Apostilas de Informática para Iniciantes

  
Apostila Infantil


Apresentando o equipamento: Vamos conhecer o computador e seus acessórios

Nosso computador é formado por unidades de entrada e unidades de saída. As  unidades de entrada servem para inserirmos informações em nosso computador. Já as unidades de saída servem para extrairmos estas informações.                                                         
Unidades de Entrada
 Mouse: Durante o ano a criança criará o hábito de utilizar o clique duplo, bem como o de entrar nos programas. Ela já possui a capacidade de clicar com o botão direito do mesmo.




CD-rom:
É utilizado para a instalação de programas. As crianças têm acesso ao uso de CD-Rom, através de jogos pedagógicos.


Teclado:
O Teclado é utilizado com freqüência para que o aluno escreva seu nome.  Daremos seqüência ao uso das teclas de direção (setas) em alguns jogos, bem como daremos continuação ao que foi introduzido anteriormente (teclas como Backspace, Esc,  Enter e Espaço.) Iniciaremos o uso das teclas Shift, Caps Lock, e Acentos. A criança já será capaz de escrever seu nome completo, bem como digitar pequenas frases.

CPU:
É nela que ficam arquivados todos os dados. Durante o curso,
ensinaremos a criança como  colocar disquetes e cd-rom na mesma

Disquete:
É utilizado para guardar arquivos, ou copiar programas diversos. Faremos uma apresentação do mesmo, para que a criança possa conhecê-lo. Ela já será capaz de manuseá-lo, inserindo e retirando da CPU.

Unidades de Saída




Monitor:  É a tela de visualização do equipamento. É através do monitor que vemos nosso trabalho ser executado.


Unidades de Saída

 Monitor:
            É a tela de visualização do equipamento. É através do monitor que vemos nosso trabalho ser executado.




Impressora: É nela que imprimimos os trabalhos que fazemos no computador.


Conhecendo a tela

 

Na Área de Trabalho a criança estará se familiarizando com os nomes corretos do Windows.

Barra de Tarefas - Permite o controle dos programas que estão abertos. Pode ser posicionada em qualquer um dos cantos da tela. Pode ser posicionada em qualquer um dos cantos da tela. É onde se localiza o relógio do computador.

Botão Iniciar - É o principal elemento da Barra de tarefas, que ativa o menu INICIAR, possibilitando a entrada nos programas WordPad e Paint. A criança tentará entrar sozinha dentro dos programas seguindo a orientação da professora.


Área de Transferência - A criança possui a capacidade de colocar desenhos na Área de Transferência, abrindo mais de um programa ao mesmo tempo, copiando uma figura ou texto do Paint e colando no WordPad.

Ícones - Mostram os programas que estão na tela para serem executados. A criança já será capaz de identificar os ícones abaixo e utilizá-los, conforme sua necessidade.

 



Janelas - A criança será capaz de restaurar e fechar janelas.


Barra de Rolagem


 
1. Ligue o estabilizador.
            2. Ligue a CPU.
            3. Ligue o monitor.
            4. Ligue a impressora.


 Para desligar seu equipamento:
           1. Clique sobre iniciar e depois desligar.
            2. Irá aparecer a mensagem: "O que deseja fazer?"
            3. Clique em OK.
            4. Aguarde a mensagem aparecer na tela.
            5. Desligue primeiro a impressora.
            6. Desligue  o monitor.
            7. Desligue a CPU.
            8. Desligue o estabilizador.

Conhecendo o Paint


            O Paint é um programa do Windows que permite que a criança crie desenhos, desde os mais simples até desenhos sofisticados.  A tela do paint é subdividida em algumas partes. Ao final do curso, a criança já será capaz de utilizar todas as ferramentas deste Programa.

             Paleta de Cores:
Com ela a criança trabalha colorindo desenhos, através do uso do mouse.

Caixa de Ferramentas: Contém as ferramentas utilizadas neste programa para a criação de desenhos e textos.

Caixa Auxiliar: Contém modificações de cada ferramenta. Ao lado, podemos verificar a Caixa Auxiliar da ferramenta Pincel.
                                  
            É fundamental que os pais auxiliem seus filhos no computador e acreditem na capacidade delas, pois assim seu desenvolvimento será maior e a confiança em se próprio o fará crescer.
É utilizado para a instalação de programas. As crianças têm acesso ao uso de CD-Rom, através de jogos pedagógicos.


Caixa Auxiliar: Contém modificações de cada ferramenta. Ao lado, podemos verificar a Caixa Auxiliar da ferramenta Pincel.
                                  

É fundamental que os pais auxiliem seus filhos no computador e acreditem na capacidade delas, pois assim seu desenvolvimento será maior e a confiança em se próprio o fará crescer.

                            Pincel - Permite à criança fazer pontos.

 
                   Spray - Permite à criança fazer efeitos diferentes.


 Texto - Permite à criança escrever o próprio nome.

   Balde de tinta (preenchendo com cor). Permite à criança  colorir figuras.

           
 Editar/Desfazer-  Permite à criança  desfazer as três últimas  ações indesejadas. Bastando clicar sobre o Menu Editar e logo após na palavrinha Desfazer. Trabalhamos assim, sua coordenação, e habilidade no uso do Mouse.
    Linha -   Permite à criança traçar linhas.

Conhecendo o WordPad

A criança irá redigir seu nome, letras e números do seu dia-a-dia, conhecendo melhor as teclas do teclado e utilizando algumas ferramentas do WordPad para formatá-lo, selecionando letras, mudando cor, formato e tamanho das mesmas.
 COR     



TAMANHO DE FONTE


                       FORMATO


                                                                                   by Ericka Vanessa




CORELDRAW 9


SUMÁRIO

01 - INTRODUÇÃO
02 - O CORELDRAW
03 - INICIANDO O CORELDRAW 9
04 - AMBIENTE DE TRABALHO
05 - SALVAR UM GRÁFICO
06 - ABRIR UM GRÁFICO EXISTENTE
07 - NOVO GRÁFICO
08 - RÉGUAS
09 - JANELA DE DESENHO
10 - MODIFICAR A COR DE FUNDO DA PÁGINA
11 - PALETA DE CORES
12 - PÁGINAS
13 - INSERIR UMA NOVA PÁGINA
14 - EXCLUIR UMA PÁGINA
15 - RENOMEAR UMA PÁGINA
16 - NAVEGAR ENTRE PÁGINAS
17 - CAIXA DE FERRAMENTAS
18 - EXCLUIR A CAIXA DE FERRAMENTAS
19 - FERRAMENTAS
20 - INSERIR TEXTO
21 - APLICAR FORMATAÇÃO DE FONTE AO TEXTO
22 - GIRAR O TEXTO
23 - AJUSTAR TEXTO AO CAMINHO
24 - ADICIONAR PERSPECTIVA AO TEXTO
25 - DESFAZER EFEITOS
26 - CONTORNANDO O TEXTO
27 - MISTURAR TEXTO
28 - EFEITOS COM A FERRAMENTA ENVELOPE INTERATIVA
29 - EDITOR DE TEXTO DO CORELDRAW
30 - ASSISTENTE DE DIGITAÇÃO
31 - UTILIZANDO A FERRAMENTA RETÂNGULO
32 - CRIANDO PREENCHIMENTOS COM GRADIENTE
33 - CRIANDO TABELAS
34 - CRIANDO FORMAS GEOMÉTRICAS
35 - INSERIR FIGURAS
36 - EFEITO 3D (ROTAÇÃO 3D)
37 - EFEITO 3D (CILINDRO)
38 - EFEITO 3D (PERSPECTIVA)
39 - EFEITO 3D (DILATAR/ENCOLHER)
40 - EFEITO 3D (ESFERA)
41 - CRIAR PÁGINAS HTML
42 - PUBLICAR NO FORMATO PDF
43 - IMPRIMIR UM GRÁFICO



Esta apostila é sobre o software CorelDRAW 9, interface em português, e tem como finalidade à introdução de usuários iniciantes no ambiente de criação de ilustrações gráficas, proporcionadas pelo CorelDRAW.
Com um texto de fácil compreensão e figuras para ilustrar o aprendizado a apostila CorelDRAW 9 foi criada com intuito de auxiliar usuários já experientes de versões anteriores à versão 9, sendo uma fonte rica para consulta.


O CorelDRAW é um software de artes gráficas conhecido mundialmente. A Corel Corporation lança no mercado ano após ano uma nova versão do software, que é traduzido em mais de 17 idiomas.
Com o CorelDRAW 9 você poderá trabalhar com texto, figuras, efeitos, criar folhetos, notas, recibos, etiquetas, envelopes, cartões de visita entre outros documentos.
A Corel Corporation conseguiu criar um pacote de altíssima utilidade para o meio profissional. Com uma interface bastante intuitiva, proporcionando ao usuário menos experiente um meio de aprendizado relativamente curto, permitindo com que se crie documentos de alta qualidade ao fornecer ferramentas interativas.
Esta apostila é sobre o software CorelDRAW 9, interface em português.



Para iniciar o CorelDRAW 9 clique no botão Iniciar.
Posicione o cursor do mouse em Programas/CorelDRAW 9.
Clique em CorelDRAW 9.


Quando o programa já estiver carregado, uma tela de boas-vindas irá aparecer.
Para que esta tela não seja exibida novamente quando o CorelDRAW iniciar, desmarque Mostra esta tela de boas-vindas ao iniciar.
 Para iniciar um novo gráfico, clique em Novo gráfico.



Para salvar um gráfico, clique no menu Arquivo/Salvar, ou clique no botão ( ) Salvar.

Dê um nome para o gráfico e escolha a pasta que irá armazenar o gráfico, clique no botão Salvar. 
Para cancelar a operação clique no botão Cancelar.
Para escolher a versão do gráfico, selecione a versão (Versão) do Corel.

Os arquivos do CorelDRAW são salvos com a extensão .CDR.



Para abrir um gráfico existente, clique no menu Arquivo/Abrir.

Selecione o gráfico e clique no botão Abrir.



Para iniciar um novo gráfico, clique no menu Arquivo/Novo, ou clique no botão ( ) Novo.

Você pode alinhar texto, objetos e figuras utilizando linhas pontilhadas. Clique na régua (vertical ou horizontal) e arraste até o local onde de alinhamento dos objetos.
 Para apagar uma marcação de régua basta clicar em cima da marcação e pressionar a tecla Del (Delete).



Nesta janela inserimos todos objetos, figuras e texto.

Embora você possa inserir objetos em qualquer parte da área de trabalho, somente serão impressos os objetos que estiverem dentro da área de impressão.



Você pode altera a cor de fundo da Janela Desenho através do menu Layout/Configurar página.
Na opção Página/Fundo, selecione Sólido e escolha uma cor. Clique no botão OK.

A Janela Desenho recebe a cor que você escolheu.



A Paleta de cores do CorelDRAW permite modificar as cores de objetos, figuras, bordas e texto. A Paleta pode ser deslocada de seu local original (direita da tela) para qualquer área do ambiente de trabalho.
Você pode excluir a Paleta de cores ou até mesmo incluir uma paleta diferente.
Para excluir a Paleta de cores atual, clique no menu Janela/Paletas de cores. Clique na opção Nenhum.
Para selecionar uma nova paleta (exemplo: Microsoft Internet Explorer), clique no menu Janela/Paletas de cores. Clique na opção desejada.



No CorelDRAW não trabalhamos com um documento com texto corrido. Por exemplo, no Word quando digitamos um texto muito longo o próprio programa se encarrega de criar uma nova página. No CorelDRAW temos que inserir uma nova página ou várias páginas se quisermos trabalhar com múltiplas páginas.
  


Para inserir uma nova página clique no menu Layout/Inserir página. Uma janela de diálogo irá parecer. 
Você pode especificar onde esta nova página será inserida (antes ou depois da página atual), bem como informar a altura, largura, tipo de papel, quantidade de páginas, etc. Clique no botão OK e a pagina será inserida.



Para excluir uma página, clique no menu Layout/Excluir página. Uma janela de diálogo será aberta.
 Selecione a(s) página(s) que deseja excluir e clique no botão OK.



Para renomear uma página, posicione na página desejada, clique no menu Layout/Renomear página. Uma janela de diálogo irá aparecer, dê um novo nome para a página e clique no botão OK.
  


Quando trabalhamos com um número considerável de páginas, precisamos renomear cada página e saber navegar por entre elas. 
Navegue por entre as páginas utilizando os seguintes botões:

 Retorna para primeira página

 Retorna uma página

 Avança uma página

 Avança para última página



A Caixa de ferramentas do CorelDRAW pode ser deslocada para qualquer área dentro do ambiente de trabalho, ou mesmo encaixa-la em um novo local.
  


Você pode excluir temporariamente a Caixa de ferramentas clicando no botão ( ) Fechar, superior direito da Caixa de ferramentas.
 Para trazer a Caixa de ferramentas de volta, clique no menu Janela/Barra de ferramentas.
Uma janela (Opções) para personalizar o “Espaço de trabalho” irá aparecer.
 Marque a opção Caixa de ferramentas e clique no botão OK.



( ) Ferramenta Seleção

( ) Ferramenta Forma

( ) Ferramenta Faca

( ) Ferramenta Borracha

( ) Ferramenta Transformação livre

( ) Ferramenta Zoom

( ) Ferramenta Enquadramento

( ) Ferramenta Mão livre

( ) Ferramenta Bézier

( ) Ferramenta Mídia artística

( ) Ferramenta Dimensão

( ) Ferramenta Linha de conexão

( ) Ferramenta Conector interativo

( ) Ferramenta Retângulo

( ) Ferramenta Elipse

( ) Ferramenta Polígono

( ) Ferramenta Espiral

( ) Ferramenta Papel gráfico

( ) Ferramenta Texto

( ) Ferramenta Preenchimento interativo

( ) Ferramenta Preenchimento interativo de malha

( ) Ferramenta Transparência interativa

( ) Ferramenta Sombreamento interativo

( ) Ferramenta Mistura interativa

( ) Ferramenta Contorno interativo

( ) Ferramenta Distorção interativa

( ) Ferramenta Envelope interativa

( ) Ferramenta Extrusão interativa

( ) Ferramenta Conta-gotas

( ) Ferramenta Lata de tinta

( ) Ferramenta Diálogo Caneta de contorno

( ) Ferramenta Diálogo cor de contorno

( ) Ferramenta Sem contorno

( ) Ferramenta Espessura Mínima de contorno

( ) Ferramenta Contorno de ½ Ponto

( ) Ferramenta Contorno de 2 Pontos

( ) Ferramenta Contorno de 8 Pontos

( ) Ferramenta Contorno de 16 Pontos

( ) Ferramenta Contorno de 24 Pontos

( ) Ferramenta Preenchimento

( ) Ferramenta Diálogo Cor de preenchimento

( ) Ferramenta Diálogo Preenchimento Gradiente

( ) Ferramenta Diálogo Preenchimento de Padrão

( ) Ferramenta Diálogo Preenchimento de textura

( ) Ferramenta Diálogo Preenchimento PostScript

( ) Ferramenta Nenhum Preenchimento

( ) Ferramenta Janela de encaixe Cor

Dica
Para alterar a propriedades de uma ferramenta, clique em cima dela com o botão direito do mouse. No menu suspenso clique em Propriedades.
  

Quando terminar de fazer as alterações clique no botão OK.
A ferramenta assume os valores que foram passados para suas propriedades.



Quando carregado por completo o CorelDRAW cria um novo gráfico, denominado Figura1.cdr.
1. Para inserir texto na Janela Desenho, clique na ( ) Ferramenta texto.
2. Clique no local desejado para inserir o texto dentro da Janela Desenho.
  
Ao pressionar a tecla Enter, o cursor pula para linha debaixo permitindo que continue digitando na próxima linha.

Dica

Você pode utilizar as Réguas (horizontal e vertical) para alinhar o texto, tanto nas laterais como nas extremidades, superior e inferior.



Para formatar o texto, clique na ( ) Ferramenta Seleção, clique no texto desejado e aplique as seguintes formatações.

Fonte

Tamanho da fonte

Negrito

Itálico  

Sublinhado

Para ter um maior controle sobre a formatação do texto, clique no menu Texto/Formatar texto.
Uma janela de diálogo denominada “Formatar texto” irá aparecer.



No CorelDRAW é possível girar o texto em diversos ângulos.
 1.  Utilizando a ( ) Ferramenta Seleção clique duas vezes sobre o texto desejado.
 2.  Clique nas alças laterais e arraste para obter o ângulo desejado.

Dica

Você pode utilizar a ( ) Ferramenta Seleção e girar não somente texto, mas também objetos e figuras.



No CorelDRAW podemos ajustar o texto a um determinado caminho.
Por exemplo: podemos fazer com que um texto seja incorporado a um circulo, fazendo com que o texto fique inclinado.

1. Para ajustar o texto ao caminho, desenhe um círculo abaixo do texto desejado utilizando a
( ) Ferramenta elipse.
 2.  Utilize a ( ) Ferramenta Seleção para selecionar ambos objetos.  

3.                       Clique no menu Texto/Ajustar texto ao caminho.


O texto será incorporado ao caminho (círculo).

 


Vários efeitos são possíveis de se conseguir através do menu Efeitos, entre elas o efeito de adicionar perspectiva ao texto. Este efeito permite um texto com acabamento artístico.

1.  Para adicionar uma perspectiva ao texto, selecione o texto desejado utilizando a ( ) Ferramenta seleção.

2.  Clique no menu Efeitos/Adicionar perspectiva.

O texto será envolvido em uma pequena malha e quatro pontos nas extremidades permitem que se estique o texto para qualquer lado, adicionando perspectivas diferentes.



Para desfazer este e outros efeitos clique no menu Editar/Desfazer, ou pressione as teclas [Ctrl] + [Z].



Para adicionar um contorno ao texto selecione o texto desejado, clique na ( ) Ferramenta contorno, escolha o tamanho do contorno desejado.

O texto recebe um contorno.

Dica

Para ter um maior controle sobre os contornos em seu texto utilize a ( ) Ferramenta Diálogo Caneta de contorno.

 Uma janela se abrirá permitindo especificar as dimensões do contorno a ser aplicado.

 Após definir a cor, estilo, ângulo, largura, etc. que terá o contorno clique no botão OK.



O CorelDRAW permite misturar duas palavras ou frases (distintas), causando um efeito interessante.

1.  Utilize a ( ) Ferramenta texto para digitar a primeira palavra ou frase.
  
2. Clique em uma outra área da janela de desenho e digite a segunda palavra ou frase. Para causar um efeito com cores diferentes mude a cor da segunda palavra.
  
3. Utilize a ( ) Ferramenta seleção para selecionar as palavras.

4.Clique na ( ) Ferramenta Mistura interativa. Clique na primeira palavra e arraste a guia até a segunda palavra para completar o efeito.



A ( ) Ferramenta Envelope interativa contém seis alças para criar efeitos de distorção. Estes efeitos podem proporcionar ao gráfico uma ilusão 3D.

1.  Digite um texto qualquer.


2. Utilize a ( ) Ferramenta Envelope interativa sobre este texto.


3.Estique as alças laterais que estão em volta do texto.




Quando você estiver digitando um texto muito longo no CorelDRAW, talvez sinta a falta de um editor mais completo, com opções de formatação de parágrafo, fonte, alinhamento, etc. Na verdade o CorelDRAW possui um editor de texto simples, mas completo que lhe permitirá digitar texto e mais texto, frases e mais frases sem a necessidade de ter que ajustar parâmetros na Janela desenho.

1. Para abrir este editor comece digitando o texto na Janela desenho normalmente.


2.Selecione o texto e clique no menu Texto/Editar texto. Uma Janela se abrirá permitindo que se digite, formate todo o texto neste Editor.
  
3.Selecione parte do texto e clique no botão Formatar texto. O texto pode ser formatado como se estivesse em um processador de texto.

4.Quando terminar de digitar o texto clique no botão OK.

Dica

Para Importar um texto, clique no botão Importar.

Selecione o arquivo de texto e clique no botão Abrir.



Com o Assistente de digitação podemos substituir palavras por outros ou por frases completas. Por exemplo: se você necessita digitar a Cidade onde mora ou trabalha, Estado e o ano em vários documentos, faça com que o Assistente de digitação lhe ajude executando parte do trabalho.
Para alguém que mora em São Paulo – SP o Assistente pode ser configurado para substituir a expressão sp-ano por São Paulo – SP 2000.

Veja como fazer:

1. Clique no menu Texto/Ferramentas de edição de texto/Assistente de digitação.
2. A janela Opções na guia Assistente de digitação se abrirá.
3.  Digite a expressão que a ser substituir por outro na caixa de texto Substituir. Digite a palavra que substituirá a outra na caixa de texto Por.

Quando estiver digitando a expressão a ser substituída o programa automaticamente trocará pela nova palavra configurada no Assistente de digitação.



Podemos utilizar a ( ) Ferramenta retângulo para criar várias formas e tamanhos diferentes de retângulos.
 Textos podem ser inseridos no interior do retângulo. Não é necessário utilizar várias ferramentas para criar documentos. Com as Ferramentas ( ) texto, ( ) retângulo e ( ) preenchimento  podemos criar formulários, duplicatas, recibos, etc.

 Exemplo de uma duplicata criada no CorelDRAW.




Para criar Gradientes no CorelDRAW utilizamos a Ferramenta ( ) Diálogo Preenchimento gradiente.
1. Desenho uma forma na Janela Desenho (exemplo: círculo).
2.clique na Ferramenta ( ) Diálogo Preenchimento gradiente. A janela de formatação Preenchimento gradiente irá se abrir.
 3. Selecione o Tipo de preenchimento (Linear, Radial, Cônico ou Quadrado). Altere as Opções de ângulo, e as cores em Mistura de cores. Clique no botão OK.

A forma geométrica recebe o gradiente.

Dica

Você pode alterar o valor do Ponto médio criando transparência.
  


Podemos criar tabelas no CorelDRAW, utilizando a Ferramenta ( ) Papel gráfico.
1.Clique na Ferramenta Papel gráfico e arraste sobre a Janela Desenho para obter a dimensão desejada.

2. Digite o texto dentro das células da tabela.

Dica

Você pode utilizar a Ferramenta ( ) Linha de conexão e criar novas células na tabela.




A junção de dois ou mais objetos pode criar uma nova forma geométrica.

1. Para criar uma nova forma insira dois objetos diferentes na Janela Desenho.
2.  Selecione ambas formas.

3. Clique no menu Organizar posicione o cursor do mouse em Formato, clique em Interseção.
4. No menu suspenso, clique no botão Interseção com.
5. Clique na área que liga as duas formas, e arraste para uma nova área dentro da Janela Desenho.
 Uma nova forma geométrica é criada.



Você pode inserir figuras no CorelDRAW de duas maneiras.
Utilizando a área de transferência. Através da opção, copiar e colar.
ou  Através do menu Arquivo/Importar.
A janela Importar abrirá, permitindo que se escolha a figura a ser inserida na Janela Desenho.
Marque a caixa Visualizar para ter uma previa da figura a ser inserida.
Clique no botão Importar para importar a figura, ou clique no botão Cancelar para cancelar a operação.
Clique na área onde deseja inserir a figura, e arraste para obter o tamanho desejado.




Para criar o efeito Rotação 3D em uma imagem.
1.  Selecione a imagem desejada. Clique no menu Bitmaps posicione o cursor do mouse em Efeitos 3D, clique em Rotação 3D. A janela de formatação Rotação 3D se abrirá.
2.    Altere os valores de rotação na vertical e horizontal. Clique no botão OK.



1.  Selecione a imagem desejada. Clique no menu Bitmaps posicione o cursor do mouse em Efeitos 3D, clique em Cilindro. A janela de formatação Cilindro se abrirá.
 2. Escolha de que forma será aplicado o efeito na horizontal ou vertical. Arraste a barra de porcentagem para o valor desejado. Clique no botão OK.

EFEITO 3D (PERSPECTIVA)


1. Selecione a imagem desejada. Clique no menu Bitmaps posicione o cursor do mouse em Efeitos 3D, clique em Perspectiva. A janela de formatação Perspectiva se abrirá.
 2.  Escolha o tipo para aplicar o efeito (Perspectiva ou Inclinar). No quadro menor arraste as abas do quadro de demonstração. Clique no botão OK.



1. Selecione a imagem desejada. Clique no menu Bitmaps posicione o cursor do mouse em Efeitos 3D, clique em Dilatar/Encolher. A janela de formatação Dilatar/Encolher se abrirá.
2.  Arrasta a barra de porcentagem Dilatar/Encolher para o valor desejado. Clique no botão OK.



1   Selecione a imagem desejada. Clique no menu Bitmaps posicione o cursor do mouse em Efeitos 3D, clique em Dilatar/Encolher. A janela de formatação Dilatar/Encolher se abrirá.
 2.  Arraste a barra de porcentagem para o valor desejado. Clique no botão OK.



Através do menu “Editar/Inserir objeto Internet” podemos inserir botões, formulários, caixa de opções, menus, entre outros componentes de páginas Web.

1. Para publicar no formato HTML, clique no menu Arquivo/Publicar na Internet.
2  Uma Janela se abrirá, escolha o local para armazenar o arquivo. Clique no botão Procurar para escolher a pasta. Selecione o formato (exemplo HTML) e clique no botão Avançar.
 3.Na próxima tela escolha o formato para salvar as imagens. Escolha o formato GIF para desenhos e formas geométricas. Escolha o formato JPEG para fotos. Clique no botão avançar.
 4.A próxima tela permite, dar um título para a página e modificar o nome do arquivo.  Clique no botão Concluir para publicar o arquivo no formato HTML.

Ao finalizar o processo, o CorelDRAW abrirá a página publicada em seu navegador padrão.
  


O Adobe Acrobat Reader é um software gratuito que permite visualizar arquivos no formato PDF. Você pode baixar o software no site da Adobe: www.adobe.com
O CorelDRAW 9 permite salvar gráficos no formato PDF. Dessa forma você pode criar trabalhos para serem visualizados por um aplicativo gratuito.

1. Para publicar no formato PDF, clique no menu Arquivo/Publicar em PDF.
2. Na janela de diálogo Publicar em PDF, você poderá escolher o local para armazenar o arquivo que será publicado, o nome do arquivo, as páginas que serão publicadas entre outras opções.
 3. lique no botão OK e o arquivo será publicado. Para cancelar a operação clique no botão Cancelar.

Dica

Você pode criar documentos no formato PDF para distribuição na Internet. O Adobe Acrobat Reader é uma excelente opção para usuários de PC que não possuem em sua máquina um processador de texto como o Word (MS-Office).
O usuário pode visualizar o documento que você criou utilizando o Adobe Acrobat Reader.




O CorelDRAW analisa seu documento. Verifica o número de páginas e itens a serem impressos.
 A partir da janela Imprimir você terá diversas opções de impressão.
Na guia Geral você pode selecionar a Impressora.

O Intervalo de impressão:

Documento atual: Imprime o documento inteiro.

Página atual: Imprime somente a página atual.

Páginas: Você pode especificar quais páginas serão impressas (exemplo: 4-10).

Pares e Ímpares: Selecione Pares para imprimir somente as páginas pares (exemplo: 2-6-8). Selecione Ímpares para imprimir somente as páginas ímpares (exemplo: 1-3-9).

Copias:

Número de cópias: Selecione quantas cópias serão impressas do documento.

Clique no botão Imprimir, e o documento será impresso ou clique no botão Cancelar, para cancelar a operação.

Windows em geral
WIN = Abre o menu Iniciar. Use as setas para navegar nas opções, e dê ENTER para abrir um item.
WIN + D = Mostrar área de trabalho.
WIN + M = Minimizar tudo.
SHIFT + WIN + M = Desminimizar tudo.
WIN + R = Executar.
WIN + E = Abre o Windows Explorer.
WIN + PAUSE BREAK = Propriedades do sistema.
WIN + F = Pesquisar arquivos ou pastas.
WIN + U = Gerenciador de utilitários.
WIN + L = Bloquear computador ou trocar de usuário, sem fazer logoff.
CTRL + ESC = Abre o menu Iniciar.
CTRL + ALT + DEL = Gerenciador de tarefas, permite fechar programas travados. No Windows NT/2000/XP/Vista etc. pode abrir a janela “Segurança do Windows”, com opções para trocar senha, fazer logoff ou abrir o gerenciador de tarefas.
CTRL + SHIFT + ESC = Gerenciador de tarefas (com a vantagem de abri-lo direto, e não a tela de segurança, em algumas versões de Windows).
ALT + LETRA SUBLINHADA DE MENUS OU BOTÕES = Acessa o menu ou botão. Use as setas de direção do teclado para se mover, ENTER para confirmar ou a barra de espaços para marcar ou desmarcar as caixinhas de marcação.
ALT + TAB = Alterna as janelas abertas. Segure ALT e vá teclando TAB até selecionar a janela desejada, e então solte tudo.
SHIFT + ALT + TAB = Alterna as janelas abertas, só que selecionando as anteriores, e não as próximas. Ao usar o ALT + TAB, você pode teclar ou soltar SHIFT quando precisar.
ALT + ESC = Alterna diretamente para a janela anterior na barra de tarefas.
CTRL + TAB = Alterna as guias (abas) das janelas que tem abas, avançando, e em alguns programas, alterna os documentos abertos.
SHIFT + CTRL + TAB = Alterna as guias, voltando para as anteriores, em vez de avançar.
ALT + F4 = Fecha a janela ativa. Se nenhuma janela estiver aberta, abre a caixa de diálogo “Desligar o computador”.
ALT + ESPAÇO = Abre o menu de controle da janela ativa (= clicar na barra de título com o botão direito do mouse ou, mais precisamente, clicar no ícone que fica à esquerda, na barra de título dos programas). Dica: use para maximizar, minimizar ou restaurar janelas pelo teclado.
F10 = Seleciona os menus do programa atual. Use as setas de direção do teclado para se mover por eles.
SHIFT + F10 = Corresponde a clicar com o botão direito no objeto selecionado ou em foco. Use as setas para escolher um item do menu, e ENTER para “clicá-lo”. Pode-se usar diretamente a tecla que tem um menu com uma setinha, é a chama “tecla de atalho de aplicativo”, que normalmente fica entre as teclas WIN DIREITA e CTRL de alguns teclados.
PRINT SCREEN = Copia uma imagem da tela atual para a área de transferência. Basta colar no seu programa gráfico preferido (pode ser o Paint), ou num editor que aceite imagens (como o Word). Ideal para pegar ilustrações de tela sem precisar de programas de terceiros.
ALT + PRINT SCREEN = Copia uma imagem apenas da janela ativa, e não da tela inteira (janela ativa é a janela que está em primeiro plano).
Windows Explorer
Confira mais abaixo as dicas de seleção de textos, muitas valem para o trabalho com arquivos e pastas também
F3 = Pesquisar arquivos na pasta atual.
F4 = Abre a listinha da barra de endereços.
F5 = Atualiza a janela atual.
F6 = Seleciona o texto da barra de endereços.
F11 = Abre a página em tela cheia. Tecle F11 para voltar ao normal.
CTRL + H = Abre a lista do histórico.
CTRL + I = Abre a lista dos favoritos.
BACKSPACE = Abrir a pasta pai (acima).

Atalhos do Windows 7

O Windows 7 tem alguns atalhos próprios, aproveitando melhor a sua interface.
Win + Seta para cima = Maximixa a janela atual (a que você estiver).
Win + Seta para esquerda = Deixa a janela na metade esquerda da tela.
Win + Seta para direita = Deixa a janela na metade direita da tela (ela também pode ser arrastada pela barra de título para um dos lados).
Win + Seta para baixo = Minimiza a janela, ou restaura caso esteja maximizada.
Win + P = Menu de projetor, útil para espelhar a imagem da tela numa tela externa.
Win + Home = Minimiza tudo e deixa só a janela principal ativa (a janela em que você estiver trabalhando).
Win + Espaço = Oculta todas as janelas e mostra a área de trabalho, igual quando você leva o mouse para o canto direito da barra de tarefas. Isso permite ver o desktop, mas nunca vi muita utilidade.
Win + “+” = Dá zoom na tela.
Win + “-” = Reduz o zoom.
Win + Shift + Seta para esquerda = Move a janela atual para o monitor do lado esquerdo (se você usar dois monitores, é claro).
Win + Shift + Seta para direita = Move a janela para o monitor do lado direito.
Alt + P = Mostra e oculta a pré-visualização no Windows Explorer.
Win + T = Coloca o foco nos botões da barra de tarefas. Use as setas direcionais para se mover entre eles e enter para selecionar um.
Win + Número (1, 2, 3, etc) = Corresponde a clicar no botão da barra de tarefas que estiver na posição do número teclado.
Veja também muitas dicas de Windows 7 aqui no Explorando!

Cópia e seleção de textos ou arquivos

CTRL + C = Copiar seleção.
CTRL + V = Colar.
CTRL + X = Recortar (mover).
CTRL + A = Selecionar tudo do campo atual.
CTRL + Z = Desfaz a última ação de edição, se possível. Cuidado ao usar no Windows Explorer, pois pode desrenomear uma pasta que acabou de ser renomeada, apagar arquivos que foram copiados ou mover de volta arquivos que foram movidos.
Textos em diversos programas
Muitos valem para arquivos no Windows Explorer também
SETA ESQUERDA = Coloca o cursor um caractere anterior.
SETA DIREITA = Coloca o cursor um caractere depois.
SETA ACIMA = Vai para a linha de cima, na mesma coluna.
SETA ABAIXO = Vai para a linha de baixo, na mesma coluna.
SHIFT + SETA ESQUERDA = Vai selecionando à esquerda do cursor. Segurando SHIFT, vá teclando a SETA ESQUERDA.
SHIFT + SETA DIREITA = Idem anterior, seleciona à direita do cursor. Segure SHIFT e vá teclando SETA DIREITA.
SHIFT + SETA ACIMA = Seleciona o texto compreendido entre a linha atual e a linha acima, na mesma coluna. Segure SHIFT e vá teclando SETA ACIMA para selecionar mais linhas para cima.
SHIFT + SETA ABAIXO = Idem anterior, seleciona linhas para baixo.
HOME = Coloca o cursor no começo da linha.
END = Coloca o cursor no final da linha.
SHIFT + HOME = Seleciona do cursor até o início da linha.
SHIFT + END = Seleciona do cursor até o fim da linha.
PAGE UP = Rola uma tela acima.
PAGE DOWN = Rola uma tela abaixo.
INSERT = Alterna entre inserir ou substituir caracteres ao digitar.
DELETE = Exclui caracteres à direita do cursor.
BACKSPACE = Exclui caracteres à esquerda do cursor.
SHIFT + TECLA = Coloca o símbolo secundário da tecla. No caso das letras, alterna para caixa alta (maiúsculas).
ALT DIREITA + TECLA = Coloca o símbolo terciário da tecla (nas que possuem três símbolos impressos na tecla).
CAPS LOCK = Alterna maiúsculas e minúsculas ao digitar.

Internet Explorer

BACKSPACE = Voltar (desde que nenhum campo de edição tenha o foco).
SHIFT + BACKSPACE = Avançar (desde que nenhum campo de edição tenha o foco).
ALT + HOME = Abre a página inicial.
F3 = Pesquisar na web (não recomendado, prefisa usar seu site de busca favorito).
F4 = Mostra a listinha da barra de endereços.
F5 = Atualiza (recarrega) a página.
F6 = Seleciona a barra de endereços.
F11 = Abre a página em tela cheia. Tecle F11 para voltar ao normal. Dica: mesmo navegando em tela cheia, você pode teclar WIN para abrir o menu Iniciar ou usar o ALT+TAB para alternar entre as janelas abertas.
CTRL + F = Pesquisar texto na página atual (é bom clicar logo no comecinho da página antes de dar CTRL+F, para deixar o cursor bem no início e então pesquisar a partir dali).
CTRL + D = Adiciona a página atual nos favoritos.
TAB = Avança de link em link ou de objeto em objeto na página. Tecle a barra de espaço para selecioar se for um campo de marcação, ou tecle ENTER para abrir, se for um botão ou link. O objeto ativo ficará cercado por um retângulo tracejado, para que você possa identificá-lo.
SHIFT + TAB = A mesma coisa do TAB, só que em direção oposta. Ideal para voltar para links atrás ou quando você “passar” do ponto com o TAB.
CTRL + H = Abre a lista de histórico, à esquerda.
CTRL + I = Abre a lista dos favoritos, à esquerda.
CTRL + O = Abrir arquivo, site ou uma URL qualquer.
SHIFT + CLIQUE NUM LINK = Abre o link em nova janela, mantendo a atual aberta. A mesma coisa de clicar no link com o direito e escolher “Abrir em nova janela”.
HOME = Vai para o topo da página.
END = Vai para o fim da página.
ESPAÇO = Rola a tela para baixo.
SHIFT + ESPAÇO = Rola a tela para cima.
SETAS DE DIREÇÃO = Rolam a tela, para a direção da seta teclada (acima, abaixo, à esquerda e à direita).
PAGE UP = Rola a tela para cima
PAGE DOWN = Rola a tela para baixo.

Internet Explorer 7 (com abas)

Devem funcionar nas novas versões do IE também.
CTRL + clique = Abrir link em nova aba, sem trazê-la para frente.
CTRL + SHIFT + clique = Abrir link em nova aba, trazendo-a para a frente.
CTRL + T = Nova aba.
ALT + ENTER = Nova aba com a URL da barra de endereços (se ela estiver focada).
ALT + ENTER = Nova aba para pesquisar o texto do campo de busca (se ele estiver focado).
CTRL + Q = Ver miniaturas das abas. Clique na miniatura para ativar a aba correspondente.
CTRL + TAB e CTRL + SHIFT + TAB = Alternar entre as abas (respectivamente, para frente e para trás).
CTRL + n, onde “n” é um número de 1 a 8 = Alterna para a aba na “nª” posição.
CTRL + 9 = Alterna para a última aba usada.
CTRL + W = Fecha a aba atual.
ALT + F4 = Fecha todas as abas (e a janela do navegador).
CTRL + ALT + F4 = Fecha todas as outras abas, menos a atual.
Atalhos de mouse no IE7:
- Clique com o botão do meio num link = Abrir link em nova aba.
- Duplo clique no espaço vazio à direita da última aba = Nova aba.
- Clique com o Botão do meio numa aba = Fechar aba.


Desculpe mas acrescentar Apostila aqui está complicado.

Sites de Informática:

http://www.drh.uem.br/tde/apostilas.htm








 AutoCAD 009- Básico 2D Introdução

O objetivo desta apostila é ensinar de forma simples, objetiva e didática, os recursos do AUTOCAD para projetar em duas dimensões. Os ensinamentos incluídos abrangem a maioria das necessidades dos profissionais e das empresas, enfocando de forma especial as partes críticas do programa.
Sendo o AUTOCAD um programa com grande número de comandos e opções,e considerando sua interface pouco amigável, sugiro que prestem bastante atenção na explicações que com certeza muitos "macetes" e dicas farão diferença na produtividade e na qualidade de seus serviços.
Conceitos
CAD -A sigla CAD vem do inglês "Computer Aidded Design" que significa Desenho Assistido por Computador. Na verdade são programas (softwares) para computador específico para geração de desenhos e projetos.
AUTOCAD -O AUTOCAD é um programa (software), que se enquadra no conceito de tecnologia CAD é utilizado mundialmente para a criação de projetos em computador. Na verdade, AUTOCAD é o nome de um produto, assim como Windows, Office (Word, Excel,...), etc. Existem outros softwares de CAD como MicroStation, VectorWorks, IntelligentCad; para modelamento tridimensional e paramétricos como Catia, Pro Engineer, Solid Works, Solid Edges, etc. Aplicabilidade -Muitos dos programas CAD que existem no mercado aplicam-se a uma necessidade especifica, como arquitetura, mecânica, elétrica, geoprocessamento entre outras.
Autodesk - Autodesk é o nome da empresa que desenvolve e comercializa o AUTOCAD.
A Tela Gráfica
Personalização do AUTOCAD
Ativação de barras de ferramentas -Clicar em qualquer ícone com o botão direito do mouse e escolher a barra de ferramenta desejada.
Toolbar – Barra de Ferramentas que você pode personalizar a qualquer momento que queira ao clicar o botão direito do mouse em qualquer ícone da sua tela.
Barra de ferramentas:
Standard – Nesta barra de ferramenta encontraremos recursos comuns do Windows, mas a maioria pertencem ao AUTOCAD.
Layers – Nesta barra de ferramenta encontraremos comandos que permitira a criação de níveis de trabalho, com recursos especiais para cada nível.
Properties – Nesta barra de ferramenta encontraremos ferramentas que permitira associar cores, tipos e espessuras de linhas, independente dos níveis. Verifique que em cada ferramenta temos o acesso a uma lista de opções.
Draw – A maioria dos elementos que compõem um desenho podem ser criadas através das ferramentas contidas na barra de ferramenta DRAW.
Modify – Os botões que compõem esta barra de ferramenta, permitem a modificação de objetos já existentes, estas mudanças, bastante comuns nos desenhos, facilitarão muito nosso trabalho.
Dimension - Nesta barra de ferramenta encontraremos comandos que permitira a criação das cotas de um desenho.
Object Snap - Os botões que compõem esta barra de ferramenta, permitem a localização dos pontos de um objeto proporcionando um desenho com precisão.
Inquiry - Nesta barra de ferramenta encontraremos comandos que permitira conferir as medidas de um objeto e calcular sua área, perímetro, circunferência.
Linha de comando
Teclas Importantes
ESC -Cancela o comando ativo. ENTER - Confirma a maioria dos comandos e ativa o ultimo comando realizado.
Botões do Mouse
O botão à esquerda é o botão de seleção ou um ponto de introdução. O botão à direita aciona o menu flutuante. Clicar e arrastar - deixar pressionado o botão esquerdo do mouse e movimentar.
Unidades de Trabalho
Quando, por exemplo, tivermos a distância entre dois pontos de 10 unidades, o AUTOCAD interpreta esta unidade como adimensional, ou seja, o que você Trabalha considerando a leitura real que você irá desenvolver seu projeto; se fizer uma linha de 10 unidades podem ser 10 mm, 10 cm, 10m, 10 km, etc. Se começar um desenho trabalhando, por exemplo, que o passo de 1 seja 1m todo desenho você deve considerar como trabalhando em metros; 0,5m, 1 m, 10m e assim vai. Lembrando quem trabalha na mecânica trabalha com milímetros assim 50 mm equivalem a andar 50 unidades na tela do AUTOCAD. Neste momento podem achar um pouco estranho, falar sobre tamanho real, mas guarde que sempre será melhor criar seus desenhos adotando medidas reais que você mediu ou adotou mediante uma unidade. Numa questão geral, é o trabalho maior será tivermos que imprimir ou plotar o desenho, mais isto veremos no final.
COMANDOS DE DESENHO
Line
Clicar na ferramenta Line – clicar no primeiro (P1) – clicar no segundo ponto (P2) – Enter
Clicar na ferramenta Line – clicar no primeiro ponto – indicar a direção -digitar a medida
Enter – Enter
Erase
• Clicar na ferramenta Erase – selecionar os objetos - Enter
Obs: Outro método para apagar um objeto é clicar sobre o objeto e teclar DELETE.
COMANDO ORTHO (F8) -Trava o cursor no eixo ortogonal, permitindo realizar linhas perfeitamente retas ou execução de comandos de edição mantendo-se no alinhamento.
COMANDO DE VISUALIZAÇÃO
Pan -Permite arrastar a tela de visualização sobre o desenho, sem modificar a magnitude de visualização em tempo real com o auxilio do mouse.
Clicar na ferramenta – clicar e arrastar na área de trabalho
Realtime -Permite modificar a magnitude, aumentando ou diminuindo dinamicamente a visualização em tempo real com o auxilio do mouse.
• Clicar na ferramenta – clicar e arrastar na diagonal
Window -Mostra a imagem definida por uma janela indicada pelos pontos de sua diagonal. Aciona as outras Opções do Comando Zoom.
• Clicar na ferramenta – clicar no primeiro canto – clicar no segundo canto
Previous -Retorna a imagem anterior do último comando Zoom. Extend - Mostra a extensão máxima que o desenho pode ocupar na tela.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Quando se executa um determinado comando, e precisamos selecionar um objeto podemos selecionar de três formas diferentes :
1º Default -O cursor troca para forma de um quadradinho (Pick Box), e a expressão ‘Select Objects..’ é exibida na Barra de Comando. Neste momento podemos selecionar entidades uma a uma os objetos a serem trabalhados
2º Windows Crossing -Captura entidades que estão contidas dentro da janela ou que cruzarem a linha tracejada de uma janela. (da direita para a esquerda).
3º Windows -Captura entidades que estão contidas inteiramente dentro de uma janela ( da esquerda para direita)
Os Grips são ferramentas muito úteis, mas tarde veremos que podemos usar como forma de atalhos para muitos comandos do AUTOCAD. Podem-se tirar os “grips" clicando ESC duas vezes.
Formato por 2 pontos: Clicar na ferramenta – clicar na tela P1 – clicar na tela P2
Formato por Raio: Clicar na ferramenta – clicar na tela P1 – digitar o Raio - Enter
Formato por Diâmetro: Clicar na ferramenta – clicar na tela P1 – digitar o D – Enter – digitar o Diâmetro
COMANDO REGEN (RE) -Provoca uma regeneração do desenho, isto é, regenerar significa recalcular todas as entidades matemáticas contidas no desenho.
Object Snap
Utilizado para encontrar pontos determinados das entidades. As funções de OSNAP são ativadas para encontrar um ponto desejado. Sua principal aplicação é proporcionar precisão ao traçado de entidades.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17
Temporary Tracy point - Localiza um ponto a partir de um ou uma série de pontos temporários.
FROM -Estabelece um ponto temporário para que a partir dele e usando uma referencia ou coordenadas, pode-se determinar o ponto desejado.
– ENDpoint - Ponto final de linhas, arcos e polylines
– MIDpoint - Ponto médio de linhas, arcos e polylines
–INTersetion - Intersecção de dois objetos como segmentos de reta, círculos, arcos e splines.
- APParent Intersection - Atrai um ponto que faz intersecção aparente entre dois objetos.
– EXTension - Estende um ponto sobre a extensão de objetos.
– CENter - Centro de círculos e Arcos.
– QUAdrant -Define os pontos dos pólos de círculos e arcos( os pontos 0º,90º,180º e 270º graus) mais próximos.
– TANgent - Tangente a círculos e arcos a partir do último ponto definido.
– PERpendicular - Atrai para o ponto de um objeto que um alinhamento normal ou perpendicular com o outro objeto.
PARallel - Desenha linhas paralelas a outras linhas existentes, só funciona com a projeções das linhas pontilhadas Polar ligada.
–INSert -Atrai para um ponto de inserção de um bloco, texto, atributo (que contém informações de um bloco).
–NODe -Atrai para um ponto desenhado com o comando point.
–NEArest - Atrai para um ponto do objeto que esteja mais próximo ao ponto especificado.
–NONe -Cancela todas as opções de snap ativas: end, mid, int,cen,etc.
-OSNAP SETTINGS - Ativa a caixa de dialogo do comando OSNAP.
Podemos manter ativos aqueles Osnaps’ que mais necessita através da caixa de dialogoclicando com o botão direito em cima da palavra OSNAP, na barra de Status, opçãoSettings. Quando se clica na barra de Status Osnap ou o F3, caso não haja nenhumaseleção já pré-setada, o AUTOCAD automaticamente abre a caixa de diálogo OsnapSettings. Para um melhor desempenho das funções evite deixar todos ligados, poismuitas vezes podem capturar pontos não desejáveis, se caso desejar precisar capturarum ponto e ele acende outro, podemos “forçar” a entrada clicando o seu ícone oumesmo digitando as letras iniciais em negrito abaixo.
Trim
O Trim uma das ferramentas muito utilizada no AUTOCAD e onde recortamos e aparamos os objetos.
• Inicialmente é pedido para selecionar o objeto a ser usado como linha de corte ou limite, que no qual obrigatoriamente ter uma intersecção ou estar cruzando o que ira ser cortado – Enter – selecionar o que queremos cortar.
Extend
• Inicialmente é pedido para selecionar o objeto a ser usado como linha limite ou de referencia –Enter – selecionar os objetos que queremos estender.
Move
• Inicialmente precisamos Selecionar o objeto que queremos mover – Enter -a partir de selecionado nosso objeto, é solicitado um ponto de referência para o arrasto do objeto após a escolha do ponto do arrasto é solicitado o outro ponto de fixação.
Copy
Segue da mesma forma que o comando Move. Seleção do Objeto. Ponto de Arrasto. Ponto de Fixação. As mudanças entre um comando e outro e que Comando Move desloca o nosso objeto e Comando Copy cria uma cópia idêntica.
Offset
• Inicialmente é necessário entrar com o valor à distância para a cópia paralela do nosso objeto -Enter – Agora podemos selecionar a linha ou objeto que queremos gerar sua cópia paralela -na seqüência é solicitado que clicamos na nossa tela gráfica o lado (direita, esquerda – acima, abaixo) que queremos a cópia, o comando se mantem ativo, gerando cópias até das próprias cópias.
Nota: O comando em Polylines (Retângulos, círculos, ellipse, etc.) gerarmos formasconcêntricas, com a distancia definida inicialmente no comando.
Fillet
• Inicialmente é necessário entrar com a opção “R” – enter – agora digitar o valor do raio que desejamos arredondar – enter -agora é somente clicar um lado do vértice e seqüencialmente clicar no outro lado do vértice.
Chanfer
• Inicialmente é necessário entrar com a opção “D” – enter – agora digitar o valor da primeira distancia – enter – digitar o valor da segunda distancia – enter -agora é somente clicar um lado do vértice e seqüencialmente clicar no outro lado do vértice.
Rotate
• Inicialmente temos que selecionar o objeto a ser rotacionado – enter -agora é solicitado
o um ponto que será o ponto central de rotação do nosso objeto -nesse momento podemos perceber que “girando” o mouse, a nossa seleção do objeto gira junto e pedese para definir o ângulo de rotação - enter.
Mirror
• Inicialmente temos que selecionar o objeto a ser espelhado – enter - agora é solicitado o um ponto que será a mediana do nosso objeto -pede-se o segundo ponto que poderá ser um ponto determinado ou um ponto qualquer desde que esteja ligado o Ortho [F8] a partir do segundo clique, é perguntado se queremos deletar o objeto de origem e manter somente o seu espelho - enter.
Array
Agora vamos criar um Array Polar:
• Primeiramente selecionamos a opção Polar Array na caixa de dialogo -automaticamente veremos que a caixa de dialogo se altera de retangular para uma caixa array polar clicamos no botão superior à direita -Select Objects -para selecionar o objeto que iremos criar a nossa matriz – enter -para voltar para nossa caixa de dialogo -clicamos na seqüência o botão Center Point para definirmos o ponto central de nosso array polar, logo que selecionamos o nosso centro as medidas X e Y se alteram, correspondendo a nova referencia -definimos os números de itens que iremos copiar em volta do centro que clicamos acima -podemos manter o valor de 360 que corresponde a volta completa.
NOTE: O método utilizado como default foi Total number of. items & angle to fill. Mas podemos definir com:
Total number of. items & Angle between items – Esta opção permite definição do numero de objetos e o ângulo entre eles.
Angle to fil & Angle between items – esta opção permite a definição do ângulo de varredura e o ângulo entre os objetos.
A opção já setada abaixo Rotate items as copied – da a condição de rotacionar as copias dos objetos ou não em função de seu ângulo de inclinação.
Stretch
• Obrigatoriamente temos que Selecionar o objeto com a seleção window-crossing, através de abertura de janela por dois pontos da direita para esquerda -após a seleção podemos clicar um ponto de referência -indicar a direção e digitar a distancia.
Scale
• Obrigatoriamente temos que Selecionar o objeto – enter -após a seleção podemos clicar um ponto de referência – digitar a escala - enter.
Polygon
Inicialmente entrar com o número de lados do nosso polígono – enter -escolhido o nº. de lados, ele pedirá o centro do polígono -na seqüência ele pedirá para executar o polígono através da opção Inscribed ou Circumscribed - enter - para finalizar ele pedirá um valor que se refere há raio imaginário com referencia a sua opção anterior.
CIRCUMSCRIBED -Desenha o polígono definindo seu centro e raio, o polígono é desenhado tangenciando externamente a circunferência imaginária.
INSCRIBED -Desenha o polígono definindo seu centro e um raio, o polígono é desenhado tangenciando internamente a circunferência imaginária.
Ellipse
• Inicialmente entrar com o P1 – definir através de um segundo ponto ou uma distancia o P2 – definir através de um ponto ou um Raio o P3
Arc
Para a execução de Arcos com o comando ARC, precisamos identificar os pontos característicos do desenho ou os dados que temos para poder trabalhar satisfatoriamente.
Acionado pelo ícone ele estará pronto para a execução de um arco por 3 pontos.
Clicar no P1 – clicar no P2 – clicar no P3.
Polyline
• O comando Polyline , funciona como o comando Line, só que quando desenhamos com Line, cada segmento e uma entidade, já numa construção de desenho com polyline, constitui em um só desenho, se desejamos deletar alguma parte, deletamos todo ele.
Hatch
O Comando Hatch é dos comandos mais utilizados na Mecânica, pois a hachura determina uma área de corte. Existem vários tipos de hachuras dependendo do material utilizado na nossa peça que está sendo desenhada. O AUTOCAD apresenta uma infinidade de opções de hachuras, mas na mecânica a utilizada e a pasta ANSI.
A partir do acionamento do Comando HATCH:
1 -Inicialmente Clique dentro da janela “Swatch” e selecione a pasta ANSI e clicamos em uma das opções ANSI 31 (hachura de ferro) ANSI32 (hachura de aço) ANSI 33 (hachura para latão, bronze ou metal leve) ANSI 36 (Alumínio), há outras, mas dentro da mecânica e os mais usados, podemos relacionar devidamente conforme as nossas normas da ABNT. 2-Clicamos o botão “Pick Point”, para definirmos nossa área irá ser hachurada (normalmente está fica tracejada), obrigatoriamente nossa área deverá estar totalmente fechada, se tiver um milésimo aberto ou mesmo a sua tela gráfica não enquadrar a sua área afim, o AUTOCAD emitirá uma mensagem de erro ao lado.
3-Selecionada área que irá ser hachura clicamos
para voltar; podemos visualizar como fica nossa área
hachurada, clicamos o Botão “Preview”, para retornar na tela anterior, teclamos ESC para voltar, se clicarmos confirmará a hachura concluindo o comando.
4-O valor “Scale” refere a distancia entre linhas de hachura, podemos aumentar o valor para maior distanciamento ou diminuir para ficar mais compacta.
5- O valor do “Angle” refere ao ângulo de inclinação da hachura, por Default é 0 (zero) inclinado para direita e com ângulo à 45º, se caso queria inverter o lado da inclinação troque o “0” por 90.
OBS: No AUTOCAD 2004 foi inseridos tipos de hachuras com gradientes (Tela 3 Abaixo), muito usado para arquitetura, como por exemplo, para um efeito de reflexão de uma vidraça.
Pattern -Determina o padrão de hachura a ser utilizado. Pattern Properties -Define parâmetros de aplicação da hachura escolhida Iso Pen Width -Especifica uma escala padrão ISO com base na caneta selecionada, somente para hachuras deste padrão. Scale -Permite a correção da escala do padrão de hachura. Angle -Controla o ângulo de aplicação da hachura em relação ao eixo X da UCS atual. Spacing -Controla o espaçamento das linhas paralelas que compõem a hachura, disponível se USER DEFINED estiver selecionada no quadro PATTERN TYPE.
Doublé -Quando assinalado o hachuramento é duplo e cruzado, disponível se USER DEFINED estiver selecionada no quadro PATTERN TYPE. Boundary - Delimitação da superfície a ser hachurada. Pick Points - Delimita a área a ser hachurada. Select Objects -A área a ser hachurada é determinada por seleção convencional de entidades. Remove Islands -Permite a remoção de um conjunto de limites determinados como ilhas, quando utilizada a opção Pick Point. Preview Hatch - Permite a visualização da hachura antes da sua execução. Inherit Properties -Recupera as características de uma hachura existente no desenho. É muito útil quando revisamos um desenho e não sabemos as características da hachura feita.
Associative e Noassociative -Definida uma área de uma peça feita com polylines podemos associar ou não associar a deformação dessa área com a hachura, isto é distorcer a peça com os “Grips” a hachura associativa acompanhará a deformação e a associativa se manterá inalterada.
Make Block
O comando Make Block permite agrupar entidades individuais em um bloco na base de dados. Sempre que for necessário a inserção de desenhos repetitivos, a partir do momento que criamos um bloco podemos inserir o mesmo em qualquer outro projeto.
• Acionando o comando Make Block, abrira uma caixa de dialogo – de um nome para seu bloco – clique na opção Select Object para selecionar o objeto – selecione o objeto – clique na opção Pick Point para escolher um ponto no qual o bloco será inserido – clicar em ok.
Este formato se refere a um bloco em que você utilizara no desenho vigente. Para acriação de um bloco no qual será utilizado em outros desenhos, temos que criar umbloco através do comando WBLOCK, ele segue quase da mesma forma que a cração dobloco comum , somente você devera indicar um local para salvar este bloco.
Insert Block
O comando Insert Block pode inserir um bloco construído dentro do desenho ou a partir de uma biblioteca.
• Acionando o comando Insert Block abrira uma caixa de dialogo – escolher o bloco ( se o bloco foi feito recentemente, ele aparecera na opção Name, ou então pode clicar na seta da caixa e procurar outro bloco. Caso seja um bloco da biblioteca, clique em browse e indique o local, onde este bloco foi salvo.
MText
O comando Mtext permite a geração de blocos de texto, como nos editores de textos convencionais. O texto de múltiplas linhas ou parágrafos é definido dentro de uma janela de texto definida dentro do desenho.
• Clique em um ponto e abra uma janela – clique em outro canto e feche a janela – escreva o texto – configure o texto.
Dist
O comando Dist determina a distancia entre pontos de objetos no desenho e seus pontos relativos ao plano vigente.

Selecionamos os pontos com Osnap, para ter uma precisão e clicamos os pontos da entidade que desejamos “medir”.
A distancia aparecera na linha de comando.
Area
O comando AREA é uma ferramenta para calcular a Área e o perímetro de figuras em tela gráfica.
Selecionamos o P1 – P2 – P3 – P4 – e retornamos ao P1, formando o P5 – enter.
A área parecera na linha de comando.
Dimension
Uma das etapas mais importantes do processo de desenho é a cota. O AUTOCAD permite uma cotagem automática com amplas possibilidades de estilo e edição. Quando se faz uma cota, determinamos os pontos nos quais queremos a medida. O AUTOCAD guarda as coordenadas dos pontos marcados e faz o calculo da distancia entre dois pontos gerando assim a cota.
• Abaixo estão as principais opções de configuração.
Properties
As barras de acesso Bylayer estão normalmente na barra Properties, são de grande utilidade onde podemos configurar os contornos com a cor, tipos de linha e espessuras.
Selecionamos (com grips) o nosso objeto ou a linha e clicamos na primeira caixa (Bylayer) selecionamos uma cor para definir a nossa peça. Para carregar outros tipos de linhas, caixa (Bylayer) do meio:
1 - Clique em OTHER e na Seqüência 2 - Clique em LOAD para caixa de linhas e escolhas os tipos de linhas que deseja carregar. Podendo selecionar os tipos com ajuda CTRL para alternadas ou SHIFT para um grupo. E para confirmar clique OK. Podemos mudar linhas já desenhadas, use os Grips e abra a caixa e escolha o novo tipo de linha. Podemos inserir espessuras, diretamente através da Terceira Caixa (Bylayer), mas só podemos visualizar as espessuras a partir da espessura 0.30, lembrando que na hora de imprimir ou plotar a definição será exata. Para visualizar as espessuras setadas bylayer ou LINEWEIGHT, você precisa acionar o botão LWT (line weight trace) e para imprimir setar no PLOT a opção lineweight para que essa opção seja válida.
Layers
O comando LAYERS é um dos comandos mais interessantes existentes no AUTOCAD e em outros programas de CAD. Layers são níveis ou camadas, onde podemos fazer o seu gerenciamento que se comportam como se fossem páginas de papel transparente onde podemos ver sua visualização na medida em que necessitamos, Além disso, podemos definir as características de entidades, que são cor e tipo de linha permitindo impor ao desenho o seu traço, pois cada Layer vamos associar, na plotagem, uma espessura diferente, utilizado para uma melhor criação, manipulação e de entendimento do desenho.
LAYERS é o comando do quadro de diálogo que controla tipos ou informações de “Camadas” para podemos ligarmos ou desligar, congelar,trancar,bloquear a impressão no momento que necessitamos determinados modos de apresentação do desenho.
Layer Properties Manager para a criação de layers (camadas). Sepre que possível dê preferência, que todo o desenho deve ser feito em várias camadas.
Cada camada pode ser utilizada por um tipo de informação do desenho, como camada para estrutura, paredes, cotas, tipos e classificação de linhas, símbolos, mobiliário, portas, janelas, detalhes, etc.
Plot
A plotagem é o processo de passagem do desenho do computador para o papel e, normalmente, deixa muitas dúvidas nos usuários de AUTOCAD. Em primeiro lugar, existe uma dificuldade, que é o próprio equipamento utilizado, cada usuário, cada empresa tem um equipamento diferente. Portanto, fica difícil abranger sobre o assunto. A impressão pode ser feita através de uma plotter ou impressora. Quando usamos uma impressora, normalmente não temos os recursos de definição de espessura de linhas diferentes para cada cor. Para podermos imprimir ou plotar um desenho é necessário configurar esse equipamento no AUTOCAD.


 Sites para Downloads: 
 

http://http//www.semlimites.com.br/informatica/informatica_educacao_apostilas.shtm

http://http//www.webapostilas.com.br/apostilas/informatica/977
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