segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

1º dia de Desfile das Escolas de Samba do Rio

Veja fotos do 1º dia de Desfile das Escolas de Samba do Rio




Antônio Pedro Figueira de Melo, secretário de Turismo da cidade do Rio de Janeiro, com personagens típicos do Carnaval e o mascote da Prefeitura
A primeira noite de desfile do Rio de Janeiro foi marcado por muitas homenagens, e o Mercado & Eventos conferiu e registrou momentos de cada uma das sete escolas que passaram pela Marques de Sapucaí neste domingo (19).

RENASCER- Estreante no Grupo Especial, abriu os desfiles na noite deste domingo com o enredo "O artista da alegria dá o tom na folia", sobre o artista plástico Romero Britto. Embora a escola tenha se mostrado animada durante todo o desfile, alguns problemas ficaram aparentes, como a falta de acabamento em carros alegóricos.

PORTELA - Dona do melhor samba-enredo do Carnaval 2012, a Portela entrou na avenida com a missão de fazer um desfile que honrasse sua tradição. Às vésperas de completar 89 anos, a agremiação começou sua apresentação na Sapucaí de maneira arrebatadora como não se via havia muito tempo, com enredo que contava a história das festas religiosas da Bahia.

IMPERATRIZ - Terceira escola a pisar na Marquês de Sapucaí neste domingo, desfilou um enredo sobre o escritor baiano Jorge Amado. A escola enfrentou muitos problemas técnicos. O segundo carro teve dificuldades para manobrar e o sétimo também apresentou problemas e foi parcialmente reparado antes do desfile.

MOCIDADE - Cantando vida e obra do pintor brasileiro Candido Portinari, a Mocidade foi a quarta escola a passar pela Marquês de Sapucaí e a segundo a ser ovacionada nos setores finais da avenida, recebida com grito de é campeã. Através de belas reproduções de telas que consagraram o artista em todo o mundo, a verde e branco cruzou a avenida enaltecendo os trabalhos mais expressivos do homenageado no enredo, entre eles "O Mestiço" e "Guerra e Paz". Infelizmente, a escola também enfrentou alguns problemas, em determinado momento do desfile o carro abre-alas teve dificuldades para se manter no centro da passarela do samba, causando sufoco para volta-lo para o lugar e sufoco na dispersão.

PORTO DA PEDRA - Quinta escola a entrar na Marquês de Sapucaí na madrugada desta segunda-feira, a Porto da Pedra exalou aroma de morango na Avenida para falar sobre o iogurte. Com alas coreografadas, componentes fazendo passos em sincronia nos carros alegóricos, a escola tentou empolgar o público, mas provou que é difícil tirar leite de samba.

BEIJA-FLOR - A penúltima escola a desfilar, a campeã do carnaval 2011, a Beija-Flor de Nilópolis, que cantou o enredo "São Luís - O poema encantado do Maranhão". A escola é mais uma vez favorita ao título. O enredo mostrou principalmente a influência da cultura africana na cidade

VILA ISABEL - A última escola a entrar na passarela do Samba teve a Angola como tema. O enredo falou sobre as ligações entre o Brasil e o país africano. A Rainha de Bateria Sabrina Sato representou a natureza africana.
Fotos: Raul Azedo e Rafael Massadar

Rio: Portela e Beija-Flor se destacam


A primeira noite de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, realizada neste domingo, dia 19, já revelou duas fortes candidatas ao título de 2012: Portela e Beija-Flor.

Com enredos que tiveram como tema o Nordeste do Brasil, as duas agremiações empolgaram o público com apresentações grandiosas.

Única escola que participou de todos os desfiles do Carnaval carioca e detentora de 21 títulos, a Portela foi a segunda a passar pela Avenida e levou à Sapucaí o samba-enredo "E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual", que fala sobre a Bahia.

Veja uma galeria de fotos dos desfiles

Não faltaram representações do Pelourinho, da Igreja do Senhor do Bonfim e de manifestações típicas do estado. Daniela Mercury, musa do Carnaval de Salvador, veio sobre o carro alegórico que fazia referência à folia da capital.

Beija-Flor fez apresentação grandiosa. Foto: Vanderlei Almeida/AFP

Já a Beija-Flor fez um desfile excepcional com o samba-enredo "São Luís - O poema encantado do Maranhão".

A escola, atual campeã do Rio, foi a sexta a entrar na Avenida, mas renovou as energias do público com a beleza de sua apresentação, que falou sobre a história da capital do Maranhão, fundada há 400 anos.

No último carro, a agremiação dez uma homenagem ao carnavalesco Joãosinho Trinta, nascido em São Luís, e exibiu a alegoria criada pelo artista para o Carnaval de 1989. Na época, a obra, uma réplica do Cristo Redentor, foi censurada e teve de ser coberta para o desfile.

Saiba tudo sobre as escolas do Rio de Janeiro

Artistas plásticos famosos renderam bons temas para Mocidade Independente e a Renascer de Jacarepaguá, que levaram ao Sambódromo desfiles que homenagearam, respectivamente, os pintores Cândido Portinari e Romero Britto.

A Imperatriz Leopoldinense também dedicou seu desfile à Bahia, lembrando o centenário do nascimento de Jorge Amado, e explorou os símbolos e encantos do estado.

A Porto da Pedra não agradou muito com uma apresentação que pareceu bastante deslocada entre os temas deste ano ao falar sobre a história do iogurte.

Fechando a primeira leva de desfiles, a Vila Isabel investiu no resgate das relações entre Brasil e Angola e trouxe para a Sapucaí um pouco do semba (estilo musical angolano) e do kuduro (dança típica do país), com diversas alegorias de temática tribal.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado