
Ritton
Calar sobre sua própria pessoa, é humildade.
Calar sobre os defeitos dos outros, é caridade.
Calar quando a gente está sofrendo, é heroísmo.
Calar diante do sofrimento alheio, é covardia.
Calar diante da injustiça, é fraqueza.
Calar quando o outro está falando, é delicadeza.
Calar quando o outro espera um palavra, é omissão.
Calar e não falar palavras inúteis, é penitência.
Calar quando não há necessidade de falar, é prudência.
Calar quando Deus nos fala no coração, é silêncio.
Calar, diante do mistério que não entendemos, é sabedoria.
Ritton
Estamos todos em uma viagem interminável através da eternidade, e o tempo que passamos neste plano não é mais do que um breve instante. Escolhemos vir a este planeta para aprender, trabalhar em nosso crescimento espiritual e expandir nossa capacidade de amar. Não existe hora certa ou errada de chegarmos ou partirmos. Sempre chegamos no meio do filme da vida e saímos também no meio. Partimos deste planeta quando nossa missão termina. Viemos para abrir nosso coração dentro de um nível mais profundo. A capacidade de amar é a única coisa que levaremos quando partirmos. Se você partisse hoje, quanto amor levaria? O trabalho que você está fazendo para evoluir não é uma meta, mas um processo que levará sua vida inteira. Divirta-se nesse processo.
Pense nisso! Ritton
Pense nisso! Ritton
A Santa Ceia
Diz uma lenda referente à pintura da Santa Ceia, ou "Última Ceia de Jesus com seus Apóstolos":
Ao conceber este quadro, Leonardo da Vinci deparou-se com uma grande dificuldade:
precisava pintar o bem - na imagem de Jesus, e o mal - na figura de Judas, o amigo que resolvera trai-lo durante o jantar.
Interrompeu o trabalho no meio, até que conseguisse encontrar os modelos ideais.
Certo dia, enquanto assistia a um coral, viu em um dos rapazes a imagem perfeita de Cristo.
Convidou-o para o seu ateliê, e reproduziu seus traços em estudos e esboços.
Passaram-se três anos.
A 'Última Ceia' estava quase pronta, mas Da Vinci ainda não havia encontrado o modelo ideal de Judas.
O cardeal, responsável pela igreja, começou a pressioná-lo, exigindo que terminasse logo o mural.
Depois de muitos dias procurando, o pintor finalmente encontrou um jovem prematuramente envelhecido, bêbado, esfarrapado, atirado na sarjeta. Imediatamente, pediu aos seus assistentes que o levassem até a igreja.
Da Vinci copiava as linhas da impiedade, do pecado, do egoísmo, tão bem delineadas na face do mendigo, que mal conseguia parar em pé.
Quando terminou, o jovem - já um pouco refeito da bebedeira – abriu os olhos e notou a pintura à sua frente. E disse, numa mistura de espanto e tristeza:
- Eu já vi esse quadro antes!
- Quando? Perguntou, surpreso, Da Vinci
Há três anos atrás, antes de eu perder tudo o que tinha, numa época em que eu cantava num coro, tinha uma vida cheia de sonhos e o artista me convidou para posar como modelo para a face de Jesus.
“ O Bem e o Mal têm a mesma face;
tudo depende apenas da época em que cruzam o caminho de cada ser humano." Ritton
A Lição
Ao conceber este quadro, Leonardo da Vinci deparou-se com uma grande dificuldade:
precisava pintar o bem - na imagem de Jesus, e o mal - na figura de Judas, o amigo que resolvera trai-lo durante o jantar.
Interrompeu o trabalho no meio, até que conseguisse encontrar os modelos ideais.
Certo dia, enquanto assistia a um coral, viu em um dos rapazes a imagem perfeita de Cristo.
Convidou-o para o seu ateliê, e reproduziu seus traços em estudos e esboços.
Passaram-se três anos.
A 'Última Ceia' estava quase pronta, mas Da Vinci ainda não havia encontrado o modelo ideal de Judas.
O cardeal, responsável pela igreja, começou a pressioná-lo, exigindo que terminasse logo o mural.
Depois de muitos dias procurando, o pintor finalmente encontrou um jovem prematuramente envelhecido, bêbado, esfarrapado, atirado na sarjeta. Imediatamente, pediu aos seus assistentes que o levassem até a igreja.
Da Vinci copiava as linhas da impiedade, do pecado, do egoísmo, tão bem delineadas na face do mendigo, que mal conseguia parar em pé.
Quando terminou, o jovem - já um pouco refeito da bebedeira – abriu os olhos e notou a pintura à sua frente. E disse, numa mistura de espanto e tristeza:
- Eu já vi esse quadro antes!
- Quando? Perguntou, surpreso, Da Vinci
Há três anos atrás, antes de eu perder tudo o que tinha, numa época em que eu cantava num coro, tinha uma vida cheia de sonhos e o artista me convidou para posar como modelo para a face de Jesus.
“ O Bem e o Mal têm a mesma face;
tudo depende apenas da época em que cruzam o caminho de cada ser humano." Ritton
Éramos a única família no restaurante com uma criança. Eu coloquei Daniel numa cadeira para crianças e notei que todos estavam tranqüilos, comendo e conversando. De repente, Daniel gritou animado, dizendo: "Olá, amigo!", batendo na mesa com suas mãozinhas gordas.
Seus olhos estavam bem abertos pela admiração e sua boca mostrava a falta de dentes. Com muita satisfação, ele ria, se retorcendo. Eu olhei em volta e vi a razão de seu contentamento.
Era um homem andrajoso, com um casaco jogado nos ombros: sujo, engordurado e rasgado. Suas calças eram trapos com as costuras abertas até a metade, e seus dedos apareciam através do que foram, um dia, os sapatos. Sua camisa estava suja e seu cabelo não havia sido penteado por muito tempo. Seu nariz tinha tantas veias que parecia um mapa.
Estávamos um pouco longe dele para sentir seu cheiro, mas asseguro que cheirava mal. Suas mãos começaram a se mexer para saudar. "Olá, neném. Como está você?", disse o homem a Daniel. Minha esposa e eu nos olhamos: "Que faremos?". Daniel continuou rindo e respondeu, Olá, olá, amigo". Todos no restaurante nos olharam e logo se viraram para o mendigo. O velho sujo estava incomodando nosso lindo filho. Trouxeram a comida e o homem começou a falar com o nosso filho como um bebê. Ninguém acreditava que o que o homem estava fazendo era simpático. Obviamente, ele estava bêbado. Minha esposa e eu estávamos envergonhados.
Comemos em silêncio; menos Daniel que estava superinquieto e mostrando todo o seu repertório ao desconhecido, a quem conquistava com suas criancices. Finalmente, terminamos de comer e nos dirigimos à porta. Minha esposa foi pagar a conta e eu lhe disse que nos encontraríamos no estacionamento. O velho se encontrava muito perto da porta de saída. "Deus meu, ajuda-me a sair daqui antes que este louco fale com Daniel", disse orando, enquanto caminhava perto do homem. Estufei um pouco peito, tratando de sair sem respirar nem um pouco do ar que ele pudesse estar exalando.
Enquanto eu fazia isto, Daniel se voltou rapidamente na direção onde estava o velho e estendeu seus braços na posição de "carrega-me". Antes que eu pudesse impedir, Daniel se jogou dos meus braços para os braços do homem. Rapidamente, o velho fedorento e o menino consumaram sua relação de amor. Daniel, num ato de total confiança, amor e submissão, recostou sua cabeça no ombro do desconhecido. O homem fechou os olhos e pude ver lágrimas correndo por sua face. Suas velhas e maltratadas mãos ? cheias de cicatrizes, dor e trabalho duro ? suave, muito suavemente, acariciavam as costas de Daniel.
Nunca dois seres haviam se amado tão profundamente em tão pouco tempo. Eu me detive, aterrado. O velho homem, com Daniel em seus braços, por um momento abriu seus olhos e olhando diretamente nos meus, me disse com voz forte e segura: "Cuide deste menino". De alguma maneira, com um imenso nó na garganta, eu respondi: "Assim o farei". Ele afastou Daniel de seu peito, lentamente, como se sentisse uma dor. Peguei meu filho e o velho homem me disse: "Deus o abençoe, senhor. Você me deu um presente maravilhoso". Não pude dizer mais que um entrecortado "obrigado".
Com Daniel nos meus braços, caminhei rapidamente até o carro. Minha esposa perguntava por que eu estava chorando e segurando Daniel tão fortemente, e por que estava dizendo: "Deus meu, Deus meu, me perdoe". Eu acabava de presenciar o amor de Cristo através da inocência de um pequeno menino que não viu pecado, que não fez nenhum juízo; um menino que viu uma alma e uns adultos que viram um montão de roupa suja. Eu fui um cristão cego carregando um menino que não era.
Eu senti que Deus estava me perguntando: "Estás disposto a dividir seu filho por um momento?", quando Ele compartilhou Seu Filho por toda a eternidade.
O velho andrajoso, inconscientemente, me recordou: "Eu asseguro que aquele que não aceite o reino de Deus como um menino, não entrará nele." Ritton
Seus olhos estavam bem abertos pela admiração e sua boca mostrava a falta de dentes. Com muita satisfação, ele ria, se retorcendo. Eu olhei em volta e vi a razão de seu contentamento.
Era um homem andrajoso, com um casaco jogado nos ombros: sujo, engordurado e rasgado. Suas calças eram trapos com as costuras abertas até a metade, e seus dedos apareciam através do que foram, um dia, os sapatos. Sua camisa estava suja e seu cabelo não havia sido penteado por muito tempo. Seu nariz tinha tantas veias que parecia um mapa.
Estávamos um pouco longe dele para sentir seu cheiro, mas asseguro que cheirava mal. Suas mãos começaram a se mexer para saudar. "Olá, neném. Como está você?", disse o homem a Daniel. Minha esposa e eu nos olhamos: "Que faremos?". Daniel continuou rindo e respondeu, Olá, olá, amigo". Todos no restaurante nos olharam e logo se viraram para o mendigo. O velho sujo estava incomodando nosso lindo filho. Trouxeram a comida e o homem começou a falar com o nosso filho como um bebê. Ninguém acreditava que o que o homem estava fazendo era simpático. Obviamente, ele estava bêbado. Minha esposa e eu estávamos envergonhados.
Comemos em silêncio; menos Daniel que estava superinquieto e mostrando todo o seu repertório ao desconhecido, a quem conquistava com suas criancices. Finalmente, terminamos de comer e nos dirigimos à porta. Minha esposa foi pagar a conta e eu lhe disse que nos encontraríamos no estacionamento. O velho se encontrava muito perto da porta de saída. "Deus meu, ajuda-me a sair daqui antes que este louco fale com Daniel", disse orando, enquanto caminhava perto do homem. Estufei um pouco peito, tratando de sair sem respirar nem um pouco do ar que ele pudesse estar exalando.
Enquanto eu fazia isto, Daniel se voltou rapidamente na direção onde estava o velho e estendeu seus braços na posição de "carrega-me". Antes que eu pudesse impedir, Daniel se jogou dos meus braços para os braços do homem. Rapidamente, o velho fedorento e o menino consumaram sua relação de amor. Daniel, num ato de total confiança, amor e submissão, recostou sua cabeça no ombro do desconhecido. O homem fechou os olhos e pude ver lágrimas correndo por sua face. Suas velhas e maltratadas mãos ? cheias de cicatrizes, dor e trabalho duro ? suave, muito suavemente, acariciavam as costas de Daniel.
Nunca dois seres haviam se amado tão profundamente em tão pouco tempo. Eu me detive, aterrado. O velho homem, com Daniel em seus braços, por um momento abriu seus olhos e olhando diretamente nos meus, me disse com voz forte e segura: "Cuide deste menino". De alguma maneira, com um imenso nó na garganta, eu respondi: "Assim o farei". Ele afastou Daniel de seu peito, lentamente, como se sentisse uma dor. Peguei meu filho e o velho homem me disse: "Deus o abençoe, senhor. Você me deu um presente maravilhoso". Não pude dizer mais que um entrecortado "obrigado".
Com Daniel nos meus braços, caminhei rapidamente até o carro. Minha esposa perguntava por que eu estava chorando e segurando Daniel tão fortemente, e por que estava dizendo: "Deus meu, Deus meu, me perdoe". Eu acabava de presenciar o amor de Cristo através da inocência de um pequeno menino que não viu pecado, que não fez nenhum juízo; um menino que viu uma alma e uns adultos que viram um montão de roupa suja. Eu fui um cristão cego carregando um menino que não era.
Eu senti que Deus estava me perguntando: "Estás disposto a dividir seu filho por um momento?", quando Ele compartilhou Seu Filho por toda a eternidade.
O velho andrajoso, inconscientemente, me recordou: "Eu asseguro que aquele que não aceite o reino de Deus como um menino, não entrará nele." Ritton
A última viagem
Houve um tempo em que eu ganhava a vida como motorista de táxi. Os passageiros embarcavam totalmente anônimos. E, às vezes, me contavam episódios de suas vidas, suas alegrias e suas tristezas.
Encontrei pessoas que me surpreenderam. Mas, nenhuma como aquela da noite de 25 para 26 de julho do último ano em que trabalhei na praça.
Havia recebido já tarde da noite uma chamada vinda de um pequeno prédio de tijolinhos, em uma rua tranqüila do subúrbio de Belo Horizonte, capital das Minas Gerais.
Quando cheguei ouvia cachorros latindo longe. O prédio estava escuro, com exceção de uma única lâmpada acesa numa janela do térreo.
Nestas circunstâncias, outros teriam buzinado duas ou três vezes, esperariam só um pouco e, então, iriam embora. Mas, eu sabia que muitas pessoas dependiam de táxis como único meio de transporte a tal hora.
A não ser, portanto, que a situação fosse claramente perigosa, eu sempre esperava.
"Este passageiro pode ser alguém que necessita de ajuda", pensei.
Assim, fui até a porta e bati.
- Um minutinho, respondeu uma voz débil e idosa.
Ouvi alguma coisa ser arrastada pelo chão...
Depois de uma pausa longa, a porta abriu-se. Vi-me então diante de uma senhora bem idosa, pequenina e de frágil aparência.
Usava um vestido estampado e um chapéu bizarro daqueles usados pelas senhoras idosas nos filmes da década de 40! E se equilibrava numa bengala, enquanto segurava com dificuldade uma pequena mala.
Dava para ver que a mobília estava toda coberta com lençóis. Não haviam relógios, roupas ou adornos sobre os móveis. Num canto jazia uma caixa aberta com fotografias e vidros.
A velha senhora, esboçando então um tímido sorriso de quem havia já perdido todos os dentes, pediu-me:
- O senhor poderia me ajudar com a mala?
Eu peguei a mala e ajudei-a caminhar lentamente até o carro. E enquanto se acomodava ela ficou me agradecendo.
- Não é nada, apenas procuro tratar meus passageiros do jeito que gostaria que tratassem minha velha mãe”.
- Oh!, você é um bom rapaz!
Quando embarcamos, deu-me um endereço e pediu:
- O senhor poderia ir pelo centro da cidade?
- Este não é o trajeto mais curto, alertei-a prontamente.
- Eu não me importo. Não estou com pressa. Meu destino é o último, o asilo dos velhos.
Surpreso, eu olhei pelo retrovisor.
Os olhos da velhinha brilhavam marejados.
- Eu não tenho mais família e o médico me disse que tenho muito pouco tempo.
Disfarçadamente desliguei o taxímetro e perguntei:
- Qual o caminho que a senhora deseja que eu tome?
Nas horas seguintes nós dirigimos por toda a cidade. Ela mostrou-me o edifício na Praça 7 em que havia, em certa ocasião, trabalhado como ascensorista.
Nós passamos pelas cercanias em que ela e o esposo tinham vivido como recém-casados. E também pela Igrejinha de São Francisco, na Pampulha, onde comemoraram Bodas de Ouro.
Ela pediu-me que passasse em frente a uma loja de móveis na região da Praça da Liberdade, que havia sido um grande salão de dança que ela freqüentara quando mocinha.
De vez em quando, pedia-me para dirigir vagarosamente em frente a um edifício ou esquina. Era quando ficava então com os olhos fixos na escuridão, sem dizer nada. E olhava, olhava e suspirava...
E assim rodamos a noite inteira.
Quando o primeiro raio de sol surgiu no horizonte, ela disse de repente:
- Estou cansada e pronta. Vamos agora!
Seguimos, então, em silêncio, para o endereço que ela havia me dado. Chegamos a um prédio rodeado de árvores, uma pequena casa de repouso.
Dois atendentes caminharam até o taxi, assim que paramos. Eram amáveis e atentos e logo se acercaram da velha senhora, a quem pareciam esperar.
Eu abri o porta-malas do carro e levei a pequena valise até a porta. A senhora, já sentada em uma cadeira de rodas, perguntou-me então pelo custo da corrida.
- Quanto lhe devo?, ela perguntou, pegando a bolsa.
- Nada!, eu disse.
- Você tem que ganhar a vida, meu jovem.
- Há outros passageiros", respondi.
Quase sem pensar, curvei-me e dei-lhe um abraço. Ela me envolveu comovidamente e devolveu-me com um beijo afetuoso e repleto da mais pura e genuína gratidão e disse:
- Você deu a esta velhinha bons momentos de alegria, como não tinha há tanto tempo. Só Deus é quem sabe o quanto você fez por mim. Obrigada, meu amigo! Mil vezes obrigada.”
Apertei sua mão pela última vez e caminhei no lusco-fusco da alvorada sem olhar para trás, pois as lágrimas corriam-me abundantes pela face.
Atrás de mim uma porta foi fechada. Era o som do término de uma vida... Naquele dia não peguei mais passageiros. Dirigi sem rumo, perdido nos meus pensamentos. Mal podia falar.
Dois dias depois, tomei coragem e voltei no asilo para ver como estava a minha mais nova amiga. Me disseram, então, que na noite anterior adormecera para sempre, em paz e feliz.
E fiquei a pensar, se a velhinha tivesse pego um motorista mal-educado e raivoso... Ou, então, algum que estivesse ansioso para terminar seu turno.
Óh, Deus! E se eu houvesse recusado a corrida? Ou tivesse buzinado uma vez e ido embora?
Ao relembrar, creio que eu jamais tenha feito algo mais importante na minha vida até então.
Em geral nos condicionamos a pensar que nossas vidas giram em torno de grandes momentos.
Todavia, os grandes momentos freqüentemente nos pegam desprevenidos e ficam guardados em recantos que quase todo mundo considera sem importância, quando nos damos conta, já passou.
As pessoas podem não lembrar exatamente o que você fez, ou o que você disse.
Mas, elas sempre lembrarão como você as fez sentir-se.
Portanto, você pode fazer a diferença.
Pense bem nisso.
Os idosos de hoje, somos nós amanhã. Ritton
Encontrei pessoas que me surpreenderam. Mas, nenhuma como aquela da noite de 25 para 26 de julho do último ano em que trabalhei na praça.
Havia recebido já tarde da noite uma chamada vinda de um pequeno prédio de tijolinhos, em uma rua tranqüila do subúrbio de Belo Horizonte, capital das Minas Gerais.
Quando cheguei ouvia cachorros latindo longe. O prédio estava escuro, com exceção de uma única lâmpada acesa numa janela do térreo.
Nestas circunstâncias, outros teriam buzinado duas ou três vezes, esperariam só um pouco e, então, iriam embora. Mas, eu sabia que muitas pessoas dependiam de táxis como único meio de transporte a tal hora.
A não ser, portanto, que a situação fosse claramente perigosa, eu sempre esperava.
"Este passageiro pode ser alguém que necessita de ajuda", pensei.
Assim, fui até a porta e bati.
- Um minutinho, respondeu uma voz débil e idosa.
Ouvi alguma coisa ser arrastada pelo chão...
Depois de uma pausa longa, a porta abriu-se. Vi-me então diante de uma senhora bem idosa, pequenina e de frágil aparência.
Usava um vestido estampado e um chapéu bizarro daqueles usados pelas senhoras idosas nos filmes da década de 40! E se equilibrava numa bengala, enquanto segurava com dificuldade uma pequena mala.
Dava para ver que a mobília estava toda coberta com lençóis. Não haviam relógios, roupas ou adornos sobre os móveis. Num canto jazia uma caixa aberta com fotografias e vidros.
A velha senhora, esboçando então um tímido sorriso de quem havia já perdido todos os dentes, pediu-me:
- O senhor poderia me ajudar com a mala?
Eu peguei a mala e ajudei-a caminhar lentamente até o carro. E enquanto se acomodava ela ficou me agradecendo.
- Não é nada, apenas procuro tratar meus passageiros do jeito que gostaria que tratassem minha velha mãe”.
- Oh!, você é um bom rapaz!
Quando embarcamos, deu-me um endereço e pediu:
- O senhor poderia ir pelo centro da cidade?
- Este não é o trajeto mais curto, alertei-a prontamente.
- Eu não me importo. Não estou com pressa. Meu destino é o último, o asilo dos velhos.
Surpreso, eu olhei pelo retrovisor.
Os olhos da velhinha brilhavam marejados.
- Eu não tenho mais família e o médico me disse que tenho muito pouco tempo.
Disfarçadamente desliguei o taxímetro e perguntei:
- Qual o caminho que a senhora deseja que eu tome?
Nas horas seguintes nós dirigimos por toda a cidade. Ela mostrou-me o edifício na Praça 7 em que havia, em certa ocasião, trabalhado como ascensorista.
Nós passamos pelas cercanias em que ela e o esposo tinham vivido como recém-casados. E também pela Igrejinha de São Francisco, na Pampulha, onde comemoraram Bodas de Ouro.
Ela pediu-me que passasse em frente a uma loja de móveis na região da Praça da Liberdade, que havia sido um grande salão de dança que ela freqüentara quando mocinha.
De vez em quando, pedia-me para dirigir vagarosamente em frente a um edifício ou esquina. Era quando ficava então com os olhos fixos na escuridão, sem dizer nada. E olhava, olhava e suspirava...
E assim rodamos a noite inteira.
Quando o primeiro raio de sol surgiu no horizonte, ela disse de repente:
- Estou cansada e pronta. Vamos agora!
Seguimos, então, em silêncio, para o endereço que ela havia me dado. Chegamos a um prédio rodeado de árvores, uma pequena casa de repouso.
Dois atendentes caminharam até o taxi, assim que paramos. Eram amáveis e atentos e logo se acercaram da velha senhora, a quem pareciam esperar.
Eu abri o porta-malas do carro e levei a pequena valise até a porta. A senhora, já sentada em uma cadeira de rodas, perguntou-me então pelo custo da corrida.
- Quanto lhe devo?, ela perguntou, pegando a bolsa.
- Nada!, eu disse.
- Você tem que ganhar a vida, meu jovem.
- Há outros passageiros", respondi.
Quase sem pensar, curvei-me e dei-lhe um abraço. Ela me envolveu comovidamente e devolveu-me com um beijo afetuoso e repleto da mais pura e genuína gratidão e disse:
- Você deu a esta velhinha bons momentos de alegria, como não tinha há tanto tempo. Só Deus é quem sabe o quanto você fez por mim. Obrigada, meu amigo! Mil vezes obrigada.”
Apertei sua mão pela última vez e caminhei no lusco-fusco da alvorada sem olhar para trás, pois as lágrimas corriam-me abundantes pela face.
Atrás de mim uma porta foi fechada. Era o som do término de uma vida... Naquele dia não peguei mais passageiros. Dirigi sem rumo, perdido nos meus pensamentos. Mal podia falar.
Dois dias depois, tomei coragem e voltei no asilo para ver como estava a minha mais nova amiga. Me disseram, então, que na noite anterior adormecera para sempre, em paz e feliz.
E fiquei a pensar, se a velhinha tivesse pego um motorista mal-educado e raivoso... Ou, então, algum que estivesse ansioso para terminar seu turno.
Óh, Deus! E se eu houvesse recusado a corrida? Ou tivesse buzinado uma vez e ido embora?
Ao relembrar, creio que eu jamais tenha feito algo mais importante na minha vida até então.
Em geral nos condicionamos a pensar que nossas vidas giram em torno de grandes momentos.
Todavia, os grandes momentos freqüentemente nos pegam desprevenidos e ficam guardados em recantos que quase todo mundo considera sem importância, quando nos damos conta, já passou.
As pessoas podem não lembrar exatamente o que você fez, ou o que você disse.
Mas, elas sempre lembrarão como você as fez sentir-se.
Portanto, você pode fazer a diferença.
Pense bem nisso.
Os idosos de hoje, somos nós amanhã. Ritton
As 3 árvores
Imaginemos três pequenas árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes.
A primeira queria ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros;
A segunda queria ser um grande navio para transportar reis e rainhas.
A terceira árvore queria ficar no alto de uma montanha e crescer tanto que as pessoas quando olhassem para ela, levantassem seus olhos e pensassem em Deus.
Mas, a primeira árvore acabou sendo transformada num cocho de animais coberto de feno, a segunda virou um simples barco de pesca carregando pessoas e peixes todos os dias e a terceira árvore mesmo sonhando em ficar no alto de uma montanha, acabou cortada em grossas vigas e colocada de lado num depósito.
Mas numa certa noite, uma jovem mulher colocou seu neném nascido naquele cocho de animais e de repente a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo.
A segunda árvore anos mais tarde acabou transportando um homem que acabou dormindo no barco, mas quando a tempestade quase afundou o pequeno barco o homem levantou-se e disse ao mar revolto: -"Sossega"; e entendeu que estava carregando o Rei dos Céus e da Terra.
Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela, pois fora condenado a morte mesmo sendo inocente.
Logo sentiu-se horrível e cruel, mas no Domingo o mundo vibrou de alegria e a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado um homem para a salvação da humanidade e que as pessoas se lembrariam de Deus e de seu filho Jesus Cristo ao olharem para ela.
"O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor." Pense nisto...
Ritton
A primeira queria ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros;
A segunda queria ser um grande navio para transportar reis e rainhas.
A terceira árvore queria ficar no alto de uma montanha e crescer tanto que as pessoas quando olhassem para ela, levantassem seus olhos e pensassem em Deus.
Mas, a primeira árvore acabou sendo transformada num cocho de animais coberto de feno, a segunda virou um simples barco de pesca carregando pessoas e peixes todos os dias e a terceira árvore mesmo sonhando em ficar no alto de uma montanha, acabou cortada em grossas vigas e colocada de lado num depósito.
Mas numa certa noite, uma jovem mulher colocou seu neném nascido naquele cocho de animais e de repente a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo.
A segunda árvore anos mais tarde acabou transportando um homem que acabou dormindo no barco, mas quando a tempestade quase afundou o pequeno barco o homem levantou-se e disse ao mar revolto: -"Sossega"; e entendeu que estava carregando o Rei dos Céus e da Terra.
Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela, pois fora condenado a morte mesmo sendo inocente.
Logo sentiu-se horrível e cruel, mas no Domingo o mundo vibrou de alegria e a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado um homem para a salvação da humanidade e que as pessoas se lembrariam de Deus e de seu filho Jesus Cristo ao olharem para ela.
"O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor." Pense nisto...
Ritton
Urgência de viver
A matemática da vida não é simples...cada soma também é uma subtração... Quando somamos mais um ano aqueles que já vivemos, subtraímos um ano daqueles que nos restam para viver... Esperamos demais para fazer o que precisa ser feito, num mundo que só nos dá um dia de cada vez, sem garantia do amanhã... Enquanto lamentamos que a vida é curta, agimos como se tivéssemos a nossa disposição um estoque inesgotável de tempo... Esperamos demais para dizer as palavras do perdão que devem ser ditas... Esperamos demais para pôr de lado os rancores que devem ser expulsos... Esperamos demais para expressar gratidão, para dar ânimo, para oferecer consolo... Esperamos demais para enunciar as preces... Esperamos demais para executar as tarefas que estão esperando para serem cumpridas... Esperamos demais para demonstrar o amor que talvez não seja mais necessário amanhã... Esperamos demais nos bastidores, quando a vida tem um papel para desempenharmos no palco... DEUS também está esperando nós pararmos de esperar, esperando nós começarmos a fazer agora tudo aquilo para o qual este dia e esta vida nos foram dados...
A Borboleta
Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo; um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco.
Então pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso.
Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais.
Então o homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente.
Mas seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas.
O homem continuou a observá-la, porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar a tempo.
Nada aconteceu! Na verdade, a borboleta passou o resto de sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar.
O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia, era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo pelo qual Deus fazia com que o fluído do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de forma que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.
Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida.
Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nós nunca poderíamos voar.
Eu pedi forças... e Deus deu-me dificuldades para fazer-me forte.
Eu pedi sabedoria... e Deus deu-me problemas para resolver.
Eu pedi prosperidade... e Deus deu-me cérebro e músculos para trabalhar.
Eu pedi coragem... e Deus deu-me obstáculos para superar.
Eu pedi amor... e Deus deu-me pessoas com problemas para ajudar.
Eu pedi favores... e Deus deu-me oportunidades.
Eu não recebi nada do que pedi... mas eu recebi tudo de que precisava.
A mesa do velho Avô
Então pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso.
Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais.
Então o homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente.
Mas seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas.
O homem continuou a observá-la, porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar a tempo.
Nada aconteceu! Na verdade, a borboleta passou o resto de sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar.
O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia, era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo pelo qual Deus fazia com que o fluído do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de forma que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.
Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida.
Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nós nunca poderíamos voar.
Eu pedi forças... e Deus deu-me dificuldades para fazer-me forte.
Eu pedi sabedoria... e Deus deu-me problemas para resolver.
Eu pedi prosperidade... e Deus deu-me cérebro e músculos para trabalhar.
Eu pedi coragem... e Deus deu-me obstáculos para superar.
Eu pedi amor... e Deus deu-me pessoas com problemas para ajudar.
Eu pedi favores... e Deus deu-me oportunidades.
Eu não recebi nada do que pedi... mas eu recebi tudo de que precisava.
Um frágil e velho homem foi viver com seu filho, nora, e o seu neto mais velho de quatro anos. As mãos do velho homem tremiam e a vista já estavam embaralhando. A família comia junto à mesa. Mas as mãos trêmulas do avô ancião e sua visão falhando, tornou difícil o ato de comer. Ervilhas rolaram da colher dele sobre o chão. Quando ele pegou seu copo, o leite derramou na toalha da mesa. A bagunça irritou fortemente seu filho e nora:
" Nós temos que fazer algo sobre o Vovô, " disse o filho. " Já tivemos bastante do seu leite derramado, ouvindo-o comer ruidosamente, e muita de sua comida no chão ".
Assim o marido e esposa prepararam uma mesa pequena no canto da sala. Lá Vovô comia sozinho enquanto o resto da família desfrutava do jantar. Desde que o Avô tinha quebrado um ou dois pratos, a comida dele foi servida em uma tigela de madeira. Quando a família olhava de relance na direção do Vovô, às vezes percebiam nele uma lágrima em seu olho por estar só. Ainda assim, as únicas palavras que o casal tinha para ele eram advertências acentuadas quando ele derrubava um garfo ou derramava comida. O neto mais velho de quatro anos assistiu tudo em silêncio. Uma noite antes da ceia, o pai notou que seu filho estava brincando no chão com sucatas de madeira. Ele perguntou docemente para a criança, " O que você está fazendo?”
Da mesma maneira dócil, o menino respondeu:
" Eu estou fabricando uma pequena tigela para Você e Mamãe comerem sua comida quando eu crescer." O neto mais velho de quatro anos sorriu e voltou a trabalhar. As palavras do menino golpearam os pais que ficaram mudos. Então lágrimas começaram a fluir em seus rostos. Entretanto nenhuma palavra foi falada, ambos souberam o que devia ser feito. Aquela noite o marido pegou a mão do Vovô e com suavidade o conduziu atrás da mesa familiar. Para o resto de seus dias de vida ele comeu sempre com a família. E por alguma razão, nem marido nem esposa pareciam se preocupar mais quando um garfo era derrubado, ou leite derramado, ou que a toalha da mesa tinha sujado. As crianças são notavelmente perceptivas. Os olhos delas sempre observam, suas orelhas sempre escutam, e suas as mentes sempre processam as mensagens que elas absorvem. Se elas nos vêem pacientemente providenciar uma atmosfera feliz em nossa casa, para nossos familiares, eles imitarão aquela atitude para o resto de suas vidas . O pai sábio percebe isso diariamente, que o alicerce está sendo construído para o futuro da criança. Sejamos sábios construtores de bons exemplos de comportamento de vida em nossas funções.
" Nós temos que fazer algo sobre o Vovô, " disse o filho. " Já tivemos bastante do seu leite derramado, ouvindo-o comer ruidosamente, e muita de sua comida no chão ".
Assim o marido e esposa prepararam uma mesa pequena no canto da sala. Lá Vovô comia sozinho enquanto o resto da família desfrutava do jantar. Desde que o Avô tinha quebrado um ou dois pratos, a comida dele foi servida em uma tigela de madeira. Quando a família olhava de relance na direção do Vovô, às vezes percebiam nele uma lágrima em seu olho por estar só. Ainda assim, as únicas palavras que o casal tinha para ele eram advertências acentuadas quando ele derrubava um garfo ou derramava comida. O neto mais velho de quatro anos assistiu tudo em silêncio. Uma noite antes da ceia, o pai notou que seu filho estava brincando no chão com sucatas de madeira. Ele perguntou docemente para a criança, " O que você está fazendo?”
Da mesma maneira dócil, o menino respondeu:
" Eu estou fabricando uma pequena tigela para Você e Mamãe comerem sua comida quando eu crescer." O neto mais velho de quatro anos sorriu e voltou a trabalhar. As palavras do menino golpearam os pais que ficaram mudos. Então lágrimas começaram a fluir em seus rostos. Entretanto nenhuma palavra foi falada, ambos souberam o que devia ser feito. Aquela noite o marido pegou a mão do Vovô e com suavidade o conduziu atrás da mesa familiar. Para o resto de seus dias de vida ele comeu sempre com a família. E por alguma razão, nem marido nem esposa pareciam se preocupar mais quando um garfo era derrubado, ou leite derramado, ou que a toalha da mesa tinha sujado. As crianças são notavelmente perceptivas. Os olhos delas sempre observam, suas orelhas sempre escutam, e suas as mentes sempre processam as mensagens que elas absorvem. Se elas nos vêem pacientemente providenciar uma atmosfera feliz em nossa casa, para nossos familiares, eles imitarão aquela atitude para o resto de suas vidas . O pai sábio percebe isso diariamente, que o alicerce está sendo construído para o futuro da criança. Sejamos sábios construtores de bons exemplos de comportamento de vida em nossas funções.
3 Lições
1ª Lição
Sempre se lembre daqueles que te serviram. Numa época em que um sorvete custava muito menos do que hoje, um menino de 10 anos entrou na lanchonete de um hotel e sentou-se a uma mesa.
Uma garçonete colocou um copo de água na frente dele.
- "Quanto custa um sundae?" ele perguntou.
- "50 centavos" - respondeu a garçonete.
O menino puxou as moedas do bolso e começou a contá-las.
- "Bem, quanto custa o sorvete simples?" ele perguntou.
A essa altura, mais pessoas estavam esperando por uma mesa e a garçonete perdendo a paciência.
- "35 centavos" - respondeu ela, de maneira brusca.
O menino, mais uma vez, contou as moedas e disse:
- "Eu vou querer, então, o sorvete simples".
A garçonete trouxe o sorvete simples, a conta, colocou na mesa e saiu.
O menino acabou o sorvete, pagou a conta no caixa e saiu.
Quando a garçonete voltou, ela começou a chorar a medida que ia limpando a mesa pois ali, do lado do prato, tinham 15 centavos em moedas - ou seja, o menino não pediu o sundae porque ele queria que sobrasse a gorjeta da garçonete.
2ª Lição
Durante meu segundo mês na escola de enfermagem, nosso professor nos deu um questionário. Eu era bom aluno e respondi rápido todas as questões até chegar a última que era:
"Qual o primeiro nome da mulher que faz a limpeza da escola?"
Sinceramente, isso parecia uma piada.
Eu já tinha visto a tal mulher várias vezes. Ela era alta, cabelo escuro, lá pelos seus 50 anos, mas como eu ia saber o primeiro nome dela?
Eu entreguei meu teste deixando essa questão em branco e um pouco antes da aula terminar, um aluno perguntou se a última pergunta do teste ia contar na nota.
"É claro!", respondeu o professor.
"Na sua carreira, você encontrará muitas pessoas. Todas têm seu grau de importância. Elas merecem sua atenção mesmo que seja com um simples sorriso ou um simples "alô".
Eu nunca mais esqueci essa lição e também acabei aprendendo que o primeiro nome dela era Marilde.
3ª Lição
O obstáculo no nosso caminho. Em tempos bem antigos, um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada.
Então, ele se escondeu e ficou observando para ver se alguém tiraria a imensa rocha do caminho.
Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra.
Alguns até esbravejaram contra o rei dizendo que ele não mantinha as estradas limpas mas nenhum deles tentou sequer mover a pedra dali.
De repente, passa um camponês com uma boa carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa rocha, ele pôs de lado a sua carga e tentou remover a rocha dali.
Após muita força e suor, ele finalmente conseguiu mover a pedra para o lado da estrada. Ele, então, voltou a pegar a sua carga de vegetais mas notou que havia uma bolsa no local onde estava a pedra.
A bolsa continha muitas moedas de ouro e uma nota escrita pelo rei que dizia que o ouro era para a pessoa que tivesse removido a pedra do caminho. O camponês aprendeu o que muitos de nós nunca entendeu:
"Todo obstáculo contém uma oportunidade para melhorarmos nossa condição".
Acordar
Sempre se lembre daqueles que te serviram. Numa época em que um sorvete custava muito menos do que hoje, um menino de 10 anos entrou na lanchonete de um hotel e sentou-se a uma mesa.
Uma garçonete colocou um copo de água na frente dele.
- "Quanto custa um sundae?" ele perguntou.
- "50 centavos" - respondeu a garçonete.
O menino puxou as moedas do bolso e começou a contá-las.
- "Bem, quanto custa o sorvete simples?" ele perguntou.
A essa altura, mais pessoas estavam esperando por uma mesa e a garçonete perdendo a paciência.
- "35 centavos" - respondeu ela, de maneira brusca.
O menino, mais uma vez, contou as moedas e disse:
- "Eu vou querer, então, o sorvete simples".
A garçonete trouxe o sorvete simples, a conta, colocou na mesa e saiu.
O menino acabou o sorvete, pagou a conta no caixa e saiu.
Quando a garçonete voltou, ela começou a chorar a medida que ia limpando a mesa pois ali, do lado do prato, tinham 15 centavos em moedas - ou seja, o menino não pediu o sundae porque ele queria que sobrasse a gorjeta da garçonete.
2ª Lição
Durante meu segundo mês na escola de enfermagem, nosso professor nos deu um questionário. Eu era bom aluno e respondi rápido todas as questões até chegar a última que era:
"Qual o primeiro nome da mulher que faz a limpeza da escola?"
Sinceramente, isso parecia uma piada.
Eu já tinha visto a tal mulher várias vezes. Ela era alta, cabelo escuro, lá pelos seus 50 anos, mas como eu ia saber o primeiro nome dela?
Eu entreguei meu teste deixando essa questão em branco e um pouco antes da aula terminar, um aluno perguntou se a última pergunta do teste ia contar na nota.
"É claro!", respondeu o professor.
"Na sua carreira, você encontrará muitas pessoas. Todas têm seu grau de importância. Elas merecem sua atenção mesmo que seja com um simples sorriso ou um simples "alô".
Eu nunca mais esqueci essa lição e também acabei aprendendo que o primeiro nome dela era Marilde.
3ª Lição
O obstáculo no nosso caminho. Em tempos bem antigos, um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada.
Então, ele se escondeu e ficou observando para ver se alguém tiraria a imensa rocha do caminho.
Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra.
Alguns até esbravejaram contra o rei dizendo que ele não mantinha as estradas limpas mas nenhum deles tentou sequer mover a pedra dali.
De repente, passa um camponês com uma boa carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa rocha, ele pôs de lado a sua carga e tentou remover a rocha dali.
Após muita força e suor, ele finalmente conseguiu mover a pedra para o lado da estrada. Ele, então, voltou a pegar a sua carga de vegetais mas notou que havia uma bolsa no local onde estava a pedra.
A bolsa continha muitas moedas de ouro e uma nota escrita pelo rei que dizia que o ouro era para a pessoa que tivesse removido a pedra do caminho. O camponês aprendeu o que muitos de nós nunca entendeu:
"Todo obstáculo contém uma oportunidade para melhorarmos nossa condição".
Acordar
Você sabe o que significa a palavra “acordar”? Vamos fazer uma brincadeira e separar em sílabas a palavra acordar: A-cor-dar. Viu? Significa dar a cor, colocar o coração em tudo que faz. Existem pessoas que acordam às 6:00h da tarde. É isso mesmo! Pela manhã caem da cama, são jogadas da cama, mas passam o dia todo dormindo. E existem alguns, acredite, que passam a vida toda e não conseguem acordar. Eu tive um amigo que acordou aos 54 anos de idade. Ele me disse: Descobri que estou na profissão errada! E ele já estava se aposentando... Imagine o trauma que esse amigo criou para si, para os colegas de trabalho, para a sua família! Foi infeliz durante toda a sua vida profissional porque simplesmente não “acordou. Eu, na época, era muito jovem, mas compreendi bem o que ele estava me ensinando naquele momento. Por mais cinzento que possa estar sendo o dia de hoje, ele tem exatamente a cor que dou a ele. Sabe por quê? Porque a vida tem a cor que “a gente pinta”. O engraçado é que os dias são todos exclusivos. Cada dia é um novo dia, ninguém o viveu. Ele está ali, esperando que eu e você façamos com que ele seja o melhor da nossa vida. Os meus dias são os mais lindos da face da terra porque eu os faço os mais lindos da face da terra. O universo é o limite. Dê a você a oportunidade de “a-cor-dar” todos os dias e compartilhar com os outros o que Deus nos dá de melhor: O privilégio de fazer os outros felizes!
A caderneta vermelha
A gravidez da amizade
O carteiro entregou o telegrama. José Roberto não agradeceu e enquanto abria o envelope, uma profunda ruga sulcou-lhe a testa. Uma expressão mais de surpresa do que de dor tomou-lhe conta do rosto. Palavras breves e incisas: - Seu pai faleceu. Enterro 18 horas. Mamãe. Jose Roberto continuou parado, olhando para o vazio. Nenhuma lágrima lhe veio aos olhos nenhum aperto no coração.Nada! Era como se houvesse morrido um estranho. Por que nada sentia pela morte do velho? Com um turbilhão de pensamentos confundido-o, avisou a esposa, tomou o ônibus e se foi, vencendo os silenciosos quilômetros de estrada enquanto a cabeça girava a mil. No íntimo, não queria ir ao funeral e, se estava indo era apenas para que a mãe não ficasse mais amargurada. Ela sabia que pai e filho não se davam bem. A coisa havia chegado ao final no dia em que, depois de mais uma chuva de acusações, José Roberto havia feito as malas e partido prometendo nunca mais botar os pés naquela casa. Um emprego razoável, casamento, telefonemas à mãe pelo Natal, Ano Novo ou Páscoa... Ele havia se desligado da família, não pensava no pai e a última coisa na vida que desejava na vida era ser parecido com ele. O velório: poucas pessoas. A mãe está lá, pálida, gelada, chorosa. Quando reviu o filho, as lágrimas correram silenciosas, foi um abraço de desesperado silêncio. Depois, ele viu o corpo sereno envolto por um lençol de rosas vermelho, como as que o pai gostava de cultivar. José Roberto não verteu uma única lágrima, o coração não pedia. Era como estar diante de um desconhecido, um estranho. O funeral: o sabiá cantando, o sol se pondo. Ele ficou em casa com a mãe até a noite, beijou-a e prometeu que voltaria trazendo netos e esposa para conhecê-la. Agora, ele poderia voltar à casa, porque aquele que não o amava, não estava mais lá para dar-lhe conselhos ácidos nem para criticá-lo. Na hora da despedida a mãe colocou-lhe algo pequeno e retangular na mão. Há mais tempo você poderia ter recebido isto - disse. Mas, infelizmente só depois que ele se foi eu encontrei entre os guardados mais importantes... Foi um gesto mecânico que, minutos depois de começar a viagem, meteu a mão no bolso e sentiu o presente. O foco mortiço da luz do bagageiro, revelou uma pequena caderneta de capa vermelha. Abriu-a curioso. Páginas amareladas. Na primeira, no alto, reconheceu a caligrafia firme do pai: "Nasceu hoje o José Roberto. Quase quatro quilos! O meu primeiro filho, um garotão! Estou orgulhoso de ser o pai daquele que será a minha continuação na Terra!". À medida que folheava, devorando cada anotação, sentia um aperto na boca do estomago, mistura de dor e perplexidade, pois as imagens do passado ressurgiram firmes e atrevidas como se acabassem de acontecer! "Hoje, meu filho foi para escola. Está um homenzinho! Quando eu vi ele de uniforme, fiquei emocionado e desejei-lhe um futuro cheio de sabedoria. A vida dele será diferente da minha, que não pude estudar por ter sido obrigado a ajudar meu pai. Mas para meu filho desejo o melhor. Não permitirei que a vida o castigue". Outra página "Roberto me pediu uma bicicleta, meu salário não dá, mas ele merece porque é estudioso e esforçado. Fiz um empréstimo que espero pagar com horas extras". José Roberto mordeu os lábios. Lembrava-se da sua intolerância, das brigas feitas para ganhar a sonhada bicicleta. Se todos os amigos ricos tinham uma, por que ele também não poderia ter a sua? "É duro para um pai castigar um filho e bem sei que ele poderá me odiar por isso; entretanto, devo educá-lo para seu próprio bem." "Foi assim que aprendi a ser um homem honrado e esse é o único modo que sei de ensiná-lo". José Roberto fechou os olhos e viu toda a cena quando por causa de uma bebedeira, tinha ido para a cadeia e naquela noite, se o pai não tivesse aparecido para impedi-lo de ir ao baile com os amigos... Lembrava-se apenas do automóvel retorcido e manchado de sangue que tinha batido contra uma árvore... Parecia ouvir sinos, o choro da cidade inteira enquanto quatro caixões seguiam lugubremente para o cemitério. As páginas se sucediam com ora curtas, ora longas anotações, cheias das respostas que revelam o quanto, em silêncio e amargura, o pai o havia amado. O "velho" escrevia de madrugada. Momento da solidão, num grito de silêncio, porque era desse jeito que ele era, ninguém o havia ensinado a chorar e a dividir suas dores, o mundo esperava que fosse durão para que não o julgassem nem fraco e nem covarde. E, no entanto, agora José Roberto estava tendo a prova que, debaixo daquela fachada de fortaleza havia um coração tão terno e cheio de amor. A última página. Aquela do dia em que ele havia partido: - "Deus, o que fiz de errado para meu filho me odiar tanto? Por que sou considerado culpado, se nada fiz, senão tentar transformá-lo em um homem de bem?" "Meu Deus, não permita que esta injustiça me atormente para sempre. Que um dia ele possa me compreender e perdoar por eu não ter sabido ser o pai que ele merecia ter." Depois não havia mais anotações e as folhas em branco davam a idéia de que o pai tinha morrido naquele momento. José Roberto fechou depressa a caderneta, o peito doía. O coração parecia haver crescido tanto, que lutava para escapar pela boca. Nem viu o ônibus entrar na rodoviária, levantou aflito e saiu quase correndo porque precisava de ar puro para respirar. A aurora rompia no céu e mais um dia começava. "Honre seu pai para que os dias de sua velhice sejam tranqüilos!" - certa vez ele tinha ouvido essa frase e jamais havia refletido o na profundidade que ela continha. Em sua egocêntrica cegueira de adolescente, jamais havia parado para pensar em verdades mais profundas. Para ele, os pais eram descartáveis e sem valor como as embalagens que são atiradas ao lixo. Afinal, naqueles dias de pouca reflexão tudo era juventude, saúde, beleza, musica, cor, alegria, despreocupação, vaidade. Não era ele um semideus? Agora, porém, o tempo o havia envelhecido, fatigado e também tornado pai aquele falso herói. De repente. No jogo da vida, ele era o pai e seus atuais contestadores. Como não havia pensado nisso antes? Certamente por não ter tempo, pois andava muito ocupado com os negócios, a luta pela sobrevivência, a sede de passar fins de semana longe da cidade grande, a vontade de mergulhar no silêncio sem precisar dialogar com os filhos. Ele jamais tivera a idéia de comprar uma cadernetinha de capa vermelha para anotar uma frase sobre seus herdeiros, jamais lhe havia passado pela cabeça escrever que tinha orgulho daqueles que continuam o seu nome. Justamente ele, que se considerava o mais completo pai da Terra? Uma onda de vergonha quase o prostrou por terra numa derradeira lição de humildade. Quis gritar, erguer procurando agarrar o velho para sacudi-lo e abraçá-lo, encontrou apenas o vazio. Havia uma raquítica rosa vermelha num galho no jardim de uma casa, o sol acabava de nascer. Então, José Roberto acariciou as pétalas e lembrou-se da mãozona do pai podando, adubando e cuidando com amor. Por que nunca tinha percebido tudo aquilo antes? Uma lágrima brotou como o orvalho, e erguendo os olhos para o céu dourado, de repente, sorriu e desabafou-se numa confissão aliviadora: "Se Deus me mandasse escolher, eu juro que não queria ter tido outro pai que não fosse você velho! Obrigado por tanto amor, e me perdoe por haver sido tão cego." "Fale, curta, abrace, beije, sinta e ame todas as pessoas com que você pode ver e tocar" Aproveite a vida saudavelmente!!!
Toda amizade é uma história particular. É uma história de conquista. Primeiro, descobre-se o outro. Todo mundo parece igual, mas não é. E é justamente essa coisinha diferente em cada um que torna cada pessoa única. E de repente ali está a sementinha da amizade fecundada... A gestação começa. São pedacinhos de nós que vão ficando nas conversas e pedacinhos do coração do outro que vão caminhando pra dentro da gente. Há os risos e os sorrisos, a partilha de coisas simples ou de coisas importantes. As descobertas, cheias de surpresas muitas vezes. A voz calada que pensa, não diz nada... Advinha!... Fazemos idéia imediata de uma pessoa ao primeiro contato. Julgamos? Talvez. E só os próximos dias, horas ou instantes vão nos dizer que julgamos certo. Acontece de nos termos enganado em certos pontos e quantas vezes não bendizemos isso! Claro que ninguém gosta de estar enganado. Mas quando descobrimos um palhacinho por detrás de uma pessoa séria e reservada é maravilhoso saber que pudemos nos enganar. Se todos os enganos fossem assim abençoados! ... A sensibilidade do outro nos toca... Dá até vontade de chorar. Não sabemos direito o porque de nos sentirmos próximos de alguém assim tão longe, tão diferente e tão igual. Mas amizade, como o amor, não se questiona. Vive-se. Dela e pra ela. É preciso dar tempo ao tempo para se saber cativar e ser cativado. Quando saímos às pressas, sempre temos o risco de deixar alguma coisa esquecida. Mas se tomamos o tempo de olhar bem, refletir, conversar, conversar e conversar... e rir e brincar e ficar em silêncio! ... Se deixamos que essa flor nasça cuidadosa e docemente... aos poucos ela vai vendo a luz do dia. Maravilhando-se. Contemplando o outro com novos olhos, ou nova maneira de olhar. Tudo vira encanto! Que o outro ria de mim ou para mim, mas que ria! Gargalhe, faça festa! . . . Que eu seja nem que seja por um pouco responsável por esse rosto iluminado, por essa vontade de viver e de ver o que virá depois. Bendita seja essa gestação amiga! Sem prazo, sem tempo, sem hora marcada! Bendita seja essa amizade, prova de que Deus se faz conhecer através das pessoas que alcançam nosso coração...
A bagagem
Arrogancia
O Abraço
Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão... A medida em que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando. Porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho... A um determinado ponto do caminho começa a ficar insuportável carregar tantas coisas. Pesa demais... Então você pode escolher: Ficar sentado a beira do caminho, esperando que alguém o ajude, o que é difícil... Pois todos que passarem por ali já terão sua própria bagagem. Você pode ficar a vida inteira esperando ... Ou você pode aliviar o peso, esvaziando a mala. Mas, o que tirar ? Você começa tirando tudo para fora, e vendo o que tem dentro... Amor, amizade, amor, amizade... Nossa!!! Tem bastante, e curioso... Não pesa nada!!! Mas tem algo pesado.... Você faz força para tirar.... É a raiva - como ela pesa!!! Aí você começa a tirar, tirar e aparecem a incompreensão, o medo, o pessimismo... Nesse momento, o desânimo quase te puxa pra dentro da mala .... Mas você puxa-o para fora com toda a força, e aparece um sorriso, que estava sufocado no fundo da sua bagagem.... Pula para fora outro sorriso e mais outro, e aí sai a felicidade... Você coloca as mãos dentro da mala de novo e tira pra fora a tristeza... Agora, você vai ter que procurar a paciência dentro da mala, pois vai precisar bastante.... Procure então o resto: Força, esperança, coragem, entusiasmo, equilíbrio, responsabilidade, tolerância, bom humor... Tire a preocupação também, e deixe de lado. Depois você pensa o que fazer com ela... Bem, sua bagagem está pronta para ser arrumada de novo! Mas pense bem no que vai colocar lá dentro !!! Agora é com você... E não se esqueça de fazer isso mais vezes... Pois o caminho é muito, muito longo.
Arrogancia
O diálogo abaixo é verídico, e foi travado em outubro de 1995 entre um navio da Marinha Norte Americana e as autoridades costeiras do Canadá, próximo ao litoral de Newfoundland. Os americanos começaram na maciota: - Favor alterar seu curso 15 graus para norte para evitar colisão com nossa embarcação. Os canadenses responderam de pronto: - Recomendo mudar o “seu” curso 15 graus para sul. O americano ficou mordido: - Aqui é o capitão de um navio da Marinha Americana. Repito, mude o “SEU” curso. Mas o canadense insistiu: - Não. Mude o SEU curso atual. O negócio começou a ficar feio. O capitão americano berrou ao microfone: - Este é o porta-aviões USS Lincoln, o segundo maior navio da frota americana no Atlântico. Estamos acompanhados de três destroyers, três fragatas e numerosos navios de suporte. Eu exijo que vocês mudem seu curso 15 graus para norte ou então tomaremos contramedidas para garantir a segurança do navio!! E o canadense respondeu: - Aqui é um farol, câmbio! Às vezes a nossa arrogância nos faz cegos... Quantas vezes criticamos a ação dos outros, quantas vezes exigimos mudanças de comportamento nas pessoas que vivem perto de nós, quando na verdade nós é que deveríamos mudar nosso rumo...
...Que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto. ...Que não importa o quanto certas coisas são importantes para mim, tem gente que não dá a mínima e eu jamais conseguirei convencê-las. ... Que posso passar anos construindo uma verdade e destruí-la em apenas alguns segundos. ...Que posso usar meu charme por apenas 15 minutos, depois disso, preciso saber do que estou falando. ...Que posso fazer algo em um minuto e ter que responder por isso o resto da vida. ...Que por mais que você corte um pão em fatias, esse pão continua tendo duas faces, e o mesmo vale para tudo o que cortamos em nosso caminho. ...Que vai demorar muito para me transformar na pessoa que quero ser, e devo ter paciência. ...Que posso ir além dos limites que eu próprio coloquei. ... Que eu preciso escolher entre controlar meus pensamentos ou ser controlado por eles. ...Que os heróis são pessoas que fazem o que acham que devem fazer naquele momento, independentemente do medo que sentem. ...Que perdoar exige muita prática. ...Que há muita gente que gosta de mim, mas não consegue expressar isso. ...Que nos momentos mais difíceis, a ajuda veio justamente daquela pessoa que eu achava que iria tentar piorar a minha vida. ...Que eu posso ficar furioso, tenho direito de me irritar, mas não tenho o direito de ser cruel. ...Que jamais posso dizer a uma criança que seus sonhos são impossíveis, será uma tragédia para o mundo se eu conseguir convencê-la disso. ...Que meu melhor amigo vai me machucar de vez em quando, que eu tenho que me acostumar com isso. ...Que não é o bastante ser perdoado pelos outros, eu preciso me perdoar primeiro. ...Que, não importa o quanto meu coração esteja sofrendo, o mundo não vai parar por causa disso. ...Que as circunstâncias de minha infância são responsáveis pelo que eu sou, mas não pelas minhas escolhas que eu fiz quando adulto. ...Que numa briga, eu preciso escolher de que lado estou, mesmo quando não quero me envolver. ...Que, quando duas pessoas discutem, não significa que elas se odeiem; e quando duas pessoas não discutem não significa que elas se amem. ...Que por mais que eu queira proteger os meus filhos, eles vão se machucar e eu também serei machucado, isso faz parte da vida. ...Que minha existência pode mudar para sempre em poucas horas, por causa de gente que eu nunca vi antes. ...Que diplomas na parede não me fazem mais respeitável ou mais sábio. ...Que as palavras de amor perdem o sentido, quando usadas sem critério. ...Que amigos não são para guardá-los no peito, e sim para mostrá-los que são amigos. ...Que certas pessoas vão embora de qualquer maneira. ...Que é difícil traçar uma linha entre ser gentil, não ferir as pessoas, e saber lutar pelas coisas em que acredito. Viva Bem !!! Viva o melhor possível !!!
Uma vez um homem estava sendo perseguido por vários malfeitores que queriam matá-lo. O homem, correndo, virou em um atalho que saía da estrada e entrava pelo meio do mato e, no desespero, elevou uma oração a Deus da seguinte maneira: - Deus Todo Poderoso fazei com que dois anjos venham do céu e tapem a entrada da trilha para que os bandidos não me matem!!! Nesse momento escutou que os homens se aproximavam da trilha onde ele se escondia e viu que na entrada da trilha apareceu uma minúscula aranha. A aranha começou a tecer uma teia na entrada da trilha. O homem se pôs a fazer outra oração cada vez mais angustiado: - Senhor, eu vos pedi anjos, não uma aranha. Senhor, por favor, com tua mão poderosa coloca um muro forte na entrada desta trilha, para que os homens não possam entrar e me matar... Então ele abriu os olhos esperando ver um muro tapando a entrada e viu apenas a aranha tecendo a teia. Os malfeitores estavam entrando na trilha, na qual ele se encontrava, e ele estava esperando apenas a morte. Quando passaram em frente da trilha o homem escutou: - Vamos, entremos nesta trilha. - Não, não está vendo que tem até teia de aranha? Nada entrou por aqui. Continuemos procurando nas próximas trilhas. Fé é crer no que não se vê, é perseverar diante do impossível. Às vezes pedimos muros para estarmos seguros, mas Deus pede que tenhamos confiança nEle para deixar que Sua Glória se manifeste e faça algo como uma teia, que nos dá a mesma proteção de uma muralha. Nunca desanime em meio às lutas, siga em frente, pois Deus disse: “diga ao fraco que Eu sou forte”. São nos momentos mais difíceis que encontramos em Deus a nossa força. Tenha um ótimo dia!!!
Feliz Páscoa á todos
Feliz Páscoa á todos
Quando eu era criança não entendia muito bem a Páscoa. Só adorava procurar os ovinhos de chocolate que o coelhinho escondia. Mas, o que tem a ver coelho com ovos, seus símbolos, com a ressurreição de Jesus ou a fuga dos hebreus do Egito comandada por Moisés? Agora sei qual a relação de tudo isto. Os ovos são o símbolo do nascimento. Ali dentro, uma vida por vir ao mundo. É o eterno milagre da vida que renasce todos os dias. O coelho é o animal que se reproduz com uma
velocidade estonteante, é uma ode à família, uma declaração de amor que a natureza faz todos dias. Renascer é nascer, somos nós mesmos que renascemos nos nossos filhos, é a vida que se pereniza na prole. A fuga dos hebreus é o fim da
escravidão de uma povo. A escravidão equivale à morte, escravizar equivale a tirar a vontade e a alma de alguém, equivale a tirar sua vida. Se libertar da escravidão é viver de novo, é renascer, é estar sempre começando tudo de novo.
Por fim, Jesus é a ressurreição. Quer prova mais clara do que digo? Este eterno milagre que nos encanta é o milagre da vida que a Páscoa nos relembra. A Páscoa é a ressurreição das nossas almas. Este é o dia de renascer, começar tudo de
novo. De nos libertamos do mal que corrompeu nossas almas e nos recobrirmos com o véu da pureza da alma que tivemos um dia. Abandonar tudo o que é velho e antigo e olhar pra frente com coragem. Nos dedicarmos à vida como quem sorve o sumo de um fruto saboroso. Hoje é dia de renascer.
Feliz Páscoa para todos.
velocidade estonteante, é uma ode à família, uma declaração de amor que a natureza faz todos dias. Renascer é nascer, somos nós mesmos que renascemos nos nossos filhos, é a vida que se pereniza na prole. A fuga dos hebreus é o fim da
escravidão de uma povo. A escravidão equivale à morte, escravizar equivale a tirar a vontade e a alma de alguém, equivale a tirar sua vida. Se libertar da escravidão é viver de novo, é renascer, é estar sempre começando tudo de novo.
Por fim, Jesus é a ressurreição. Quer prova mais clara do que digo? Este eterno milagre que nos encanta é o milagre da vida que a Páscoa nos relembra. A Páscoa é a ressurreição das nossas almas. Este é o dia de renascer, começar tudo de
novo. De nos libertamos do mal que corrompeu nossas almas e nos recobrirmos com o véu da pureza da alma que tivemos um dia. Abandonar tudo o que é velho e antigo e olhar pra frente com coragem. Nos dedicarmos à vida como quem sorve o sumo de um fruto saboroso. Hoje é dia de renascer.
Feliz Páscoa para todos.
O Abraço
Já se comprovou que todos necessitamos de contato físico para nos sentirmos bem, e uma das formas mais importantes de contato físico é o abraço. Quando nos tocamos e nos abraçamos, levamos vida aos nossos sentidos e reafirmamos a confiança nos nossos próprios sentimentos. Algumas vezes não encontramos as palavras adequadas para expressar o que sentimos; o abraço é a melhor maneira. Há vezes que não nos atrevemos a dizer o que sentimos, seja por timidez ou porque os sentimentos nos avassalam; nesses casos pode-se contar com o idioma dos abraços. Os abraços, além de nos fazerem sentir bem, empregam-se para aliviar a dor, a depressão e a ansiedade. Provocam alterações fisiológicas positivas em quem toca e em quem é tocado. Aumenta a vontade de viver aos enfermos. É importante saber que: Os abraços são necessários para o desenvolvimento, manter-se são e para crescer como pessoa. O que nos dá um abraço? Proteção O sentir-se protegido é importante para todos, mas é o mais para as crianças e mais velhos, que frequentemente dependem do amor de quem os rodeia. Segurança Todos necessitamos de nos sentirmos seguros. Se não o conseguimos, atuamos de forma ineficaz e as nossas relações interpessoais declinam. Confiança A confiança faz-nos avançar quando o medo se impõe ao nosso desejo de participar com entusiasmo em algum desafio da vida. Força Quando transferimos a nossa energia com um abraço, as nossas próprias forças aumentam. Saúde O contato físico e o abraço partilham uma energia vital capaz de sanar ou aliviar enfermidades. Auto-valorização Através do abraço podemos transmitir uma mensagem de reconhecimento do valor e excelência de cada indivíduo. Um abraço Faz e Diz Muitíssimo; Abraça o teu amigo; Abraça os teus entes queridos; Abraça as tuas crianças; Abraça o teu animal de estimação… Abraça a todos!
Você sabe por quê o mar é tão grande? Tão imenso? Tão poderoso? É porque teve a humildade de colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios. Sabendo receber, tornou-se grande. Se quisesse ser o primeiro, centímetros acima de todos os rios, não seria mar, mas sim uma ilha. Toda sua água iria para os outros e estaria isolado. A perda faz parte. A queda faz parte. A morte faz parte. É impossível vivermos satisfatoriamente. Precisamos aprender a perder, a cair, a errar e a morrer. Impossível ganhar sem saber perder. Impossível andar sem saber cair. Impossível acertar sem saber errar. Impossível viver sem saber viver. Se aprenderes a perder, a cair, a errar, ninguém mais o controlará. Porque o máximo que poderá acontecer a você é cair, errar e perder. E isto você já sabe. Bem aventurado aquele que já consegue receber com a mesma naturalidade o ganho e a perda,o acerto e o erro, o triunfo e a queda, a vida e a morte. Abraço e lembrem-se sempre que o Sucesso é ser feliz o resto é conseqüência.
Existe somente uma idade para a gente ser feliz, somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-los a despeito de todas as dificuldades e obstáculos. Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade sem medo nem culpa de sentir prazer. Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança e vestir-se com todas as cores e experimentar todos os sabores e entregar-se a todos os amores sem preconceito nem pudor. Tempo de entusiasmo e coragem em que todo desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO, e quantas vezes for preciso. Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se PRESENTE e tem a duração do instante que passa.
A beleza vive dentro de você
Sempre se lembre que a pele se enruga, o cabelo se torna branco, os dias se transformam em anos, mas o importante não muda, sua força e sua segurança não têm idade. Seu espírito é o espanador de qualquer teia de aranha. Atrás de cada linha de chegada, há uma de partida, atrás de cada engano, há outro desafio. Enquanto você estiver viva, sinta-se viva. Se fizer algo diferente, volte a fazê-lo. Não viva de fotos amareladas. Siga em frente ainda que todos esperem que você desista. Não deixe que se oxide o ferro que existe em você. Faça que, em vez de pena, tenha lhe respeito. Quando, devido à idade não puder correr, ande depressa. Quando não puder andar depressa, caminhe. Quando não puder caminhar use a bengala, mas não pare nunca, pois nunca o Senhor deixou de zelar por você. Sempre Suas bênçãos esteve por sobre você e os seus. Nos mínimos detalhes, sempre a Graça Divina estará sobre você e o que é seu, proporcionando-lhe o melhor, porque ninguém merece mais que você!
Através do caminho
Impossível atravessar a vida ... Sem que um trabalho saia mal feito, Sem que uma amizade cause decepção, Sem padecer com alguma doença, Sem que um amor nos abandone, Sem que ninguém da família morra, Sem que a gente se engane em um negócio. Esse é o custo de viver. O importante não é o que acontece, mas, como você reage. Você cresce... Quando não perde a esperança, nem diminui a vontade, nem perde a fé. Quando aceita a realidade e tem orgulho de vivê-la. Quando aceita seu destino, mas tem garra para mudá-lo. Quando aceita o que deixa para trás, construindo o que tem pela frente e planejando o que está por vir. Cresce quando supera, se valoriza e sabe dar frutos. Cresce quando abre caminho, assimila experiências, e semeia raízes. Cresce quando se impõe metas, sem se importar com comentários, nem julgamentos quando dá exemplos, e sem se importar com o desdém, quando você cumpre com seu trabalho.. Cresce quando é forte de caráter, sustentado por sua formação, sensível por temperamento, e humano por nascimento. Cresce quando enfrenta o inverno mesmo que perca as folhas, colhe flores mesmo que tenham espinhos e marca o caminho mesmo que se levante o pó. Cresce quando... É capaz de lidar com residuos de ilusões, É capaz de perfumar-se com flores...e se elevar por amor! Cresce ajudando a seus semelhantes, conhecendo a si mesmo e dando à vida, mais do que recebe. E assim se cresce…..
A cadeira
O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo. Quando o sacerdote entrou no quarto, encontrou o pobre homem na cama com a cabeça apoiada num par de almofadas. Havia uma cadeira ao lado da cama, fato que levou o sacerdote a pensar que o homem estava aguardando a sua chegada. - Suponho que estava me esperando? - disse o sacerdote. - Não, quem é você? - respondeu o homem enfermo. - Sou o sacerdote que a sua filha chamou para orar por você; quando entrei e vi a cadeira vazia ao lado da sua cama, imaginei que você soubesse que eu viria visitá-lo. - Ah sim, a cadeira! Entre e feche a porta. Então o homem enfermo lhe disse: - Nunca contei para ninguém, mas passei toda a minha vida sem ter aprendido orar. Não sabia direito como se deve orar. E nunca dei muita importância para a oração. Pensava que Deus estava muito distante de mim. - Assim sendo, há muito tempo abandonei por completo a idéia de falar com Deus. Até que um amigo me disse: “José, orar é muito simples. Orar é conversar com Jesus, e isto eu sugiro que você nunca deixe de fazer... você se senta numa cadeira e... ...coloca outra cadeira vazia na sua frente. Em seguida, com muita fé, você imagina que Jesus está sentado ali, bem diante de você. Afinal Jesus mesmo disse: - “Eu estarei sempre com vocês”. - Portanto, você pode falar com Ele e escutá-lo, da mesma maneira como está fazendo comigo agora. - Pois assim eu procedi e me adaptei à idéia. Desde então, tenho conversado com Jesus durante umas duas horas diárias. Tenho sempre muito cuidado para que a minha filha não me veja... pois me internaria num manicômio imediatamente. O sacerdote sentiu uma grande emoção ao ouvir aquilo, e disse a José que era muito bom o que estava fazendo e que não deixasse nunca de fazê-lo. Em seguida orou com ele e foi embora. Dois dias mais tarde, a filha de José comunicou ao sacerdote que seu pai havia falecido. O sacerdote então perguntou: - Ele faleceu em paz? Ele disse que me amava muito e me deu um beijo. Quando eu voltei das compras, uma hora mais tarde, já o encontrei morto. Porém há algo de estranho em relação à sua morte, pois aparentemente, antes de morrer, chegou perto da cadeira que estava ao lado da cama e encostou a cabeça nela. Foi assim que eu o encontrei. Porque será isto? – perguntou a filha. O sacerdote, profundamente emocionado, enxugou as lágrimas e respondeu: - Ele partiu nos braços do seu melhor amigo... É curioso como podemos enviar contos e brincadeiras através de e-mail´s os quais se desfazem como poeira; porém quando se trata de mensagens de Deus, pensamos duas vezes antes de compartilhá-los com os outros. É estranho como a luxúria nua e crua, vulgar e obscena, viaja livremente através do ciberespaço, porém quando se trata das palavras de Jesus, ela é suprimida das escolas e dos locais de trabalho. Envie esta mensagem aos seus amigos da lista de endereços. Talvez eles precisem saber também que Jesus está mais próximo de nós do que podemos imaginar.
A folha de papel
Quando mais jovem, por causa de meu caráter impulsivo, tinha raiva e na menor provocação, explodia magoando meus amigos, com palavras e gestos. Na maioria das vezes, depois de um desses incidentes me sentia envergonhado e me esforçava por consolar a quem tinha magoado. Um dia, meu professor me viu pedindo desculpas depois de uma explosão de raiva, e me entregou uma folha de papel lisa e dizendo: - Amasse-a! Com medo, obedeci e fiz com ela uma bolinha. Agora - voltou a dizer-me: deixe-a como estava antes. É obvio que não pude deixá-la como antes. Por mais que tentei, o papel ficou cheio de pregas. Então, disse-me o professor: - O coração das pessoas é como esse papel... a impressão que neles deixamos será tão difícil de apagar como esses amassados. Assim aprendi a ser mais compreensivo e mais paciente. Quando sinto vontade de estourar, lembro deste papel amassado. A impressão que deixamos nas pessoas é impossível de apagar. Quando magoamos com nossas ações ou com nossas palavras, logo queremos consertar o erro, mais muitas vezes é tarde demais. Alguém disse, certa vez: "Fale quando tuas palavras sejam tão suaves como o silêncio.
A Ponte
A Ponte
Toda corrente de água desliza entre duas margens. Margens que detêm e ordenam. Que impedem de invadir os campos. Que lhe traçam um caminho. Duas margens que permitem essa água formar um todo e realizar sua tarefa: Regar as planícies através das quais desliza. E as margens ficam distantes uma da outra... Elas, porém, podem unir-se. Aproximar-se. Fundir-se quase, quando sobre as águas se estende uma ponte. Olhando a ponte sente-se a tarefa imensa e ao mesmo tempo agradável, executada pela ponte. Como um abraço amigo aproxima duas separações. Como um diálogo silencioso faz conversarem duas solidões. Como a mão estendida fraterniza dois estranhos. Se a ponte pudesse sentir, poderíamos, sem medo, qualificá-la de feliz. Feliz por ser capaz de tornar o outro feliz. E nunca se colhe maior felicidade do que quando se semeia felicidade. A ponte tem, para cada um de nós, um profundo e significativo simbolismo. É a lição perene, silenciosa e rica, no dia-a-dia de sua missão de ligar e aproximar. De cortar distâncias. De separar abismos. Diante de uma ponte nos ocorre reflexões que alguém escreveu: " Em êxtase contemplativo olho a ponte, admiro a ponte, escuto a linguagem da ponte... ... Sou forte, terrivelmente forte. Resisto a todos e permaneço sempre estática, mas perseverante em meu posto de serviço. O segredo de minha força??? De minha perseverança??? De minha grandeza??? Nasci para unir. Vivo para unir. Sirvo para unir !!! " Como gostaria de ser ponte também!!! Para unir a terra aos céus ! Unir os desunidos. Unir os desencontrados. Unir os corações.
Valores da vida
Deus costuma usar a solidão Para nos ensinar sobre a convivência. Às vezes, usa a raiva para que possamos
Compreender o infinito valor da paz. Outras vezes usa o tédio, quando quer nos mostrar a importância da aventura e do abandono. Deus costuma usar o silêncio para nos ensinar sobre a responsabilidade do que dizemos.
Às vezes usa o cansaço, para que possamos Compreender o valor do despertar.
Outras vezes usa a doença, quando quer Nos mostrar a importância da saúde. Deus costuma usar o fogo,
para nos ensinar a andar sobre a água. Às vezes, usa a terra, para que possamos Compreender o valor do ar.
Outras vezes usa a morte, quando quer Nos mostrar a importância da vida.
Compreender o infinito valor da paz. Outras vezes usa o tédio, quando quer nos mostrar a importância da aventura e do abandono. Deus costuma usar o silêncio para nos ensinar sobre a responsabilidade do que dizemos.
Às vezes usa o cansaço, para que possamos Compreender o valor do despertar.
Outras vezes usa a doença, quando quer Nos mostrar a importância da saúde. Deus costuma usar o fogo,
para nos ensinar a andar sobre a água. Às vezes, usa a terra, para que possamos Compreender o valor do ar.
Outras vezes usa a morte, quando quer Nos mostrar a importância da vida.
A história de um milagre
Uma garotinha esperta de apenas seis anos ouviu seus pais conversando sobre seu irmãozinho mais novo.
Tudo que ela sabia era que o menino estava muito doente e que estavam completamente sem dinheiro.
Iriam se mudar para uma casinha num subúrbio, porque seu pai não tinha dinheiro para pagar as contas do médico e o aluguel do apartamento, condomínio...
Somente uma cirurgia muito cara poderia salvar o garoto, e não havia ninguém que pudesse emprestar dinheiro.
A menina ouviu seu pai à sua mãe: "Somente um milagre poderá salvá-lo.¿
Ela foi ao seu quarto e puxou um vidro de seu esconderijo.
Despejou todo o dinheiro que tinha no chão e contou-o cuidadosamente, três vezes...
O total tinha que estar exato.
Não havia margem de erro. Colocou as moedas de volta no vidro com cuidado e fechou a tampa.
Saiu devagarzinho pela porta dos fundos e foi até a farmácia.
Esperou pacientemente até que finalmente foi atendida!
- O que você quer?, perguntou o farmacêutico com voz aborrecida.
- Bem, eu quero lhe falar sobre meu irmão, respondeu a menina no mesmo tom aborrecido.
- Ele esta doente?
- Sim, disse ela, e eu quero comprar um milagre.
- Como?, balbuciou o farmacêutico admirado.
- Ele está com alguma coisa muito ruim crescendo dentro de sua cabeça e papai disse que só um milagre poderá salvá-lo e, por isso, que eu estou aqui.
- Então, quanto custa um milagre?
- Não vendemos milagres aqui, garotinha.
- Desculpe, mas não posso ajudá-la, respondeu o farmacêutico, com um tom mais suave.
- Escute, eu tenho o dinheiro para pagar. Se não for suficiente, conseguirei o resto. Por favor, diga-me quanto custa, insistiu a pequena.
O irmão do farmacêutico, que estava ali do lado, deu um passo à frente e perguntou a garota:
- Que tipo de milagre seu irmão precisa?
- Não sei, respondeu ela, levantando os olhos para ele. Só sei que ele esta muito mal e mamãe diz que precisa ser operado. Como papai não pode pagar, quero usar meu dinheiro.
- Quanto você tem?, perguntou o homem.
- Um real e 50 centavos, respondeu a menina num sussurro. É tudo que tenho, mas posso conseguir mais se for preciso.
- Puxa, que coincidência, sorriu o homem. É exatamente o preço de um milagre para irmãozinhos.
O homem pegou o dinheiro com uma mão e, dando a outra mão a menina, disse:
- Leve-me ate sua casa. Quero ver seu irmão e conhecer seus pais.
Aquele senhor gentil era um cirurgião, especializadoem neurocirurgia. A operação foi feita com sucesso e sem custos. Alguns meses depois, o menino estava em casa novamente, recuperado. Foi um milagre que custou R$ 1,50, a inocência de uma criança e muito amor...
Tudo que ela sabia era que o menino estava muito doente e que estavam completamente sem dinheiro.
Iriam se mudar para uma casinha num subúrbio, porque seu pai não tinha dinheiro para pagar as contas do médico e o aluguel do apartamento, condomínio...
Somente uma cirurgia muito cara poderia salvar o garoto, e não havia ninguém que pudesse emprestar dinheiro.
A menina ouviu seu pai à sua mãe: "Somente um milagre poderá salvá-lo.¿
Ela foi ao seu quarto e puxou um vidro de seu esconderijo.
Despejou todo o dinheiro que tinha no chão e contou-o cuidadosamente, três vezes...
O total tinha que estar exato.
Não havia margem de erro. Colocou as moedas de volta no vidro com cuidado e fechou a tampa.
Saiu devagarzinho pela porta dos fundos e foi até a farmácia.
Esperou pacientemente até que finalmente foi atendida!
- O que você quer?, perguntou o farmacêutico com voz aborrecida.
- Bem, eu quero lhe falar sobre meu irmão, respondeu a menina no mesmo tom aborrecido.
- Ele esta doente?
- Sim, disse ela, e eu quero comprar um milagre.
- Como?, balbuciou o farmacêutico admirado.
- Ele está com alguma coisa muito ruim crescendo dentro de sua cabeça e papai disse que só um milagre poderá salvá-lo e, por isso, que eu estou aqui.
- Então, quanto custa um milagre?
- Não vendemos milagres aqui, garotinha.
- Desculpe, mas não posso ajudá-la, respondeu o farmacêutico, com um tom mais suave.
- Escute, eu tenho o dinheiro para pagar. Se não for suficiente, conseguirei o resto. Por favor, diga-me quanto custa, insistiu a pequena.
O irmão do farmacêutico, que estava ali do lado, deu um passo à frente e perguntou a garota:
- Que tipo de milagre seu irmão precisa?
- Não sei, respondeu ela, levantando os olhos para ele. Só sei que ele esta muito mal e mamãe diz que precisa ser operado. Como papai não pode pagar, quero usar meu dinheiro.
- Quanto você tem?, perguntou o homem.
- Um real e 50 centavos, respondeu a menina num sussurro. É tudo que tenho, mas posso conseguir mais se for preciso.
- Puxa, que coincidência, sorriu o homem. É exatamente o preço de um milagre para irmãozinhos.
O homem pegou o dinheiro com uma mão e, dando a outra mão a menina, disse:
- Leve-me ate sua casa. Quero ver seu irmão e conhecer seus pais.
Aquele senhor gentil era um cirurgião, especializado
Apaixone-se!
Apaixone-se definitivamente pelo seu sonho: o sonho de ninguém deve ser mais apaixonante que o seu.
Apaixone-se pelo seu talento, mesmo que seu senso crítico insista para você escolher realizar outras coisas, mais "convenientes".
Apaixone-se mais pela viagem do que pela chegada a seu destino, a primeira é garantida...
Apaixone-se pelo seu corpo, mesmo que ele esteja fora de forma, pois de "qualquer forma" ele é a única casa que você possui.
Desapaixone-se de seus medos... Eles minam sua alegria de viver.
Apaixone-se pelas suas memórias mais deliciosas, ninguém pode tirá-las de dentro de você e elas são excelentes fontes de inspiração em momentos de dor.
Apaixone-se por aquelas besteiras saudáveis que passam por sua mente entre um e outro momento de estresse, eles ajudam a sobreviver.
Apaixone-se pelo sol: ele é fiel, gratuito, absolutamente disponível e dá prazer.
Apaixone-se por alguém, não espere alguém se apaixonar antes por você, só por garantia e segurança.
Apaixone-se pelo seu projeto de vida, acredite, não dá certo fazer isto a dois.
Apaixone-se pela dança da vida que está sempre em movimento dentro da gente, mas que, por defesa nós teimamosem algemar.
Apaixone-se mais pelo significado das coisas que você conquistar do que pelo seu valor material.
Apaixone-se por suas idéias, mesmo que tenham dito que elas não serviam pra nada.
Apaixone-se por seus pontos fortes, mesmo que os pontos fracos insistam em ficar em alto relevo no seu cérebro.
Apaixone-se pela idéia de ser verdadeiramente feliz, felicidade encontra-se de sobra nas prateleiras de seus recursos interiores.
Apaixone-se pela música que você pode ser para alguém...
Apaixone-se por ser humano!
Apaixone-se definitivamente por você!
Apaixone-se rápido!
O poder de decisão só pertence a você!
Apaixone-se pelo seu talento, mesmo que seu senso crítico insista para você escolher realizar outras coisas, mais "convenientes".
Apaixone-se mais pela viagem do que pela chegada a seu destino, a primeira é garantida...
Apaixone-se pelo seu corpo, mesmo que ele esteja fora de forma, pois de "qualquer forma" ele é a única casa que você possui.
Desapaixone-se de seus medos... Eles minam sua alegria de viver.
Apaixone-se pelas suas memórias mais deliciosas, ninguém pode tirá-las de dentro de você e elas são excelentes fontes de inspiração em momentos de dor.
Apaixone-se por aquelas besteiras saudáveis que passam por sua mente entre um e outro momento de estresse, eles ajudam a sobreviver.
Apaixone-se pelo sol: ele é fiel, gratuito, absolutamente disponível e dá prazer.
Apaixone-se por alguém, não espere alguém se apaixonar antes por você, só por garantia e segurança.
Apaixone-se pelo seu projeto de vida, acredite, não dá certo fazer isto a dois.
Apaixone-se pela dança da vida que está sempre em movimento dentro da gente, mas que, por defesa nós teimamos
Apaixone-se
Apaixone-se por suas idéias, mesmo que tenham dito que elas não serviam pra nada.
Apaixone-se por seus pontos fortes, mesmo que os pontos fracos insistam em ficar em alto relevo no seu cérebro.
Apaixone-se pela idéia de ser verdadeiramente feliz, felicidade encontra-se de sobra nas prateleiras de seus recursos interiores.
Apaixone-se pela música que você pode ser para alguém...
Apaixone-se por ser humano!
Apaixone-se definitivamente por você!
Apaixone-se rápido!
O poder de decisão só pertence a você!
Como as árvores
Uma árvore não fica de costas para ninguém.
Dê a volta em torno dela, e a árvore estará sempre de frente para você ...
Os verdadeiros amigos também...
Dizem os chineses: árvore plantada com amor, nenhum vento derruba!
Uma verdadeira amizade, também!
Quem planta árvores, cria raízes.
Quem cultiva bons amigos, também!
As árvores, como os amigos, produzem beleza para os olhos e os ouvidos, na mudança sutil de suas cores.
A árvore é sombra protetora, como os amigos; sombra que varia com o dia, que avança e faz variados rendados de luz semelhantes à estrelas ...
As árvores são sinônimo de eternidade ...
... e uma verdadeira amizade também é para sempre!!
Caminhos
A vida é feita de caminhos.
Caminhos que levam e caminhos que trazem:
Sonhos, alegrias, tristezas, amores e esperanças.
De qualquer forma, nada vem ou vai sem caminho.
O caminho é parte integrante de nossas vidas.
Antes mesmo da concepção... já buscávamos percorrer caminhos.
Nossos primeiros passos foram treinados e aperfeiçoados para conquistar caminhos.
Alguns fazem bom proveito do caminho.
Uns tiveram tudo para caminhar...
Outros, muita dificuldade para chegar.
E chegaremos ao ponto final.
Certamente fomos feitos para abrir caminhos,
Romper barreiras,
Ultrapassar limites
E vencer.
Deus, na sua infinita misericórdia, não nos abandonaria num deserto de incertezas.
Não nos deixaria à beira do caminho, condenando-nos a um fim sem propósitos.
Ele nos preparou um caminho que nos levará de volta para casa...
“Eu Sou...O caminho...A Verdade... e a Vida...”
O autor desta frase, é o autor da Vida...
É o Alfa e o Omega. O Princípio e o Fim.
O único caminho que tem o poder para mudar o rumo da nossa história.
É fonte de Vida para os que Nele confiam.
Siga os passos daquele que pode te conduzir para um caminho de paz...
O autor da Vida.
Jesus Cristo
“Eu sou o caminho, a verdade e vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
(Jesus - João cap. 14 verso 6)
“Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra, e luz para os meus caminhos.”
(Salmo 119 - verso 105)
“Os que esperam no Senhor, renovarão suas forças, subirão como asas de águia, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão.”
(Isaias - cap. 40 verso 31)
Caminhos que levam e caminhos que trazem:
Sonhos, alegrias, tristezas, amores e esperanças.
De qualquer forma, nada vem ou vai sem caminho.
O caminho é parte integrante de nossas vidas.
Antes mesmo da concepção... já buscávamos percorrer caminhos.
Nossos primeiros passos foram treinados e aperfeiçoados para conquistar caminhos.
Alguns fazem bom proveito do caminho.
Uns tiveram tudo para caminhar...
Outros, muita dificuldade para chegar.
E chegaremos ao ponto final.
Certamente fomos feitos para abrir caminhos,
Romper barreiras,
Ultrapassar limites
E vencer.
Deus, na sua infinita misericórdia, não nos abandonaria num deserto de incertezas.
Não nos deixaria à beira do caminho, condenando-nos a um fim sem propósitos.
Ele nos preparou um caminho que nos levará de volta para casa...
“Eu Sou...O caminho...A Verdade... e a Vida...”
O autor desta frase, é o autor da Vida...
É o Alfa e o Omega. O Princípio e o Fim.
O único caminho que tem o poder para mudar o rumo da nossa história.
É fonte de Vida para os que Nele confiam.
Siga os passos daquele que pode te conduzir para um caminho de paz...
O autor da Vida.
Jesus Cristo
“Eu sou o caminho, a verdade e vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
(Jesus - João cap. 14 verso 6)
“Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra, e luz para os meus caminhos.”
(Salmo 119 - verso 105)
“Os que esperam no Senhor, renovarão suas forças, subirão como asas de águia, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão.”
(Isaias - cap. 40 verso 31)
Cinema da sua vida
'"Se você parasse agora, nesse exato instante e olhasse para sua vida como quem assiste um filme, pudesse ver cada detalhe do seu passado, do levantar ao dormir, dos primeiros passos a correria dos dias de hoje, dos acertos e erros, enfim, tudo o que você viveu até agora, seu filme seria um drama, uma comédia ou uma tragédia grega?
Poderia ser um filme de ficção, daqueles que a gente tem que fazer força para acreditar?
Ou sua vida é um filme de terror, assombrada por fantasmas, vultos, mortos que falam e outros?
Pare! Pense!
Você é o nosso convidado para esse filme especial, sem direito a pipoca, mas com o privilégio de rever, pensar e se desejar, mudar o roteiro, a direção e até os atores coadjuvantes.
Olha, se for o caso, podemos reformar o ator principal(você), não com maquiagem que sai com o tempo, mas com a verdade, que essa é para sempre.
Vamos! Tome coragem e sente nessa poltrona, você pode não ganhar um Oscar, mas vai descobrir como tem tratado a vida e em resposta, como a vida tem te tratado.
Isso mesmo! A vida nos responde de acordo com o que oferecemos de nós mesmos.
Se você é estilo "Zeca Pagodinho e deixa a vida te levar", deve estar bem perto da depressão profunda, porque a vida é um rio, que as vezes fica violento, com águas de corredeira, outras vezes é manso e calmo, mas sempre, olha bem o que eu disse: sempre será necessário que você reme, que você se esforce para conduzir o seu barquinho, a sua vida, de maneira que um dia, o seu barco se transforme num grande navio, capaz de carregar muita gente (ajudar), mas, sempre com a certeza de que a vida exige atitudes que nem sempre são boazinhas, ou como gostaríamos que fosse, mas como devem ser para o momento que vivemos.
Então? Podemos apagar a luz para assistir o filme da sua vida?
Romance, terror, humor, ficção, musical ou não passa de uma fita queimada com tantos enganos que não deu para gravar?
Não importa, o que importa é como será a gravação a partir de agora.
Você precisa mudar o que para ser feliz?
Preocupe-se com você, pare um pouquinho para ver diariamente o seu filme e mude o que precisa ser mudado, não tenha medo de cometer erros, mas morra de pavor de ficar de braços cruzados deixando a vida te levar...
Autor: Paulo Coelho
Poderia ser um filme de ficção, daqueles que a gente tem que fazer força para acreditar?
Ou sua vida é um filme de terror, assombrada por fantasmas, vultos, mortos que falam e outros?
Pare! Pense!
Você é o nosso convidado para esse filme especial, sem direito a pipoca, mas com o privilégio de rever, pensar e se desejar, mudar o roteiro, a direção e até os atores coadjuvantes.
Olha, se for o caso, podemos reformar o ator principal(você), não com maquiagem que sai com o tempo, mas com a verdade, que essa é para sempre.
Vamos! Tome coragem e sente nessa poltrona, você pode não ganhar um Oscar, mas vai descobrir como tem tratado a vida e em resposta, como a vida tem te tratado.
Isso mesmo! A vida nos responde de acordo com o que oferecemos de nós mesmos.
Se você é estilo "Zeca Pagodinho e deixa a vida te levar", deve estar bem perto da depressão profunda, porque a vida é um rio, que as vezes fica violento, com águas de corredeira, outras vezes é manso e calmo, mas sempre, olha bem o que eu disse: sempre será necessário que você reme, que você se esforce para conduzir o seu barquinho, a sua vida, de maneira que um dia, o seu barco se transforme num grande navio, capaz de carregar muita gente (ajudar), mas, sempre com a certeza de que a vida exige atitudes que nem sempre são boazinhas, ou como gostaríamos que fosse, mas como devem ser para o momento que vivemos.
Então? Podemos apagar a luz para assistir o filme da sua vida?
Romance, terror, humor, ficção, musical ou não passa de uma fita queimada com tantos enganos que não deu para gravar?
Não importa, o que importa é como será a gravação a partir de agora.
Você precisa mudar o que para ser feliz?
Preocupe-se com você, pare um pouquinho para ver diariamente o seu filme e mude o que precisa ser mudado, não tenha medo de cometer erros, mas morra de pavor de ficar de braços cruzados deixando a vida te levar...
Autor: Paulo Coelho
Coisas da Vida
Devemos pensar até onde algumas coisas da vida compensam.......
É isso mesmo, às vezes nos esforçamos tanto para algumas coisas e às vezes deixamos outras coisas de lado. Deveríamos viver mais intensamente, esquecer nossos medos e de vez em quando até nossos princípios, por que não?, fazer algo proibido pode ser muito excitante......
Devemos deixar de lado a opinião das pessoas e seguir nosso próprio modelo, faça o que tiver vontade, fale o que vier na cabeça sem pudores, realize seus sonhos, pratique seus desejos, esqueça as conseqüências, a vida precisa um pouco de "pimenta", e até que se prove o contrário somos livres..
Deixe um pouco de lado situações aparentemente sem futuro, não viva em função de algo que se espera um dia dar certo...a vida é uma só e o tempo está passando.
Ninguém nesse mundo está predestinado a ser feliz para sempre, a possuir a felicidade eterna....a felicidade acontece apenas em alguns momentos da vida e não integralmente, e ela depende apenas de nós mesmos, nós que a determinamos, nós que escolhemos ser felizes, ser tristes ou então esperar toda uma vida por uma felicidade que não existe.
A felicidade está sempre nas coisas mais simples, provo isso a quem quiser.....Por isso vamos viver uma vida simples, vamos ser nós mesmos, vamos deixar de lado as mesquinharias, as frescuras, as falsas imagens e os valores pouco construtivos......
Uma pessoa é o que ela é, e não o que ela tem.....
Vamos repensar nossas vidas, nossos valores e nossas atitudes....
Deixe um pouco de lado algumas metas, corra riscos, provoque-se.....
Deixe um pouco a razão de lado, haja por impulsos de vez em quando.......
Contrarie você mesmo, afinal só se conhece as coisas, só se aprende sobre a vida experimentando...............
ARRISQUE-SE!!!!!!!!!!!
É isso mesmo, às vezes nos esforçamos tanto para algumas coisas e às vezes deixamos outras coisas de lado. Deveríamos viver mais intensamente, esquecer nossos medos e de vez em quando até nossos princípios, por que não?, fazer algo proibido pode ser muito excitante......
Devemos deixar de lado a opinião das pessoas e seguir nosso próprio modelo, faça o que tiver vontade, fale o que vier na cabeça sem pudores, realize seus sonhos, pratique seus desejos, esqueça as conseqüências, a vida precisa um pouco de "pimenta", e até que se prove o contrário somos livres..
Deixe um pouco de lado situações aparentemente sem futuro, não viva em função de algo que se espera um dia dar certo...a vida é uma só e o tempo está passando.
Ninguém nesse mundo está predestinado a ser feliz para sempre, a possuir a felicidade eterna....a felicidade acontece apenas em alguns momentos da vida e não integralmente, e ela depende apenas de nós mesmos, nós que a determinamos, nós que escolhemos ser felizes, ser tristes ou então esperar toda uma vida por uma felicidade que não existe.
A felicidade está sempre nas coisas mais simples, provo isso a quem quiser.....Por isso vamos viver uma vida simples, vamos ser nós mesmos, vamos deixar de lado as mesquinharias, as frescuras, as falsas imagens e os valores pouco construtivos......
Uma pessoa é o que ela é, e não o que ela tem.....
Vamos repensar nossas vidas, nossos valores e nossas atitudes....
Deixe um pouco de lado algumas metas, corra riscos, provoque-se.....
Deixe um pouco a razão de lado, haja por impulsos de vez em quando.......
Contrarie você mesmo, afinal só se conhece as coisas, só se aprende sobre a vida experimentando...............
ARRISQUE-SE!!!!!!!!!!!
Na metáfora da canção o cantor mostra sua alma, declara seus medos e sentimentos
Amar é fazer a ultrapassagem da ponte
Quando eu soltar a minha voz
Por favor entenda
Que palavra por palavra
Eis aqui uma pessoa se entregando
Coração na boca
Peito aberto
Vou sangrando
São as lutas dessa nossa vida
Que eu estou cantando
Quando eu abrir minha garganta
Essa força tanta
Tudo que você ouvir
Esteja certa
Que estarei vivendo
Veja o brilho dos meus olhos
E o tremor nas minhas mãos
E o meu corpo tão suado
Transbordando toda a raça e emoção
E se eu chorar
E o sal molhar o meu sorriso
Não se espante, cante
Que o teu canto é a minha força
Pra cantar
Quando eu soltar a minha voz
Por favor, entenda
É apenas o meu jeito de viver
O que é amar
Padre Fábio de Mello
Quantas você não foi traduzido pelo sentimento que alguém cantou,quantas você não se viu traduzido numa canção de alguém que teve mais coragem que você e contou tudo que dentro do coração dele se passava
Isso aconteceu porque alguém sangrou com coragem
Alguém não teve medo de expor a fragilidade
E mesmo assim quando o cantor sobe ao palco para cantar ele ainda continua sentindo medo
cada vez que sobe ao palco é como se ele estivesse entregando a nós uma chave e nos dizendo que também somos assim
Que a todo momento que ele se expõe como pessoa toda a Humanidade está exposta nele também
É mais fácil deixarmos cair as máscaras e dizermos que temos medos, não devemos fingir os sentimentos
Ninguém está pronto para dar respostas
Mas temos fragilidades e devemos sangram
Mas não se espante e cante seu canto me faz sangrar
Amar é isso e vc fazer a ultrapassagem da ponte, amar é fragilidade sim e não temos como negar
Quem te ama de verdade não te deixa nas mãos dele e sim te dá as mãos, é diferente uma coisa é vc estra nas mãos do outro, outra coisa é vc estra na mão do outro segurando sua mão assim a fragilidade termina.
Nós somos tds iguais, sofremos do mesmo jeito
Quando eu soltar a minha voz
Por favor entenda
Que palavra por palavra
Eis aqui uma pessoa se entregando
Coração na boca
Peito aberto
Vou sangrando
São as lutas dessa nossa vida
Que eu estou cantando
Quando eu abrir minha garganta
Essa força tanta
Tudo que você ouvir
Esteja certa
Que estarei vivendo
Veja o brilho dos meus olhos
E o tremor nas minhas mãos
E o meu corpo tão suado
Transbordando toda a raça e emoção
E se eu chorar
E o sal molhar o meu sorriso
Não se espante, cante
Que o teu canto é a minha força
Pra cantar
Quando eu soltar a minha voz
Por favor, entenda
É apenas o meu jeito de viver
O que é amar
Padre Fábio de Mello
Quantas você não foi traduzido pelo sentimento que alguém cantou,quantas você não se viu traduzido numa canção de alguém que teve mais coragem que você e contou tudo que dentro do coração dele se passava
Isso aconteceu porque alguém sangrou com coragem
Alguém não teve medo de expor a fragilidade
E mesmo assim quando o cantor sobe ao palco para cantar ele ainda continua sentindo medo
cada vez que sobe ao palco é como se ele estivesse entregando a nós uma chave e nos dizendo que também somos assim
Que a todo momento que ele se expõe como pessoa toda a Humanidade está exposta nele também
É mais fácil deixarmos cair as máscaras e dizermos que temos medos, não devemos fingir os sentimentos
Ninguém está pronto para dar respostas
Mas temos fragilidades e devemos sangram
Mas não se espante e cante seu canto me faz sangrar
Amar é isso e vc fazer a ultrapassagem da ponte, amar é fragilidade sim e não temos como negar
Quem te ama de verdade não te deixa nas mãos dele e sim te dá as mãos, é diferente uma coisa é vc estra nas mãos do outro, outra coisa é vc estra na mão do outro segurando sua mão assim a fragilidade termina.
Nós somos tds iguais, sofremos do mesmo jeito
Recebi este presente
por Ericka Vanessa
Como dizia Vinícius De Moraes: Que me perdoem as feias, mas,"beleza é fundamental". Por isso minha amiga linda...quero que você saiba que está absolutamente, incluída na lista das mulheres mais admiradas. Você é a beleza "Dupla Face", por dentro e por fora. Por isso este é um brinde para o homem que à tem hoje, e para os perdedores que à tiveram e à deixaram ir.Você foi eleita porque alguém à cons...idera uma das quinze mulheres mais belas em sua lista de contatos. Envie a mensagem somente para as quinze mais belas mulheres, e alegrará o dia delas! Se por acaso eu fizer parte não esqueça da minha e se esta mensagem chegar à você duas vezes, saberá que você é duplamente bela, se não reenviar esta mensagem não saberá nada de nada, mas suas amigas não saberão o quanto elas são belas pra você....bjss;O) Desejo tudo isso a minha tia e a Lê
Experiência de Vida de Padre Fábio de Mello
Padre Fábio de Mello
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer pra gente saber a importância que elas tinham, e isso aconteceu uma vez na minha vida.
Estava eu na minha casa, de manhã, quando recebi um telefonema dizendo que minha irmã estava morta. Minha irmã mais nova, cheia de vida... de repente não existe mais.
Fico pensando assim, que às vezes, na vida, o ensinamento mais doído seja esse: quando na vida nós já não temos mais a oportunidade de fazer alguma coisa, o inferno talvez seja isso - a impossibilidade de mudar alguma situação. E quando as pessoas morrem, já não há mais o que dizer, porque mortos não podem perdoar, mortos não podem sorrir, mortos não podem amar, nem tão pouco ouvir de nós que os amamos.
Eu me lembro que uma semana antes de minha irmã morrer, ela havia me ligado. Foi a última vez que eu falei com ela, e eu me recordo que naquele dia eu estava apressado, com muita coisa pra fazer, e fiz questão de desligar o telefone rápido. Sabe quando você fala, mas fala na correria, porque você tem muita coisa pra fazer? E foi assim... se eu soubesse que aquela seria a última oportunidade de ver minha irmã, de olhar nos olhos dela, de falar com ela, eu certamente teria esquecido toda a pressa, porque quando a vida é assim, e você sabe que é a ultima oportunidade, você não tem pressa pra mais nada. Já não há mais o que eu fazer, e essa é a beleza da última ceia de Jesus.
Não há pressa, o momento é feito para celebrar, a mística da última ceia está ali, Jesus reúne aqueles que pra ele tinha um valor especial, inclusive o traidor estava lá.
E eu descobri com isso, com a morte da minha irmã, que eu não tenho o direito de esperar amanhã pra dizer que amo, pra perdoar, para abraçar, dizer que é importante, que é especial.
O amanhã eu não sei se existe, mas o agora eu sei que existe, e às vezes, na vida, nos perdemos... Eu me lembro quantas vezes na minha vida de irmão com ela, nós passávamos uma semana sem nos falarmos, porque houve uma briga, uma confusão. A gente se dava o luxo de passar uma semana sem se falar, e hoje eu não tenho mais nem 5 minutos pra conversar com alguém que foi importante, que foi parte de mim.
Não espere as pessoas morrerem, irem embora, não espere o definitivo bater na sua porta. Nós não conhecemos a vida e não sabemos o que virá amanhã. Viva como se fosse o último dia da sua história. Se hoje você tivesse que realizar a sua última ceia, porque é conhecedor que hoje é o último de sua vida, certamente você não teria tempo pra pressa. Você celebraria até o fim, e gostaria de ficar ao lado de quem você ama.
Viver o cristianismo é fazer a dinâmica da última ceia todos os dias. Viva como se fosse o último dia da sua vida; viva como se fosse a última oportunidade de amar quem você ama, de olhar nos olhos de quem pra você é especial.
E depois que minha irmã morreu, um tempo bem passado, eu descobrir porque eu gostava tanto dessa música que vou cantar agora. Ela não fala de um amor que foi embora; o compositor fez para a filha que morreu em um acidente; então, fica muito mais especial cantá-la e descobrir o cristianismo que está no meio das palavras, porque é assim, quando o outro vai embora é que a gente descobre o tamanho do espaço que ele ocupava.
“Não sei por que você se foi.
Quantas saudades eu senti,
E de tristezas vou viver,
E aquele adeus não pude dar...
Você marcou a minha vida
Viveu, morreu na minha história;
Chego a ter medo do futuro
E da solidão que em minha porta bate...
E eu!
Gostava tanto de você! Gostava tanto de você...
Eu corro, fujo desta sombra
Em sonho vejo este passado,
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato.
Não quero ver pra não lembrar,
Pensei até em me mudar...
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você...
E eu!Gostava tanto de você! Gostava tanto de você...”
Eu gostava tanto de você!Eu gostava tanto de você!
Eu gostava tanto de você!Eu gostava tanto de você!
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer pra gente saber a importância que elas tinham, e isso aconteceu uma vez na minha vida.
Estava eu na minha casa, de manhã, quando recebi um telefonema dizendo que minha irmã estava morta. Minha irmã mais nova, cheia de vida... de repente não existe mais.
Fico pensando assim, que às vezes, na vida, o ensinamento mais doído seja esse: quando na vida nós já não temos mais a oportunidade de fazer alguma coisa, o inferno talvez seja isso - a impossibilidade de mudar alguma situação. E quando as pessoas morrem, já não há mais o que dizer, porque mortos não podem perdoar, mortos não podem sorrir, mortos não podem amar, nem tão pouco ouvir de nós que os amamos.
Eu me lembro que uma semana antes de minha irmã morrer, ela havia me ligado. Foi a última vez que eu falei com ela, e eu me recordo que naquele dia eu estava apressado, com muita coisa pra fazer, e fiz questão de desligar o telefone rápido. Sabe quando você fala, mas fala na correria, porque você tem muita coisa pra fazer? E foi assim... se eu soubesse que aquela seria a última oportunidade de ver minha irmã, de olhar nos olhos dela, de falar com ela, eu certamente teria esquecido toda a pressa, porque quando a vida é assim, e você sabe que é a ultima oportunidade, você não tem pressa pra mais nada. Já não há mais o que eu fazer, e essa é a beleza da última ceia de Jesus.
Não há pressa, o momento é feito para celebrar, a mística da última ceia está ali, Jesus reúne aqueles que pra ele tinha um valor especial, inclusive o traidor estava lá.
E eu descobri com isso, com a morte da minha irmã, que eu não tenho o direito de esperar amanhã pra dizer que amo, pra perdoar, para abraçar, dizer que é importante, que é especial.
O amanhã eu não sei se existe, mas o agora eu sei que existe, e às vezes, na vida, nos perdemos... Eu me lembro quantas vezes na minha vida de irmão com ela, nós passávamos uma semana sem nos falarmos, porque houve uma briga, uma confusão. A gente se dava o luxo de passar uma semana sem se falar, e hoje eu não tenho mais nem 5 minutos pra conversar com alguém que foi importante, que foi parte de mim.
Não espere as pessoas morrerem, irem embora, não espere o definitivo bater na sua porta. Nós não conhecemos a vida e não sabemos o que virá amanhã. Viva como se fosse o último dia da sua história. Se hoje você tivesse que realizar a sua última ceia, porque é conhecedor que hoje é o último de sua vida, certamente você não teria tempo pra pressa. Você celebraria até o fim, e gostaria de ficar ao lado de quem você ama.
Viver o cristianismo é fazer a dinâmica da última ceia todos os dias. Viva como se fosse o último dia da sua vida; viva como se fosse a última oportunidade de amar quem você ama, de olhar nos olhos de quem pra você é especial.
E depois que minha irmã morreu, um tempo bem passado, eu descobrir porque eu gostava tanto dessa música que vou cantar agora. Ela não fala de um amor que foi embora; o compositor fez para a filha que morreu em um acidente; então, fica muito mais especial cantá-la e descobrir o cristianismo que está no meio das palavras, porque é assim, quando o outro vai embora é que a gente descobre o tamanho do espaço que ele ocupava.
“Não sei por que você se foi.
Quantas saudades eu senti,
E de tristezas vou viver,
E aquele adeus não pude dar...
Você marcou a minha vida
Viveu, morreu na minha história;
Chego a ter medo do futuro
E da solidão que em minha porta bate...
E eu!
Gostava tanto de você! Gostava tanto de você...
Eu corro, fujo desta sombra
Em sonho vejo este passado,
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato.
Não quero ver pra não lembrar,
Pensei até em me mudar...
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você...
E eu!Gostava tanto de você! Gostava tanto de você...”
Eu gostava tanto de você!Eu gostava tanto de você!
Eu gostava tanto de você!Eu gostava tanto de você!
Quando o sofrimento bater a sua porta
Sofrer é como experimentar as inadequações da vida. Elas estão por toda parte. São geradas pelas nossas escolhas, mas também pelos condicionamentos dos
Sofrimento é destino inevitável, porque é fruto do processo que nos torna humanos. O grande desafio é saber identificar o sofrimento que vale a pena ser sofrido.
Perdemos boa parte da vida com sofrimentos desnecessários, resultados de nossos desajustes, precariedades e falta de sabedoria. São os sofrimentos que nascem de nossa acomodação, quando, por força do hábito, nos acostumamos com o que temos de pior em nós mesmos.
Perdemos a oportunidade de saborear a vida só porque não aprendemos a ciência de administrar os problemas que nos afetam. Invertemos a ordem e a importância das coisas. Sofremos demais por aquilo que é de menos. E sofremos de menos por aquilo que seria realmente importante sofrer um pouco mais.
Sofrer é o mesmo que purificar. Só conhecemos verdadeiramente a essência das coisas à medida que as purificamos. O mesmo acontece na nossa vida. Nossos valores mais essenciais só serão conhecidos por nós mesmos se os submetermos ao processo da purificação.
Talvez, assim, descubramos um jeito de reconhecer as realidades que são essenciais em nossa vida. É só desvendarmos e elencarmos os maiores sofrimentos que já enfrentamos e quais foram os frutos que deles nasceram. Nossos maiores sofrimentos, os mais agudos. Por isso se transformam em valores.
O sofrimento parece conferir um selo de qualidade à vida, porque tem o dom de revesti-la de sacralidade, de retirá-la do comum e elevá-la à condição de sacrifício.
Sacrifício e sofrimento são faces de uma mesma realidade. O sofrimento pode ser também reconhecido como sacrifício, e sacrificar é ato de retirar do lugar comum, tornar sagrado, fazer santo. Essa é a mística cristã a respeito do sofrimento humano. Não há nada nesta vida, por mais trágico que possa nos parecer, que não esteja prenhe de motivos e ensinamentos que nos tornarão melhores. Tudo depende da lente que usamos para enxergar o que nos acontece. Tudo depende do que deixaremos demorar em nós.
Perdemos boa parte da vida com sofrimentos desnecessários, resultados de nossos desajustes, precariedades e falta de sabedoria. São os sofrimentos que nascem de nossa acomodação, quando, por força do hábito, nos acostumamos com o que temos de pior em nós mesmos.
Perdemos a oportunidade de saborear a vida só porque não aprendemos a ciência de administrar os problemas que nos afetam. Invertemos a ordem e a importância das coisas. Sofremos demais por aquilo que é de menos. E sofremos de menos por aquilo que seria realmente importante sofrer um pouco mais.
Sofrer é o mesmo que purificar. Só conhecemos verdadeiramente a essência das coisas à medida que as purificamos. O mesmo acontece na nossa vida. Nossos valores mais essenciais só serão conhecidos por nós mesmos se os submetermos ao processo da purificação.
Talvez, assim, descubramos um jeito de reconhecer as realidades que são essenciais em nossa vida. É só desvendarmos e elencarmos os maiores sofrimentos que já enfrentamos e quais foram os frutos que deles nasceram. Nossos maiores sofrimentos, os mais agudos. Por isso se transformam em valores.
O sofrimento parece conferir um selo de qualidade à vida, porque tem o dom de revesti-la de sacralidade, de retirá-la do comum e elevá-la à condição de sacrifício.
Sacrifício e sofrimento são faces de uma mesma realidade. O sofrimento pode ser também reconhecido como sacrifício, e sacrificar é ato de retirar do lugar comum, tornar sagrado, fazer santo. Essa é a mística cristã a respeito do sofrimento humano. Não há nada nesta vida, por mais trágico que possa nos parecer, que não esteja prenhe de motivos e ensinamentos que nos tornarão melhores. Tudo depende da lente que usamos para enxergar o que nos acontece. Tudo depende do que deixaremos demorar em nós.
Tese de um pensador russo chamado Guerdjef.
Ele traçou 20 regras de vida que foram colocadas em destaque no Instituto Francês de Ansiedade e Stress, em Paris.
Dizem os experts em comportamento que, quem já consegue assimilar 10 delas, seguramente aprendeu a viver com qualidade interna.
Ei-las:
1- Faça pausas de 10 minutos a cada 2 horas de trabalho, no máximo. Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes.
2- Aprenda a dizer NÃO sem se sentir culpado ou achar que magoou. Querer AGRADAR a todos é um desgaste enorme.
3- Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso, consciente de que nem tudo depende de você.
4- Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam seus quadros mentais, você se exaure.
5- Esqueça, de uma vez por todas, que você é imprescindível. No trabalho, em casa, no grupo habitual. Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem sua atuação, a não ser você mesmo.
6- Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos.
7- Peça ajuda sempre que necessário, tendo o bom senso de pedir às pessoas certas.
8- Diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine-os, porque são pura perda de tempo e ocupam um espaço mental precioso para coisas mais importantes.
9- Tente descobrir o prazer de fatos cotidianos como dormir, comer e tomar banho, sem também achar que é o máximo a se conseguir na vida.
10- Evite se envolver na ansiedade e tensão alheias. Espere um pouco e depois retome o diálogo, a ação.
11- Família não é você, está junto de você, compõe o seu mundo, mas não é a sua própria identidade.
12- Entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso, a trava do movimento e da busca.
13- É preciso ter sempre alguém em que se possa confiar e falar abertamente ao menos num raio de 100 quilômetros. Não adianta estar mais longe.
14- Saiba a hora certa de sair de cena, de retirar-se do palco, de deixar a roda. Nunca perca o sentido da importância sutil de uma saída discreta.
15- Não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com esse lixo mental; escute o que falaram bem, com reserva analítica, sem qualquer convencimento.
16- Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois, é ótimo...para quem quer ficar esgotado e perder o melhor.
17- A rigidez é boa na pedra, não no ser humano. A ele cabe firmeza.
18- Uma hora de intenso prazer, substitui com folga 3 horas de sono perdido. O prazer recompõe mais que o sono. Logo, não perca uma oportunidade de divertir-se.
19- Não abandone suas três grandes e inabaláveis amigas: a intuição, a inocência e a fé.
20- Entenda de uma vez por todas, definitivamente e consultivamente: você é o que você faz...
Dizem os experts em comportamento que, quem já consegue assimilar 10 delas, seguramente aprendeu a viver com qualidade interna.
Ei-las:
1- Faça pausas de 10 minutos a cada 2 horas de trabalho, no máximo. Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes.
2- Aprenda a dizer NÃO sem se sentir culpado ou achar que magoou. Querer AGRADAR a todos é um desgaste enorme.
3- Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso, consciente de que nem tudo depende de você.
4- Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam seus quadros mentais, você se exaure.
5- Esqueça, de uma vez por todas, que você é imprescindível. No trabalho, em casa, no grupo habitual. Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem sua atuação, a não ser você mesmo.
6- Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos.
7- Peça ajuda sempre que necessário, tendo o bom senso de pedir às pessoas certas.
8- Diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine-os, porque são pura perda de tempo e ocupam um espaço mental precioso para coisas mais importantes.
9- Tente descobrir o prazer de fatos cotidianos como dormir, comer e tomar banho, sem também achar que é o máximo a se conseguir na vida.
10- Evite se envolver na ansiedade e tensão alheias. Espere um pouco e depois retome o diálogo, a ação.
11- Família não é você, está junto de você, compõe o seu mundo, mas não é a sua própria identidade.
12- Entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso, a trava do movimento e da busca.
13- É preciso ter sempre alguém em que se possa confiar e falar abertamente ao menos num raio de 100 quilômetros. Não adianta estar mais longe.
14- Saiba a hora certa de sair de cena, de retirar-se do palco, de deixar a roda. Nunca perca o sentido da importância sutil de uma saída discreta.
15- Não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com esse lixo mental; escute o que falaram bem, com reserva analítica, sem qualquer convencimento.
16- Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois, é ótimo...para quem quer ficar esgotado e perder o melhor.
17- A rigidez é boa na pedra, não no ser humano. A ele cabe firmeza.
18- Uma hora de intenso prazer, substitui com folga 3 horas de sono perdido. O prazer recompõe mais que o sono. Logo, não perca uma oportunidade de divertir-se.
19- Não abandone suas três grandes e inabaláveis amigas: a intuição, a inocência e a fé.
20- Entenda de uma vez por todas, definitivamente e consultivamente: você é o que você faz...
De tudo um pouco
Que você tenhade tudo...um pouco.
Sensibilidade - Para não ficar indiferente diante das belezas da vida.
Coragem - Para colocar a timidez de lado e poder realizar o que tem vontade.
Solidariedade - Para não ficar neutro diante do sofrimento da humanidade.
Bondade - Para não desvi...ar os olhos de quem te pede uma ajuda.
Tranquilidade - Para quando chegar ao fim do dia, poder deitar e dormir o sono dos anjos.
Alegria - Para você distribuí-la, colocando um sorriso no rosto de alguém.
Humildade - Para você reconhecer aquilo que você não é.
Amor próprio - Para você perceber suas qualidades e gostar do que vê por dentro.
Fé - Para te guiar, te sustentar e te manter de pé.
Sinceridade - Para você ser verdadeiro, gostar de você mesmo e viver melhor.
Felicidade - Para você descobri-la dentro de você e doá-la a quem precisar.
Amizade - Para você descobrir que, quem tem um amigo, tem um tesouro.
Esperança - Para fazer você acreditar na vida e se sentir uma eterna criança.
Sabedoria - Para entender que só o Bem existe, o resto é ilusão.
Desejos - Para alimentar o seu corpo, dando prazer ao seu espírito.
Sonhos - Para poder, todos os dias, alimentar a sua alma.
Amor
Para você ter alguém para amar e sentir-se amado.
Para você desejar tocar uma estrela, sorrir pra lua.
Sentir que a vida é bela, andando pela rua.
Para você descobrir que existe um sol dentro de você.
Para você se sentir feliz a cada amanhecer e saber que o Amor é a razão maior... para viver.
Mas se você não tiver um amor, que nunca deixe morrer em você, a procura... o desejo de o encontrar.
Tenha de tudo, um pouco... e Seja feliz!
Autora: Lisiê Silva
Casório
Sensibilidade - Para não ficar indiferente diante das belezas da vida.
Coragem - Para colocar a timidez de lado e poder realizar o que tem vontade.
Solidariedade - Para não ficar neutro diante do sofrimento da humanidade.
Bondade - Para não desvi...ar os olhos de quem te pede uma ajuda.
Tranquilidade - Para quando chegar ao fim do dia, poder deitar e dormir o sono dos anjos.
Alegria - Para você distribuí-la, colocando um sorriso no rosto de alguém.
Humildade - Para você reconhecer aquilo que você não é.
Amor próprio - Para você perceber suas qualidades e gostar do que vê por dentro.
Fé - Para te guiar, te sustentar e te manter de pé.
Sinceridade - Para você ser verdadeiro, gostar de você mesmo e viver melhor.
Felicidade - Para você descobri-la dentro de você e doá-la a quem precisar.
Amizade - Para você descobrir que, quem tem um amigo, tem um tesouro.
Esperança - Para fazer você acreditar na vida e se sentir uma eterna criança.
Sabedoria - Para entender que só o Bem existe, o resto é ilusão.
Desejos - Para alimentar o seu corpo, dando prazer ao seu espírito.
Sonhos - Para poder, todos os dias, alimentar a sua alma.
Amor
Para você ter alguém para amar e sentir-se amado.
Para você desejar tocar uma estrela, sorrir pra lua.
Sentir que a vida é bela, andando pela rua.
Para você descobrir que existe um sol dentro de você.
Para você se sentir feliz a cada amanhecer e saber que o Amor é a razão maior... para viver.
Mas se você não tiver um amor, que nunca deixe morrer em você, a procura... o desejo de o encontrar.
Tenha de tudo, um pouco... e Seja feliz!
Autora: Lisiê Silva
Casório
Momento Mais Você
Dicas para Refletir:
Selecionei alguns Vídeos do Programa Mais Você para que possa ser uma auto ajuda a quem precisa, sinta e reflita o que relamente vale á pena.
Bjs Ká Rodrigues Alves