sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Notícias G1 Sexta-feira 13

'A minha vida está em risco', diz suspeito de acidentes em SP

Michel Goldfarb Costa falou sobre caso e se disse arrependido.
Ele foi preso e se recusou a responder perguntas da polícia.

Do G1 SP
 

O administrador de empresas Michel Goldfarb Costa, de 34 anos, suspeito de provocar uma série de acidentes em São Paulo na manhã de segunda-feira (9), disse em entrevista exclusiva ao repórter Valmir Salaro, da TV Globo, que sua vida está em risco. Costa se recusou a responder às perguntas da polícia durante depoimento nesta quinta-feira (12). Ele se disse confuso e pediu para falar apenas em juízo.
“A minha vida está em risco. Se isso for investigado, você vai verificar”, disse ele na delegacia. O suspeito se entregou na noite de quarta-feira (11), após ficar dois dias desaparecido. Segundo relato do próprio e de seu advogado, Costa passou cerca de 12 horas escondido em uma tubulação de esgoto após se envolver em acidentes, roubar e atirar em cerca de dez carros e um ônibus.
Na delegacia, Costa reclamou que estava sem óculos e sem remédios. “Eu bati [o olho] no acidente, estou sem óculos. Minha namorada, meu advogado, minha família, ninguém me trouxe meus óculos. E precisava tomar esse remédio para limpar o fígado também, ninguém me trouxe”, afirmou. “Eu fiquei no esgoto muito tempo, eu estou com sangue sujo, estou com muita intoxicação.”
O administrador de empresas contou que estava sendo perseguido por vizinhos. “Eu estava tendo ameaças já de vizinhos meus, dois dias antes tinha soltado uns fogos e ele reclamou, ele gritou comigo, o outro também tinha já me ameaçado, o da casa de baixo”, afirmou. “Eu não atirei em ninguém. Eu atirei no carro para pegar os carros para seguir, para poder fugir.”
Costa também relatou ligações recebidas por sua namorada como indícios da perseguição. “A minha namorada recebeu uma ligação de uma amiga dela, alguns minutos antes. A filha dela também parece que ligou para ela e tudo isso tem que ser verificado.”
Questionado se já havia apresentado problemas mentais, ele não quis responder. Entretanto, se disse arrependido e disposto a pagar pelos crimes que cometeu. “Se eu cometi algum crime, eu tenho que pagar, com certeza. A nossa vida está em primeiro lugar, a gente quer defender a nossa vida. Quero preservar minha vida, quero cumprir a pena, só isso. Lutei muito pela minha vida. Nunca, jamais me mataria. Estou totalmente arrependido, mas acho que não mereço a pena de morte. Não quis matar ninguém e não acho que mereça pena de morte.”

Buscas terminam com 22 mortos em Sapucaia, diz Defesa Civil do RJ

As vítimas são 18 adultos, sendo 12 homens e 6 mulheres, e 4 crianças.
De acordo com a Defesa Civil, buscas foram encerradas em Jamapará.

Do G1 RJ
 
As buscas por vítimas do deslizamento em Jamapará, em Sapucaia, no Centro Sul Fluminense, terminaram na noite desta quinta-feira (12) com um total de 22 mortos, segundo informou a assessoria da Defesa Civil do estado do Rio de Janeiro. Vinte e uma pessoas morreram em decorrência do deslizamento de terra que atingiu oito casas no distrito de Jamapará e uma decorrente de uma casa que desabou no município.

Ainda segundo a Defesa Civil estadual, as vítimas são 18 adultos – 12 homens e 6 mulheres – e 4 crianças – um menino e três meninas.

Corpos achados em Fusca
Na quarta-feira (11), foram encontrados cinco corpos dentro de um Fusca. As duas mulheres, dois homens e uma criança de aproximadamente 10 anos da mesma família tinham se escondido no veículo com medo da chuva, e acabaram soterrados. A casa da família, no entanto, não foi atingida. Parentes da família disseram que uma das vítimas estava grávida de três meses.

Arte Sapucaia Grande (Foto: Arte G1)
Cortejo
As buscas só foram interrompidas para a passagem de mais um cortejo. Era o enterro de Francisco Martins, de 82 anos. As filhas contaram que ele não quis sair de casa durante a chuva forte de segunda-feira (9).
“Meu pai só deu um grito. Ai me acode". Aí quando eu gritei ele, ele não respondeu mais. Se ele saísse junto com a gente, ele estaria aqui agora não é?”, falou Maria Aparecida Martins, uma das filhas da vítima.
Enterro
Na terça-feira (10), três vitimas do deslizamento que soterrou oito casas em Jamapará tiveram que ser enterradas à noite. Não havia condições de esperar o amanhecer.
Pela manhã, as famílias que saíram das casas interditadas pela Defesa Civil puderam voltar para pegar móveis, eletrodomésticos e objetos pessoais.
“Estamos na luta aí correndo atrás para tirar o que puder”, comentou o segurança Sebastião dos Santos.
Mapeamento no estado
Na quarta, o vice-governador Luiz Fernando Pezão fez uma visita à Jamapará. Na ocasião, ele prometeu que em no máximo dois anos todo o estado do Rio será mapeado para a identificação das áreas de risco.
O município de Sapucaia não entrou na lista dos 31 municípios prioritários para serem mapeados pelo governo. Segundo Pezão, os 60 restantes - a cidade do Rio já realizou o estudo - serão analisados até o fim de 2013.
"Estamos fazendo aos poucos mesmo, vamos apresentar aos prefeitos, fizemos (o mapeamento) de 31, já tínhamos feito dos municípios da Região Serrana e agora vamos complementar com todos os municípios, porque não dá para fazer os 91, já que o Eduardo Paes (prefeito) já tinha feito dentro da cidade do Rio de Janeiro, então até o final de 2013 nós vamos entregar os outros 60 que faltam", afirmou ele, que presenciou o cortejo de mais uma vítima que foi enterrada.

Jamapará foi mapeada, diz Defesa Civil

 
Vice-governador Pezão visita distrito de Jamapará, em Sapucaia (Foto: Carolina Lauriano/ G1)
 
Vice-governador Pezão visitou distrito de Jamapará, na quarta-feira (Foto: Carolina Lauriano/ G1)
 
O secretário estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões, informou que uma equipe do Departamento de Recursos Minerais do estado (DRM) fez um mapeamento da área de Jamapará que foi atingida pelo temporal, para saber de fato quantas casas correm risco de desabamento e precisam ser interditadas. Esse estudo, segundo ele, já está com a Defesa Civil de Sapucaia.
"Nós vamos apoiar o prefeito no que ele precisar para ajudar, para reconstruir essas casas. Apoiá-lo com infraestrutura, se precisar desapropriar terreno, nós vamos apoiá-lo no que ele precisar através do programa Somando Forças. E pleitear à presidente Dilma que se estenda ao interior o Minha Casa Minha Vida", disse o vice-governador do Rio.
Pezão falou que o governo vai  fazer intervenções também em outras áreas atingidas pelas cheias do Rio Muriaé.
"Ali é uma obra que vai demandar estudos e trabalhos da Agência Nacional de Águas. O governo federal está capitaneando esse trabalho. O governador determinou que a gente faça intervenções na área que nos cabe, que é em Laje do Muriaé. Vamos fazer o canal extravasor e o desvio do rio, para tentar minorar esse sofrimento. As outras intervenções, a barragem de Cantagalo, o canal extravasor de Italva, de Cardoso Moreira, depende de estudos federais porque ali são cinco rios que vêm de outros estados, quatro de Minas e um do Espírito Santo", explicou o vice-governador.
Posto médico montado em igreja
A Secretaria estadual de Saúde montou um miniposto de atendimento médico na igreja de Jamapará, perto do local onde ocorreu o mais grave deslizamento de Sapucaia. Além do posto, um Ciep da localidade também está dando suporte aos moradores da região, recebendo os desabrigados.
A lista de cadastrados no Programa Saúde da Família vai complementar as informações de moradores para que seja criada uma lista unificada de desaparecidos.
tópicos:

Polícia apreende 16 mil pedras de crack na Zona Leste de SP

Mulher que estava com filha de 1 ano foi presa nesta quinta.
Quantidade de droga poderia abastecer Cracolândia por alguns dias.

Do G1 SP
 

Uma mulher foi presa na noite desta quinta-feira (12) com 16 mil pedras de crack na Vila Leme, Zona Leste de São Paulo. Ela foi surpreendida quando ia fazer a entrega da droga e estava com a filha de 1 ano, para não levantar suspeita.
Policia investigava a mulher há uma semana. Na noite desta quinta, a encontrou na Avenida Salim Farah Maluf. A mulher foi abordada e os policiais encontraram dentro do carro em que ela estava as pedras de crack, distribuídas em 4 mil pinos.
O delegado responsável pelo caso afirmou que a quantidade de droga daria para abastecer a região da Cracolândia por alguns dias. A mulher usava a filha para despistar a polícia.]
Ainda não se sabe que pontos da cidade seriam abastecidos pela jovem de 25 anos na noite desta quinta. Além do crack, também foram apreendidos morfina, maconha, cocaína, uma balança de precisão e uma arma.

Reynaldo Gianecchini passa por autotransplante em hospital de SP

Boletim médico diz que procedimento 'transcorreu sem intercorrências'.
Ator luta contra um câncer no sistema linfático desde agosto de 2011.

Do G1 SP
 
Gianecchini volta a ser internado  (Foto: Reprodução / TV Globo)
 
Gianecchini está internado em hospital de SP para tratamento (Foto: Reprodução / TV Globo)
 
O ator Reynaldo Gianecchini recebeu na manhã desta quinta-feira (12), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, uma infusão de células-tronco de sangue periférico, como parte do autotransplante de medula óssea. Ele luta contra um câncer no sistema linfático desde agosto do ano passado.
Segundo boletim médico divulgado na tarde desta quinta, o “procedimento transcorreu sem intercorrências e o paciente permanecerá internado para recuperação”.
No autotransplante, células saudáveis que os médicos retiraram do ator em dezembro são reimplantadas para ajudar na recuperação da medula óssea. Com isso, ela deverá se recompor com células saudáveis.
Ele deveria ter feito o tratamento em dezembro, mas o início foi adiado porque o ator estava com uma infecção. Confira a íntegra do boletim médico:
"BOLETIM MÉDICO
12/01/2012
18h23

O Sr. Reynaldo Gianecchini recebeu na manhã desta quinta-feira (12/1) a infusão de células tronco de sangue periférico, como parte do autotransplante de medula óssea, para tratamento de linfoma T Angioimunoblástico.
O procedimento transcorreu sem intercorrências e o paciente permanecerá internado para recuperação.
O paciente está sendo acompanhado pela equipe coordenada pela Dra. Yana Novis e Dr. Vanderson Rocha."


Vídeo mostra momentos após acidente com Miss Brasil 2010 no ES

Motoristas pensaram que Débora estava morta e socorreram vítimas.
As imagens mostram como a colisão foi violenta.

Juirana Nobres Do G1 ES
 

Uma semana após a Miss Brasil 2010, Débora Lyra, receber alta médica, um leitor enviou para o G1 imagens fortes de momentos do resgate às vítimas do acidente que aconteceu no dia 27 de dezembro, na BR-101, em Guarapari, na Grande Vitória. O comerciante Zélio Muratori, que registrou o vídeo, disse que os motoristas pensaram que Débora estava morta e socorreram as outras vítimas. "Ela estava desacordada", disse.
Muratori voltava de Presidente Kennedy, no Sul do estado, quando se deparou com o acidente. "O motorista do Gol estava meio fora de si e pedia constantemente para explicar o que estava acontecendo, além de perguntar como estava a namorada. A outra moça pedia para descansar e dizia estar exausta", contou.

O comerciante disse que várias pessoas ligaram para o Corpo de Bombeiros e o socorro foi rápido. "Uma equipe do Samu chegou primeiro, quando eles tiraram o pulso da modelo viram que ela estava com sinais vitais e logo colocaram uma máscara de oxigênio", disse.

Cena do momento após acidente com miss no ES (Foto: Zélio Muratori)
 
Cena do momento após acidente com miss no ES (Foto: Zélio Muratori)

Bombeiros

O cabo Edmar Frasson, do Corpo de Bombeiros, que ajudou no resgate das vítimas do acidente, disse que a maior complicação foi o fato da mãe de Hermon Souza não usar o cinto de segurança. "O corpo da senhora foi projetado para cima da jovem que estava no carona", relatou.

Frasson disse que os motoristas que pararam para ajudar no acidente agiram corretamente em não mexer com quem estava preso às ferragens.

Paramédicos

Débora Lyra agradeceu a pessoa que a socorreu no dia do acidente. Caso o procedimento tivesse dado errado, a modelo poderia ter seus movimentos comprometidos, podendo ficar paraplégica. "Em seis meses, quero ficar recuperada. Agradeço muito ao paramédico que me socorreu, por que ele me retirou de uma maneira que não agrediu a minha cervical, podia ter ficado com problema ainda maior”, agradeceu.
Os socorristas do Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) ficaram felizes com o reconhecimento. "Estabilizamos a coluna cervical da jovem e colocamos um colar. Nós não percebemos que era a Miss, só no hospital que uma amiga dela contou, toda a nossa equipe se empenhou nos trabalhos. Ficamos muito felizes por ter ajudado uma família. Agora, o pior para ela já passou", disse Herton Mascarenhas.
Estado de Saúde
A Miss Brasil 2010, Débora Lyra, e o namorado Hermon Souza Lopes tiveram alta no dia 05 de janeiro. Já o motorista da Toyota Bandeirante, Roberto Lessa Vasconcellos, deve passar por cirurgia no joelho na manhã desta sexta-feira (13). De acordo com o boletim médico, O paciente apresenta quadro estável, está lúcido, orientado e respira ar ambiente.

Relembre o caso
De acordo com a PRF, o namorado de Débora, que dirigia o Gol, perdeu o controle do veículo ao fazer uma curva na BR-101 Sul, invadiu a contramão e colidiu com o Toyota Bandeirante, que seguia no sentido contrário.
Chovia muito na hora do acidente e os dois sentidos da rodovia ficaram interditados até a retirada dos veículos. Segundo a polícia, a sogra de Débora Lyra estava no banco de trás e não usava o cinto de segurança.
Ao todo, seis pessoas ficaram feridas no acidente. A mãe do namorado de Débora morreu no local. A mulher, que tinha 55 anos, foi enterrada no final da tarde de quarta no cemitério Parque da Paz, na Ponta da Fruta, em Vila Velha. O carro no qual estava a miss bateu de frente com um Toyota Bandeirante. O condutor, de 59 anos, a passageira, de 26, e outro passageiro, de 24, também ficaram gravemente feridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado