quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Notícias G1

Wikipédia em inglês fica fora do ar contra lei antipirataria nos EUA

Enciclopédia virtual protesta com blackout de 24 horas.
Medida afetará 25 milhões de pessoas, afirma fundador.

Do G1, em São Paulo
A versão em inglês da Wikipédia, enciclopédia colaborativa on-line, saiu do ar às 3h (horário de Brasília, meia-noite no horário de Washington, nos Estados Unidos) desta quarta-feira (18), em protesto contra lei antipirataria que está em discussão no Senado norte-americano.

Imagem mostra o site Wikepedia fora do ar (Foto: Reuters)
 
Mensagem mostrada no site Wikepedia em protesto contra lei antipirataria. (Foto: Reuters)
 
O site se junta a uma série de outros endereços que também se propuseram a sair do ar no mesmo dia. A proposta da Wikipédia é ficar fora de serviço durante 24 horas.
"Por mais de uma década, nós gastamos milhões de horas construindo a maior enciclopédia da história humana. Agora, o Congresso dos EUA está considerando uma legislação que poderia prejudicar a internet livre e aberta. Por 24 horas, para aumentar a conscientização, estamos tirando a Wikipedia do ar", diz o comunicado na página principal da enciclopédia.

Página inicial da Wikipédia exibe a mensagem: "Imagine o mundo sem conhecimento livre" (Foto: Reprodução)
 
Página inicial da Wikipédia exibe a mensagem: "Imagine o mundo sem conhecimento livre"
 (Foto: Reprodução)
 
Jimmy Wales, um dos fundadores da enciclopédia, disse na segunda-feira (16) que a medida deve afetar até 25 milhões de pessoas em todo o mundo, já que esse é o número de visitantes que o site recebe todos os dias, segundo dados da consultoria comScore.
O Google, por sua vez, publicou a seguinte mensagem em sua versão em inglês: 'Diga ao Congresso que não censure a internet'.
De acordo com a Fox News, Google, Facebook e Amazon também poderão interromper seus serviços de maneira coordenada para participar do protesto, mas até as 3h15 desta quarta, os sites continuavam no ar. O site Reddit, compartilhador de conteúdo na internet, exibe um cronômetro indicando o horário em que também ficará fora do ar. A expectativa é de que isso ocorra às 11h no horário de Brasília.
A versão em português da Wikipédia não ficou fora do ar, mas estampou na página inicial um comunicado criticando a lei antipirataria em discussão nos EUA. "A Wikipédia precisa da internet para continuar livre. Os projetos de lei SOPA e PIPA ameaçam as wikipédias em todos os idiomas".
Chamada de SOPA, da sigla para Stop Online Piracy Act (pare com a pirataria on-line, em tradução), a lei tem reforço de representantes da indústria de cinema e de música do país que querem evitar a perda de vendas de seus produtos distribuídos gratuitamente na web.
O projeto responsabiliza os sites pelo conteúdo publicado ou distribuído ilegalmente pelos usuários, sugerindo que as empresas encontrem meios para impedir a pirataria. As penas incluem fechamento do site e até cinco anos de prisão.
Disney, Universal, Paramount e Warner Bros., grandes estúdios de Hollywood, apóiam a lei, enquanto Google, Amazon, Facebook, eBay, Twitter, PayPal, Zynga, Mozilla, entre outras, são contra.

BBB 12 Notícias

Analice é eliminada do BBB 12 com 53% dos votos

Mineira deixou a casa no primeiro paredão do programa.
Semana foi marcada pela saída de Daniel, investigado por suposto estupro.

Do G1, no Rio
A mineira Analice, primeira eliminada do BBB 12 (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
A mineira Analice, primeira eliminada do BBB 12
(Foto: Reprodução/TV Globo)
 
A mineira Analice foi a eliminada no primeiro paredão do BBB 12, na noite desta terça-feira (17), com 53% dos votos do público.
"Este jogo é incerto, este jogo é muito louco. Vim para quebrar paradigmas. Tanto os meus com as pessoas quanto o das pessoas lá dentro comigo mesma", disse Analice ao ser recepcionada pelo apresentador Pedro Bial, já do lado de fora da casa.
Para ela, o carioca Rafael é o grande favorito da edição do programa em 2012. "Fiquei muito amiga de Jake. Aquela bichinha tem uma força... Kelly é outra, também torço muito por ela. E, por incrível que pareça, uma pessoa que quebrou todas as expectativas foi o Rafa. Torço muito por ele. Ele tem um brilho, é incrível."
Cronologia BBB (Foto: Arte G1)
A saída da mineira, que foi indicada pela líder, acontece um dia depois da eliminação de Daniel Echainz, de 31 anos, investigado sob suspeita de envolvimento em um suposto caso de estupro dentro da casa onde acontece o reality show. A suspeita começou na madrugada de domingo (15), após uma festa iniciada na noite de sábado, quando as câmeras do programa registraram Daniel junto com a estudante gaúcha Monique Amin, de 23 anos, sob o edredom em uma cama.

Depois que a cena foi ao ar, passou a circular na internet a versão de Monique sofreu abuso sexual. Na tarde desta segunda, a polícia anunciou que começou a investigar o caso e, nesta terça, após ouvir Daniel e Monique, abriu um inquérito.

O delegado Antônio Ricardo Nunes, da 32ª DP (Taquara) do Rio, afirmou que os dois disseram que não houve sexo. Monique não quis fazer o exame de corpo de delito.
Em nota oficial, a emissora afirmou que “decidiu pelo afastamento de Daniel, até para que ele pudesse prestar esclarecimentos formais à polícia. De qualquer forma, a produção do programa avalia que o comportamento do participante foi inadequado, o que impede seu retorno à casa”.
A TV Globo lembra ainda que as imagens foram divulgadas apenas para quem tem o sistema pay per view, na TV a cabo, e para assinantes da globo.com. Na TV aberta, um resumo foi exibido na edição de domingo do BBB. À noite, no programa, o apresentador Pedro Bial disse no ar as informações da nota.
saiba mais

Polícia abre inquérito para apurar suspeita de estupro no BBB

Delegado ouviu os participantes Daniel e Monique.
Segundo ele, ambos negaram ter feito sexo durante o reality show.

Do G1 RJ
 

A Polícia Civil do Rio informou na tarde desta terça-feira (17) que abriu inquérito para apurar um suposto caso de estupro dentro da casa onde acontece o reality show "Big Brother Brasil", da TV Globo.
O modelo paulista Daniel Echaniz, de 31 anos, é suspeito de ter cometido o crime de estupro de vulnerável contra a estudante gaúcha Monique Amin, de 23 anos, na madrugada de domingo (15).
Nesta terça, o delegado Antônio Ricardo Nunes, da 32ª DP (Taquara), foi ao Projac, local onde o programa é realizado, e ouviu separadamente os dois, por cerca de uma hora e meia cada um. Na saída do Projac, ele não deu detalhes do depoimento.
De volta à delegacia, o delegado disse que Monique afirmou que não houve sexo entre ela e Daniel. Segundo o delegado, ambos disseram que as carícias foram consentidas e que, apesar da ingestão de bebidas alcoólicas, estavam conscientes (veja no vídeo abaixo). "Se, no decorrer da investigação, entendermos que houve esse ato sem a consciência dela, vamos dar o seguimento que é normal da investigação", afirmou o delegado.

Nunes informou ainda que Monique não quis fazer exame de corpo de delito e que a polícia fará perícia em objetos que coletou no Projac: calcinha, cueca e roupa de cama. Os resultados da perícia devem sair em 30 dias.

A promotora Cristiane Monnerat, responsável por acompanhar o caso, reafirmou, na tarde desta terça, que só vai falar após a conclusão do inquérito. Entretanto, ela disse que as investigações vão prosseguir mesmo sem a acusação por parte da suposta vítima.
"A ação penal é incondicionada. Para que seja confirmado o estupro tem que se comprovar que ela tinha total e plena incapacidade para oferecer resistência", disse a promotora, ressaltando que ainda não viu as imagens

Cronologia BBB (Foto: Arte G1)Cronologia BBB (Foto: Arte G1)
Entenda o casoNa madrugada de domingo (15), após uma festa iniciada na noite de sábado, as câmeras do programa registraram Daniel junto com Monique, sob o edredom, em uma cama. Depois que a cena foi ao ar, passou a circular na internet a versão de que Monique sofreu abuso sexual.
Na tarde de segunda, a Polícia Civil anunciou que foi aberto um registro de ocorrência para investigar as circunstâncias de susposto abuso. E o delegado foi ao Projac buscar informações.
Na segunda à noite, a Central Globo de Comunicação (CGCom) informou que Daniel foi eliminado por ter infringido regras do programa, sem especificar quais (leia mais). Às 17h28 desta terça, a CGCom divulgou uma nova nota em que diz: "Assim que surgiu a suspeita, a TV Globo iniciou a apuração dos fatos, que num primeiro momento apontavam para uma cena de carícias semelhante à de outras edições. Após avaliação, a emissora decidiu pelo afastamento de Daniel, até para que ele pudesse prestar esclarecimentos formais à polícia" (leia mais).
A TV Globo lembra ainda que as imagens foram divulgadas apenas para quem tem o sistema pay per view, na TV a cabo, e para assinantes da globo.com. Na TV aberta, um resumo foi exibido na edição de domingo do BBB. À noite, no programa, o apresentador Pedro Bial disse no ar as informações da nota.
Daniel está hospedado em um hotel na Zona Oeste do Rio, segundo declaração de sua mãe, Maria Aparecida Echaniz, para o site EGO, na manhã desta segunda. "Estou nervosa e indignada. Penso que o Daniel está sendo vítima de racismo, porque já houve isso antes e não deu essa repercussão toda", afirmou.
Ministério PúblicoNa segunda, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) enviou ofício ao Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro solicitando a tomada de "providências cabíveis" no caso. Segundo a secretaria, o ofício foi elaborado com base em demandas encaminhadas por cidadãs de várias cidades à Ouvidoria da SPM, pedindo providências.
A exclusão de DanielO anúncio da saída de Daniel foi feito por meio da nota divulgada pela CGCom às 21h53 de segunda. A nota afirma que Daniel foi excluído "devido a um grave comportamento inadequado" e que houve "rigorosa avaliação da Rede Globo, iniciada no domingo de manhã".
Cerca de meia hora depois da divulgação da nota, o apresentador Pedro Bial abriu o programa dizendo: "Desde domingo de manhã, a direção avalia o comportamento de Daniel, suspeito de ter infringido as regras do programa".
Em seguida, foram mostradas cenas do fim de semana. Na volta, Bial anunciou: "O Big Brother avaliou o comportamento de Daniel sem precipitação, com o máximo cuidado. Analisamos as imagens que evidenciaram uma infração ao regulamento do programa. Depois de criteriosa avaliação, a direção do programa entendeu que o comportamento do brother na noite da festa foi gravemente inadequado. Consequentemente, Daniel está eliminado do BBB12".
Veja o site do BBB

'Bate desespero ver o carro boiando', afirma vítima de enchente no ABC

São Bernardo do Campo foi uma das cidades mais atingidas por temporal.
Donos de carros alagados no Paço Municipal contabilizam prejuízos.

Marcelo Mora Do G1 SP
 
Lucas Mendes teve o carro 'tunado' atingido pela enchente no Paço Municipal de São Bernardo do Campo (Foto: Marcelo Mora/G1)
 
Lucas Mendes teve o carro 'tunado' atingido pela enchente no Paço Municipal de São Bernardo do Campo (Foto: Marcelo Mora/G1)
 
Cerca de três horas depois de cessar o temporal que atingiu a região do ABC na terça (17), a cidade de São Bernardo do Campo, uma das mais afetadas, já havia retomado a rotina.
No Paço Municipal, no entanto, funcionários da empresa de limpeza pública do município ainda tiravam a lama acumulada no estacionamento depois que as águas baixaram. Dentro do prédio, na recepção, foi necessária uma bomba para retirar a água represada nos banheiros. Alguns proprietários de veículos que ficaram presos na enchente contabilizavam os prejuízos, enquanto aguardavam o guincho da seguradora.
O bancário Lucas Mendes Martins, de 30 anos, assistiu, impotente, à cena de seu carro, um Celta prata, ser submerso aos poucos pela água que tomava conta do estacionamento. Ele trabalha há seis meses em uma agência bancária instalada na recepção do Paço Municipal.

Funcionários lavam estacionamento do Paço Municipal (Foto: Marcelo Mora/G1)
 
Funcionários lavam estacionamento do Paço Municipal (Foto: Marcelo Mora/G1)
“Já tinham me falado que enchia de água aqui, mas a gente não espera. Eu estava no atendimento e uma mulher queria fazer um empréstimo bem na hora da chuva. Fica complicado deixar o serviço para tentar retirar o carro”, contou Martins. Quando se deu conta, já era tarde demais. “Enquanto isso, o carro já estava boiando. Bate um desespero. É uma sensação horrível”, lamentou.
O prejuízo só não vai ser total porque o bancário fez o seguro do carro. Mas dificilmente irá recuperar o gasto de R$ 1,5 mil que teve para "tunar" – incrementar o som com potentes alto-falantes e amplificador – o carro. “Isso com certeza é prejuízo na certa.”
Próximo ao Celta dele encontrava-se o Siena do contador Leandro Vieira, de 30 anos. Ele parou o carro no estacionamento do Paço para realizar um serviço na Prefeitura de São Bernardo do Campo. Obviamente, já estava informado de que o local oferecia riscos em época de chuvas, mas a necessidade falou mais alto. “Eu sabia que alagava, mas a chuva sempre pega a gente de surpresa”, disse.

Érica e William: 'Não dá para prever' (Foto: Marcelo Mora/G1)
 
Érica e William: 'Não dá para prever' (Foto: Marcelo Mora/G1)
 
Para o contador, falta investimento no local. “Isso aqui (o alagamento) é rotineiro, mas mesmo assim não tomam providências. Eu sei que é um processo demorado, mas vou estudar a possibilidade de entrar com uma ação, sim, para ser indenizado”, afirmou.
O técnico William Gomes, de 31 anos, por sua vez, decidiu registrar um boletim de ocorrência por conta do seu veículo, um Celta prata, também ter sido atingido pela cheia. A mulher dele, a professora Érica Oliveira, de 31 anos, decidiu parar o carro no estacionamento do Paço antes de seguir para a Universidade de São Paulo (USP), onde ia entregar um trabalho de conclusão de curso da pós-graduação, de carona com uma amiga.
No meio do caminho, ela soube da chuva e da enchente. Em seguida, ligou para o marido, que estava no trabalho, em um local próximo ao Paço, ir buscar o carro. Já era tarde. “Quando cheguei, já estava submerso. Só aparecia o teto do carro”, relatou William. “A região sempre tem problema, mas não dá para prever quando vai acontecer. Ainda não tinha caído aquela chuva de verão”, ressaltou Érica.
Apesar do contratempo, ela conseguiu entregar o TCC. “Até para entregar (o TCC) deu trabalho. Pelo menos o carro tem seguro e o prejuízo não vai ser tão gande”, comentou, tentando manter o bom humor diante da situação que promete se repetir neste verão com outros motoristas desavisados.

Leandro Vieira diz que foi pego de surpresa pelo alagamento (Foto: Marcelo Mora/G1)
 
Leandro Vieira diz que foi pego de surpresa pelo alagamento (Foto: Marcelo Mora/G1)

Concurso e Emprego

Confira mapa com 4,8 mil vagas na Grande São Paulo

Vagas são oferecidas pelo Centro de Solidariedade ao Trabalhador.
O Emprega São Paulo não divulgou as vagas do estado para esta semana.

Do G1, em São Paulo
A região metropolitana de São Paulo tem o total de 4.860 vagas abertas esta semana, sendo 21 para deficientes, oferecidas pelo Centro de Solidariedade ao Trabalhador (CST), centro de intermediação de mão-de-obra localizado na cidade de São Paulo.
O Emprega São Paulo, sistema de intermediação de mão de obra do governo de São Paulo, não divulgou as vagas no estado desta semana porque está em processo de implantação do  sistema de intermediação de mão de obra do Ministério do Trabalho e Emprego, o Mais Emprego.
No CST, um subtotal de 4.185 vagas se destina a candidatos que tenham fácil acesso ou residam perto do local de trabalho, uma preferência dos empregadores - veja na tabela abaixo a relação de todos os cargos por áreas (operacional, administrativa e técnica), os requisitos exigidos e os salários mínimos e máximos em cada função.
  •  
Mapa de empregos de São Paulo 18-01 (Foto: Arte/G1)
Existem ainda 654 chances para candidatos da Grande São Paulo (Guarulhos, Osasco e cidades do ABC).
Não há um prazo para inscrição. A seleção é feita até o preenchimento das vagas. Por isso, é recomendado que os candidatos compareçam às unidades do CST o quanto antes.
De acordo com o Centro de Solidariedade ao Trabalhador, as vagas da área administrativa são preenchidas mais rapidamente que as demais devido à grande procura.

Centro
No Centro são 1.155 postos, sendo que os cargos com maior número de vagas são atendente de lanchonete (72), auxiliar de cozinha (50) e auxiliar de almoxarifado (25).
Há ainda 18 vagas para operador de supermercados (média de R$ 770), 12 para fiscal de loja (R$ entre 771 e R$ 950), 4 para auxiliar de linha de produção ( a combinar), 2 para office boy (R$ 650) e 2 para polidor de automóveis (R$ 790).
Zona Sul
A Zona Sul oferece 958 vagas, sendo que os cargos com maior número de vagas são operador de telemarketing (110), porteiro (60) e fiscal de loja (50).
Além das vagas no mapa acima, há ainda 12 para ajudante de carga e descarga (a combinar), 11 para diarista (entre R$ 700 e 1 mil), 8 para serralheiro (a combinar), 4 para recepcionista (a combinar), 2 para auxiliar de escritório (R$ 723) e 2 para eletricista (R$ 1.475).

Zona Oeste
A Zona Oeste oferece 909 vagas. Os cargos com maior número de vagas são para operador de supermercado (503), vigilante (56) e recepcionista (45).

Também há 9 vagas para ajudante de carga e descarga (R$ 679), 4 para demonstrador de mercadorias ( R$ 650), 2 para auxiliar de manutenção predial (a combinar) e 1 para instalador de aparelhos telefônicos (R$ 800).
Zona Leste
Na Zona Leste são 658 vagas. Os cargos com maior número de vagas são de ajudante de carga e descarga (50), costureira de máquinas industriais (34) e motorista de caminhão (8).

Há ainda 12 vagas para operador de telemarketing (R$ 630), 8 para auxiliar de cobrança (R$ 650), 5 para arrematadeira (R$ 600), 5 para auxiliar de faturamento (R$ 1 mil) e 4 para auxiliar de limpeza (a combinar).
Zona Norte
A Zona Norte conta com 505 vagas, sendo que os cargos com maior número de vagas são  fiscal de loja (36), atendente de balcão (29) e manobrista (10).
Há ainda 12 vagas para operador de supermercados ( R$ 770), 5 para operador de caixa (entre R$ 707 e R$ 853), 1 para borracheiro (R$ 1.172) e 1 para serralheiro (a combinar).
RegiõesCargos operacionaisCargos administrativosCargos técnicos
Centro (aceita candidatos de todas as regiões)- Atendente de lanchonete (72 vagas)

Requisitos: ensino fundamental completo, incompleto e médio completo e incompleto (para 26 vagas não é necessária ter experiência)

Salário: entre R$ 650 e R$ 864

- Auxiliar de cozinha (50 vagas)


Requisitos: ensino fundamental completo, incompleto e médio completo e incompleto (para 35 vagas não é necessário ter experiência)

Salário: entre R$ 640 e R$ 839

- Garçom (10 vagas)

Requisitos: ensino fundamental completo (necessário ter experiência)

Salário: entre R$ 700 e R$ 841
 
- Auxiliar de almoxarifado (25 vagas)

Requisitos: ensino médio completo (necessário ter experiência)

Salário: entre R$ 900 e R$ 1.324

- Auxiliar de contabilidade (1 vaga)

Requisitos: ensino médio completo (necessário ter experiência)

Salário: R$ 1 mil

- Arquivista (1 vagas)

Requisitos: ensino médio completo (necessário ter experiência)

Salário: R$ 1.250
- Mecânico de manutenção de motocicletas (3 vagas)
Requisitos: ensino fundamental completo (necessário ter experiência)

Salário: entre R$ 1 mil e R$ 1.200

- Auxiliar de marceneiro (1 vaga)


Requisitos: ensino fundamental completo (necessário ter experiência)

Salário: R$ 968

- Eletricista (1 vaga)

Requisitos: ensino fundamental incompleto (necessário ter experiência)

Salário: R$ 1.111
Zona Sul- Operador de telemarketing (110 vagas)

Requisitos: ensino médio completo (para 90 vagas não é necessário ter experiência)

Salário: a combinar

- Porteiro (60 vagas)

Requisitos:
ensino fundamental completo, incompleto e ensino médio completo e incompleto (para 6 vagas não é necessário ter experiência)

Salário: entre R$ 725 e R$ 840

- Fiscal de loja (50 vagas)

Requisitos: ensino fundamental completo (não é necessário ter experiência)

Salário: R$ 645
 
- Digitador (5 vagas)

Requisitos
: ensino médio completo (necessário ter experiência)

Salário:
R$ 700

- Auxiliar de pessoal (1 vaga)

Requisitos: ensino médio completo (necessário ter experiência)

Salário
: R$ 1.000

- Analista financeiro (1 vaga)

Requisitos: ensino médio completo (necessário ter experiência)

Salário: R$ 1.600
- Açougueiro (5 vagas)

Requisitos: ensino fundamental incompleto (necessário ter experiência)

Salário: R$ 1.100

- Auxiliar de manutenção predial (3 vagas)

Requisitos: ensino fundamental incompleto ou médio incompleto (necessário ter experiência)

Salário: R$ 900 e R$ 1.109

- Cromador de metais (1 vaga)

Requisitos: ensino fundamental incompleto (necessário ter experiência)

Salário: R$ 900
Zona Oeste- Operador de supermercado (503 vagas)

Requisitos:
ensino fundamental completo (não é necessário ter experiência)

Salário:
a combinar

- Vigilante (56 vagas)

Requisitos:
ensino fundamental completo (para 40 vagas não é necessário ter experiência)

Salário:
entre R$ 964 e R$ 1.100

- Atendente (22 vagas)

Requisitos:
ensino fundamental completo ou incompleto (necessário ter experiência)

Salário:
entre R$ 700 e R$ 853
 
- Recepcionista (45 vagas)

Requisitos:
ensino médio completo (não é necessário ter experiência)

Salário:
a combinar

- Analista de marketing (3 vagas)

Requisitos: ensino superior incompleto (necessário ter experiência)

Salário: R$ 1.500


 
- Peixeiro (8 vagas)

Requisitos: ensino fundamental completo (necessário ter experiência)

Salário: média R$ 750

- Tosador (8 vagas)

Requisitos: ensino fundamental incompleto (necessário ter experiência)

Salário: R$ 724

- Torneiro mecânico (2 vagas)
Requisitos: ensino médio completo (necessário ter experiência)

Salário: R$ 1.500
Zona Leste- Ajudante de carga e descarga (50 vagas)

Requisitos: ensino fundamental completo e incompleto (para 30 vagas não é necessário experiência)

Salário: entre R$ 640 e R$ 856

- Motorista de caminhão (8 vagas)

Requisitos: ensino fundamental completo incompleto (necessário ter experiência)

Salário: entre R$ 1 mil e R$ 1.200

- Embalador a mão (5 vagas)

Requisitos: ensino fundamental completo (não é necessário ter experiência)

Salário: a combinar
- Auxiliar de pessoal (3 vagas)

Requisitos: ensino médio completo (necessário ter experiência)

Salário: R$ 1 mil

- Telefonista (1 vaga)

Requisitos: ensino fundamental completo (não é necessário ter experiência)

Salário: R$ 629

- Assistente de contadoria fiscal (1 vaga)

Requisitos: ensino médio completo (necessário ter experiência)

Salário: 1.100
- Costureira de máquinas industriais (34 vagas)

Requisitos: ensino fundamental completo e incompleto (necessário ter experiência)

Salário: entre R$ 783 e R$ 887

- Eletricista (3 vagas)

Requisitos: ensino fundamental completo (necessário ter experiência)

Salário: R$ 1.200

- Estampador de tecidos (2 vagas)

Requisitos: ensino fundamental completo (necessário ter experiência)

Salário: R$ 887
Zona Norte- Fiscal de loja (36 vagas)

Requisitos: ensino médio completo (para 14 vagas não é necessário ter experiência)

Salário: entre R$ 900 e R$ 974

- Atendente de balcão (29 vagas)

Requisitos: ensino fundamental incompleto e médio completo ou incompleto (necessário ter experiência)

Salário: média de R$ 750

- Manobrista (10 vagas)

Requisitos: ensino fundamental completo (necessário ter experiência)

Salário: R$ 890
Não há- Azulejista (6 vagas)

Requisitos: ensino fundamental incompleto (necessário ter experiência)

Salário: a combinar

- Eletricista de instalação industrial (5 vagas)

Requisitos: ensino fundamental completo (necessário ter experiência)

Salário: R$ 1.573

- Eletricista de instalação de veículos automotores (5 vagas)

Requisitos: ensino fundamental completo (necessário ter experiência)

Salário: R$ 1.922
 
Como se candidatar
Os interessados nas vagas do Centro de Solidariedade ao Trabalhador devem comparecer aos endereços abaixo com carteira profissional, RG, CPF, certificado de escolaridade e currículo.
Centro de Solidariedade ao Trabalhador de São Paulo
Região central
Rua Galvão Bueno, 782 - Liberdade
Zona Sul
Rua Barão do Rio Branco, 864 - Santo Amaro
Estrada de Itapecerica, 3.770
Zona Norte
Avenida Cabo Adão Pereira, 387 - Pirituba
O horário de atendimento é das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira
 

Técnicos da Eletropaulo trabalham em área de explosão no Centro de SP

Suspeita é que transformador da empresa tenha explodido após chuva.
Duas pessoas ficaram feridas; rua foi interditada.

Do G1 SP
 
 

Técnicos da Eletropaulo, companhia responsável pela distribuição de energia na região metropolitana de São Paulo, trabalhavam na manhã desta quarta-feira (18) na Rua Dr. Frederico Steidel, no bairro de Santa Cecília, região central de São Paulo, onde ocorreu uma explosão na noite desta terça-feira (17). A suspeita é que tenha ocorrido um curto-circuito em um transformador da empresa.
A rua permanecia interditada nesta manhã, e policiais militares também estavam no local. Duas pessoas ficaram feridas – uma funcionária de uma pizzaria que fica em frente à área da explosão e um entregador do estabelecimento. A mulher teve ferimentos leves, foi levada para a Santa Casa e passa bem. Já o homem foi arremessado pela explosão, mas não chegou a ir para o hospital.
Ele tinha acabado de chegar na pizzaria. “Foi uns cinco segundos depois que eu subi as escadas para deixar a mochila no balcão. Quando eu olhei a explosão aconteceu, me jogou lá para dentro, eu caí desmaiado”, contou Diego de Araújo Macedo.
Cinco carros que estavam na rua foram atingidos. Um deles ficou destruído. A explosão abriu um buraco de cinco metros na calçada. Segundo vizinhos, essa não foi a primeira vez que o bueiro pegou fogo.
De acordo com o fazendeiro Antonio de Jesus, que chegava ao local - onde costuma estacionar o carro -, as labaredas atingiram mais de cinco metros.
Até as 6h30 desta quarta, a Eletropaulo ainda não sabia as causas da explosão.

Navio se move, e trabalhos de resgate são interrompidos na Itália

Acidente no Mar Tirreno matou 11 e deixou desaparecidos.
Prisão domiciliar do comandante foi decretada na véspera.

Do G1, com agências internacionais

Os mergulhadores que buscam sobreviventes no cruzeiro naufragado Costa Concordia suspenderam os trabalhos nesta quarta-feira (18), depois que o barco moveu-se levemente no local em que está preso, próximo à Ilha de Giglio, na costa da Itália.
Luca Cari, porta-voz dos bombeiros, disse que as buscas foram suspensas às 8h locais (5h de Brasília), após uma movimentação de poucos centímetros do casco sobre a rocha em que o cruzeiro está parado, Isso poderia ameaçar os mergulhadores nas áreas submersas do navio.

Cruzeiro adernado é visto a partir da ilha de Giglio nesta quarta-feira (18) (Foto: AP)
 
Cruzeiro adernado é visto a partir da ilha de Giglio nesta quarta-feira (18) (Foto: AP)
 
Não havia previsão de retomada dos trabalhos.
O acidente deixou, até agora, 11 mortos, 24 desaparecidos e 60 feridos.
O barco ficou parcialmente submerso e virado em um ângulo superior a 80 graus.
O capitão do cruzeiro, Francesco Schettino, vai ficar em prisão domiciliar, disse na noite de terça seu advogado, Bruno Leporatti.
A decisão foi tomada pela juíza Valeria Montesarchio, do Tribunal de Grosseto.
Schettino negou, diante do tribunal, ter abandonado o barco após o naufrágio do cruzeiro ocorrido na noite de sexta-feira na costa da Itália.
O comandante é acusado de ter cometido "erros" que teriam ocasionado o naufrágio e também durante a evacuação dos passageiros.

mapa  (Foto: AP)mapa (Foto: AP)

Ele é investigado por homicídio culposo (não intencional), naufrágio e abandono do navio. Ele pode pegar um máximo de 15 anos de prisão.
"Ele declarou aos juízes que não abandonou o navio e que salvou milhares de vidas", disse Leporatti após o depoimento.
Schettino disse a um juiz de instrução que estava "no comando do navio" no momento do impacto da embarcação com um banco de areia próximo à Ilha de Giglio, no Mar Tirreno, a cerca de 40 quilômetros da costa italiana.
A afirmação confirma os primeiros resultados da investigação, segundo a qual o comandante dispunha do controle da rota planejada nas imediações da ilha.
Schettino depôs em uma audiência preliminar por três horas.
A procuradoria italiana havia pedido ao Tribunal de Grosseto que mantivesse a ordem de prisão contra Schettino. Ele está preso desde sábado.
A empresa proprietária da embarcação, a italiana. Costa Cruzeiros, também o acusou de ter arriscado a vida de milhares de pessoas e um navio de meio bilhão de dólares em o que qualificou de uma "bravata irresponsável".
Telefonema
Um tenso telefonema dele para a Capitania dos Portos, vazado nesta terça-feira pela imprensa italiana, dá a entender que ele havia abandonado o navio sem prestar socorro aos passageiros.
Gritos ouvidos ao fundo da gravação dão ainda mais autenticidade ao áudio.
As autoridades não confirmaram a origem da fita, mas não desmentiram.

O capitão Francesco Schettino é levado de volta à prisão nesta terça-feira (17) na cidade italiana de Grosseto (Foto: Reuters)
 
O capitão Francesco Schettino é levado de volta à prisão nesta terça-feira (17) na cidade italiana de Grosseto (Foto: Reuters)
O advogado de Schettino disse que ele não comentará o assunto.
Um vídeo em infravermelho, feito pela Guarda Costeira, mostra parte do resgate aos passageiros na noite da sexta-feira.Arte Costa Concordia (Foto: Arte G1)
tópicos:

Mais de 40 milhões se prostituem no mundo, diz estudo

Relatório de fundação francesa analisa o fenômeno em 24 países; tráfico de brasileiras à Europa estaria aumentando.

Da BBC
Mais de 40 milhões se prostituem no mundo, diz estudo (Foto: PA)
 
Mais de 40 milhões se prostituem no mundo, diz estudo (Foto: PA)
 
Mais de 40 milhões de pessoas no mundo se prostituem atualmente, segundo um estudo da fundação francesa Scelles, que luta contra a exploração sexual. A grande maioria (75%) são mulheres com idades entre 13 e 25 anos.
O relatório analisa o fenômeno em 24 países, entre eles França, Estados Unidos, Índia, China e México e diz que o número de pessoas que se prostituem pode chegar a 42 milhões no mundo. O estudo revela ainda que 90% delas estão ligadas a cafetões.
O documento também analisa a questão da exploração sexual por redes de tráfico de seres humanos. De acordo com o relatório, o maior número de vítimas está concentrado na Ásia, que representa 56% dos casos.
Exploração de crianças
A América Latina e os países ricos registram, respectivamente, 10% e 10,8% do tráfico de pessoas para atividades ligadas ao sexo, afirma o 'Relatório Mundial sobre a Exploração Sexual - A prostituição no coração do crime organizado', publicado em um livro.
E quase a metade das vítimas de redes de tráfico humano são crianças e jovens com menos de 18 anos.
'Essa é uma das características da prostituição nos dias de hoje: um grande número de crianças é explorada sexualmente', diz o documento. Estima-se que 2 milhões de crianças se prostituam no mundo.
Tráfico de mulheres brasileiras
O juiz Yves Charpenel, presidente da Fundação Scelles, diz que não há dados suficientes para avaliar o aumento da prostituição no mundo.
'O elemento marcante, na Europa, é a multiplicação de prostitutas vindas de países diversos, normalmente controladas por quadrilhas que as fazem circular por todo o continente', afirma.
O estudo da fundação francesa afirma, com base em dados da agência da ONU contra as drogas e o crime, que o tráfico de mulheres brasileiras na Europa estaria aumentando. O documento não revela, no entanto, números em relação a esse crescimento.
'Essas vítimas são originárias de comunidades pobres do norte do Brasil, como Amazonas, Pará, Roraima e Amapá.'
'Se a maioria das prostitutas na Europa são de países do leste europeu e de ex-repúblicas soviéticas, a predominância desses grupos parece estar diminuindo no continente', diz o relatório, acrescentando que paralelamente a isso o número de brasileiras estaria aumentando.
Em dezembro passado, a polícia espanhola desmantelou uma quadrilha internacional de prostituição que mantinha dezenas de menores brasileiras sob cárcere privado.
Eventos esportivos e prostituição
O estudo também afirma que grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de futebol e os Jogos Olímpicos, contribuem para agravar o fenômeno da prostituição.
'Futebol e Olimpíadas são identificados como os cenários mais comuns da exploração sexual', afirma o relatório.
Segundo o texto, essas grandes competições internacionais permitem que as redes criminosas 'aumentem a oferta' de prostitutas.
Na África do Sul, por exemplo, 1 bilhão de camisinhas foram encomendadas pelas autoridades para enfrentar eventuais riscos sanitários durante a Copa do Mundo em 2010.
O número de prostitutas no país, estimado em 100 mil, aumentou em 40 mil pessoas durante o evento.
Internet
Segundo a Fundação Scelles, a internet também contribui para ampliar a prostituição no mundo.
'As redes de cafetões agora recrutam pessoas em redes sociais como Facebook e Twitter', diz o estudo, citando um caso na Indonésia em que as autoridades prenderam suspeitos de aliciar jovens estudantes no Facebook e no Yahoo Messenger.
Nos Estados Unidos, a maioria das menores prostitutas são recrutadas por cafetões no site Craiglist, de anúncios, diz o estudo.
'Os cafetões fazem falsas propostas de trabalho como manequim e utilizam as vítimas para recrutar outras jovens.'

'Luíza está no Canadá' vira hit na web e família antecipa volta dela ao Brasil

Garota paraibana ficou famosa nas redes sociais após comercial do pai.
"Isto é uma avalanche", diz o pai de Luíza sobre a repercussão na internet.

Do G1 PB
 
Luiza já está com tudo pronto para voltar do Canadá (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)
 
Luíza já está com tudo pronto para voltar do Canadá (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)
 
A frase de um comercial de televisão veiculado na Paraíba está entre um dos assuntos mais comentados nas redes sociais em todo o Brasil. Toda a repercussão se deve a uma única frase: "Menos Luíza, que está no Canadá".

A propaganda em questão é sobre o lançamento de um prédio residencial, estrelada pelo colunista social e pai de Luíza Gerardo Rabello, de João Pessoa, que fala sobre o empreendimento e em determinado momento ele cita que o sucesso do prédio é tão grande que ele convocou toda a família para falar sobre o empreendimento, menos Luíza, de 17 anos, que está no Canadá, fazendo intercâmbio.

Gerardo Rabello fala de Luíza em comercial (Foto: Reprodução/Youtube)
 
Gerardo Rabello fala que a filha Luíza está no Canadá em comercial  (Foto: Reprodução/Youtube)
 
Menos de 24 horas após a veiculação da propaganda, na quarta-feira (11), o assunto ficou entre os 10 mais comentados do Twitter em todo o país com a hashtag #LuizaEstanoCanada, além de inúmeras montagens que foram veiculadas no Facebook.

A repercussão foi tanta que até artistas consagrados entraram na brincadeira. Foi o caso do cantor Lenine, que em show feito em João Pessoa na última sexta-feira (13), agradeceu a presença de todos que foram, menos de Luíza que está no Canadá. “Que maravilha, está todo mundo aqui rapaz, só não está a Luíza que está lá no Canadá”, brincou o cantor antes de começar o show.
A reportagem do G1 conversou com Gerardo Rabello para saber o que a família está achando da repercussão. “Isto é uma avalanche, a família se reuniu e achou melhor antecipar a volta dela para o Brasil. Ela vai chegar ao país ainda esta semana e precisa ficar amparada pela família neste momento. Eu não imaginava que um simples comercial pudesse ter toda esta repercussão. Só queremos ficar do lado dela”, disse Gerardo.

Carnaval 2012 em SP será mais luxuoso, diz presidente da Liga

Escolas terão pelo menos R$ 2 milhões de orçamento, mais patrocínios.
Número de jurados por quesito poderá cair de cinco para três.

Márcio Pinho Do G1 SP

Com o dobro da verba em relação a 2011, as escolas de samba de São Paulo farão um carnaval mais luxuoso neste ano. Essa é a expectativa do presidente da Liga Independente das Escolas de Samba, Paulo Sérgio Ferreira, que participa na noite desta terça-feira (17) do evento de lançamento do Carnaval 2012 no Mercado Municipal de São Paulo, na região central.
Ele diz que cada escola terá, em média, R$ 2 milhões, quase o dobro do R$ 1,1 milhão de 2011. Isso se deve ao aumento na arrecadação de contratos com a empresa que será responsável pela venda de ingressos, com a transmissão do evento, a verba repassada pela SPTuris (empresa da Prefeitura) e ações de marketing.
O patrocínio obtido pelas escolas fará com que algumas escolas tenham orçamentos de até R$ 4 milhões, estima Paulo Sérgio. Vai-Vai e X-9 estão entre as escolas que fizeram parcerias com empresas, seguindo exemplo da Rosas de Ouro, campeã com um enredo feito em parceria com uma fabricante de chocolate.
RegrasO Carnaval de 2012 terá novas regras com o objetivo de tornar a disputa mais competitiva. A Liga Independente quer três em vez de cinco jurados. Além disso, apenas a nota mais baixa deverá ser descartada. Hoje, a nota mais baixa e a mais alta são descartadas. A proposta será votada pelas escolas na segunda-feira (23).

A modelo Luize Altenhofen, destaque da X-9 Paulistana (Foto: Márcio Pinho/G1)
 
Luize Altenhofen, destaque da X-9 Paulistana,
 
Uma medida já confirmada é a adoção de notas com variação de 0,10 em vez de 0,25. Uma escola poderá tirar 9,10 ou 9,20. Até 2011, a nota acima de 9 era 9,25. “às vezes um erro é mínimo e a penalidade de 0,25 pode ser muito severa em comparação a outra penalidade”, afirma Ferreira.
Fábrica de Sonhos
O diretor da SPTuris, Luiz Sales, diz que a construção dos 15 barracões que constituirão a Fábrica de Sonhos, na Barra Funda, Zona Oeste, ficará para 2014. O complexo é previsto desde 2008 pela Prefeitura e até hoje não saiu do papel. Diferentes prazos já foram dados. No ano passado, a Prefeitura chegou a prever a entrega para agosto de 2013. Sales afirma que há diversas questões que precisam ser verificadas para que o projeto saia do papel, como, por exemplo, uma verificação se não há sítios arqueológicos no subsolo.
Ferreira diz lamentar que o incêndio ocorrido no barracão da Mocidade Alegre tenha sido necessário para mostrar a necessidade da construção de novas fábricas. “A condição é precária.”
Luiz Sales diz que uma das melhorias já feitas para o carnaval deste ano é a entrega de uma área de 7 mil metros quadrados na saída do Sambódromo, que deverá evitar tumultos na dispersão, que costuma ficar totalmente obstruída quando há uma quebra de carro alegórico. Um posto de combustíveis foi desapropriado para a construção.

Presidente da Liga quer mudanças no carnaval (Foto: Márcio Pinho/G1)
 
Presidente da Liga quer mudanças no carnaval (Foto: Márcio Pinho/G1)
 

Casa Branca é fechada após suspeita de bomba de fumaça

Autoridades descobriram artefato nos jardins da residência presidencial.
Barack Obama e a primeira-dama Michelle não estavam no local.

Do G1, com agências internacionais

A Casa Branca, residência oficial do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi fechada na noite de terça-feira (17), por mais de uma hora, após uma suspeita de bomba.
Autoridades investigavam uma possível bomba de fumaça que foi arremessada nos jardins que rodeiam a casa, informou um porta-voz do serviço secreto norte-americano.
O dispositivo foi jogado por cima da cerca em um ponto do jardim, quando aproximadamente 1.500 manifestantes do "Ocupy DC" se reuniam fora da Casa Branca, disse o porta-voz do Serviço Secreto, George Ogilvie.
A maioria dos manifestantes havia deixado a área antes da chegada das autoridades e não houve prisões, segundo Ogilvie. O presidente Barack Obama e sua esposa, Michelle, saíram para jantar para comemorar o aniversário da primeira-dama e não estavam na Casa Branca quando o incidente começou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado