terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012 G1

 

Mangueira, Tijuca, Grande Rio e São Clemente se destacam no Rio

Também desfilaram nesta noite Salgueiro e União da Ilha.
Apuração das notas do Grupo Especial será nesta quarta-feira (22).

Mangueira, Tijuca, São Clemente e Grande Rio foram os destaques da segunda noite de desfiles do carnaval 2012 do Rio de Janeiro. A surpresa ficou por conta da apresentação da São Clemente, que fez um carnaval animado sobre a Broadway, e a "paradona" de três minutos da bateria da Mangueira, quando integrantes e público cantaram o samba sem a tradicional batucada. Também desfilaram nesta noite Salgueiro e União da Ilha.

Portela, Beija-Flor e Vila Isabel foram destaques da primeira noite no Rio de Janeiro. A apuração das notas será nesta quarta-feira (22).
As escolas desfilaram pela primeira vez no sambódromo recém-reformado e preparado para receber 72,5 mil pessoas em suas arquibancadas.
As agremiações aprovaram a reforma, embora façam ressalvas à acústica e luz da Sapucaí.
Mangueira
A Mangueira contou a história do bloco Cacique de Ramos, que completou 50 anos em 2011. O destaque da apresentação foi a bateria, que fez pausas na execução do samba e colocou o público que lotava a Sapucaí para cantar com a escola. O resultado da inovação virou motivo para polêmica: os dois minutos sem o som dos instrumentos foi aprovado por alguns, mas houve quem criticasse a iniciativa.



Além das inovações na condução dos instrumentos, a verde e rosa fez um movimento conjunto com o mestre-sala e a porta-bandeira. Os ritmistas formaram dois grupos, se afastaram e permitiram o avanço do primeiro casal que levava o pavilhão da escola.
“Foi um tsunami verde e rosa. A paradona da Mangueira foi 100%”, disse o presidente da escola, Ivo Meirelles. Ainda no começo dos desfiles, houve uma falha mecânica que levou à primeira paradinha.



Unidos da Tijuca

 Na Unidos da Tijuca, o carnavalesco Paulo Barros apostou novamente nos carros alegóricos repletos de movimentos para apresentar o enredo "O dia em que toda a realeza desembarcou na avenida para coroar o rei Luiz do Sertão", que foi uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga.
A exemplo do ano passado, quando a escola fez sucesso ao exibir truques de ilusionismo na avenida, a comissão de frente mais uma vez inovou ao dar vida às sanfonas de Gonzagão nas acrobacias de um ginasta romeno.



Grande Rio

 A Grande Rio tomou emprestado histórias de brasileiros que superaram desafios para fazer o desfile que encerrou a segunda noite de desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro. O tema nasceu da realidade da escola: na manhã do dia 7 de fevereiro de 2011, um incêndio atingiu quatro barracões da Cidade do Samba, destruiu alegorias e fantasias de três escolas. A Acadêmicos do Grande Rio foi a mais prejudicada.
Um ano após a tragédia, a comunidade se superou e preparou um grande desfile com o enredo “Eu acredito em você. E você? – Histórias de superação”, do carnavalesco Cahê Rodrigues.




São Clemente

 Uma mistura de Broadway com Brasil encheu de musicais famosos e queridos pelo público o início da segunda noite de desfiles do Grupo Especial no Rio de Janeiro. Com o enredo "Uma Aventura Musical na Sapucaí", a escola de samba São Clemente apostou suas fichas na viagem musical por peças que vão de "Cats” à “Ópera do malandro” para provar que merece permanecer entre as escolas da elite do samba carioca.
Elementos do universo do teatro estiveram presentes em todo o desfile. A bateria trouxe também violinistas, que brilharam em solos executados durante as "paradinhas" dos 250 ritmistas, que animaram o público com o samba contagiante da agremiação.




União da Ilha

 A União da Ilha defendeu o enredo "De Londres ao Rio: Era uma vez uma... Ilha", do carnavalesco Alex Souza. A agremiação foi a segunda escola a desfilar na última noite do Grupo Especial.
A escola busca o título inédito um ano após perder parte do seu barracão num incêndio na Cidade do Samba.



Salgueiro

A Acadêmicos do Salgueiro misturou ao samba elementos de forró, baião e toda a história da literatura de cordel para apresentar na Avenida o enredo “Cordel branco e encarnado”, do casal de carnavalescos Renato e Márcia Lage. Os 270 ritmistas da Furiosa Bateria do Salgueiro deram batidas de xote à percussão, sob a inspiração do tamborim da bela rainha Viviane Araújo.

Casal de porta-bandeira e mestre-sala sobre pernas de pau encanta Sapucaí

Dupla se apresentou antes do início do desfile do 2° dia do Grupo Especial.
Seis escolas se apresentam nesta segunda-feira no Sambódromo.

Do G1 RJ
O casal de porta-bandeira e mestre-sala Isa Xavier e Raul Farias desfilou mais uma vez no Sambódromo nesta segunda-feira (20). Antes do início dos desfiles do segundo dia das escolas do Grupo Especial, a dupla desfilou na Marquês de Sapucaí e encantou o público.

Mestre-sala e porta-bandeira sobre pernas de pau (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)
Mestre-sala e porta-bandeira sobre pernas de pau (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)
Segundo dia
A segunda noite de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro tem de tudo um pouco: desde uma viagem a Londres, passando por histórias de superação e embalos dos grandes musicais. Mais seis agremiações se apresentam nesta segunda-feira (20), na Sapucaí: São Clemente, União da Ilha, Salgueiro, Mangueira, Unidos da Tijuca e Grande Rio.

O desfile foi aberto pela São Clemente, que amargou o último lugar em 2011. A escola de Botafogo conta o enredo "Uma aventura musical na Sapucaí”, do carnavalesco Fábio Ricardo.

Rainha da São Clemente (Foto: Alexandre Durão/G1)
Rainha da São Clemente, Bruna Almeida (Foto: Alexandre Durão/G1)
Vice-campeã de 2011, a Unidos da Tijuca leva para a Avenida uma homenagem ao compositor Luiz Gonzaga para tentar conquistar o título. Com o enredo “O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão”, do carnavalesco Paulo Barros, a amarela e azul da Zona Norte vai celebrar e consagrar o Rei do Baião e o nordeste brasileiro, a inspiração dele.
Um ano após perder o seu barracão num incêndio na Cidade do Samba, na Zona Portuária, a Acadêmicos da Grande Rio quer encerrar os desfiles do Grupo Especial com exemplos de superação. A tricolor promete emocionar o público com histórias que viraram ícones no mundo inteiro, como a da pintora mexicana Frida Kahlo, do maestro e pianista João Carlos Martins.
Foram nove meses de obras que deram à Passarela do Samba o traçado original previsto por Oscar Niemeyer, em 1983, e aumentando para 72,5 mil lugares a capacidade de público. A grande reforma pode ser resumida da seguinte forma: tudo que existe de um lado foi construído do outro, como se fosse um espelho, mas com algumas diferenças. Os camarotes ganharam varanda e ocupam dois andares em cada um dos quatro blocos de arquibancadas e frisas.

Veja palavras mais usadas nos sambas das escolas do Rio do 2º dia

Nuvem de palavras reúne letras dos sambas-enredo de 2012.
'Vou' e 'samba' foram palavras mais repetidas pelas escolas na Sapucaí.

Do G1, em São Paulo
As palavras "vou, "cantar" e "samba" foram as mais frequentes nas letras dos enredos cantados nas escolas de samba que desfilaram na segunda noite do carnaval do Rio de Janeiro.
saiba mais

Foram menções cantadas nos enredos das seis escolas que fecharam os desfiles na disputa do Grupo Especial do Rio.
O resultado foi obtido por meio de uma nuvem de palavras produzida pelo G1 com base nas letras oficiais dos sambas.
Desfilaram Estação Primeira de Mangueira, Unidos da Tijuca, São Clemente, Acadêmicos do Grande Rio, Acadêmicos do Salgueiro e União da Ilha do Governador.


nuvem de palavras segundo dia (Foto: Editoria de Arte / G1)
tópicos:

Notas das escolas: Rio de Janeiro

Do G1, em São Paulo

Header Notas das Escolas (Foto: Editoria de Arte)
saiba mais

Na Globo, você pode avaliar as escolas que desfilam no Rio de Janeiro em seis quesitos: samba-enredo, bateria, comissão de frente, alegoria e adereço, fantasia e mestre-sala e porta-bandeira. As notas vão de 5 a 10. Só é possível votar na escola que estiver se apresentando.

RANKING

 Das notas médias de cada escola
Mocidade: 9,1

Portela: 9,1

Unidos da Tijuca: 9,1

Mangueira: 9,0

Grande Rio: 8,9

São Clemente:
8,9

União da Ilha: 8,9

Porto da Pedra: 8,8

Salgueiro:
8,8

Vila Isabel: 8,8

Renascer: 8,7

Imperatriz Leopoldinense: 8,6

Beija-Flor: 8,0

NOTAS

De cada quesito, por ordem de desfile

Segunda noite

1- São Clemente

MÉDIA: 8,9
Samba-enredo: 8,7
Bateria: 9,0
Comissão de frente: 8,7
Alegoria e adereço: 8,8
Fantasia: 8,9
Mestre-sala e porta-bandeira: 9,0

2- União da Ilha
MÉDIA: 8,9
Samba-enredo: 8,8
Bateria: 9,0
Comissão de frente: 8,9
Alegoria e adereço: 8,9
Fantasia: 8,9
Mestre-sala e porta-bandeira: 9,0

3- Salgueiro
MÉDIA: 8,8
Samba-enredo: 8,8
Bateria: 8,9
Comissão de frente: 8,8
Alegoria e adereço: 8,8
Fantasia: 8,9
Mestre-sala e porta-bandeira: 8,9

4- Mangueira
MÉDIA: 9,0
Samba-enredo: 9,0
Bateria: 9,1
Comissão de frente: 9,0
Alegoria e adereço: 9,0
Fantasia: 9,0
Mestre-sala e porta-bandeira: 9,0

5- Unidos da Tijuca
MÉDIA: 9,1
Samba-enredo: 9,1
Bateria: 9,1
Comissão de frente: 9,2
Alegoria e adereço: 9,1
Fantasia: 9,1
Mestre-sala e porta-bandeira: 9,2

6- Grande Rio
MÉDIA: 8,9
Samba-enredo: 8,9
Bateria: 9,0
Comissão de frente: 8,9
Alegoria e adereço: 8,9
Fantasia: 9,0
Mestre-sala e porta-bandeira: 9,0

Primeira noite
1- Renascer
MÉDIA: 8,7
Samba-enredo: 8,5
Bateria: 8,7
Comissão de frente: 8,6
Alegoria e adereço: 8,7
Fantasia: 8,8
Mestre-sala e porta-bandeira: 8,9

2- Portela
MÉDIA: 9,1
Samba-enredo: 9,1
Bateria: 9,2
Comissão de frente: 9,0
Alegoria e adereço: 9,1
Fantasia: 9,1
Mestre-sala e porta-bandeira: 9,2

3 - Imperatriz Leopoldinense
MÉDIA: 8,6
Samba-enredo: 8,5
Bateria: 8,8
Comissão de frente: 8,6
Alegoria e adereço: 8,4
Fantasia: 8,6
Mestre-sala e porta-bandeira: 8,7

4 - Mocidade
MÉDIA: 9,1
Samba-enredo: 9,1
Bateria: 9,2
Comissão de frente: 9,1
Alegoria e adereço: 9,1
Fantasia: 9,1
Mestre-sala e porta-bandeira: 9,2

5- Porto da Pedra
MÉDIA: 8,8
Samba-enredo: 8,7
Bateria: 8,9
Comissão de frente: 8,9
Alegoria e adereço: 8,8
Fantasia: 8,8
Mestre-sala e porta-bandeira: 8,9

6- Beija-Flor
MÉDIA: 8,0
Samba-enredo: 8,0
Bateria: 8,0
Comissão de frente: 8,0
Alegoria e adereço: 8,0
Fantasia: 8,0
Mestre-sala e porta-bandeira: 8,0

7- Vila Isabel
MÉDIA: 8,8
Samba-enredo: 8,8
Bateria: 8,8
Comissão de frente: 8,8
Alegoria e adereço: 8,7
Fantasia: 8,8
Mestre-sala e porta-bandeira: 8,8

Veja os melhores horários para voltar a SP após o carnaval

Segundo CET, 1,9 milhão de veículos deixaram a cidade.
Tráfego deve ser intenso a partir da manhã desta terça-feira (21).

Do G1 SP

Movimento de saída de veículos da capital no domingo, na Imigrantes (Foto: Nilton Fukuda/AE)
Movimento de saída de veículos da capital no  domingo, na Imigrantes
(Foto: Nilton Fukuda/AE)
Os motoristas que aproveitaram o feriado prolongado de carnaval para viajar de São Paulo ao interior e ao litoral devem ficar atentos aos horários para voltar à capital paulista. A estimativa da Polícia Rodoviária e das concessionárias que administram as principais estradas do Estado é que hajam congestionamentos nesta terça-feira (21) em algumas rodovias. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), cerca de 1,9 milhão de veículos saíram da cidade de São Paulo. A companhia também informa que suspendeu o rodízio municipal de veículos, inclusive o de caminhões, na segunda-feira (20), nesta terça e na quarta-feira (22). A restrição será retomada a partir das 7h de quinta-feira (23).

Anchieta-Imigrantes

O Sistema Anchieta-Imigrantes, que liga a capital paulista à Baixada Santista, teve movimento intenso tanto na sexta-feira (17) quanto no sábado (18) de carnaval. A previsão da concessionária Ecovias é de movimento intenso durante toda esta terça-feira (21). Os motoristas também devem evitar viajar entre as 9h e as 13h desta quarta (22).

Via Dutra

Na Via Dutra, que liga São Paulo ao Rio, o movimento deverá se intensificar entre as 16h e as 20h desta terça e entre 7h e 13h de quarta-feira.
saiba mais

Fernão Dias

Já o horário de pico da Fernão Dias, que leva a Belo Horizonte, é das 15h às 23h desta terça, segundo a concessionária Autopista. Na quarta, os motoristas devem encontrar congestionamentos no período da manhã, entre 6h e 14h.

Régis Bittencourt

A Rodovia Régis Bittencourt, que liga a capital ao Sul do país, deverá ter trânsito intenso entre as 12h e as 24h desta terça. O período de maior movimento na quarta deve ser das 6h às 12h.

Ayrton Senna e Carvalho Pinto

Quem trafegar pelas rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto deve evitar circular nas estradas entre as 15h e as 19h desta terça. Na quarta, o trânsito deve ser intenso durante todo o dia, das 7h às 21h.

Rio-Santos

Na Rio-Santos, que leva ao Litoral Norte paulista, o movimento será intenso desde as 12h de terça até as 2h de quarta, e das 7h às 14h da quarta. O mesmo horário de pico deve ocorrer na Tamoios e na Mogi-Bertioga.

Castello Branco-Raposo Tavares

O Sistema Castello Branco-Raposo Tavares deve ter trânsito intenso entre as 15h e as 22h desta terça, segundo a concessionária ViaOeste. A previsão é que o trânsito seja normal na quarta-feira.

Anhanguera-Bandeirantes

No Sistema Anhanguera-Bandeirantes, o excesso de veículos deve ser registrado entre as 14h e as 21h desta terça. Na quarta-feira, o período a ser evitado é das 9h às 14h.


Apuração do carnaval de SP acontece nesta terça no Anhembi

Campeã será conhecida nesta tarde, a partir das 16h.
Duas escolas serão rebaixadas para o Grupo de Acesso.

Do G1 SP




A apuração das notas das escolas de samba do Grupo Especial do carnaval de São Paulo acontece nesta terça-feira (21), a partir das 16h, no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte, com transmissão pela TV Globo e cobertura do G1. Além da grande campeã dos desfiles, serão conhecidas as duas escolas com pior desempenho que serão rebaixadas para o Grupo de Acesso.
Os critérios de apuração foram definidos na tarde de segunda, em reunião da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo. Nesse ano, as notas foram fracionadas de forma diferente. No ano passado, cada quesito terminava em 0, 0,25, 0,50 ou 0,75 (por exemplo, 8,25 ou 8,50). Agora, as notas terminarão em unidades após a vírgula (por exemplo, 8,1 ou 8,2).
saiba mais

Em noites sem chuva e com arquibancadas cheias, cerca de 60 mil pessoas assistiram aos desfiles neste fim de semana. Entre a noite de sábado (18) e a madrugada de domingo (19), sete escolas passaram pelo do Anhembi. Mocidade Alegre, Unidos de Vila Maria e Gaviões da Fiel foram os destaques da segunda noite de desfiles.
No encerramento dos desfiles do grupo especial, enredos sobre Jorge Amado (Mocidade Alegre), mãos (Vila Maria) e Lula (Gaviões) podem estar entre os que resultaram nas apresentações mais bem avaliadas pelos jurados. Também se apresentaram neste último dia do Grupo Especial a Dragões da Real, Pérola Negra, Águia de Ouro e Tom Maior.
Entre a noite de sexta (17) e a madrugada de sábado, X-9, Vai-Vai e Rosas de Ouro despontaram como favoritas ao título. Camisa Verde e Branco, Império de Casa Verde, Mancha Verde e Acadêmicos do Tucuruvi também fizeram apresentações sem imprevistos e agora apostam todas as suas fichas na apuração.
As agremiações investiram em fantasias elaboradas e em enredos que trataram desde causas de cidadania até os relacionados ao esporte. As beldades também foram destaque: a musa Ellen Rocche desta vez apareceu morena e se disse mais inteligente, enquanto Viviane Araújo desfilou pela oitava vez como rainha de bateria da Mancha Verde.
Na reunião da Liga desta segunda, foi definido que a ordem da leitura dos quesitos será a seguinte: alegoria, fantasia, enredo, mestre-sala e porta-bandeira, bateria, harmonia, evolução, samba enredo e comissão de frente.
O critério de desempate será de trás para frente. Nesse caso, comissão de frente vem primeiro. Caso haja empate também no quesito comissão de frente, o critério passará a ser samba enredo.
Logo após a apuração do Grupo Especial, acontece a contagem das notas das oito escolas do Grupo de Acesso que entraram na avenida na noite de domingo (19). As agremiações Unidos de São Lucas, Estrela do 3º Milênio, Unidos do Peruche, Nenê de Vila Matilde, Morro da Casa Verde, Imperador do Ipiranga, Acadêmicos do Tatuapé e Leandro de Itaquera buscam duas vagas para integrar o Grupo Especial em 2013. Duas delas serão rebaixadas para o Grupo 1.
Fotos: G1
Ana Hickmann destacou-se pela Grande Rio, depois de desfilar pela Vai-Vai em São Paulo.
Alexandre Durão/G1
Ana Hickmann destacou-se pela Grande Rio, depois de desfilar pela Vai-Vai em São Paulo.
Mirella Santos brilhou na Sapucaí pela Grande Rio.Christophe Simon/AFP
Mirella Santos brilhou na Sapucaí pela Grande Rio.
A apresentadora Luciana Gimenez foi uma das musas da Grande Rio, última escola a entrar na Sapucaí pelo grupo especial em 2012.Alexandre Durão/G1
A apresentaroa Luciana Gimenez foi uma das musas da Grande Rio, última escola a entrar na Sapucaí pelo grupo especial em 2012.
Ana Furtado aguarda o início do desfile da Grande Rio.Alexandre Durão/G1
Ana Furtado aguarda o início do desfile da Grande Rio.

O maestro João Carlos Martins e a nova rainha de bateria da Grande Rio, Ana Furtado.
Geovana Tominaga representa a delicadeza japonesa no desfile da Grande Rio.Christophe Simon / AFP
Geovana Tominaga representa a delicadeza japonesa no desfile da Grande Rio.

A dançarina Adriana Bombom se ajoelha e presta reverência durante o desfile da Salgueiro.

Adriana Bombom, musa da Salgueiro, abaixa para beijar o chão da Sapucaí.Rodrigo Gorosito/G1

Adriana Bombom, musa da Salgueiro, abaixa para beijar o chão da Sapucaí.


Mirella Santos brilhou na Sapucaí pela Grande Rio.Alexandre Durão/G1
Mirella Santos brilhou na Sapucaí pela Grande Rio.
A atriz Cristiane Torloni desfila no carro abre-alas da Grande Rio, 'Anjos anunciam a luz que vem do céu'.Rodrigo Gorosito/ G1
A atriz Cristiane Torloni desfila no carro abre-alas da Grande Rio, 'Anjos anunciam a luz que vem do céu'.

Christiane Torloni adaptou para o carnaval o seu bordão do Rock in Rio; desta vez, a atriz disse, após o desfile: 'Hoje é dia de carnaval, bebê'.

Gracyanne requebra na concentração antes do início da apresentação da Unidos da Tijuca.Alexandre Durão/G1
Gracyanne requebra na concentração antes do início da apresentação da Unidos da Tijuca.
 
 
 
Gracyanne Barbosa em dois momentos, mostrando a boa forma na avenida.
Passista chamou atenção em desfile da Mangueira por usar microfantasia.
Christophe Simon/AFP
Passista chamou atenção em desfile da Mangueira por usar microfantasia.


A atriz Juliana Paes acompanha os desfiles do Grupo Especial na Sapucaí.


 
Destaque da Mangueira samba e faz pose no desfile da escola.


Destaque da escola Mangueira canta o samba-enredo da escola.

Scheila Carvalho foi um dos destaques da Mangureira. Rodrigo Gorosito/G1
Scheila Carvalho foi um dos destaques da Mangureira.


 
Scheila carvalho, destaque da Mangureira.


Rainha Renata Santos desfilou à frente da bateria da Mangueira.


A rainha da bateria dança pouco antes do início do desfile de sua escola.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e Vivane Araújo sambam na Sapucaí durante o desfile da Salgueiro. Rodrigo Gorosito/G1
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e Vivane Araújo sambam na Sapucaí durante o desfile da Salgueiro.
Vivane Araújo prestes a entrar na avenida para desfilar como rainha de bateria do Salgueiro



Musa da Salgueiro, Valesca Popozuda desfilou como 'diaba' em destaque de carro alegórico.Felipe Dana/AP

Musa da Salgueiro, Valesca Popozuda desfilou como 'diaba' em destaque de carro alegórico.


A atriz brilhou durante toda a apresentação do Salgueiro.


Viviane Araújo toca tamborim durante o desfile de sua escola.

Musa desfila pelo Salgueiro no segundo dia de apresentçaões das escolas no Rio.


Com seu inseparável tamborim, a rainha da Furiosa, Viviane Araújo.


Musa do Salgueiro canta o samba da escola na Sapucaí.



Destaque de chão da Salgueiro.


A atriz Letícia Spiller samba no desfile da União da Ilha do Governador.

Letícia sambou ao lado do ator Eriberto Leão.


Letícia aponta para o público da Sapucaí.


Musa desfila pela União da Ilha no segundo dia de apresentações do grupo especial do carnaval carioca.


Deborah Secco samba pela União da Ilha do Governador.


Destaque de chão canta o samba-enredo da União da Ilha


Passista da União da Ilha evolui na Sapucaí.

Musa do carro abre-alas da União da Ilha do Governador.



Destaque de chão da União da Ilha.



Bruna Bruna destacou-se como rainha da bateria da União da Ilha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado