quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Fórmula I : Bruno Senna

Confirmado na F-1, Bruno Senna vê chance de 'brigar de igual para igual'

Brasileiro diz que está será a primeira vez que terá uma preparação completa


Confirmado como piloto da Williams no lugar de Rubens Barrichello, Bruno Senna está confiante para temporada 2012. Após uma passagem sem brilho pela equipe Lotus-Renault, o paulista garante que, com o novo carro, terá chance de 'brigar de igual para igual' com os seus adversários.
- Vai ser um ano de pressão, uma condição complicada. A equipe está colocando muita esperança em mim e no Pastor Maldonado (companheiro de Bruno na escuderia). Porém, é um desafio que eu aceito muito bem e é a primeira vez que vou ter uma chance de ter uma situação de igual para igual com os outros pilotos, e de chegar na primeira corrida com a mesma estrutura dos outros pilotos - disse o piloto no "Arena SporTV" desta terça-feira.
Com 28 anos, Bruno Senna fez sua estreia na Fórmula 1 em 2010, pela Hispania. Em 2011 passou pela Renault-Lotus (atual Lotus), disputou oito provas e teve como melhor resultado a nona colocação, na Itália.
Na última temporada, a Williams terminou o Mundial de Construtores na nona colocação, com apenas cinco pontos. De acordo com Bruno, o fraco desempenho fez com que a equipe fizesse muitas mudanças.
- A Williams aprendeu muito com 2011. Todo ano difícil ajuda uma equipe a perceber quais são as falhas e problemas. Eles substituíram algumas pessoas, alguns processos e estão animados para fazer um ano bom. A parte técnica mudou bastante. A equipe está muito motivada e isto faz uma grande diferença - complementou.
Com a chegada de Bruno, a equipe inglesa voltará a ter o sobrenome Senna no seu cockpit. Em 1994, Ayrton Senna, tio do piloto, disputou três provas pela escuderia antes de falecer em um acidente no GP de San Marino. Questionado se este fato poderia atrapalhar sua carreira, Bruno não se mostrou preocupado.
- Sempre, desde o começo de minha carreira, tive pressão. Ano passado, tive uma chance com a Lotus, agora estou com a Williams. Sempre tive muitas comparações, muita nostalgia. Agora tenho que fazer o meu trabalho. Estou motivado para chegar, acelerar com minha equipe e me firmar na Fórmula 1 - concluiu.
Veja outros vídeos do programa

Bruno: ‘Será muito interessante pilotar por uma equipe que teve meu tio’

Brasileiro comemora acerto com a Williams, equipe que Ayrton também pilotou

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Em 2012, a Williams vai voltar a fazer parte da história da família Senna. Depois de ter como destaque Ayrton, agora será a vez do sobrinho Bruno guiar um carro da escuderia inglesa. Nesta terça-feira, após o anúncio oficial da contratação, o brasileiro de 28 anos disse ser um privilégio pilotar por uma equipe que já teve o tio famoso.
- Será muito interessante pilotar por uma equipe que teve meu tio como piloto, particularmente porque algumas pessoas daqui chegaram a trabalhar com o Ayrton. Esperamos trazer de volta algumas lembranças e criar outras novas também. Quero conquistar bons resultados para retribuir o apoio que meu país tem me dado e que me ajudou a conseguir esta vaga. Sou orgulhoso de ser brasileiro e mais motivado do que nunca para mostrar o que posso fazer. Desde que sentei pela primeira vez em um kart nunca pensei em fazer outra coisa - disse Bruno.

Bruno Senna acerta com a Williams na F1 (Foto: Divulgação)
Bruno Senna comemora acerto com a Wiliams, enquanto Barrichello fica sem vaga
(Foto: Divulgação)
Bruno disputará o Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2012 na Williams ao lado do venezuelano Pastor Maldonado. Com isso, o brasileiro acabou “tirando” a vaga do compatriota Rubens Barrichello. A estreia na nova equipe já tem data marcada. Será nos primeiros testes de inverno, dia 9 de fevereiro, em Jerez.
- Sinto-me privilegiado pelo fato de a Williams me ter escolhido como um de seus pilotos. A equipe tem uma grande tradição e espero poder escrever um bom capítulo em sua história. O processo de avaliação foi intenso e metódico, mas o tempo que passei na fábrica demonstrou que a equipe tem grandes pessoas e todos os recursos para conquistar coisas melhores nesta temporada.

Dezoito anos depois, Fórmula 1 terá reencontro entre Senna e Williams

Bruno Senna assumirá cockpit do tradicional time inglês em uma situação bem diferente daquela encontrada por seu tio Ayrton na equipe, em 1994

Por GLOBOESPORTE.COM Grove, Inglaterra

Bruno Senna era apenas um jovem kartista de dez anos de idade quando o tio Ayrton assinou com a Williams para a disputa da temporada 1994 da Fórmula 1. Uma história desenhada para ter final feliz, mas que culminou na morte prematura de um dos maiores ídolos do esporte mundial. E que, por tabela, paralisou a carreira de Bruno por quase uma década, até ele informar à família que queria, mesmo assim, virar um piloto profissional. Dezoito anos depois, a Williams terá novamente um Senna em seus cockpits. Mas tanto para a família Senna quanto para o time inglês, o cenário é bem diferente da união vivida nos últimos GPs de Ayrton na F-1.

Ayrton Senna GP de San Marino de 1994
 (Foto: Divulgação)
A curta passagem de Ayrton Senna pela Williams foi nos anos de glória do time inglês
(Foto: Divulgação)
Quando o competidor e a Williams se juntaram, em 1994, ambos eram referências na categoria. O piloto, tricampeão mundial, considerado o maior da época e um dos maiores de todos os tempos, estava no auge da forma; o time, ganhador de vários títulos de pilotos e construtores, vinha de uma sequência implacável de performance que levou Nigel Mansell e Alain Prost a faturar os campeonatos dos dois anos anteriores com bastante facilidade.
Porém, quando Senna chegou à equipe, as coisas não se encaixaram como desejado. Por causa das mudanças radicais no regulamento, o time não conseguiu criar um carro competitivo como nos anos anteriores, fazendo o piloto reclamar sistematicamente da falta de estabilidade. Após três poles em três corridas, o tricampeão mundial acabou sofrendo um acidente fatal, causado por uma ruptura da coluna de direção, quando liderava o GP de San Marino. Ayrton tinha 34 anos.

Formula 1 - Bruno Senna larga em sétimo na belgica (Foto: Divulgação)
Capacete de Bruno Senna é inspirado no do tio Ayrton, tricampeão mundial (Foto: Divulgação)
Aos 28 anos, idade em que o tio conquistou seu primeiro título mundial, Bruno ainda briga para se firmar na Fórmula 1. Sua experiência na categoria se limita a uma temporada completa na nanica HRT, onde estreou em 2010, e um ano na Renault-Lotus (atual Lotus), quando desempenhou o papel de piloto reserva por 11 corridas até ser promovido a titular nas oito provas finais. Com pouca quilometragem com o carro, seu melhor resultado foi um nono lugar.
Da mesma forma, aquela Williams vencedora e favorita ao título retrata uma era guardada num passado distante. O cartel de 113 vitórias (sendo 33 dobradinhas), 126 poles, 130 voltas mais rápidas, 296 pódios, além dos 16 títulos mundiais (sete de pilotos e nove de construtores), parece até incoerente diante do desempenho pífio da temporada 2011, quando marcou apenas cinco pontos, tendo um nono lugar como melhor resultado. A última vitória do time britânico foi no encerramento da temporada 2004. O último pódio, em 2008.
Outro dado da negociação que levou Bruno Senna à Williams reflete não apenas a precária situação financeira da equipe, que desde o ano passado apelou para os petrodólares do venezuelano Pastor Maldonado. Da mesma maneira que outros pilotos menos cotados e sem sobrenomes famosos, Bruno precisou levar um grande montante de patrocínio para a equipe de modo a conquistar sua vaga. Algo inimaginável quando Ayrton Senna e o proprietário do time, Frank Williams, acertaram um salário de alguns milhões de dólares para que o tricampeão defendesse as cores da equipe em 1994.

Bruno Senna acerta com a Williams na F1 (Foto: Divulgação)
Levando patrocinadores, Bruno acertou com a Williams, que tem problemas financeiros
(Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado