quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Notícias Quinta-feira G1

G1

Creche onde menino morreu no ABC ficará fechada até o fim da semana

Reboco da parede desabou e atingiu criança de 1 ano e 2 meses.
Polícia investiga o caso, mas acredita tratar-se de fatalidade.

Do G1 SP
 

A creche municipal onde uma criança de 1 ano e 2 meses morreu após ser atingida pelo reboco de uma parede que desabou nesta quarta-feira (7) em São Bernardo do Campo, no ABC, ficará fechada até o fim da semana. Um inquérito foi aberto para investigar o caso – entretanto, para a polícia, a princípio trata-se de uma fatalidade.
A polícia vai investigar porque a creche, inaugurada em fevereiro, apresentou problemas de estrutura que resultaram na morte do menino. A creche atende 160 alunos com até 3 anos.
O menino era o único filho do casal Alexandra de Moraes Colla e de Sebastião de Jesus Nascimento Cruz, que não compareceram à delegacia onde o boletim foi registrado. A telefonista Jéssica Pereira Olegari, de 20 anos, madrinha da vítima, disse que os pais estão “arrasados” com a perda trágica do filho. “Foi o pai dele que me ligou e avisou. Eu estava indo trabalhar e corri para o hospital. Os pais dele estão sem chão. A Alexandra me disse: ‘Não me imagino enterrando o meu filho’”, contou.
Segundo ela, a criança frequentava a creche havia cerca de cinco meses. O velório e o sepultamento do menino serão realizados no cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo do Campo, segundo a madrinha. Em nota, a Prefeitura de São Bernardo lamentou o ocorrido e disse que será aberta uma sindicância administrativa e que prestará todo o apoio necessário à família.


Funcionária diz ter sido discriminada em colégio de SP por cabelo crespo

Diretora afirmou, segundo ela, que padrão do colégio é cabelo liso.
Estudante de 19 anos é estagiária em colégio da Zona Sul da capital.

Bruno Araujo Do G1 SP
 
Ester Elisa da Silva Cesario, de 19 anos, diz ter sido discriminada em colégio de São Paulo por conta do seu cabelo crespo. (Foto: Bruno Araujo/G1)
 
Ester Elisa da Silva Cesario, de 19 anos, diz ter sido discriminada em colégio de SP
(Foto: Bruno Araujo/G1)
 

A estudante de pedagogia Ester Elisa da Silva Cesario, de 19 anos, afirma que foi discriminada no colégio em que trabalha como estagiária no Brooklin, na Zona Sul de São Paulo, por conta do seu cabelo crespo. O caso, de acordo com Ester, aconteceu em novembro. O colégio diz que a situação é um mal-entendido. A estudante prestou queixa na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) e seguia trabalhando nesta quarta-feira (7).
Segundo Ester, a diretora do Colégio Internacional Anhembi-Morumbi disse a ela que cabelos crespos não representavam a escola. "Ela me falou que o padrão é cabelo liso, que ela teve que alisar para manter a 'boa aparência'." A estudante fazia visitas monitoradas ao colégio com pais. A história foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta quarta.
Em nota, a direção da escola afirma que ela "e o restante da equipe de funcionários com a qual nossa estagiária trabalha nunca teve a intenção de causar qualquer constrangimento".
Para Cleyton Wenceslau Borges, advogado de Ester e membro da União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora (UNEafro), o racismo acontece tanto de formas diretas como indiretas. "Não há dúvidas de que quando é feita uma associação do cabelo crespo em contraponto ao cabelo liso, isso quer dizer que o cabelo liso é o correto, o bonito, o padrão", afirmou.
De acordo com Borges, uma investigação criminal já está em andamento.Também serão exigidas indenizações nas áreas trabalhista e cível por ofensa à dignidade e à honra como mulher negra, além de abalo psicológico.
De acordo com a professora Mercedes Vieira, conselheira do colégio, a situação foi uma falha de comunicação. "O padrão do departamento é usar cabelo preso, camiseta do colégio e calça jeans. Se a escola fosse preconceituosa, nós nem a teríamos contratado", justificou.

Avenida Paulista comemora 120 anos com música erudita e samba

Via mais famosa de SP faz aniversário nesta quinta-feira (8).Associação organizou festa com orquestra e escola de samba.

Carolina Iskandarian Do G1 SP
Frenética, apressada, barulhenta e eclética. A Avenida Paulista, que completa 120 anos nesta quinta-feira (8), continua a cara de São Paulo. É múltipla. E até a festa vai do erudito ao popular. A programação oficial está por conta da Associação Paulista Viva, entidade que desenvolve ações em prol da avenida. O público assistirá a um concerto de músicas eruditas, tocadas por uma orquestra, e em seguida a uma apresentação de samba.
Na ocasião, também será lançado o Guia da Paulista, com dicas para paulistanos e visitantes sobre o que há de melhor na avenida. O evento será na Livraria Cultura, que fica no Conjunto Nacional. O prédio é um dos símbolos da Paulista e fica na esquina com a Rua Augusta.
O que não falta na Paulista é gente. De acordo com o Data Popular, instituto com pesquisas no chamado mercado popular, transitam diariamente pelos 2,8 km da avenida cerca de 1,5 milhão de pessoas. Desse total, 883 mil vão a trabalho.
A pesquisa do Data Popular, realizada em junho deste ano, mostra que a avenida mais charmosa de São Paulo tem as mulheres como as maiores frequentadoras: seis em cada dez pessoas que transitam pela avenida são do sexo feminino. Os dados foram baseados em entrevistas com 200 pessoas que passavam pela avenida. Apesar de ser um forte centro financeiro, a Paulista tem alguns poucos edifícios residenciais. Ao todo, abrigam 5 mil moradores. A escritora Isabel Vasconcellos é um deles.
“Moro na Paulista há 26 anos e, para mim, não mudou quase nada. Agora tem mais prédios comerciais. A calçada e a iluminação estão melhores”, afirma Isabel, que mora a poucos metros da Alameda Joaquim Eugenio de Lima, chamada assim em homenagem ao engenheiro uruguaio que criou a Paulista em 1891. No livro “O Fantasma da Paulista”, Isabel põe o ‘fantasma’ do engenheiro para vagar pela avenida e acompanhar seu progresso no decorrer dos anos.
Isabel diz que percebeu um aumento no número de pessoas transitando pela avenida, que liga os bairros do Paraíso à Rua da Consolação, abriga três estações de Metrô e 44 linhas de ônibus municipais. “Tem muito mais gente. A Paulista já tinha museu, banco, teatro e comércio, mas agora vieram as grandes lojas de departamento. A maioria detesta, mas eu amo.”
Arquitetura
A arquitetura da Paulista também é muito diferente. Casarões históricos dividem a mesma calçada com prédios altos, espelhados e alguns menos modernos, mas bastante tradicionais, como o Conjunto Nacional, que é tombado pelo patrimônio histórico. Segundo a Secretaria de Estado da Cultura, o Museu de Arte de São Paulo (Masp), o Parque Trianon, a Casa das Rosas e um casarão do início do século XX também foram tombados.
Gosto dessa diversidade de pessoas. Adoro isso aqui"
Raimundo Coutinho, turista cearense
“A transformação da avenida foi total. [Quando foi inaugurada] Era um grande descampado. Aos poucos, foram sendo construídos os casarões. Todos os arquitetos que batalhavam pelo estilo moderno para romper com o neoclássico participaram do processo de transformação da avenida com uma arquitetura mais simples e democrática”, diz o arquiteto Eloy de Souza, que acabou de lançar o livro "Arquitetura Avenida Paulista".
Para ele, o Conjunto Nacional, uma mistura de unidades comerciais e residenciais, “é um dos exemplos mais bem sucedidos de escala urbana da cidade”. Souza conta que o térreo do prédio foi pensado para uma circulação livre de pessoas. “Uma grande marca é permitir que as pessoas passem de uma rua para outra vendo vitrines, comprando livros, ouvindo música ou conversando. É um espetacular centro de convivência.”
Mas há quem more na região e, apesar de poder desfrutar de todas as facilidades que a avenida oferece, prefira a tranquilidade ao agito. “A Paulista às 8 horas da manhã é simplesmente o paraíso. Quando não tem aquela agitação você consegue ver os prédios”, afirma a estudante Letícia Fávero, de 22 anos.

 
Agitação
Mas a avenida tem vocação mesmo é para as multidões. É palcos dos principais eventos do calendário oficial da cidade, como a Corrida de São Silvestre, a festa do réveillon e a Parada Gay. É cenário também de protestos. Quando um grupo quer dar visão à sua causa, levanta os cartazes na Paulista. “Ela é o símbolo da cidade de São Paulo, o cartão de visitas”, diz o arquiteto.
O trânsito é intenso quase o tempo todo. Quando os escritórios fecham as portas, é hora do happy hour com os amigos ou das baladas na região. Carros, ônibus, motos e até bicicletas vivem disputando o espaço que foi dos bondes até o final da década de 1960. Mas, até para quem vem de longe, o charme da Paulista não muda.
“Vim a última vez há uns 10, 15 anos. Está cada vez mais bonita. Vir a São Paulo e não passar pela Paulista é como ir a Roma e não ver o papa”, afirma o turista e médico cearense José Nicomedes Bastos Aires, de 62 anos, que passeava pela avenida na tarde de segunda-feira (8). “Gosto dessa diversidade de pessoas na Paulista”, completa o amigo dele Raimundo Coutinho, de 61 anos e um visitante que se declara apaixonado pela cidade. “Eu adoro isso aqui.”

Passeata de estudantes da USP em greve fechou parte da Avenida Paulista (Foto: Talita Gonçalez/VC no G1)
 
Avenida Paulista é palco de muitos protestos na cidade. Em novembro, houve passeata de estudantes da USP  (Foto: Talita Gonçalez/VC no G1)
 
 

Vídeo mostra assalto em que capitão da PM foi baleado em SP

Capitão abastecia carro quando foi atingido na Zona Oeste.
Suspeitos fugiram; vítima passou por cirurgia.

Do G1 SP
 

Imagens registradas por câmeras de segurança flagraram o momento em que um capitão da Polícia Militar foi baleado durante um assalto a um posto de combustíveis na Zona Oeste de São Paulo. O crime aconteceu na segunda-feira (5), mas as imagens só foram divulgadas nesta quarta (7).
A gravação mostra quando os quatro criminosos chegam em duas motos. Dois deles foram direto para o posto e os outros se esconderam. Depois dos primeiros anunciarem o assalto, os outros dois chegam para ajudar no roubo.
Clientes chegavam para abastecer o carro – um deles era o capitão da PM. Ele desceu do carro e um dos criminosos apontou a arma. Outro se aproximou e o revistou. Depois, os criminosos atiram e fogem.
O posto fica na Avenida Escola Politécnica, no Jaguaré. A polícia não divulgou o nome do capitão baleado – ele foi socorrido, passou por cirurgia e não corre risco de vida. Nenhum criminoso foi preso.

Suspeito morre após invadir casa e fazer família refém em Peruíbe, SP

Crime aconteceu na noite desta quarta-feira (7).
Casal, filha e neto foram rendidos.

Da Agência Estado
 
Um suspeito de assalto morreu e dois conseguiram fugir após a invasão de uma casa no Jardim Peruíbe, em Peruíbe, litoral de São Paulo, na noite desta quarta-feira (8). Um comerciante dono da casa, a mulher dele, a filha e um neto de 11 meses foram feitos reféns.
Armados com um revólver calibre 38, os criminosos renderam uma das vítimas quanto ela deixava a residência. Sem saber que uma testemunha já havia ligado para a Polícia Militar, o trio invadiu o imóvel. Enquanto dois reviravam os cômodos, o terceiro apontava a arma para as vítimas, dizendo que se precisasse atiraria também na criança.
No momento em que PMs do 29º Batalhão cercavam a casa, a família estava trancada em um dos cômodos e os criminosos se preparavam para deixar o imóvel nos dois carros da família, ambos com diversos objetos da residência. "Eles já estavam no quintal. Dois fugiram pulando um muro e pelo telhado das casas vizinhas, mas o outro sacou a arma e apontou para um dos policiais, por isso foi baleado", relatou um dos policiais.
O homem baleado, de 21 anos, morreu quando era atendido no Pronto-Socorro Central da cidade. Segundo a polícia, ele é muito parecido com um criminoso conhecido pelos policiais e seria o mesmo que já tem pelo menos cinco passagens por roubo. O caso foi registrado como roubo seguido de resistência e morte na Delegacia Central de Peruíbe.

Aprenda receitas nordestinas para a ceia de Natal

Cozinha Popular ensina a preparar cabrito à moda do São Francisco.
Pudim de tapioca com calda de coco ralado é sugestão para a sobremesa.

Do G1 SP
 

O quadro Cozinha Popular, do SPTV, ensinou nesta quarta-feira (7) receitas nordestinas para a ceia de Natal. O prato principal é o cabrito à moda do São Francisco, acompanhado de um colorido cuscuz de farinha de milho e copinhos de salada de vinagrete de pirarucu. Para a sobremesa, pudim de tapioca. As sugestões são do chef Rodrigo Oliveira.
Cabrito à moda do São Francisco
Para a marinada
- 1 perna de cabrito de 2 kg
- 3 cebolas (de preferência roxas)
- 2 cabeças de alho
- 1 colher de café de cominho em grão
- 1 colher de café de coentro em grão
- 3 folhas de louro
- ½ taça de vinho tinto seco
- Sal
- Pimenta
Preparo
Misture todos os ingredientes e deixe na geladeira coberto, por pelo menos uma noite. Com o forno a 150ºC, asse a perna junto da própria marinada, fechando bem a assadeira com papel alumínio ou com a própria tampa se houver. O tempo pode variar de acordo com o forno e o tamanho da perna de cabrito. Em média, a carne vai estar macia em cerca de quatro horas de cozimento.
Retire a paleta e reserve coberta. Aqueça o forno ao máximo e pincele a paleta com um pouco do molho já pronto. Volte a paleta ao forno e deixe até dourar. Retire do forno e deixe descansar alguns minutos antes de servir.
Para o molho
- 1 litro de caldo de carne
- Líquido da marinada coado
- 3 colheres de sopa de mel
- 50 g de manteiga
- Sal
- Pimenta
Preparo
Reduza o caldo de carne e o liquido da marina a ¼. Tempere com o mel, a manteiga, o sal e a pimenta. Sirva com a paleta fatiada e o cuscuz de milho.
Cuscuz de milhoIngredientes (Rende de 4 a 6 porções)- 500 g de farinha de milho para cuscuz cozido
- 50 g de manteiga-de-garrafa
- 100 g de toucinho defumado
- 100 g de jerimum em cubinhos
- 50 g de cebola roxa em cubinhos
- 50 g de pimenta cambuci
- 100 g de tomate em cubinhos
- 500 ml de caldo de legumes ou água
- Sal e pimenta a gosto
- Coentro e cebolinha a gosto
PreparoRefogue o toucinho na manteiga e junte a cebola e o jerimum, cozinhando por alguns minutos. Junte a pimenta cambuci e o tomate nessa ordem e refogue por mais um minuto. Retire do fogo e junte o cuscuz cozido e soltinho. Tempere com o cheiro-verde a gosto.
Vinagrete de pirarucu com feijão fradinho e castanha-do-Pará(Rende 6 porções)
Para o peixe
- 250 g de pirarucu
- 250 ml de tucupi (ou 100 ml de vinagre de maçã)
- 1 maço pequeno de jambu fresco
- 1 cebola roxa picada
- 2 cenouras picadas
- 500 ml de água
- Semente de coentro quebrada a gosto
- Pimenta branca quebrada a gosto
- Sal a gosto
Para o vinagrete- 200 g de feijão fradinho cozido escorrido
- 200 g de tomate em cubinhos
- 50 g de cebola roxa em cubinhos
- 50 g de pimenta Cambuci em cubinhos
- 50 g de jerimum em cubinhos
- 1 pimenta dedo-de-moça
- 1 dente de alho picado
- Gengibre picado a gosto
- Coentro fresco a gosto
- 50 ml de vinagre de maçã
- 100 ml de azeite
- 25 g de açúcar
- Sal a gosto
Para finalizar- 100 g de castanha-do-Pará picada
- Azeite de oliva extra-virgem a gosto
PreparoJunte todos os ingredientes do peixe (menos o peixe) e leve ao fogo. Depois de levantar fervura deixe cozinhar por 5 minutos e coe reservando o caldo. Leve ao fogo novamente e quando voltar a ferver junte o peixe e deixe cozinha por dois ou três minutos. Escorra e reserve o peixe.
Para o vinagrete, misture todos os ingredientes e acerte os temperos. Para a montagem, com o peixe frio, disponha uma porção do vinagrete no copinho, junto com um pouco do seu líquido. Coloque três ou quatro cubinhos do peixe e a castanha. Finalize com um fio de azeite.
Pudim de tapioca com calda de coco queimadoIngredientes (Rende oito porções)- 75 g de tapioca granulada
- 375 ml de creme de leite fresco
- 200 ml de leite de coco
- 100 ml de leite
- 1 lata de leite condensado
- 2 ovos
- 2 gemas
Calda para a forma- 200 g de açúcar
- 80 ml de água
Calda de coco queimado- 500 g de açúcar
- 150 ml de leite coco
- 100 ml de água
- 3 anis-estrelado
Crocante de coco- 500 g de coco fresco
PreparoHidrate a tapioca com o creme fresco e o leite de coco por pelo menos duas horas e reserve. Faça um caramelo para a forma com o açúcar derretido e a água. Espalhe numa forma para pudim e reserve.
Prepare a calda de coco caramelizando o açúcar e juntando o anis, a água e o leite de coco. Cozinhe até obter o ponto de fio grosso.
Para o crocante, espalhe o coco ralado em uma assadeira forrada com silicone e asse em forno baixo, mexendo sempre até dourar.
Misture os ovos, as gemas, o leite e o leite condensado. Mexa bem, coe numa peneira fina e junte à tapioca hidratada. Coloque a mistura na forma caramelada e asse em banho-maria a 150ºC por 40 minutos ou até firmar. Resfrie o pudim e sirva com a calda quente e o crocante de coco.

Morrem policial e suspeito baleados em tiroteio na Zona Sul de SP

Troca de tiros ocorreu durante rendição de homem após tentativa de roubo.
PM estava sem o colete à prova de balas quando foi alvejado, diz coronel.

Do G1 SP
 

Um policial militar e um suspeito envolvidos em tiroteio após uma tentativa de assalto a uma loja de material de construção na Zona Sul de São Paulo morreram na noite desta quarta-feira (7), segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal da Saúde.
O homem que disparou contra os policiais já teria chegado morto ao Hospital do M'Boi Mirim, na mesma região, para onde os baleados foram encaminhados. O policial militar morreu quando era levado para a sala de cirurgia. Ele foi atingido no abdome. O estado de saúde de um terceiro ferido, um soldado da PM ferido no ombro esquerdo, é estável, de acordo com a PM.
 A coronel da PM Maria Aparecida Carvalho Yamamoto confirmou que o policial que morreu estava sem o colete à prova de balas no momento que negociava a rendição com o suspeito. Segundo ela, o colete foi deixado no carro da equipe. De acordo com a coronel, pelo menos oito pessoas foram mantidas reféns no interior da loja: quatro homens e quatro mulheres. Todos os reféns foram liberados sem ferimentos, segundo a PM.
O tenente-coronel Fernando Demétrio Oliveira, comandante do 1º Batalhão da PM, responsável pela área, não soube dizer se os dois policiais estavam com o colete. “Tudo o que for pertinente a essa ocorrência será objeto de apuração tanto da Polícia Civil quanto da PM”, disse. Ele afirmou que a corporação dará todo o apoio para a família do policial que morreu na ação.
Por volta das 22h45, ainda havia sete carros e sete motos da PM preservando o local da ocorrência.
A polícia informou que três criminosos invadiram a loja no início da noite. Dois deles conseguiram fugir e o terceiro permaneceu no local com os reféns. Os policiais cercaram a loja, que fica na Estrada do M’Boi Mirim.
O helicóptero Águia e o Grupo de Ações Táticas Especiais, da PM, também foram acionados para ajudar no cerco. O tiroteio começou quando um dos suspeitos negociava a liberação dos reféns e atirou contra os policiais, que revidaram.
O revólver usado pelo assaltante era um calibre 38 cuja numeração foi raspada. Segundo a PM, a arma foi disparada três vezes. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoas (DHPP).
De folga
O policial morto é Sandro Moretti Silva Andrade,de 46 anos. Ele chegou há pouco tempo de Novo Horizonte, a 429 km de São Paulo, e ainda morava no Batalhão.
Segundo a coronel Maria Aparecida Carvalho Yamamoto, Sandro estava de folga, mas se prontificou a ajudar na operação. Ele tinha dois filhos: uma menina, de seis meses, e um rapaz, de 18 anos.

Um comentário:

  1. Bom dia

    Um salmo sem motivo específico por ter deixado no seu blogger, mas específico para que leia as Escrituras de Deus, que sempre fala ao nosso ser.



    SALMO 1
    1 BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
    2 Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
    3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
    4 Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
    5 Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
    6 Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.


    Abraços
    Jesus Cristo te Ama!
    Ele é o Caminho a Verdade e a Vida.

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário. Obrigado