segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Notícias Jornal Hoje

Desocupação de área invadida causa conflitos em São José dos Campos

Os confrontos violentos chegaram aos bairros vizinhos. Carros foram incendiados, prédios depredados e até a principal rodovia do país chegou a ser interditada.

Karen Schimidt São José dos Campos, SP
 

A desocupação de um terreno invadido no interior de São Paulo já leva mais de 30 horas. Moradores enfrentaram a polícia que cumpria uma ordem judicial.
Os confrontos violentos chegaram aos bairros vizinhos. Carros foram incendiados, prédios depredados e até a principal rodovia do país chegou a ser interditada.
A segunda-feira começou com novos protestos no centro de São José dos Campos e conflitos na área do Pinheirinho. Bombas e balas de borracha lançadas pelos policiais tentavam conter a revolta dos moradores.

Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.
No bairro vizinho à área invadida, padarias, escolas, e até uma ambulância foram queimados. Pela manhã, o comércio não abriu.
A desocupação do local, que pertence à massa falida do grupo do especulador Naji Nahas, já dura 31 horas.
Durante a reintegração de posse houve impasse entre as justiças estadual e federal. A estadual mandou desocupar o local, mas a federal foi contra. O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a decisão de reintegrar a área. “A Justiça Federal não é superior à Justiça Estadual. Ambas estão no mesmo patamar. Uma não pode revogar a decisão da outra, só o Tribunal Superior”, afirma Rodrigo Capez, Juiz do Tribunal de Justiça de SP.
No fim da tarde de domingo, as ligações clandestinas de energia foram cortadas. Os barracos que ficavam na entrada principal da ocupação foram os primeiros a serem derrubados.
Hoje os moradores tiveram autorização para começar a tirar os móveis das casas. Os móveis estão sendo etiquetados e serão levados pela empresa proprietária da área ao endereço que o morador definir. A prefeitura improvisou alojamentos para os moradores em escolas e ginásios de esporte.
Trinta pessoas foram detidas. Os sem-teto relatam que 15 moradores ficaram feridos. A PM disse que uma pessoa ficou ferida.

Detalhes de comportamento fazem a diferença na entrevista de emprego

Não falar mal da antiga empresa e dos colegas é uma das orientações dos consultores. Candidato também deve pesquisar sobre a empresa.

Veruska Donato São Paulo
 

A entrevista de emprego é um das etapas mais complicadas para quem está procurando trabalho, por isso é importante impressionar o recrutador. Além de se lembrar de fugir do óbvio, algumas dicas ajudam os candidatos:
- Chegar uma hora antes da entrevista para observar o ritmo da empresa.
- Ler o quadro de avisos e observar os funcionários. Ver como eles se cumprimentam, se são mais extrovertidas ou não. São sinais de como o entrevistado deve se comportar.
- Tenha atenção, pois uma mesma pergunta é feita mais de uma vez - de maneiras diferentes, só que exigindo resposta parecida.
Geralmente, uma das primeiras perguntas da entrevista é “Você conhece a nossa empresa?”. “Para nós entrevistadores faz grande diferença quando o profissional fala: ‘eu conheço um pouco sim da empresa, eu sei que vocês já se posicionam como líder no mercado, estão lançando um produto. São elementos que traduzem seus interesses para o entrevistado”, explica Marcia Almstron, diretora de RH.


(No vídeo ao lado, consultora dá outras dicas para candidatos) Para muitas empresas, observar o candidato é fundamental. “A questão comportamental é mais importante que a técnica, que a gente consegue treinar a pessoa. Se há uma falha comportamental, dificilmente vamos alterar isso na pessoa”, argumenta a consultora de RH Tassiana Alves Almeida.
A entrevista não é um jogo ensaiado, puramente racional. Hoje, muitos recrutadores fazem perguntas na tentativa de adivinhar o comportamento do candidato. Querem saber quem é aquela pessoa que deseja a vaga e está ali junto com ele.
A maior dificuldade de Tereza Cristina da Silva, desempregada há 20 dias, é quando pedem para falar sobre ela mesma: “Ás vezes uma palavrinha e você acaba perdendo uma bela oportunidade”.
Para quem tem esse problema é importante saber o que não fazer:
- Não fale mal da antiga empresa e dos colegas.
- Procure contar como solucionou conflitos e reconheceu os erros já cometidos.
- Fale como poderá contribuir com o futuro da nova empresa se for contratado.
Outra dificuldade dos entrevistados é contar porque foi demitido do último emprego. Nesse momento, é importante não ter medo e falar a verdade. “Eles ficam com um pouco de receio de contar o que realmente aconteceu e isso interfere nos processos seguintes com relação à experiência”, explica a recrutadora Cassilda Bagata Fader.

Seguro obrigatório de veículos bate recorde de indenizações em 2011

Mais de 360 mil vítimas de acidentes de trânsito receberam o seguro no ano passado, a maioria é motociclista. Tanto quem provoca o acidente quanto a vítima tem direito a receber o seguro.

Gioconda Brasil Brasília, DF
 

O DPVAT é um seguro que pode ser sacado em caso de morte, invalidez permanente ou para reembolsar despesas médicas. Tanto quem provoca o acidente quanto a vítima tem direito a receber o seguro.
“Independe da culpabilidade. Seja vítima ou seja condutor. Apenas para no caso que a vítima seja o condutor existe a obrigatoriedade que ele tenha pago o seguro obrigatório DPVAT”, explica Dorival Alves de Souza, presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do DF.
As indenizações pagas pelo DPVAT bateram todos os recordes em 2011. Foram 2,2 bilhões de reais. Um aumento de 45% em relação a 2010.

Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.
Um dado muito preocupante é que mais da metade dos acidentados tinham entre 18 e 34 anos. Pessoas que estavam em idade economicamente ativa.
Em quase 60% dos casos, os acidentes deixaram as vitimas com algum tipo de sequela. As motos estiveram envolvidas em 60% dos acidentes.
Ha dois anos, Eber capotou com o carro e ficou tetraplégico. Ele recebeu R$ 13.500, a indenização máxima do DPVAT paga em caso de morte e de invalidez permanente, dependendo do grau. Para reembolso médico, o máximo é de R$ 2.700.
Os documentos exigidos para sacar o DPVAT variam, mas sempre serão exigidos o boletim de ocorrência original ou copia autenticada; cópia da identidade ou do CPF; cópia do documento do veículo e cópia do comprovante de residência.
O Sindicato dos Corretores diz que é fácil dar entrada no pedido de pagamento . Ninguém precisa de intermediários.

Chineses comemoram a entrada do ano novo na China e no Japão

Segunda a crença oriental, 2012 é o ano do dragão e pode trazer sorte e felicidade. Número de bebês nascidos neste ano deve aumentar.

Roberto Kovalick
 

Hoje começa o ano novo chinês. É o ano do dragão, animal que, segundo a crença dos orientais, traz sorte e felicidade. E eles acreditam também que as pessoas nascidas sob esse signo têm mais energia e coragem.
Nos céus de Pequim, a maneira mais tradicional de comemorar o ano novo na China. Afinal, foram os eles que inventaram os fogos de artifício. Os chineses adotam o calendário ocidental, chamado gregoriano, no dia a dia, mas, para a maior festa do ano, vale o calendário lunar, que aponta: nesta segunda-feira, começou o ano 4710.

O ano novo chinês começou com muita neve. Mas isso não esfriou a festa. Afinal, é um ano muito importante. Segundo o horóscopo chinês, cada ano é regido por um animal. E 2012 é o ano do dragão, o mais poderoso dos 12 animais do zodíaco. Traz força, fortuna e sorte - e é também símbolo da china.

No primeiro dia do ano, os templos ficaram lotados. Os chineses foram rezar pelos antepassados e pela família. As pessoas fizeram fila e disputavam lugar para encostar a mão na imagem de um macaco, conhecido por trazer boa sorte.
Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook
No Japão, a festa foi na cidade de Yokohama, que tem a maior comunidade chinesa do país. O dragão já faz parte da decoração do bairro e agora está por toda a parte. As lojas vendem imagens do animal para levar para casa.

E para um bom ano, os chineses de Yokohama seguem um ritual. Primeiro, tocam um gongo para chamar a boa sorte, depois passam por baixo de uma espécie de andor, para deixar para trás tudo de ruim que aconteceu no ano, e, por fim, acendem incenso e rezam.

O ano do dragão é visto com tanto otimismo que muitos pais programam o nascimento dos filhos para esse período. E os recém-nascidos têm até um apelido: os bebês-dragões. O número de bebês deve crescer em todo o continente. Em Taiwan, por exemplo, a expectativa é de um aumento de 20% em relação ao ano passado.

Na Indonésia, pais de maior população muçulmana do mundo, a festa foi liberada há dez anos para a minoria chinesa. As celebrações estão ficando cada vez mais populares, numa demonstração de alegria e convivência pacífica, como deve ser o ano novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado