quinta-feira, 7 de julho de 2011

Dicas Tour Passeio na Índia

Os fascínios da Índia


Taj Mahal, cartão postal da Índia,  em  Agra                 








                     
                                                                   Templo em Nova Delhi

Um país surpreendente, centrado no continente asiático, o segundo mais populoso e o sétimo maior do mundo – esta é a Índia – que ainda abriga uma enorme diferença étnica que é naturalmente percebida em todos os detalhes. Esta bela nação, mística e exótica (há até quem diga que possui um forte cheiro de incenso) é encantadora e desafiadora, por isso, para desfrutá-la, é preciso esquecer o pensamento lógico e se envolver nas suas cores e crenças.






 Old Delhi        

                                                              
A Índia é também o paraíso dos consumistas de plantão, pois oferece uma grande variedade em artesanatos, com admiráveis peças esculpidas em madeira, caixas de lembranças pintadas a mão, estátuas em mármore e latão. Os bazares, barracas e mercados são verdadeiras tentações, com suas sedas, bijuterias, tapetes, porcelana, antiguidades, prataria e pedras preciosas.


Chandni Chowk

A diversidade de crenças, culturas, rituais e modos de vida milenares está presente em tudo, tanto nas metrópoles, quanto nos vilarejos do interior. Dos luxuosos palácios e monumentos do Antigo Império aos seus diferentes tipos de santuários ecológicos, o país fascina o mundo com seu jeito particular de ser.

North Block, sede do escritório do governo



Tumba de Humayun

             
                                                                                                  
Para quem deseja se aventurar nesse destino, o ideal é iniciar o passeio por Nova Delhi, uma das cidades mais antigas do mundo, que forma uma grande combinação de cores e sons.
A visita aos seus pontos turísticos deve incluir Old Delhi - visitando todos os velhos costumes do povo indiano; New Delhi - onde existem alguns locais fantásticos como o monumento Qutub Minar (o minarete de tijolo mais alto do mundo); tumba de Humayun (construção idealizada pela esposa do imperador Mongol); India Gate (memorial de guerra, que lembra o Arco do Triunfo em Paris); área do Parlamento; Red Fort (símbolo do Império Mughal, construído em 1648); Memorial de Gandhi (a maior mesquita da Índia) e o imenso bazar Chandni Chowk.
                                                                               
         Memorial de Gandhi, maior mesquita da Índia



Qutub Minar



                                                           Red Fort

Alguns de seus hotéis são atrações à parte, por seu luxo e rituais nos quais os hóspedes são recepcionados por mulheres elegantes, vestidas com roupas tradicionais e guirlandas, representando a cerimônia “Aarti”, onde o tradicional ponto de tinta vermelha (Tikka) é colocado na testa de cada pessoa.                                                                                    



                                                 Fatehpur Sikri, a cidade abandonada



Muito próximo a Delhi, situada às margens do rio Yamuna, está Agra – onde estão localizados o imponente Forte de Agra e também o principal cartão postal da Índia – o Taj Mahal – que foi classificado como Patrimônio da Humanidade e recentemente anunciado como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno. É importante reservar algumas horas para conhecer Fatehpur Sikri, a cidade abandonada, com aproximadamente 500 anos, que ainda permanece em ótimo estado de conservação.




O ar encantador de Jodhpur, a “Cidade Azul”
              

O Palácio dos Ventos, em Jaipur,
na “Cidade Cor de Rosa”

Um pouco mais distante está Jodhpur, a “Cidade Azul”, que fica situada sobre uma imensa colina e onde quase todas as casas e lojas têm a fachada pintada de azul, dando-lhe um ar encantador. Um dos melhores passeios é caminhar pelo centro da cidade para apreciar a bela arquitetura e conhecer as diversas opções de entretenimento e alimentação.
A aproximadamente seis horas de viagem de carro de Jodhpur, está um dos lugares mais fascinantes da índia devido ao tom avermelhado de seus edifícios: Jaipur, a “Cidade Cor de Rosa”. O Palácio dos Ventos é umas das melhores atrações locais, com centenas de minúsculas janelas, que foram projetadas propositalmente para que as mulheres do harém espreitassem as ruas sem serem vistas. Outra visita obrigatória é o Forte Amber, antiga capital do estado, onde se pode subir até topo da colina no dorso de um elefante.
Mais afastada dali está Varanasi, a cidade duplamente sagrada, principalmente para os budistas, pois, foi lá que Buda falou após seu longo período de meditação aos seus primeiros “discípulos” e para os Hindus. Igualmente conhecida como Benares, esta cidade se tornou um dos destinos de peregrinação mais importantes do País. Lá, a dica é fazer um passeio de rickshaw (o táxi mais comum do país, feito de lataria) pelo no centro e passar pelas margens do sagrado Rio Ganges onde, até hoje, os hindus tem o costume de se banhar todas as manhãs antes do por do sol para se purificarem e terem uma vida melhor.
Estes são apenas alguns dos mistérios que a Índia apresenta aos seus turistas, por esse motivo, o país tem ganhado destaque e desperta grande interesse, quando o tema é viagens corporativas, afinal, quem não gostaria de ter o privilégio de desfrutar de uma viagem especial como esta?


Fonte:
Gerson Palmeira
Diretor da Duo Turismo – empresa com mais de 15 anos de experiência na promoção, organização e realização de viagens e eventos corporativos.
www.duoturismo.com.br





 Sabores da Índia     

A culinária indiana é extremamente rica. São utilizados vegetais, frutas, diversos grãos e muitas especiarias. O pão é feito diariamente, fresquinho. O iogurte tem um papel importante porque a refeição indiana costuma ser apimentada - o iogurte entra como elemento refrescante. Os indianos também usam ghee, que é a manteiga clarificada.
Uma típica refeição indiana é uma combinação de pratos, ou thali (um grande prato redondo, foto), com diversas pequenas porções promovendo uma variedade enorme de sabores, texturas e cores. No thali, pode-se encontrar uma porção de vegetais ou duas, carne, peixe ou frango, daal, pão e/ou arroz, chutney, iogurte, algumas frutas e, talvez, alguns doces.
O chutney é o complemento das refeições que dá um toque muito especial no sabor. Geralmente combina-se o sabor doce com pimenta. Há uma grande variedade de daals (lentilhas), como urad, preta e branca, masur, vermelha e marrom, mung, verde e amarela - todos fazem parte da dieta diária da Índia e é uma rica fonte de proteínas.
A culinária tradicional indiana combina ervas e especiarias. Suas misturas são chamadas de masala. O segredo das especiarias é esquentar na frigideira para que possam liberar seus aromas e sabores. O arroz utilizado é o Basmati, já encontrado aqui no Brasil.
Algumas especiarias básicas da culinária indiana: açafrão, cardamomo, canela, coentro, cravo, assa-fétida, cominho em sementes, cúrcuma, erva-doce, gengibre, gergilim, louro, sementes de mostarda, noz-moscada, hortelã, pimeta-do-reino, pimenta caiena, semente de papoula etc.

Confira também:
Dicionário da novela ‘Caminho das Índias’
Como vestir um sári
Maquiagem indiana
Aprenda a fazer um penteado indiano





Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado