quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mais Você : Relatos sobre As Mulas do Tráfico e mais


Mais Você fala sobre ‘mulas’: pessoas treinadas para transportar drogas no estômago


Um irlandês foi preso no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com cocaína no estômago. Eram setenta e duas cápsulas no total. O desconforto provocado por este tipo de ação dentro do estômago pode ser comparado a engolir 72 grãos de uva Itália sem mastigar, tudo de uma vez. O assunto virou destaque do Mais Você desta quinta-feira, 15 de setembro.

O programa exibiu imagens da tomografia com contraste feita no rapaz. O exame é de alta tecnologia e permite que seja visto o que está dentro do corpo da pessoa. “Cada bolinha vermelha dessa é uma cápsula cheia de cocaína. No total, ele tinha 830g da droga dentro do corpo”, contou Ana Maria.

O estrangeiro foi preso na segunda-feira e encaminhado à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, onde as cápsulas foram expelidas. Ele foi autuado em flagrante por tráfico internacional de drogas - um crime que tem pena de cinco a 15 anos de prisão.

Informações sobre as ações de segurança contra o tráfico no Rio de Janeiro“O meu amigo Caco Barcellos e seus jovens repórteres fizeram um programa, no dia 09 de agosto, deste ano, que mostrava justamente como agem os chamados ‘mulas’, os homens que fazem o transporte de drogas. Um dos pontos que chama a atenção é a astúcia dos policiais nos aeroportos para efetuar a prisão dos traficantes internacionais. A equipe do Profissão Repórter acompanhou o trabalho destes agentes no Aeroporto Internacional de Guarulhos, por três dias”, ressaltou Ana Maria, exibindo imagens da reportagem.

Hoje, até crianças são usadas para transportar heroína e cocaína em seus estômagos, as chamadas "mulas" infantis. As colombianas e venezuelanas são as mais cotadas, porque os traficantes se aproveitam de sua pobreza. Eles fazem as "mulas" infantis comerem uvas durante uma semana para não se sentirem mal na hora de ingerir os saquinhos com a droga. O mais impressionante: há casos em que os pais obrigam os menores a fazerem isso.

O programa também mostrou uma reportagem feita por Caco, em 1993. Na época, os policiais não tinham recursos e tecnologia como hoje, mas um agente corajoso utilizava o faro para descobrir se a droga transitava nos aeroportos.
Mais Você mostra como se proteger do golpe da revisão de carro


“Sabe aquela semana em que você se dá conta que o óleo, o filtro, a água do seu carro estão vencendo a validade e você não sabe onde trocar tudo isso? Você pode ser um prato cheio para os golpes da troca do óleo”, ressaltou Ana Maria ao abordar o assunto no Mais Você desta quinta-feira, 15 de setembro.

Em seguida, ela explicou: “Nós fizemos um teste que vai ajudar a esclarecer suas dúvidas. Dois produtores, um homem e uma mulher, foram atrás dos orçamentos usando o mesmo carro. Em um primeiro momento, nossa câmera ficou filmando de longe para que não comprometesse o atendimento”.

Mais Você denuncia os abusos dos preços cobrados por estabelecimentos comerciais
Com o mesmo carro e pedindo os mesmos serviços, o programa visitou alguns estabelecimentos comerciais e comprovou: além dos preços oscilarem bastante entre os locais, os estabelecimentos cobram preços diferenciados para cada pessoa. Nos testes feitos pela equipe do programa, os lugares cobraram um valor mais caro para o homem.

Mais Você conversou com Andrea Sanchez, Diretora de Programas Especiais do Procon. Entre as dicas da especialista, ela orienta o telespectador enganado a recuperar a diferença com o lojista. E, se uma boa conversa não resolver, a pessoa deve procurar os Órgãos de Defesa do Consumidor e os Juizados Especiais. A diferença abusiva de valores deve ser reparada.

Andrea também deu conselhos aos motoristas: “Pesquisar muito, comparar orçamentos para verificar se o preço é aquela média do valor real que se pretende pagar, ou se tem algum abuso nesta cobrança”.

S.O.S. Mais Você explica quais são os problemas que a tosse pode causar




Quase todo mundo já passou por isso e, quem ainda não teve esta oportunidade, com certeza vai passar. A tosse foi o assunto do S.O.S. Mais Você desta quinta-feira, 15 de setembro. Ana Maria Braga recebeu Dr. Guilherme Furtado na casa. O médico falou todas as curiosidades e deu orientações sobre o assunto. Ele também visitou um hospital e conversou com pacientes que sofrem com a tosse.
“Pode ser um problema simples, como um resfriado, por exemplo. Mas, se ela demorar a ir embora, pode ser sinal de algo mais sério, como a tuberculose. O Doutor Guilherme Furtado foi a um Posto de Saúde aqui do rio e conversou com alguns pacientes que estavam reclamando de tosse”, destacou Ana Maria.
No local, o médico conversou com pacientes de várias faixas etárias que esperavam por atendimento no posto. Dr. Guilherme aproveitou para dar algumas dicas aos pacientes. Ele também conversou com o médico de plantão, que contou quais as principais reclamações que ele atende diariamente.
Na casa, ele explicou peculiaridades sobre a tosse para Ana Maria Braga. “A tosse pode atingir uma velocidade de até 160 quilômetros por hora. Você tenta eliminar alguma impureza ou melhorar aquele processo que está acontecendo”, explicou o médico.
Dr. Guilherme comenta surto de meningite na Bahia
Tosse, soluço, prisão de ventre e enjoos
Tire suas dúvidas sobre tuberculose
A tosse é uma sequência de eventos que se repetem sempre na mesma ordem: primeiro a pessoa respira fundo, os músculos respiratórios (diafragma, intercostais e outros) se contraem e fazem uma expiração forçada com a glote fechada; quando o paciente tosse com a glote fechada, o ar expirado sob pressão passa pelas cordas vocais fazendo o barulho que nós conhecemos como tosse; o último passo é uma nova inspiração profunda que termina o ciclo.
Existem dois tipos de tosse, a seca e a produtiva. Enquanto na primeira não existe secreção, na segunda ela que faz a diferença. Uma tosse aguda pode durar de cinco a sete dias, as causas mais comuns são gripes e resfriados. Tosse subaguda, que geralmente surge após infecção respiratória, dura de uma a três semanas. Tosse crônica permanece por, no mínimo, três semanas. Entre as principais causas: tabagismo; refluxo; sinusite, rinite crônica; asma e tuberculose.


Causas da tosse de acordo com o tipo de secreção

Clara -  alergias; infecções virais no nariz, na faringe, na laringe ou na parte superior da traqueia; asma; irritações provocadas pelo fumo.
Amarelada ou esverdeada – bronquite; sinusite; pneumonia.
Marrom e vermelha -  pneumonia; tuberculose; câncer de pulmão.

Sintomas associados à tosse
Secreção nasal (coriza);
Secreção escorrendo no fundo da garganta;
Chiado no peito ou falta de ar;
Queimação no estômago e gosto amargo na boca;
Tosse com sangue (casos mais raros).

Recomendações
Beba bastante água;
Dê preferência aos líquidos quentes, como chás;
Ao deitar-se, mantenha a cabeça elevada;
Mantenha os ambientes bem ventilados;
Aumente o teor de umidade do ar com umidificadores;
Não tome remédios por conta própria

Site : http://maisvoce.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado