sábado, 17 de setembro de 2011

Bom dia Brasil Reportagens da Semana



Bom dia Brasil

SP: descoberta de proteína mutante aumenta chance de se curar leucemia

Pesquisadores descobrem proteína que provoca multiplicação desordenada de moléculas. Com isso, monitoramento de tratamento será mais preciso.


Esperança para crianças e adolescentes com um dos tipos mais agressivos da leucemia. A boa notícia vem do interior de São Paulo. Os pesquisadores descobriram uma célula que tem uma reação, a qual os pesquisadores querem conhecer, com isso, desenvolver remédios que funcionam melhor no tratamento.
Rafael tem 2 anos e meio. Está no fim do tratamento contra a leucemia mas os pais ainda não estão tranquilos. “Preocupa muito sobre o que vai ser do futuro. A gente sabe que hoje ele não é mais uma criança doente, mas não sabemos até quando”, diz Tatiana Costa, mãe do Rafael.
A segurança que ele precisa pode estar em um laboratório. Ao analisar o sangue de pacientes com leucemia do tipo linfóide aguda, pesquisadores do Centro Boldrini de Campinas descobriram a mutação de uma substancia apontada como uma das causas da doença.
No corpo humano existem várias proteínas na superfície das células. Em pessoas saudáveis, uma delas, chamada IL7R, estimula o desenvolvimento de moléculas que ativam o núcleo das células, fundamentais para nosso desenvolvimento. A descoberta mostra que, na pessoa com leucemia, essa proteína transformada provoca a multiplicação desordenada das moléculas.
“A gente encontrou uma mutação em um gene que causa hiperativação daquela célula. Ela fica proliferando e não para nunca”, explica José Andrés Yunes, pesquisador do Centro Boldrini.
A pesquisa levou cinco anos para ser concluída e envolveu estudos na Holanda, Portugal, Estados Unidos e Brasil. Cerca de 200 crianças foram analisadas. “Essa mutação por si só não é responsável pelo câncer, mas o que nós identificamos é que ela pode estar ajudando ao surgimento da leucemia”, afirma a bióloga Priscila Zenatti.
A leucemia do tipo linfóide aguda é a forma mais comum de câncer entre crianças. Atinge um terço dos pacientes. Com a descoberta dessa proteína mutante, vai ser possível monitorar o tratamento dos doentes de forma mais precisa, o que aumenta as chances de cura.
“A longo prazo, nós estamos tentando desenvolver anticorpos que reconhecem especificamente células portadoras da mutação de forma a minimizar os efeitos colaterais causados pela quimioterapia que reconhece de forma generalizada tanto as células doentes quanto as células normais”, acrescenta a bióloga Priscila Zenatti.
Aos 16 anos, Rangel está curado de uma leucemia, mas a cada três meses retorna ao hospital para ter certeza do diagnóstico. Para a mãe, a pesquisa pode reduzir o sofrimento de outras famílias. “É uma esperança muito grande para quem vai passar o que eu já passei com meu filho”, diz a mãe de Rangel.
“A esperança é grande ferramenta que os pais que a criança e nós, médicos, temos para enfrentar a questão da leucemia”, afirma Silva Brandalise, diretora do Centro Boldrini.
A expectativa é que a descoberta ajude a criar um novo medicamento para a doença em até cinco anos.
Em greve, funcionários dos Correios reivindicam reajuste salarial de 7%

Em assembleias, 35 sindicatos, que representam os trabalhadores dos Correios em todo o Brasil, decidiram pela paralisação


Em todo o Brasil, os funcionários dos Correios decidiram entrar em greve. A paralisação foi anunciada na noite de terça-feira (13).
A direção dos Correios ainda não se manifestou sobre essa decisão dos funcionários, que reivindicam reajuste salarial de 7% e reposição de perdas de 24%. Em assembleias, 35 sindicatos, que representam os trabalhadores dos Correios em todo o Brasil, decidiram pela paralisação.

EUA: pesquisa traz esperança para quem sofre do mal de Alzheimer

Depois de quatro meses, 75% dos pacientes que usaram o spray com a insulina tiveram melhores resultados nos testes de memória.


Uma esperança para 35 milhões de pessoas no mundo que sofrem de Alzheimer vem dos Estados Unidos. A pesquisa foi feita com 104 pacientes com sintomas leves e moderados de Alzheimer. Para uma parte do grupo, foi dada uma dose especial de insulina em forma de spray para ser inalada duas vezes ao dia. Para outra parte, foi dada uma dose de solução salina sem efeito nenhum.
O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa e a principal causa de demência em pessoas idosas. Na experiência, os cientistas usaram um tipo especial de insulina que, ao ser inalada, chega ao cérebro em 30 minutos. Os receptores dos neurônios absorveram a insulina tornando mais ágil a capacidade de comunicação entre as células do cérebro.
Depois de quatro meses, 75% dos pacientes que usaram o spray com a insulina tiveram melhores resultados nos testes de memória. A mudança também pode ser percebida nos testes feitos com tomografia.
“Nós ficamos surpresos com a quantidade de pacientes que tiveram essa melhora”, disse a médica doutora Suzane Craft, uma das coordenadoras da pesquisa.
Os pesquisadores alertam: a insulina usada na pesquisa é especial, feita para ser inalada. Pacientes com Alzheimer não devem injetar insulina no corpo por conta própria. Uma dose errada pode ser fatal.

Cientistas americanos comprovam existência de planeta com dois sóis

Os pesquisadores capturaram imagens que comprovam a existência de um planeta desses usando o telescópio da sonda espacial Kepler


Mais um fenômeno foi desvendado. Cientistas americanos fizeram uma descoberta histórica. Brilhando em um sistema, que agora pode ser visto, existe um planeta com dois sóis.
Nada como, depois de um dia cheio de aventuras, relaxar acompanhando o pôr dos sóis. De dois deles, como fez o personagem Luke Skywalker no planeta em que vivia no filme “Guerra nas Estrelas”. Segundo os cientistas, pelo menos a paisagem que o herói intergaláctico viu na ficção existe de verdade.
Vários planetas que pertencem a sistemas com dois sóis já haviam sido identificados antes pelos resultados de sofisticados cálculos astronômicos. Mas, desta vez, os cientistas conseguiram algo inédito. Pela primeira vez, conseguiram capturar imagens que comprovam a existência de um planeta desses usando o telescópio da sonda espacial Kepler, lançada em 2009 e que viaja pelo espaço em torno do Sol.
Os equipamentos da sonda conseguem registrar pequenas variações na luz das estrelas. O que aconteceu foi que, ao passar na frente dos dois sóis, o planeta diminuiu a intensidade da luz vinda deles, como acontece nos eclipses.
Assim, foi identificado pelo telescópio da sonda e apelidado de Kepler 16-B. Para os cientistas, trata-se de uma descoberta histórica que melhora a capacidade da ciência em encontrar novos planetas parecidos com a Terra. Para os que apenas olham os céus com os próprios olhos, é um incentivo a mais para se aproximar dos mundos de fantasia.

Ana Botafogo celebra 35 anos de carreira com apresentação no Paraná

Durante a carreira dançou quase todos os clássicos e queria personagem marcante para 35 anos no palco. Escolheu a ‘Dama das camélias’


Uma das principais bailarinas brasileiras, Ana Botafogo, comemora 35 anos de carreira. A festa, claro, vai ser em um palco com apresentação inédita em Curitiba. A bailarina tem disposição para aperfeiçoar detalhes a cada dia por 35 anos. “Bailarina não pode parar nunca. Para poder estar dançando e conseguir uma carreira tão longa, como a minha, é preciso aula diária, ensaio diário e sempre estar preparando outro papel”, afirmou a bailarina Ana Botafogo, que se prepara em Curitiba para a estreia da turnê em comemoração a três décadas e meia de balé.
Durante a carreira, Ana Botafogo dançou quase todos os clássicos do balé. Ela conta que queria um personagem marcante para os 35 anos no palco e escolheu a ‘Dama das camélias’, em uma produção especial. “Busquei muito um personagem diferente e a ‘Dama das camélias’ não estava em meu repertório, nunca fizemos Teatro Municipal. Então acho que é uma personagem que cabia muito bem para o meu momento”, lembrou a bailarina.
Os cenários e figurino vêm do Teatro Colón, de Buenos Aires, onde Federico Fernandez é o primeiro bailarino. Nas salas de ensaio, os dois se dedicam para buscar o melhor em cada passo, cada expressão. Sorte do público que Ana Botafogo não vai pedir a aposentadoria com 35 anos de serviço.
“Eu não sou dessa que pretendo dançar até muito tempo, não. Acho que eu quero curtir o bom momento e quero estar feliz. Eu quero que o público continue feliz em me ver dançar”, confessou Ana Botafogo.

 Brasileiros enfrentam dificuldades e demora para retirar passaporte

Demanda cresceu e número de passaportes expedidos no Brasil de janeiro a agosto é 40% maior do que registrado no mesmo período de 2010

 

Quem vai viajar para fora do Brasil precisa se programar com muita antecedência, pois há uma fila enorme para tirar o passaporte. O que explica a espera de mais de um mês? O brasileiro ouviu, acreditou nas mudanças e está viajando como nunca. Agora, para ir ao exterior, com exceção da América Latina, precisa do passaporte. A procura aumentou, mas a Polícia Federal não acompanhou o novo ritmo, o novo momento dos viajantes.
Após a digital ser conferida, é só tirar a foto. “Vamos viajar e curtir, só isso”, disse a estudante Milena Lopes. Tudo isso depois de uma espera até conseguir marcar a data para ser atendido. “Todo mundo fala que demora bastante para agendar pelo site, porque não tem data”, contou a pedagoga Rafaela Pacheco.
Quanto tempo demora? “Durou mais ou menos cinco semanas do agendamento até o atendimento”, disse o militar Luiz Cyrilo, que até teve sorte. A espera pode chegar a 80 dias, de acordo com a Polícia Federal.
A demanda cresceu e o número de passaportes expedidos de janeiro a agosto é 40% maior do que o registrado no mesmo período de 2010. Em 2011, foram mais de 1,4 milhão de documentos emitidos até agora. O recorde histórico foi em agosto, quando quase 208 mil passaportes foram emitidos, o que representou 33% a mais do que em agosto do ano passado. A procura maior foi no estado de São Paulo.
“Tem de se programar e tem de ser com bastante antecedência para não correr o risco de chegar na hora e não ter o passaporte para viagem”, indicou a professora Mônica Azevedo.
Se fosse só o passaporte? “Plano para viajar até o final do ano para os Estados Unidos se conseguir visto”, explicou o funcionário público José Souza.
Por isso, antes de ceder às tentações de pacotes de viagem em promoção com dólar baixo, é preciso se organizar. “Antecipadamente à compra eu já faço uma pesquisa do local onde eu vou viajar, das documentações exigidas. Assim que é fechado o pacote, eu já deixo isso tudo providenciado para não ficar tudo resolvido na última hora”, contou a médica Renata Filardi
Se o passaporte estiver vencido, o passageiro corre o risco de perder a viagem ou pagar multa para remarcar o bilhete. “Essa demora para tirar o passaporte tem ajudado com que as pessoas se antecipem suas viagens e se programem com mais tempo. Hoje, por exemplo, nós temos tarifas até o fim de 2012. Isso contribui para que as pessoas se programem com mais antecedência”, lembrou o representante de uma agência de viagem Claudio Vila Nova.
A Polícia Federal informou que trabalha com reserva de vagas e alguns horários ficam guardados para casos de emergência. Quando alguém precisa viajar, por exemplo, por motivos de saúde e não pode esperar o prazo normal. Se ninguém ocupar a vaga, a data fica liberada e aí, quem der sorte, pode ser encaixado nesse dia e esperar bem menos.
 

Médico pediu exame, mas o plano não aprovou? Saiba o que fazer

O paciente pode recorrer à ANS ou à Justiça para receber o tratamento considerado pelo médico como o mais adequado

 

Está no contrato: cobertura contra todo tipo de doença. Mas quando se precisa do plano de saúde, ele nega o exame ou o tratamento. Quem se sentir prejudicado deve denunciar para a Agência Nacional de Saúde (ANS) e também para a Justiça. De acordo com advogados especializados, as operadoras são obrigadas a cobrir o tratamento de todo tipo de doença, mesmo que tenham feito restrições no contrato.
Receber a notícia de uma doença grave é muito difícil. “O desespero toma conta. Essa situação faz entrar em ‘parafuso’”, comentou o aposentado Reginaldo Olbi. O pior é ainda ter de cuidar da saúde sem a ajuda do plano pago durante anos. “Diziam que não tinha cobertura, simplesmente, negavam o tratamento”, contou o aposentado.
O tratamento era para cuidar de um câncer no pâncreas, que Seu Reginaldo descobriu depois de fazer uma ressonância em uma clínica particular. O aposentado conta que a operadora negou o exame e o tratamento, apesar de tudo estar previsto no contrato. “A sensação é quando é roubado ou assaltado”, disse.
Os advogados dizem que é muito comum os planos de saúde questionarem a conduta dos médicos com relação ao tratamento. O profissional pode sugerir uma técnica que o plano não cobre. Aí começa a briga entre paciente e operadora.
“Todas as doenças têm cobertura obrigatória. O que acontece é a restrição com relação aos tratamentos dos pacientes”, afirma a advogada especializada em planos de saúde, Renata Vilhena Silva.
O paciente pode recorrer à Justiça para receber o tratamento considerado pelo médico como o mais adequado. “O índice de êxito é muito grande, perto dos 100%. Desde que tenha tudo provado, fundamentado e documentado, basta provar a relação contratual, o pagamento do plano da saúde, as mensalidades e levar esse questionamento para o juiz analisar”, acrescenta a advogada Renata Vilhena Silva.
É importante levar o caso ao conhecimento da Agência Nacional de Saúde (ANS). “O paciente não pode ser impedido de receber o atendimento. A operadora entra no mercado e sabe os riscos desse negócio. Quando ela contrata os beneficiários, ela coloca seu plano à disposição para venda. Ela tem de honrar os compromissos assumidos. Se não honrar, vai sofrer as consequências, que são as punições previstas na nossa resolução normativa n° 124, que pode culminar até com a extinção daquela operadora”, alerta o assessor da Direção de fiscalização da ANS, Luiz Fernando Pontes.
Depois de três meses ouvindo ‘não’ do plano de saúde, o aposentado Reginaldo Olbi foi à Justiça. Em dois dias, conseguiu uma liminar que obriga a operadora a arcar com todos os custos do tratamento. “Tudo que eu fiz antes de obter a liminar eu tive de arcar. O convênio não pagou um centavo”, lamenta.
A Amil, responsável pelo plano de saúde do aposentado, informou em nota que não comenta casos de ação judicial em andamento. A ANS informou que, se a cobertura estiver prevista em lei e ainda assim a operadora continuar se negando a cobrir o procedimento, ela pode levar multa de até R$ 80 mil, chegando a R$ 100 mil, se o caso for de urgência e emergência. Plano de saúde costumava ser uma solução, mas cada vez mais está virando um problema.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado