domingo, 17 de julho de 2011

Sustentabilidade

Estação de trem mais alta da Europa dá exemplo de sustentabilidade

Uma mini usina hidrelétrica aproveita a força do rio para gerar eletricidade. Um sistema aproveita a frenagem dos trens para também produzir energia.

Fábio Turci Suiça

A estação de trem mais alta da Europa. Para receber até cinco mil turistas por dia, a estação tem elevadores, cozinha, lojas e uma central de segurança que monitora tudo.
No meio do nada - só tem neve e rocha - como é que eles conseguem energia pra manter esses serviços todos funcionando? O sol? Bom, num dia fechado os raios perdem muita força. E aí? Como é que eles fazem?
Uma mini usina hidrelétrica no pé da montanha aproveita a força do rio pra gerar eletricidade lá pra cima. Os trens que sobem e descem a montanha são elétricos e também dependem dessa usina, mas ao mesmo tempo que gastam, geram energia. O sistema aproveita a frenagem dos trens pra produzir eletricidade.

A chefe de vendas da linha férrea explica: cada três trens que descem a montanha geram a energia necessária para um trem subir. Assim, economiza-se energia.
Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.
No hotel mais chique da cidade de Montreux, energia elétrica ninguém esbanja. O prédio fica em frente ao lago Genebra e aproveita a água fria pra substituir a eletricidade no sistema de ar condicionado. O diretor de engenharia explica que, por tubulações, a água é bombeada pro prédio, resfria o sistema e volta pro lago. A temperatura da água é entre oito e dez graus.
A Suíça é um grande reservatório de água. Nunca se está a mais de 20 quilômetros de um lago. A água também brota nas cidades. Parte do que é distribuído à população nem precisa de tratamento, mas os suíços ficam de olho em qualquer anormalidade e usam um alarme diferente.
Minúsculos caranguejos nadam na água de Zurique, a cidade mais populosa da Suíça. Um computador acompanha o movimento dos bichinhos. Ao menor sinal de contaminação, os caranguejinhos começam a nadar de um jeito diferente. A porta-voz da empresa responsável pelo abastecimento compara: é como se estivessem bêbados.
Já a qualidade do ar na Suíça tem a ajuda do sistema de transporte público. Eficiente e bem espalhado pelo país: 99% dos trens são elétricos. Mas, entre os ônibus, só 10% não poluem.

Alguns lugares são radicais com a fumaça. Na estrada de acesso ao vilarejo de Mürren, quase ninguém passa por ali. Pelo menos não de carro. Os carros são proibidos neste lugar. Ficam estacionados em vilas vizinhas. O pessoal chega e sai de trem e anda a pé até quando chove.
Recentemente, foi feito um plebiscito pra decidir se a proibição deveria continuar. Uma garçonete portuguesa, que vive lá há mais de dez anos, conta que os moradores não tiveram dúvida. “Dissemos não, não queremos mais carros. É uma qualidade de vida muito melhor.”




Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado