terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Notícias G1

Estudantes de escola ilegal no Paquistão são achados acorrentados

Alunos libertados disseram que foram espancados diversas vezes.
Madrassas ilegais são acusadas de formar militantes de grupos armados.

Da AFP
Cinquenta e três alunos foram encontrados presos por correntes no subsolo de uma escola corânica (madrassa) ilegal de Karachi (sul do Paquistão), indicaram nesta terça-feira (13) a polícia e o presidente da Federação de Madrassas do Paquistão.
Vários alunos disseram que foram espancados diversas vezes, antes que a polícia os encontrasse acorrentados em pequenos quartos, qualificados pelo presidente da Federação de Madrassas do Paquistão de "celas de tortura".

Jovens são vistos com correntes em suas pernas (Foto: Athar Hussain/Reuters)
 
Jovens são vistos com correntes em suas pernas (Foto: Athar Hussain/Reuters)
 
Este líder, Hanif Yulandhri, também afirmou que se trata de uma escola aberta sem autorização.
Dois destes alunos têm 7 anos e 21 têm entre 14 e 20 anos, segundo a polícia, que acrescentou ter detido dois religiosos da escola, embora o principal responsável da instituição tenha fugido.
Segundo uma fonte policial, os alunos estavam acorrentados porque eram considerados "drogados" e o objetivo era educá-los para torná-los "muçulmanos melhores".
Muitas famílias pobres do Paquistão só conseguem enviar seus filhos a madrassas deste tipo, acusadas de formar futuros membros de grupos islamitas armados neste país ou no Afeganistão.
Mais de dois milhões de paquistaneses estudam em mais de 15 mil madrassas em todo o país, ou seja, 5% das 34 milhões de crianças que vão à escola, indicam dados oficiais. Segundo diversas estimativas, há milhares de outras madrassas não registradas, que são frequentadas pelos alunos mais pobres.

Crianças choram ao serem resgatadas (Foto: Asif Hassan/AFP)
 
Crianças choram ao serem resgatadas (Foto: Asif Hassan/AFP)
 
 

Câmara aprova, em 2º turno, isenção de impostos para CD e DVD nacional

'PEC da Música' zera IPI e ICMS para produção de artistas brasileiros.
Proposta recebeu apoio de artistas na Câmara e segue para o Senado.

Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília
A cantora Fafá de Belém discursa em favor da PEC da Música, ao lado do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) e do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) (Foto: Diógenis Santos/Agência Câmara)
 
A cantora Fafá de Belém discursa em favor da PEC da Música, ao lado do presidente da Câmara, Marco
Maia (PT-RS) e do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ)
(Foto: Diógenis Santos/Agência Câmara)
 
A Câmara dos Deputados aprovou em 2º turno, por 393 votos a 6, a chamada "PEC da Música", que isenta de impostos a produção de CDs e DVDs com obras de artistas brasileiros.
De acordo com o relator do projeto, deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), a redução no preço final de CDs e DVDs pode chegar a 25%.
A proposta, que agora segue para votação no Senado, prevê imunidade de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre Pordutos Industrializados (IPI) às produções musicais brasileiras em todo o pais. A  isenção não inclui a etapa de replicação, que é quando as obras gravadas são copiadas para o suporte físico.
Artistas de todo o país, entre eles as cantoras Fafá de Belém e Sandra de Sá, estiveram na Câmara para pressionar pela aprovação. No salão que dá acesso aos corredores das comissões, uma banda nacional cantou a música "Que país é esse?", de Renato Russo.
Para Fafá de Belém, a PEC da Música vai incentivar novos talentos da música brasileira."Essa é a hora de dar ao artista a possibilidade de mostrar seu trabalho em condições decentes. Vai incentivar novos criadores, que poderão fazer o seu primeiro CD, o primeiro DVD", afirmou.
A cantora prometeu fazer um show de graça na Esplanada dos Ministérios para agradecer pela aprovação da proposta. "Todos nós, uns 20 artistas, faremos um show para agradecer o povo brasileiro", contou.

A cantora Sandrá de Sá também comemorou a aprovação da proposta e disse que a isenção de impostos ajudará a reduzir a pirataria. "Os CDs hoje são muito caros, dificulta o acesso, remete à pirataria. Com essa lei, finalmente o povo vai poder ter música em casa, vão ressurgir as logas de discos", afirmou.

Para ela, baratear os CDs "é levar cultura às casas brasileiras". "Eu sempre digo que o Brasil é o melhor povo do mundo. Só falta cultura e educação."
Amazonas
Deputados da bancada do Amazonas criticaram a PEC da Música. Como a Zona Franca de Manaus já conta com as isenções, os parlamentares amazonenses avaliam que a extensão do benefício para as demais regiões do país irá enfraquecer a atividade no estado.
Segundo o deputado, Pauderney Tomaz Avelino (DEM-AM), a proposta poderá provocar a perda de 7 mil empregos no Amazonas. Ele também descorda dos cálculos do relator da proposta na Câmara e estima que a redução do valor final dos CDs será de apenas 7%.
"Eu quero ver essa redução ser repassada aos consumidores. Isso será embolsado pela indústria musical. O mais caro não é a produção dos CDs e DVDs, é o direito autoral, o marketing", afirmou.

Defensoria do DF
Na sessão desta quarta, o plenário da Câmara também aprovou, em 1º turno, por 405 votos a favor e 1 abstenção, uma Proposta de Emenda à Constituição que transfere da União para o Distrito Federal a responsabilidade de organizar e manter a Defensoria Pública do Distrito Federal.

Sítio do Picapau Amarelo volta ao ar como desenho animado

Animação vai ao ar a partir de 7 de janeiro, nas manhãs de sábado.
Versão é ‘moderna e humanizada’, segundo diretor do programa.

Do G1 SP
Animação do Sítio do Picapau Amarelo (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
Animação do Sítio do Picapau Amarelo, que estará na grade em janeiro (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Marquês de Rabicó e Tia Nastácia voltam ao ar a partir do dia 7 de janeiro na TV Globo, nas manhãs de sábado. A turma do Sítio do Picapau Amarelo, criada pelo escritor Monteiro Lobato, virou um desenho animado. “É um grafismo moderno, mas a gente teve a preocupação de retratar o Brasil e a região onde a história se passa. Os desenhos são modernos, digitais, mas humanizados”, diz o diretor da animação, Humberto Avelar.

Visconde de Sabugosa em versão de desenho animado (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
Visconde de Sabugosa em versão de desenho animado (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
Os 26 primeiros episódios são baseados na obra “Reinações de Narizinho”. O roteirista Rodrigo Castilho falou sobre a missão de transformar as histórias em desenhos de 11 minutos. “A partir de trechos do livro, a gente foi criando os episódios. Eu queria ser muito fiel ao Monteiro Lobato e à alma daqueles livros”, contou. Ele citou que, em um trecho do livro, o escritor cita que Marquês de Rabicó nunca cumpre as promessas que faz. A partir dessa passagem, os roteiristas escreveram um dos episódios.
A família de Monteiro Lobato participou de todo o processo, desde a criação dos desenhos até a aprovação das sinopses. O ilustrador Bruno Okada criou o traço. “Nós fizemos um concurso com 8 a 10 ilustradores e o escolhemos. [Os desenhos] são muito simples, mas também muito modernos”, disse o diretor de licenciamento da TV Globo, José Luiz Bartolo. Em torno de 60 produtos já estão licenciados com os novos desenhos.
Apesar de a animação ser direcionada para as crianças, o diretor Humberto Avelar acredita que ela vai também atrair os adultos. “A nossa preocupação foi trazer uma série ágil e engraçada. Uma das orientações que a gente deu para eles [atores] era a de fazer uma série muito divertida”, contou.

Larissa Manoela faz a voz da personagem Narizinho (Foto: Luciana Bonadio/G1)
 
Larissa Manoela faz a voz da personagem Narizinho em nova animação (Foto: Luciana Bonadio/G1)
 
As vozes de Emília, Narizinho e Pedrinho são dos atores Isabella Guarnieri, Larissa Manoela e Vini Takahashi, respectivamente. O diretor da produção afirma que, depois de alguns testes, preferiu que crianças fizessem as vozes desses três personagens. “As vozes de crianças deram uma autenticidade ao desenho”, comentou Avelar.
Larissa, de 10 anos, integrou o elenco do filme “O Palhaço”, de Selton Mello, e comparou as experiências. “É bem diferente. Mas [no desenho] não é uma dublagem, é um processo de voz original. Eu gosto de tudo, faço cinema, TV, teatro e locução, mas sei que um dia vou ter que escolher”, contou. Ela disse que o clima no estúdio onde as vozes são gravadas é bastante descontraído. “A gente se diverte e comenta o que acha.”

Gessy Fonseca volta a dar voz a Dona Benta (Foto: Luciana Bonadio/G1)
 
Gessy Fonseca volta a dar voz a Dona Benta em nova versão (Foto: Luciana Bonadio/G1)
 
Veterana em dublagem, Gessy Fonseca, de 87 anos, conheceu Monteiro Lobato e foi a primeira voz de Dona Benta, em um programa de rádio em 1943. Agora, volta a viver a personagem. “É a segunda vez que eu encontro essa mulher. Ela é linda”, comentou.
Música
O cantor Gilberto Gil recriou o tema de abertura do Sítio do Picapau Amarelo. A música é a mesma, só que com mais velocidade. “A gente teve uma conversa e ele quis fazer o tema mais uma vez. Ele dobrou o ritmo, a velocidade que costuma fazer. E ficou cartoon. Gil fez música de sítio em desenho animado”, disse Avelar.

Lula deixa hospital após última sessão de quimioterapia

Tumor na laringe do ex-presidente sofreu redução de 75% do tamanho.
Em exames, Lula recebeu nesta terça visitas de políticos e empresários.

Paulo Toledo Piza Do G1, em São Paulo
 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou nesta terça-feira (13), por volta das 20h40, o hospital Sírio-Libanês, após realizar a terceira e última sessão de quimioterapia do tratamento contra o câncer na laringe, diagnosticado em outubro.
Ele deve continuar recebendo medicamentos em casa nesta semana, através de um catéter ligado à corrente sanguínea, como feito nas outras duas sessões.

Segundo a nota divulgada nesta noite pelo hospital, a sessão de quimioterapia, iniciada na noite de segunda (12), foi concluído "sem intecorrências". Ainda na segunda, após os primeiros exames, a equipe médica do hospital informou que o tumor na laringe havia sofrido uma redução de tamanho de 75%.
A redução foi considerada "expressiva" pelo médico Artur Katz, que integra a equipe que trata Lula. Quando foi diagnosticado, no final de outubro, o tumor media cerca de 3 centímetros, e foi classificado como de agressividade média.
Desde segunda, Lula esteve acompanhado da mulher, Marisa Letícia. Nesta terça, recebeu as visitas dos ministros Garibaldi Alves Filho (Previdência Social) e Alexandre Padilha (Saúde), dos economistas Luiz Gonzaga Beluzzo e Delfim Netto, além do empresário Abílio Diniz.
Na saída do hospital, à tarde Beluzzo, que é ex-presidente do Palmeiras, disse que conversou sobre economia e futebol com Lula. Disse que o ex-presidente "está muito bem e animado" e que falou mais sobre o Corinthians, seu time.
Mais cedo, após se despedir de Lula, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também comentou o ânimo do ex-presidente durante o tratamento. "Ele [Lula] está muito alegre e tranquilo. Estou achando ele bastante animado. De todos os dias em que acompanhei [o tratamento], hoje eu achei ele o mais animado [desde o princípio do tratamento]".
Ainda nesta segunda, a presidente Dilma Rousseff disse, em Porto Alegre, que a recuperação de Lula é uma "mensagem" para pacientes que também enfrentam o câncer.
"Isso é uma mensagem para todas as pessoas que passam por essa doença: é que ela [câncer] é derrotável, ela é cada vez mais derrotável, ou seja, cada vez mais você pode superá-la. Eu sou um caso, o presidente Lula é um caso e tem tantas outras pessoas", disse. Dilma descobriu em 2009 que tinha câncer linfático e realizou tratamento no mesmo hospital, em São Paulo.
TratamentoLula deverá iniciar a próxima fase do tratamento, de radioterapia, entre 8 e 10 de janeiro, com duração de 6 a 7 semanas. Todos os dias, receberá radiação para tentar eliminar o que restar do tumor. A cada semana, receberá também uma dosagem pequena de medicamentos.

A cirurgia, que havia sido desconsiderada desde o início do tratamento, foi novamente descartada nesta segunda pelos médicos.

Leia a íntegra do aviso de alta, emitido pelo hospital Sírio-Libanês:
"O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta hospitalar no dia de hoje do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, às 20h30. O paciente realizou a terceira sessão de quimioterapia sem intercorrências. Deve continuar recebendo medicação quimioterápica por infusão contínua até sábado, 17, a semelhança do ocorrido nas duas sessões anteriores.

A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski e Rubens de Brito Neto.

Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão
Diretor Técnico Hospitalar Diretor Clínico"

Câncer de laringe vale este (Foto: Arte/G1)


Consumidor já paga mais caro para viajar no Ano Novo; veja dicas

Rio de Janeiro e praias do Nordeste são destinos mais procurados.
Para alguns lugares, já faltam passagens e hospedagem.

Ligia Guimarães Do G1, em São Paulo
 
Quem ainda pretende celebrar o réveillon nas belas praias da costa brasileira ou em cidades badaladas dos Estados Unidos vai precisar de doses extras de paciência, flexibilidade e dinheiro: já está difícil e mais caro encontrar passagens aéreas e falta até hospedagem para alguns dos destinos mais requisitados nesta época do ano, segundo agências de viagens consultadas pelo G1.
“Está tudo cheio. Quem quiser comprar agora tem que saber que vai pagar muito caro e não vai conseguir se hospedar nos melhores lugares. Vai pesar ou no bolso ou na qualidade”, diz a gerente de produtos da agência de viagens on-line Decolar.com, Samantha Hebling. “Para o Ano Novo já falta tanto passagem aérea quanto hotel”, estima Samantha.
Na CVC, os cruzeiros que passam a noite da virada em Copacabana, no Rio de Janeiro, já estão esgotados há pelo menos quatro meses.

Porto de Galinhas, PE (Foto: Divulgação / Empetur)
 
Porto de Galinhas, no litoral de Pernambuco, está entre os destinos mais procurados no fim do ano.
(Foto: Divulgação / Empetur)
 
Os preços de passagens aéreas para a semana da virada já estão bem "salgados" – quando há assentos livres nos voos. Nos site da companhia aérea TAM, por exemplo, já não há passagens de São Paulo (Guarulhos) para Fortaleza para a última semana de dezembro com partida na segunda-feira (26) e retorno no domingo (1).  Na Gol, há voos para esta data por R$ 3.198, fora as taxas.
Quando a mesma viagem Fortaleza-SP é feita com ida na sexta-feira (23) e a volta na quinta-feira (29) pela TAM , a tarifa é de R$ 4,261 mil, sem taxas. Em outras épocas do ano, a mesma viagem pode ser feita por cerca de R$ 1 mil. Procurada pelo G1, a TAM informou que não comenta dados de ocupação dos voos, porque são considerados informações estratégicas para companhia, que tem capital aberto.

Site da TAM no dia 12 de dezembro mostra tarifas disponíveis para Fortaleza. (Foto: Reprodução)
 
Consulta ao site da TAM no dia 12 de dezembro mostra tarifas disponíveis para Fortaleza.
(Foto: Reprodução)
 
No Decolar.com, um pacote de sete dias para a semana do réveillon em Maceió, em pousada duas ou três estrelas, que custaria R$ 1 mil em outras épocas do ano, não sai por menos de R$ 1.900.
Os mais concorridos
É difícil encontrar voos para passar a semana completa da virada do ano nas capitais Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Recife e praias das redondezas, como Porto de Galinhas (PE), que dependam dos aeroportos desses centros. Também é quase impossível conseguir transporte para lugares onde, além de voo, é necessário usar barcos e balsas para chegar, como Morro de São Paulo, na Bahia.
Na CVC, por exemplo, 65% dos pacotes vendidos até agora para o fim do ano são para destinos nacionais, principalmente do litoral nordestino: Porto Seguro, Natal, Fortaleza e Maceió.
Fora do Brasil, os mais disputados na CVC são destinos como Buenos Aires, Punta del Este, além da região do Caribe (destinos de praias como Cancun e Punta Cana), Estados Unidos (NY, Miami e Orlando) e Europa (em especial Paris).
O presidente da agência Agaxtour Turismo, Aldo Leoni, diz que já são raras também as opções para destinos mais requisitados nos EUA, como Nova York e Orlando.
"Para o Ano Novo você encontra alguma coisa ainda, não em horários nobres, pagando mais que o dobro", diz Leoni, que diz que uma alternativa para quem procura uma viagem para a virada é tentar pacotes.
DICAS PARA GARANTIR SUA VIAGEM DE ÚLTIMA HORA PARA O ANO NOVO
1) PROCURE PASSAGENS EM DATAS 'QUEBRADAS'
A esta altura do campeonato, é mais difícil encontrar passagem para a semana completa do réveillon (de segunda a segunda ou domingo a domingo, por exemplo). Encurtar a viagem, indo mais tarde e voltando antes, pode aumentar as chances. O dia 31, este ano, cai num sábado. Viajar no próprio dia da virada pode ser alternativa para os mais ousados. "Uma tentativa de baratear é procurar voo que sai no dia 31 de manhã, por exemplo', recomenda Samantha Hebling, da Decolar.com
2) BUSQUE VOOS EM HORÁRIOS 'REJEITADOS'
Para aumentar suas chances de sucesso, desista dos voos diretos, em horários cômodos e confortáveis. Compradores de última hora podem tentar a sorte procurando voos em horários considerados pouco "nobres", como as madrugadas do meio da semana, ou a própria véspera do Ano Novo. "Quer ir para Fortaleza, em vez de pegar voo direto, vai para Salvador. Voos com escala são mais baratos", diz a gerente da Decolar.com.
3) PREPARE-SE PARA PAGAR MAIS CARONão há como fugir: quanto mais perto da data de viagem, mais cara a passagem aérea. Quem quiser garantir a viagem precisará gastar, em média, 30% a mais do que em outras épocas do ano. "Para o ano novo agora você encontra pouca coisa, não em horários nobres, e pagando o dobro", estima o presidente da agência Agaxtour Turismo, Aldo Leoni.
4) PESQUISE PACOTESSe você deixou para planejar a viagem de réveillon para a última hora, uma saída pode ser apelar para quem já está pensando na data há meses: as agências e operadoras de pacotes de turismo. Na opinião do presidente da agência Agaxtour Turismo, Aldo Leoni, uma boa dica é procurar pacotes que combinem hospedagem e transporte, que são comprados pelas operadoras no começo do ano e podem estar em estoque a preços mais convidativos.
5) SEJA MENOS EXIGENTE
Para não ficar sem viajar em épocas de cidades lotadas, flexibilizar as exigências é fundamental. Prepare-se para, por exemplo: pagar preço de cinco estrelas em uma pousada duas estrelas, sem mordomias; hospedar-se em um hotel perto do aeroporto, em vez daquele de frente para o mar.
6) CUIDADO COM VIAGENS INTERNACIONAIS
Viagens para o exterior são mais difíceis de fazer de última hora: precisam de providências como visto, documentação e vacinas. Verifique as exigências do país de destino antes de comprar a passagem aérea. "Dependendo do destino precisa tomar vacina e esperar até dez dias antes de viajar, então não dá mais tempo", alerta a coordenadora da Pro Teste, Maria Inês Dolci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado