quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Luiza no Canadá

Bom dia Brasil
‘É estranho, mas levo na brincadeira’, diz Luíza, que está no Canadá

Bom Dia Brasil entrevista a mais nova febre da internet. A frase que cita seu nome virou um hit – ou o que os especialistas chamam de ‘meme’.





Pode ser uma dancinha, uma frase deselegante ou uma situação inusitada. Quando cai na internet, se espalha e todo mundo comenta sem parar. A última do momento nasceu na Paraíba. Todos certamente já ouviram a frase que está todo mundo repetindo, menos a Luíza, que está no Canadá.
Mas ela, com certeza, já sabe que virou celebridade no Brasil. Luíza, que está no Canadá estudando, se tornou um “meme”, ou seja, uma imagem, uma frase ou um comportamento que vai sendo repassado pela internet e vira mania. O Bom Dia Brasil conversou com o pai da Luíza e com a própria e mostra o susto que eles levaram com essa avalanche virtual.
Um comercial veiculado em João Pessoa (PB) – “Estou aqui com minha esposa, filho, menos Luíza, que está no Canadá” – e uma frase publicada no mundo pela internet, repetida à exaustão na última semana, inclusive por celebridades como Ronaldo Fenômeno. O colunista social Gerardo Rabello topou fazer a propaganda com a família. Seguiu o roteiro que citava a filha de 17 anos em intercâmbio no Canadá. Em princípio, aquilo pegou mal.
“Pareceu para um público inicialmente uma coisa assim de exibicionismo. Uma coisa pedante, que foi completamente revertida nas primeiras horas”, comenta o colunista social Gerardo Rabello, pai da Luíza.
Em poucos dias, virou um vírus que se espalha rapidamente. “Já chegou rádio do Canadá querendo encontrar Luíza de qualquer forma, porque o governo do Canadá está atrás de Luíza. Então, cria-se uma situação inusitada e muito engraçada. A gente, nos primeiros momentos, não parava de só rindo, porque parecia que não terminava. De uma canseira, uma ressaca que não terminava essa história”, acrescenta o colunista social Gerardo Rabello, pai da Luíza.
Luíza continua no Canadá, mas o pai dela topou conversar e deixou que a equipe de reportagem do Bom Dia Brasil falasse também com a filha, mas por enquanto só por telefone. “Para preservá-la tranquila no Canadá”, disse o pai. Quando ela chegou ao Canadá, Luíza era só uma estudante. Vai voltar conhecida no Brasil.
“É muito estranho, mas eu estou levando tudo na brincadeira. Pessoas que eu nunca tinha visto na minha vida, que eu nunca tinha falando na minha vida, falando e eu sem entender o porquê”, afirma Luíza.
A frase que cita o nome da Luiza virou um hit – ou o que os especialistas chamam de “meme”, do grego “mimeme”. É a imitação de frases, ideias, vídeos ou comportamentos.
“A gente não sabe por que, mas pode ser porque você achou engraçado. Pode ser para pertencer a algo – ‘Ah, ela está fazendo. Vou fazer, porque quero ser cool, quero ser parte da turma’. Às vezes porque você acha que, se você fizer isso, alguém fala que você vai ganhar dinheiro. Às vezes, porque se você não fizer você pode ser punido”, explica a professora de marketing digital Martha Gabriel.
Há décadas a TV é uma das grandes difusoras desses bordões que viram “manias”. Com a internet, elas se multiplicam rapidamente. “Hoje qualquer pessoa teoricamente pode ser o iniciador de um meme ou de um comportamento. Pode ser algo bastante bacana ou pode ser algo bem banal, bem simples e bem engraçado”, acrescenta a professora de marketing digital Martha Gabriel.
A foto com a cabeça no freezer ao lado de um número aparentemente aleatório foi copiada. O vídeo do travesti que mergulha na piscina também. Teve quase um milhão de acessos e ganhou muitas versões.
“O meme acaba sendo um formador de cultura. O que fica – os valores que ficam, as ideias, os comportamentos – eles são somados pelos memes mais fortes. O que é só uma onda, vem e vai, acaba desaparecendo sem problema nenhum”, afirma a professora de marketing digital Martha Gabriel.
Luíza, por enquanto, ainda não aproveita a fama repentina. Afinal, ela continua no Canadá. “Continuo sim, mas daqui a pouco eu estou voltando”, diz a estudante, que embarca nesta quinta-feira (19) para o Brasil. A moça já está cheia de compromissos agendados. A frase vai ter de mudar para: “Até a Luíza, que já voltou do Canadá”.



Aline JesusPara o TechTudo
Vários internautas vêm aderindo a um novo meme, menos a Luiza, que está no Canadá. Para você que não entendeu a brincadeira, nós vamos explicar! Tudo começou com um anúncio sobre o lançamento de um prédio residencial veiculado na Paraíba.
Na propaganda, Geraldo Rabello, pai de Luiza, fala sobre o empreendimento e cita que convidou toda a família para falar da novidade, menos Luíza, de 17 anos, que estaria no Canadá, fazendo intercâmbio. Bastou uma frase para que um novo meme fosse gerado.
Segundo Geraldo, os produtores do comercial colocaram a frase porque a família Rabello é bem conhecida na Paraíba e as pessoas perceberiam a ausência da adolescente. Bastou a propaganda começar a ser veiculada, na quarta-feira passada (11/01), para o assunto ser o mais comentado no Twitter, liderando os Trending Topics do Brasil com a hashtag #LuizaEstanoCanada, além de diversas montagens que foram veiculadas no Facebook.
Repercussão no YouTube
Assim como todo meme de respeito, este também ganhou várias montagens em vídeo no YouTube com diálogos editados que repetem o comercial da TV. Houve uma versão com um trecho do filme A Queda de Hitler, um forró, um falso Plantão da Globo e outras tantas manifestações.
E o meme conquistou até mesmo o cantor Lenine. Em seu show, realizado na última sexta-feira em João Pessoa, ele brincou no palco agradecendo ao público, menos a Luiza que está no Canadá. "Que maravilha, está todo mundo aqui, rapaz. Só não está a Luíza, que está lá no Canadá”, disse o cantor antes de começar o show. Você pode ver o momento no vídeo abaixo:


Repercussão no Twitter
Diversos perfis do Twitter, que trabalham com humor ou não, também entraram na onda do mais novo meme. O @oclebermachado, por exemplo, publicou: "BOMBA: Elenco do Flamengo viajará para a Bolívia completo, menos Alex Silva e Luiza, que estão no Canadá." Já o @ocriador disse em seu perfil: "O bom filho à casa torna. Menos a Luiza, que está no Canadá."
O sucesso repentino deste meme pode ser medido pelo grande número de menções no Twitter. Confira a lista com mais de 18 mil tuítes que citam a adolescente que se tornou a mais nova celebridade instantânea da web.
Tweets com a Luiza no Canadá (Foto: Reprodução)
Flash game para jogar online
A Fuze, empresa sediada em João Pessoa que cria e desenvolve aplicativos para Android e iOS, já criou um jogo na web para homenagear o viral. No game, Luiza precisa superar obstáculos em uma pista de esqui, no Canadá, para chegar intacta ao Brasil.

http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2012/01/entenda-o-meme-luiza-no-canada.html

Comercial vira hit na web com a expressão “Menos Luiza, que está no Canadá”

Felippe FogliPara o TechTudo
A filha do colunista social Gerardo Rabello é a mais nova celebridade das redes sociais no Brasil. Após ter sido veiculado na Paraíba o comercial com o jornalista anunciando um novo projeto imobiliário, os internautas começaram a brincar com uma das falas do roteiro, em que Geraldo justificava o fato de sua filha, Luiza, não estar presente na gravação.

luizaLuiza está no Canadá (Reprodução)
Quando Rabello aceitou participar da campanha publicitária com sua família, comentou que sua filha não poderia participar pois estava em um intercâmbio. Para contornar o problema, foi posicionada uma fotografia da menina no cenário do comercial. E, em meio aos elogios ao novo apartamento, Geraldo diz que faz questão de reunir toda sua família. Menos Luiza, que está no Canadá.
Bastou essa frase e o hit estava formado. Como todas as outras coisas que viralizam a cada dia na Internet, não dá para afirmar o que causou esse grande movimento na rede. Pode ter sido a forma com foi dito, a inclusão da frase no texto principal, a frase em si... Enfim, o porque da piada ter chegado a tal patamar ainda é uma incógnita.
A repercussão da hashtag #LuizaEstánoCanada foi tão grande que chegou até a própria Luiza. Inicialmente, ela não entendeu o motivo de tantas mensagens recebidas, que inclusive fizeram sua página ficar temporariamente indisponível devido ao número de acessos.
Depois de tudo explicado, a adolescente comentou que suas amigas no Canadá já sabiam e brincavam com tal situação. Devido à repercussão, o retorno de Luiza ao país foi antecipado. Em resposta, internautas criaram um evento no Facebook em comemoração à sua volta, e quase 8 mil pessoas confirmaram "presença".
Em meio a tanto sucesso no Twitter e Facebook, aplicativos criados e mobilização até de algumas celebridades, o pai da menina confirmou que Luiza já recebeu propostas de várias empresas para estrelar comerciais. No entanto, a construtora responsável pelo início de toda essa febre repentina terá prioridade.
Confira abaixo o vídeo do comercial que originou o mais novo meme da Internet:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado