quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Desfile das Escolas de Samba Rio de Janeiro e São Paulo


Desfile Completo Minha Beija Flor
Com enredo que contava a história de São Luís do Maranhão, a agremiação de Nilópolis mostrou desde a comissão de frente que pretendia fazer um grande carnaval, com fantasias elaboradas e criatividade. Campeã do carnaval do Rio em 2011, a escola de Nilópolis desfilou um tributo a Joãosinho Trinta, carnavalesco que integrou a escola por mais de 15 anos e morreu em dezembro do ano passado.Assista o desfile !




Desfile Completo das Escolas de Samba do Rio de Janeiro 2012



 

Vai-Vai
São Paulo

Mulheres heroínas, donas de casa, artistas, escravas, cantoras, escritoras e até a presidente da República foram retratadas e homenageadas no desfile da Vai-Vai, campeã do carnaval paulistano no ano passado e quarta escola a desfilar na noite desta sexta-feira (18).
Com o enredo "Mulheres que Brilham - a força feminina no progresso social e cultural do país", a escola fez referência a personalidades oriundas de várias classes sociais e que marcaram a história.
Uma das mais tradicionais escolas de São Paulo, a Vai-Vai cortejou as mulheres com muita cor, luz e poesia na avenida. Tarsila do Amaral, Maria Bonita, Eva, Tia Anastácia, Carmen Miranda, Lygia Fagundes Telles, Irmã Dulce, Zilda Arns e a presidente Dilma Rousseff estiveram entre as figuras femininas reverenciadas durante o desfile.
A agremiação dedicou um carro às divas brasileiras, que encantaram pelo talento, tendo à frente a atriz Cláudia Raia, que encantou a plateia do Anhembi. Fechando o desfile veio o carro "O grande lar brasileiro", homenageando as mulheres que desempenham as mais diversas funções, inclusive a presidente Dilma.
A escola também apostou na sensualidade: mulheres com seios à mostra foram o destaque no carro abre-alas.
O desfile da Vai-Vai teve 64 minutos de duração, um a menos que o prazo máximo estipulado para a agremiação cruzar o Sambódromo, e terminou por volta das 4h20. Assista !





A Camisa Verde e Branco abriu a primeira noite do carnaval paulistano levando um recado apaixonado: após três anos longe da elite, quer permanecer no Grupo Especial. Com um desfile sem imprevistos e que começou pouco antes das 23h30 da sexta-feira (17/02/12), ela defendeu o enredo "É o amor".









Desfile da Escola de Samba X9 Paulistana - Rally dos Sertões
Filmagem Rede Globo de Televisão - Madrugada de 18/02/2012
Tema - Sertões
X-9 Paulistana 2012 - Matheus X-9, Shazam, Luis Butti, Thiago Meiners, Joao Pinho, Carlos Castro







Gostaria de parabenizar a Mangueira pela linda Paradinha , Parabéns , Foi Show !!!!!!!

Beija-Flor resgata 'Cristo mendigo' para reverenciar Joãosinho Trinta

Escola foi campeã do carnaval do Rio em 2011.
Agremiação desfilou carro que lembrava criação polêmica do carnavalesco.

Do G1, em São Paulo
Campeã do carnaval do Rio em 2011, a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis desfilou na Marquês de Sapucaí um tributo a Joãosinho Trinta, carnavalesco que integrou a escola por 15 anos e morreu em dezembro do ano passado. Para a homenagem, a agremiação fez menção a uma das mais marcantes criações do carnavalesco: o polêmico "Cristo Mendigo", do enredo do carnaval de 1989 "Ratos e urubus, larguem minha fantasia" e que, na ocasião, entrou na Avenida coberto por um plástico preto.

Desta vez, debaixo da cobertura preta se escondia uma gigantesca estátua de Joãosinho, revelada durante a passagem da Beija-Flor na primeira noite do carnaval carioca.



A escultura veio no carro "A histórica São Luís e a arte do gênio João", último a passar pela passarela do samba, e que fazia mais uma referência ao carnavalesco: trazia um trono vazio, marcando a ausência de Joãozinho no desfile desta noite. A Beija-Flor completou o desfile com 1h14.
A Beija-Flor busca o 13º título do carnaval com o enredo "São Luís, o poema encantado do Maranhão". Para contar a história da capital maranhense, que completa 400 anos, a atual campeã carioca não mediu esforços: levou para a Sapucaí cerca de cinco toneladas de búzios. Além disso, para desenvolver o enredo, a comissão de carnaval fez várias visitas a São Luís do Maranhão. A agremiação contou a história da ilha nordestina habitada por índios tupinambás, que foi disputada por franceses, holandeses e portugueses.
A evolução da escola de Nilópolis foi levada pela voz mais tradicional do carnaval carioca: não faltou o grito "Olha a Beija-Flor aí gente", do puxador Neguinho da Beija-Flor, que canta os sambas da agremiação há 36 anos.
Exuberantes em fantasias douradas com plumas amarelas e levantando o público da Sapucaí, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira Claudinho e Selminha Sorrizo dança junto desde 1992, quando estrearam na Estácio de Sá. Estão há 17 anos na Beija-Flor.
A rainha de bateria da Beija-Flor, Raíssa Oliveira, de 21 anos, está na escola desde os 12 e completa dez à frente da bateria. "Até hoje antes de entrar na Avenida ainda sinto um friozinho na barriga", diz.
A ex-BBB Jaqueline Faria, musa da Beija-Flor desde os 14 anos de idade, encarnou uma rainha feiticeira na passarela.

A rainha de bateria da Beija-Flor, Raíssa Oliveira, de 21 anos (Foto: Alexandre Durão/G1)
A rainha de bateria da Beija-Flor, Raíssa Oliveira, de 21 anos (Foto: Alexandre Durão/G1)
Em vez de um carnavalesco, a Beija-Flor tem uma comissão de carnaval: Laíla, Fran-Sérgio, Ubiratan Silva, Vitor Santos e André Cesari. O grupo não conta mais com Alexandre Louzada, que estava na escola desde 2007 e estreou à frente da Mocidade este ano.
Um dos destaques da escola foi a cantora Alcione, que desfilou com familiares no penúltimo carro da agremiação e se sentiu honrada com a homenagem à cidade natal, São Luís.

Alcione (Foto: Carolina Lauriano/G1)
A cantora Alcione, que desfilou pela Beija-Flor. (Foto: Carolina Lauriano/G1)
"Não emocionou só a mim, mas a todos os maranhenses. Só pelo que eu sei são 700 desfilando aqui hoje", afirmou. Ela sairá de destaque em um carro com familiares. "A Sapucaí está muito bonita. Cabe mais gente agora."
O pássaro símbolo da escola de Nilópolis foi um dos destaques do carro abre-alas, que exibia uma quimera gigante e dourada de três cabeças e uma cauda de serpente, representando as culturas europeias que invadiram a ilha que hoje é São Luís.
A Ala “Angústia dos Grilhões" trouxe um navio cheio de escravos acorrentados, representados pelos componentes da escola e por esculturas que revestiam o carro. Outros 360 componentes deram vida aos negros que ajudaram a construir a capital maranhense na ala “O mercado de dialetos africanos", décima a entrar na Avenida. Passistas mascarados representaram os pretos-velhos, que atuavam como guias dos negros encarnados.
Fundada em 1948, a escola representada pelas cores azul e branca foi campeã do carnaval carioca nos anos de 1976, 1977, 1978, 1980, 1983, 1998, 2003, 2004, 2005, 2007, 2008 e 2011.

Confira os vídeos do desfile


Comissão de frente
















Neguinho levanta o público













Laíla confiante na vitória














Alcione e Boni são destaques

















Carro homenageia Joãosinho Trinta





















Bateria sacode a Sapucaí





Carro mostra dor dos negros












Abre-alas representa quimera
tópicos:

'Espiritualmente Josãosinho vai estar na Avenida com a gente', diz Pinah

Ex-destaque da Beija-Flor, ela acredita em vibrações positivas.
Ela foi cumprimentada por Boni, na concentração.

Alba Valéria MendonçaDo G1 RJ
Pinah (Foto: Alba VAléria Mendonça/jG1)
Pinah chega para o desfile da Beija-Flor (Foto: Alba VAléria Mendonça/jG1)
Ela já foi o grande destaque da Beija-Flor de Nilópolis, na década de 70. Pinah, lançada pelo carnavalesco Joãosinho Trinta, atualmente desfila como membro da diretoria da escola, mas não perde a fé em seu mestre.
"Materialmente Joãosinho não está mais com a gente, mas espiritualmente, tenho certeza, ele vai estar na Avenida junto com a Beija-Flor. Ele é um dos homenageados, devo muito a ele. Tenho certeza de que vamos sentir a maravilhosa presença dele.
Pinah, que ao chegar à concentração foi cumprimentada pelo ex-diretor da TV Globo, Boni, disse que a conquista do campeonato vai depender muito do desempenho da escola na avenida.
"Mas a comunidade está muito bem preparada e vamos entrar com tudo para ganhar mais um título", disse a ex-destaque da Beija-Flor.
tópicos:

Beija-Flor vai usar 5 toneladas de búzios para falar de São Luís, MA

Conchas serão usadas em alegorias e fantasias que retratam a escravidão.
Escola de Nilópolis será a sexta a desfilar no domingo (19).

Rodrigo ViannaDo G1 RJ





Recheada de lendas, crenças e misticismo, a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, do Rio de Janeiro, vai buscar o 13º título do carnaval com o enredo "São Luís, o poema encantado do Maranhão". Para contar a história da capital maranhense, a atual campeã carioca não mediu esforços e vai levar para a Avenida cerca de cinco toneladas de búzios.
(O G1 publica uma série de reportagens sobre os enredos das escolas de samba que vão participar do desfile do grupo especial do Rio de Janeiro)
Tal proeza é para contar a chegada dos negros ao Brasil. As milhares de conchinhas poderão ser vistas em pelo menos dois dos 8 carros alegóricos e nas fantasias dos 3,8 mil componentes, divididos em 49 alas. Uma a uma, elas foram coladas a mão, um trabalho minucioso que durou cerca de três meses para ficar pronto. Entre um setor e outro, a Beija-Flor promete fazer um passeio pela cultura maranhense.
Uma das alegorias que promete chamar a atenção é a que representa o navio negreiro, com máscaras africanas e esculturas de corpos humanos na lateral da barca.
De acordo com o carnavalesco Victor Santos, que compõe a comissão de carnaval, somente no setor dois serão cerca de 1,5 mil componentes, todos negros, representando o sofrimento dos escravos.
Ficha Beija-Flor (Foto: Editoria de Arte/G1)
A cultura afro, aliás, estará presente em grande parte do desfile. Para desenvolver o enredo, a comissão de carnaval foi até São Luís do Maranhão. Foi em uma dessas visitas, de acordo com Victor Santos, que a comissão percebeu uma forte influência negra na cidade. Por isso, não só a cultura, mas também a religião e festas folclóricas como o bumba meu boi estarão no desfile.
“Nós procuramos uma forma diferente para tratar esse enredo. Fizemos várias viagens para a ilha e descobrimos uma influência negra muito poderosa. E nós vamos enfatizar no desfile essa influência negra, além das lendas de São Luís e todo o espírito e mistério que você percebe quando você chega lá na cidade”, explicou o carnavalesco.

Criaturas armadas, com chifres e grandes serpentes ganharão movimentos (Foto: Rodrigo Vianna / G1)
 
Criaturas com chifres e serpentes ganharão  movimentos (Foto: Rodrigo Vianna / G1)
 
Assombrações e serpentes aladas
Criaturas armadas, com chifres e grandes serpentes ganharão movimentos e cores para contar o surgimento de São Luís através de um olhar místico. A alegoria é uma das que mais chamam a atenção no barracão da escola, na Cidade do Samba, na Gamboa, na Zona Portuária da cidade. Com esculturas grandiosas, artistas de Parintins (AM) trabalham dia e noite para dar vida aos personagens. O resultado poderá ser visto na Avenida.
Considerada uma das lendas mais populares de São Luís do Maranhão, a carruagem encantada de Ana Jansen será representada neste setor. De acordo com o carnavalesco, reza a lenda que Ana Jansen, mulher rica, poderosa e cruel com os seus escravos, teria sido condenada a pagar os seus pecados vagando eternamente pelas ruas da cidade numa carruagem encantada.
“O desfile da Beija-Flor será extremamente místico. São Luís surgiu apoiada neste misticismo, nessas lendas, nesses fantasmas. Em um dos carros teremos a figura de Ana Jansen, da assombração e da serpente de prata. É uma parte esperada, a passagem da carruagem assombrada de Ana Jansen, puxada por um escravo sem cabeça e cavalos decapitados”, disse.
Homenagem a Joãosinho Trinta
Entre tantas homenagens, uma não poderia ficar de fora do enredo da Beija-Flor. A azul e branca pretende encerrar o seu desfile com um emocionante tributo ao carnavalesco Joãosinho Trinta, que morreu no dia 17 de dezembro do ano passado. Maranhense, Joãsinho ficou por 17 anos na Beija-Flor, sendo campeão cinco vezes, entre 1976 e 1983.

O desfiles antológico “Ratos e urubus larguem a minha fantasia”, de 1989, será lembrado em uma das alegorias, mas desta vez, diz Victor Santos, a réplica do Cristo Redentor como mendigo virá descoberta na Avenida. Na época, por decisão da Justiça, a escultura teve que entrar coberta. O trono que seria usado por Joãosinho vai entrar vazio na Sapucaí.

Escola de Nilópolis será a sexta a desfilar no domingo (19 de fevereiro). (Foto: Rodrigo Vianna / G1)
 
Escola de Nilópolis será a 6ª a desfilar no dia 19  de fevereiro (Foto: Rodrigo Vianna / G1)
Os grandes escritores, poetas e o carnaval de rua maranhense também serão lembrados. Sobre as fantasias do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira Selmynha Sorriso e Claudinho, e da rainha de bateria Raíssa Oliveira, o carnavalesco preferiu manter segredo.
Com a voz de Neguinho da Beija-Flor e bateria afinada sob o comando dos mestres Plínio e Rodney, a Beija-Flor será a sexta escola a passar pela Avenida no domingo (19 de fevereiro), com previsão de entrada entre 2h25 e 3h50.

Por 82 minutos, Victor Santos garante: a Marquês de Sapucaí vai se transformar na capital do Maranhão. " A escola está coesa e nós viremos para disputar. Vamos trazer muita encenação, muitos momentos de surpresa, inesperados, a junção do chão com os carros alegóricos. Temos certeza de que será um grande carnaval, à altura de São Luís", disse Victor Santos.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe seu cometário. Obrigado