quinta-feira, 7 de julho de 2011

Dicas Tour Marrocos

Vamos viajar pelo Marrocos



Marrocos um reino mágico cheio de mistérios 
Marrocos, um reino ensolarado no noroeste da África, surpreende aos que imaginam apenas paisagens desérticas pela sua diversidade de elementos naturais com lagos e cachoeiras assim como desertos e montanhas. 
Quem diria que da aridez do país desértico surgem cachoeiras de 60 metros de altura ou florestas com cedros centenários? Não esquecendo 1.100 quilômetros de litoral dividido entre as águas claras do oceano Atlântico e do Mar Mediterrâneo e da neve que pontua os cumes da Cordilheira Atlas no inverno. 
É comum associamos ao deserto do Saara, uma vez que metade de seu território é ocupado pelo  deserto sendo que o próprio nome do país surgiu dele - Marrocos - "A Terra do Sol Poente". 



Do calor do deserto , além de tudo, derivam estórias e personagens que ajudaram a criar no país a aura de um lugar mágico e reino dos sultões árabes conquistadores. Existem também belos lugares cuja imaginação dos oásis provenientes de filmes são absolutamente verídicas.
As principais cidades marroquinas (as cidades históricas, imperiais ,que fundamentaram a colonização árabe islâmica, a partir do século 7 e se tornaram centros políticos de sua época) são quatro: Fez,Marrakech, Rabat e Meknés. 
Em todas encontra-se traços que caracterizam a tradicional arquitetura urbana marroquina: uma medina (centro comercial e residencial), uma mesquita central, o palácio real, o mellah (bairro judeu) e os suqs (mercados), tudo cerrado por uma muralha que servia para fortificar a cidade. 
Casablanca 
A cidade habita o imaginário universal depois que ganhou fama com o filme homônimo de l942, quando ser serviu de cenário ao tórrido romance de Hunphey Bogart e Ingrid Bergman durante a Segunda Guerra Mundial. Ao menos neste caso , cinema é fantasia pois nenhuma cena do fime foi gravada ali.
Na verdade, Casablanca é uma cidade portuária e industrial, cujo nome tem sentido literal: a primeira casa contruida depois do terremoto que destruiu a antiga cidade berbere de Anfa em 1755, era branca para servir como ponto de referência aos viajantes que cruzavam o país e aos navios que se aproximavam da costa.Os árabes traduziram a expressão para Dar El Beida, mas os mercadores espanhóis vindos um século depois oficializaram o nome atual e mantiveram a característica básica da arquitetura da cidade: as casas, como Rabat, são todas brancas. 




Todas as cidades, curiosamente são definidas por uma cor básica de suas construções: Marrakech é a cidade vermelha, Meknés, a verde;Fez é amarela. Rabat, a cidade branca do litoral atlântico,é a única das cidades imperiais que conserva sua importância política: a capital do país. 
Apesar da pobreza superficial, aparência comum nas ruas de qualquer país árabe, o Marrocos é um país potencialmente rico.Suas terras ocultam 75% das reservas mundiais de fosfato, daí tanta briga por apenas uma faixa de areia... O Marrocos é o maior exportador do mundo do valioso produto, mas possui ainda uma fértil agricultura em campos irrigados por todo o interior do país, além das estáveis indústrias do turismo e da pesca.
Se o cinema brindou Casablanca, a literatura parece ter premiado Tânger,cidade do litoral do litoral do Mediterrâneo. Em busca de uma vida com muito estilo e poucos dólares, recheada de diversão, drogas, sexo e inspiração, escritores como William Burroughs, Paul Bowles, Allen Ginsberg e Truman Capote, entre outros, rumaram para lá na década de 50. Paul Bowles foi quem
mais se apaixonou pelo país (é dele o célebre livro "O Céu que nos protege", também adaptado para o cinema). 
Por obra das maluquices de seus visitantes ilustres, Tânger,às portas do estreito de Gibraltar, sobrevive da fama de ser uma cidade aventureira, embora já não o seja bem assim.
Literatura à parte,Tânger é a cidade ideal para um banho nas águas do Estreito de Gibraltar, onde Marrocos quase toca a Espanha. São 16 quilômetros de praias que ficam cheias no verão marroquino onde diversos europeus estão em férias. 
A estratégica posição do Marrocos, litoral que separa dois mares, vizinho da europa, fez com que o país fosse alvo de diversas invasões durante sua história. Para se proteger , os antigos eram engenhosos e construiam suas cidades atrás de muralhas de pedra ou de barro, as Kasbahs.
Meknés, a cidade imperial tem uma kasbah tripla cercando sua área original,num total de 25 Kms de muro de 15 metros de altura.




Hoje é visto quase como um santo, ele liderou a primeira dinastia árabe marroquina. A apenas um quilômetro da vila erguida por Idriss, sinais de um passado que ele começou a enterrar: as ruínas da cidade de Volubilis, o principal testemunho da época do Domínio romano no Marrocos. Entre os arcos e colunas, a herança mais significativa da cidade são as ruínas das fábricas de azeite, prova do apogeu comercial que existiu ali. 
Foi Idriss também que deu início à construção da mais antiga das cidades imperiais marroquinas:Fez.
Capital intelectual do país, é considerada patrimônio histórico da humanidade pela Unesco.
A cidade se divide em dois lados totalmente distintos: Fez Bali, ou a "cidade velha", e Fez Jedid, a "cidade nova".
Quem vem a Marrocos a pensar que as mulheres aqui usam Burka ou que se vestem todas como bailarinas da dança do ventre vai ter uma surpresa. Não é nada assim.
Nem 8 nem 80!!! Mas como Marrocos é um país de contrastes, aqui também não foge à regra. Tanto podemos encontrar mulheres vestidas como as europeias, como com djelaba, com lenço, sem lenço, com a cara tapada, etc… Não se pode generalizar. Mas Marrocos é um país muçulmano e como é óbvio há um certo cuidado com aquilo que vestem, por exemplo com uma mini-saia usam leggings ou colants, com um vestido ou camisola mais decotados vestem um top por baixo.
A maneira de vestir também difere muito segundo a idade, família, classe social e região onde vivem.
O fator região também influencia muito a maneira como as mulheres aqui se vestem, muitas delas vestem-se com as roupas típicas do sítio onde vivem.
As mulheres parecem ter em comum é o trabalho: todas trabalham muito!


A partir da puberdade, não existem desculpa: todas as mulheres devem esconder seu corpo, que só é revelado ao marido. Nem mesmo a prática de esportes como o futebol, uma paixão das mulheres marroquinas, é capaz de libertá-las do uso do hijad (véu) e das roupas longas.
 Por isso, a personagem Latiffa, em O Clone, surge jogando bola totalmente coberta, por mais que a roupa atrapalhe seus movimentos.


O uso do hijad - e da burka, a roupa que não deixa sequer os olhos de fora e é considerada uma radicalização  é para os muçulmanos um sinal de que a mulher não está interessada em investidas sexuais.
O excesso de pano serve para brecar o assédio dos homens.
Eles acreditam que, cobertas, as mulheres são valorizadas mais pelas suas qualidades morais e intelectuais do que pela sua beleza e juventude.

As roupas das mulheres muçulmanas


As mulheres muçulmanas!!!



A burca é uma veste feminina que cobre todo o corpo, até o rosto e os olhos. É usada pelas mulheres do Afeganistão e do Paquistão.
O seu uso deve-se ao facto de muitos muçulmanos acreditarem que o livro sagrado islâmico, o Alcorão, e outras fontes de estudos, como Hadith e Sunnah, exigem a homens e mulheres que se vistam e comportem modestamente em público. No entanto, esta exigência tem sido interpretada de diversas maneiras pelos estudiosos islâmicos e comunidades muçulmanas; a burca não é especificamente mencionada no Corão e nem no Hadith. A comunidade religiosa Talibã, que comandou o Afeganistão nos anos 2000, impôs seu uso no país.


A beleza de uma muçulmana:


Numa mulher muçulmana a beleza não está no corpo nem na sua cara . Para um homem muçulmano a beleza de uma mulher está nos seus olhos e no seu coração.

Curiosidades:


As mulheres muçulmanas são as mulheres com mais maquilhagem no mundo, para em casa poderem agradar ao seu marido.
Nos países das regiões muçulmanas os homens podem ter várias mulheres, e as mulheres só podem ter um marido.










 


Site fonte : http://www.darrita.com/marrocos/mulheres-marroquinas-marrocos/

http://www.jaymemonjardim.com.br/clone/protecao/conteudo.htm

http://trabalhospessoais8anovilacova.blogspot.com

Amigos Blogeiros ao pesquisar sobre esta Terra maravilhosa e seus mistérios encontrei esta Reportagem e fiquei chocada com tal violência contra a Mulher. Pois se tratando de beleza e de mulher acontecem ainda coisas que nossa vã filosofia não consegue entender Leiam:

Jovem muçulmana é morta por participar de concurso de beleza na Ucrânia

Reportagem  30/05/2011
Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/05/30/jovem-muculmana-e-morta-por-participar-de-concurso-de-beleza-na-ucrania.jhtm

Uma jovem muçulmana de 19 anos foi apedrejada até a morte por ter participado de um concurso de beleza, na Ucrânia, segundo o jornal britânico “Daily Mail”.
Katya Koren foi encontrada morte, em uma vila na região da Crimeia.
Seus amigos contaram que a garota gosta de se vestir com roupas da moda e que havia ficado na sétima colocação em um concurso de beleza. Sua participação foi considerada como uma ofensa à fé islâmica por três jovens que, em nome da ‘sharia’, a lei muçulmana, apedrejaram a garota.
Um dos rapazes, Bihal Gaziev, de 16 anos, já foi preso e disse que não se arrepende do assassinado porque a Katya “violou as leis do islã”.
O corpo da jovem foi encontrado enterrado em uma floresta, próxima à sua casa, uma semana após o crime.
A Ucrânia situa-se na Europa Oriental e fez parte da antiga União Soviética. Tem cerca de 50 milhões de habitantes. O regime de governo é presidencialista. A religião predominante é o cristianismo ortodoxo. Os muçulmanos representam 1,7% da população.
   Katya Koren 19 anos
Esta é a muçulmana que foi morta, apenas um lembrete até quando as mulheres sofrerão agressões absurdas desta forma.


Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem:







Um comentário:

  1. Viagens em marrocos oferece uma grande variedade de passeios marroquino incluindo passeios culturais, Desert Tours , Mountain Tours, Praia Tours excursaoes no deserto do saara . toure cidades imperiais e ait ben haddou, , deserto saara, dicas de viagem, gorge du dades, gorge du todra, marrakech passeio, marrakesh passeio, marraquexe passeio, marrocos, merzouga, morocco, o que fazer marrakech, o que fazer marrakesh, o que fazer marraquexe, o que fazer marrocos, ouarzazate, passeio deserto, passeio saara, roteiro marrocos, viagem deserto, viagem marrocos muito mais . o passeio de ônibus lotado e vêm ter um diferente aventura em seu lugar. Viagens-em-marrocos.com, um familiar empresa de transporte convida você a explorar e experimentar Marrocos em um de nossos veículos 4×4.para mais informacoes contata-nos www.viagens-em-marrocos.com

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário. Obrigado