quarta-feira, 27 de julho de 2011

Dicas Tour Noruega

Turismo Noruega

Com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo qualificação que leva em conta a expectativa de vida, a renda per capita e o nível educacional dos países, a Noruega tem geografia e natureza únicas.

Foto: Visit Norway



Noruega: Sol reina até de noite em país escandinavo
CLAUDIA PAS Colaboração para a Folha, da Noruega
Mais de 75 mil ilhas se espalham ao longo da costa de 1.752 km recortada por fiordes gigantes (golfos escarpados que se estendem desde o mar do Norte até o Ártico). Seu território montanhoso circunda três mares: o do Norte, o da Noruega e o de Barents. O Cabo Norte, o ponto mais setentrional, como o nome sugere, é destino de aventureiros e terra do sol da meia-noite, onde, durante o verão, de meados de maio ao fim de julho, o sol nunca se põe.

Origens

A história do reino da Noruega, país cujo nome significa terra dos homens do norte, remonta à Idade da Pedra. Mas, apesar do longo processo histórico, foi apenas em 7 de junho de 1905 que o país se tornou independente da Suécia, com quem ficou unificado após 1814, depois de mais de 400 anos sob o domínio da Dinamarca.

Em 2005 a Noruega tem muito a comemorar, além do fim da união com a Suécia. Entre outras conquistas, pode celebrar sua posição de destaque entre as nações mais desenvolvidas do mundo. Uma confortável situação econômica, espelhada no seu IDH, proporcionada principalmente pelos recursos obtidos com a indústria do petróleo, permitiu ao país acumular riquezas e se modernizar. Essa independência financeira permite que a Noruega fique fora da União Européia: em dois plebiscitos, realizados em 1972 e 1994, os noruegueses escolheram não participar do bloco.

O país se orgulha de ser a sede do Prêmio Nobel da Paz, de sua tradição na resolução de guerras e conflitos e na reconstrução das nações destruídas por eles.

Oslo é uma capital cosmopolita que oferece qualidade de vida de pequenas cidades. Com pouco mais de 500 mil habitantes, tem o mesmo charme das demais capitais européias e uma beleza rara, pois está localizada dentro do fiorde de Oslo. Reúne a arquitetura moderna a prédios antigos e oferece ao visitante uma vasta confluência de museus.

Ao longo da baía de Oslo estão localizados muitos bares e restaurantes da capital, que fervilham de pessoas de todo o mundo durante os longos dias de verão.

E o melhor: apesar do alto custo de vida, um passeio à Noruega não custa mais do que uma visita a qualquer outro país da União Européia pós-euro.

Centenário

O Reino da Noruega comemora no dia 7 de junho o primeiro centenário do fim da união com a Suécia, que durou de 1814 a 1905. O fim da unificação foi declarado unilateralmente, pela Noruega, no dia 7 de junho de 1905, depois de uma série de eventos políticos que levou à renúncia do então primeiro-ministro pró-Suécia, Christian Michelsen, criando uma oportunidade para que o Parlamento norueguês agisse pela independência.

Nesse dia o Parlamento anunciou que não aceitaria mais a autoridade do rei sueco, Oscar 2º, tomou para si o poder de governo e dissolveu a união.

A decisão norueguesa surpreendeu a Suécia e espalhou um clima de guerra pela Europa. Uma eventual reação negativa do governo sueco teria levado a um confronto militar entre as duas nações, pois os noruegueses estavam dispostos a lutar. Essa guerra nunca aconteceu, apesar da forte pressão da imprensa e dos políticos conservadores suecos.

A Suécia aceitou o fim da união em um acordo acertado entre os parlamentos dos dois países, segundo o qual um plebiscito nacional deveria ser convocado na Noruega.

Em 13 de agosto de 1905 os noruegueses votaram e decidiram pela independência. No dia 16 de outubro do mesmo ano, o Parlamento sueco aprovou a independência norueguesa e, no dia 27, o rei Oscar 2º abdicou o trono do país.

Líderes políticos republicanos foram fundamentais no movimento pela independência, mas, contrariando a forte tendência republicana, os noruegueses decidiram manter a monarquia em um novo plebiscito, realizado em 12 de novembro de 1905. Para esse resultado, foi decisivo o apoio dado pelo Reino Unido à Noruega, influenciando até mesmo os líderes republicanos, que, curiosamente, também defenderam a monarquia.

O príncipe Carl, da Dinamarca, que tinha ascendência norueguesa, foi escolhido para ocupar o trono. Casado com a princesa Maud, da Inglaterra, terceira filha do rei Edward 7º, foi coroado em 22 de junho de 1906, na catedral de Nidaros, em Trondheim, assumindo o nome de Hakoon 7º.




Fotos Noruega - O muito turístico mercado de peixe de Bergen, Noruega



Bergen a cidade mais limpa da Noruega



Vamos falar de OSLO
Bergen, segunda cidade da Noruega é famosa em toda parte por ser o segundo mais limpas de todo mundo a Everything. Em que parece ter sido lavados diariamente.La razão para isto é que a chuva cai em copisísimas Bergen; Diz-se que chove todos os dias e às vezes o dia todo, então as nuvens vem do Atlântico e as chuvas são resolvidos exatamente no mesmo lugar.

A cidade de Oslo fica situada a SE da Noruega, no fundo de um extenso fiorde com 100 Km de comprimento e 200 m de profundidade. Apesar de ser a capital do país e dos condados de Oslo e de Akershus, possui apenas cerca de 500.000 habitantes. É sede do Governo e o principal centro comercial, financeiro, industrial e cultural do País. O seu porto é o maior da Noruega, tanto a nível de carga como de passageiros. Possui indústrias químicas, texteis, alimentares, madeireiras, construção naval, electrotécnicas, maquinarias e artes gráficas. O turismo assume-se como uma indústria em franco progresso. Possui inúmeros museus, parques e estátuas. Entre as instituições culturais e educativas, sobressaiem a Universidade de Oslo (1811), com museus próprios de paleontología, etnografía e mineralogía; as faculdades de arquitectura, teología, veterinária, belas artes e música; a Academia Norueguesa de Ciências e Letras (1857); o Arquivo Nacional e o Instituto Nobel, que selecciona as pessoas ou as instituições para concessão do Prémio Nobel da Paz.
Oslo foi fundada por Harald III da Noruega por volta de 1050, tendo-se convertido na sede da realeza em 1300. No decorrer do século seguinte, o seu porto cresceu em importância, tendo a cidade prosperado até se converter num destacado centro comercial. Em 1624, foi destruída por um incêndio. Cristian IV, rei da Dinamarca e da Noruega, reconstruí-a totalmente, tendo recebido o nome de Cristiânia em sua honra. Apenas em 1925 recuperou a sua anterior designação. No século XIX deu-se um espectacular renascimento a nível económico e cultural. Oa alemães ocuparam a cidade entre 1940 e 1945, durante a II Grande Guerra. Os Jogos Olímpicos de Inverno foram realizados nesta cidade, no ano de 1952.

Oslo é servido por um aeroporto internacional. A SAS - Scandinavian Air efectua voos directos de Lisboa para Oslo. Nos Açores, A SATA realiza, também, diversos voos charter directos vocacionados, essencialmente, para a captação de turistas nórdicos.



Se viajar de carro, poderá encurtar o caminho utilizando a Ferry Clever desde a cidade dinamarquesa de Copenhagen. No final da viagem, a navegação através do fiorde de Oslo é paisagisticamente impressionante! Para além da existência de inúmeras ilhas, as margens estão cobertas de florestas salpicadas por grande número de localidades repletas de barcos de recreio, meio de transporte tão comum como o automóvel.



REDE DE TRANSPORTES

Oslo possui uma boa rede de autocarros, eléctricos, metropolitano e comboios locais. Esta cidade é um bom exemplo de respeito pela natureza, respirando-se, mesmo na zona central, a mais completa tranquilidade dado existirem, à sua volta, portagens rodoviárias com taxas de acesso tão elevadas que inibem as viaturas de entrar. Por outro lado, a inauguração de um novo túnel para tráfego rodoviário em Julho de 1995, melhorou substancialmente a circulação, evitando a passagem por zonas residênciais e libertando as ruínas do centro medieval. Antigas ruas como a Groenland e a Schweigaardsgate converteram-se em zonas arborizadas com pistas próprias para bicicletas.


PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS

Parque Frogner - Com mais de 150 estátuais do escultor norueguês Gustav Vigeland
Castelo de Akershus (1300)
Palácio Real (1848)
Storting - Parlamento (1848)
Oslo Kommune - Câmara Municipal
Catedral
Museu Nacional - Arte norueguesa e europeia
Museu de Artes Decorativas
Museu Folclórico Nacional
Museu Munch - Obras do pintor norueguês Edvard Munch
Museu Kon-Tiki - Alusivo às viagens marítimas de Thor Heyerdahl
Museu Marítimo
Museu do Fram
Museu dos Navios Vikings
Museu do Esqui


Fiorde de Geiranger, Património da UNESCO - Cruzeiro de Geiranger a Hellesylt              


Fiorde dos Sonhos (Sognefjord) - Cruzeiro de Kaupanger a Gudvangen  



Oslo - Parque Vigeland                                              




Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado