terça-feira, 30 de agosto de 2011

Dicas Mais Você


Especialistas dão dicas sobre como passar no vestibular


Ansiedade, nervosismo, medo: o vestibular é considerado um dos maiores desafios para adolescentes de todo o país. Baseado nisso, o Mais Você desta terça-feira, 30 de agosto, reuniu dicas de especialistas sobre o assunto. O programa ouviu as orientações de Rafael Azevedo, 22 anos, primeiro colocado no vestibular de medicina da Universidade de São Paulo, USP.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, cerca de 6 milhões de pessoas passam por esta "tortura" todos os anos. Rafael revelou que a principal estratégia para alcançar êxito no desafio é disposição. Ele dividia seu tempo entre a academia e os estudos.

Vestibular Sem Estresse
O rapaz contou ainda que dedicou o início do ano a diversas atividades, e intensificou os estudos na medida em que o tempo passava. “No final do ano, eu fui aumentando gradualmente o meu período de estudos, até o dia das provas”, destacou ele. “Quando eu vi meu nome na lista, chorei bastante e fez tudo valer a pena”, admitiu o futuro médico.
O programa também acompanhou a rotina de Felipe Augusto Lima Ribeiro e Luiz Henrique Leite, que deixaram o interior de São Paulo e foram morar na capital, em busca do sonhado ingresso na USP. O dia a dia dos estudantes é repleto de estudos e com foco bem estabelecido. Eles acreditam que o sacrifício vai valer a pena. Os dois estão, há seis meses, sem televisão, internet e telefone, tudo isso pelo sonho.

Dúvidas do vestibulando
Confira as principais dicas de especialistas

Tenha foco
É preciso estar 100% dedicado a estudar e se aprimorar nas matérias que você tem mais dificuldade. Uma dica: faça intervalos curtos a cada uma hora de estudo. Isso vai te manter ligado e sem aquele soninho clássico que dá quando a gente abre o livro, sabe?

Organize os estudos
Crie uma planilha de estudos e organize por ordem de prioridade. Aqui a dica é criar seu próprio material de estudo. Escreva em um papel tudo o que você entendeu. Assim, as informações serão guardadas com mais facilidade.

Peça ajuda
Você conhece alguém que também está ralando para passar no vestibular? Ótimo! Chame essa alma caridosa para estudar com você. Assim, vocês podem tirar dúvidas um do outro. Mas atenção: não deixe que essas reuniões se tornem momentos de jogar conversa fora. Largue o video game e vá estudar!

Respire e descanseNem só de cadernos e caneta vive o estudante, não é verdade? Saia para se distrair um pouco. Faça exercícios, coma bem e divirta-se no tempo livre!
Os 10 cursos mais concorridos
1 - Medicina 52,90
2 - Publicidade e Propaganda 32,32
3 - Nutrição 27,67
4 - Farmácia 26,97
5 - Ciência da Computação 25,14
6 - Direito 24,41
7 - Relações Internacionais 23,94
8 - Arquitetura e Urbanismo 23,59
9 - Enfermagem 22,32
10 - Psicologia 21,98

Acesse a nossa página de culinária e confira as novidades!
Mais Você dá dicas sobre como proteger as crianças de acidentes em lugares públicos


Ana Maria Braga falou sobre um tema que chama a atenção das famílias brasileiras no Mais Você desta terça-feira, 30 de agosto. Com a ajuda da especialista em segurança infantil, Lia Gonzalez, a apresentadora mostrou como prevenir acidentes com crianças em lugares públicos.

“Vira e mexe a gente fala aqui dos acidentes que acontecem dentro de casa com as crianças. Mas, hoje, a gente vai às ruas para mostrar que esses perigos não estão só dentro de casa. É assustador. A boa notícia é que estudos mostram que 90% desses acidentes poderiam ser evitados com atitudes simples de prevenção”, ressaltou Ana Maria Braga.

Em seguida, o programa exibiu uma reportagem mostrando um acidente sofrido pelo pequeno Gabriel, em uma escada rolante. A criança entrou com o pai no degrau e o pé ficou muito próximo ao rodapé. A lateral do degrau puxou o pé dele, ao fim da escada. O pai, com ajuda de outras pessoas, conseguiu tirar o pé da criança da lateral. Por causa do acontecimento, Liz Gonzalez orientou os pais de todo o país sobre a prevenção.

Segurança em casa
Na escada rolante
Em escadas de lugares públicos, o adulto responsável tem de segurar no corrimão, segurar a mão da criança e subir devagar prestando atenção. A supervisão de um adulto é importante para não deixar a criança sair correndo pela escada, além de prestar atenção nos equipamentos de segurança da mesma.

“O ideal é que o calçado seja firme e com os cadarços bem amarrados. Os cadarços têm que estar bem amarrados para evitar acidentes. Em geral, as escadas rolantes são sinalizadas com as faixas amarelas nas laterais. Os pais têm que posicionar a criança no centro do degrau, evitando as laterais, onde ela pode correr mais riscos de acidentes”, destacou Lia.

Em lugares públicos
“Em sacadas de shoppings, hotel, casa de amigos, que vocês podem frequentar, tem sempre que ficar atento para que a criança não se aproxime de lugares com esses. A supervisão de adulto é essencial, porque a criança pode colocar o pé, colocar o braço, até mesmo a cabeça, ou se debruçar em sacadas de lugares muito altos”, enfatizou a especialista.

No Elevador
“No elevador, alguns cuidados essenciais: a supervisão de adulto, o adulto tem que acompanhar essa criança, ficar de mão dada esperando o elevador chegar, o adulto que vai dizer a hora de entrar no elevador quando ele estiver aqui. Quando entrar no elevador tem que se posicionar o mais longe da porta possível e, na medida do possível, ele explica para a criança quais são as medidas, o que ele tem que prestar atenção e tomar cuidado dentro de um elevador. Não sair correndo, esperar o elevador chegar, a porta abrir completamente”, disse ela.

“Os pais têm que prestar atenção nos lugares que frequentam, porque alguns estabelecimentos apresentam riscos para a criança. Então, a supervisão é essencial. Mas é o olhar desse adulto que faz o diferencial no cuidado dessa criança”, finalizou a especialista.

Mais Você alertou para as dúvidas em relação aos primeiros socorros
Lixo com estilo: Mais Você mostra dicas sobre o reaproveitamento de materiais



“Agora vou te mostrar um ideia que você pode usar para revolucionar a sua casa ou para ganhar um dinheiro e complementar o orçamento da família. A gente foi conhecer uma carioca, de 28 anos, que transforma lixo em estilo”, informou Ana Maria Braga ao anunciar o tema no Mais Você desta terça-feira, 30 de agosto.

Em reportagem, a publicitária Thalita Carvalho contou como reaproveita diversos tipos de materiais, fazendo do lixo um aliado para a decoração de sua casa. Entre os objetos construídos com o lixo estão mesas, luminárias, adega de vinho, entre outros. “Se você vai comprar uma mesa em uma loja e pode fazer a mesma mesa por um terço do preço, por que você não faz?”, questionou a publicitária.

Artesanato: aprenda a fazer novas dobraduras com toalhas“Eu não saio na rua atrás do lixo, eu fico ligada no lixo, é diferente. Assim, a gente acha. Treinar o olhar para prestar mais atenção no que tem em volta, no que a gente pode usar, em alguma hora a gente vai achar alguma coisa. Eu costumo falar que o lixo não tem nada a perder, então, qual é o medo de você pegar uma caixa de feira e jogar uma tinta nela para transformá-la em uma mesa?”, sugeriu Thalita.

Na casa, Ana Maria Braga mostrou objetos feitos pela artista plástica Juliana Bollini, que usa elementos da natureza para transformá-los em peças decorativas. A apresentadora mostrou uma toalha feita com papel de jornal e revista, um material simples que vai deixar a casa dos telespectadores com um visual único.

Zeca Camargo Chuta o baldepara Educação 
 no Mais Você


O Chutando o balde desta semana recebe o apresentador Zeca Camargo. O jornalista revela, com exclusividade para o Mais Você, o que o tira do sério. “O que me faz chutar o balde é a falta de educação. Eu não tolero comigo porque não sou uma pessoa sem educação, então não venha com isso para cima de mim”.
A falta de educação é algo tão inaceitável para Zeca Camargoque nem precisa que aconteça com ele. “Se vejo alguém sendo mal educado com uma pessoa eu tomo partido e convenço a pessoa que o que ela esta fazendo é a coisa mais horrorosa, mais desumana e mais injusta que pode acontecer. Comigo não tem falta de educação. Eu não posso tolerar. Vou brigar sempre por isso”.
Veja pelo o que Paola Oliveira Deborah Secco, Ricardo Tozzi, Mateus Solano, Susana Pires, Talula do BBB, Jorge Fernando, Murilo Benício e Julia Lemmertz chutaram o balde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado