quinta-feira, 14 de julho de 2011

Dicas Tour Alemanha

Turismo pela Alemanha



A Alemanha tem muito o que oferecer aos seus visitantes: paisagens as mais diversas, variadas ofertas de lazer, um grande número de eventos desportivos e culturais, além de uma excelente infra-estrutura. Isto e muito mais atrai anualmente milhões de turistas para a Alemanha.
Apesar da alta densidade populacional, a Alemanha é rica em belezas naturais.
E não poderia ser diferente: com dois mares ao norte, lagos e rios, serras e montanhas, muitos parques naturais e reservas da biosféra o país oferece natureza de forma especialmente variada. Paisagens como os férteis vales dos rios Reno e Mosela, as extensas áreas de marisma do Mar do Norte, ou os lagos e serras aos pés dos alpes muitas vezes infundiram tradições e costumes centenários nas respectivas culturas regionais.

Uma rica oferta de lazer

Ofertas para o tempo de lazer e para o esporte não faltam em parte alguma. As possibilidades são muitas: extensos caminhos para passeios e ciclismo, pistas para desportos de inverno, variados tipos de esporte aquático atraem um grande número de pessoas. Uma densa rede de instituições de wellness promete descanso e relaxamento.
Os amantes do esporte também encontram entretenimento de primeira. Muitas cidades oferecem competições em diversas modalidades desportivas. Claro que nestes casos na Alemanha o futebol sempre vem em primeiro lugar. Estima-se que os jogos da Bundesliga a cada temporada atraem 10 milhões de pessoas.

As cidades na Alemanha - atrações de todo tipo

Aquele que deseja vivenciar arte e cultura escolheu o lugar certo ao vir para a Alemanha. Inúmeros castelos e palácios, igrejas e conventos, e os centros históricos bem conservados atraem um grande número de pessoas. E há também as "Magic Cities", como Frankfurt, Dresden, Hamburgo, Colônia e Munique, que, além dos fantásticos monumentos e das importantes instituições culturais, oferecem um sem-número de eventos sempre atuais.
Dentre todas as cidades. Berlim exerce um fascínio epecial sobre visitantes alemães e estrangeiros. Esta metrópole, dividida em duas até 1989, é um símbolo único da reunificação alemã. E hoje em dia a capital da Alemanha se apresenta mais viva e apaixonante do que nunca: antiga e moderna arquitetura, cultura de épocas passadas e vanguarda, um panorama vivo da arte e do teatro, feiras e eventos musicais internacionais - Berlim tem algo a oferecer a todos os gostos.

Trinta monumentos culturais são Patrimônio da Humanida da UNESCO
A oferta cultural das pequenas cidades também pode ser surpreendente. Isto está ligado à história do país, que foi se desenvolvendo a partir de muitos pequenos Estados. Assim, entre os trinta monumentos declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco na Alemanha estão não apenas a Museumsinsel (ilha dos museus) de Berlim e a catedral de Colônia, mas também os centros históricos de Bamberg e de Stralsund, e a cidade clássica de Weimar.
As inúmeras festas populares realizadas em toda a Alemanha e os desfiles registram um número maior de visitantes a cada ano. E esta tendência vai muito além da Oktoberfest de Munique, do mercado de natal Christkindlesmarkt de Nurembergue, ou do carvanal da região da Renânia.

Há também o carnaval de Rottweil, cujos primórdios datam do século 15, e que a cada ano atrai dezenas de milhares de visitantes à Floresta Negra. No norte do país a Hanse Sail Rostock reúne cerca de 200 barcos tradicionais e embarcações grandes e milhões de visitantes no segundo fim de semana de agosto. A Hanse Sail Rostock é o maior evento marítimo do Estado costeiro de Mecklenburg-Vorpommern.

Uma rede de transporte densa e moderna

Com 82 milhões de habitantes numa área de 350.000 quilômetros quadrados a Alemanha é um dos países mais populosos da Europa. Assim, a rede de transportes tem que ser densa e boa. De Hamburgo a Munique e de Colônia a Berlim - de carro, de trem, de ônibus ou de avião, todos os lugares são de fácil e rápido acesso. A rede Intercity da ferrovia cresce continuamente, o sistema ramificado de auto-estradas e uma moderna rede de tráfego aéreo garantem a todos os passageiros e viajantes uma viagem tranqüila sob os mais recentes padrões de segurança.
Ao largo das grandes vias de rolamento quase uma centena de rotas turísticas como a "Estrada Romântica" ou a "Estrada do Vinho" passam por belas paisagens, idílicas localidades, cidades antigas, e monumentos históricos.

A hospitalidade é o ponto forte

Na Alemanha o visitante encontra hospedagens de todos os tipos e de todas as categorias: deste o alojamento particular até o hotel de alto luxo, passando por pensões e apartamentos ou casas de aluguel por temporada. Mesmo nas categorias de preço mais baixo são impostos e controlados determinados padrões, de tal modo que sempre pode-se contar com um nível básico de conforto.
Já não é segredo que em termos culinários a Alemanha tem mais a ofercer do que apenas salsichas e chucrute. Ainda que a cozinha regional seja sempre muito bem representada, as regiões rurais também oferecem restaurantes de cozinha internacional. Por sinal, os amantes da boa cozinha não precisam restringir-se às grandes cidades, restaurantes excelentes podem ser encontrados em toda parte.


Fonte: wm2006.deutschland.de

Um passeio pelos Patrimônios da Humanidade

Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: A catedral de Colônia, uma obra-prima da arquitetura gótica
Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: A catedral de Colônia, uma obra-prima da arquitetura gótica

De norte a sul, de leste a oeste - por todas as regiões da Alemanha há cidades e monumentos declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Estão em território alemão 30 locais ou construções sob proteção especial da Unesco. No norte do país, os visitantes podem encontrar exemplos impressionantes em algumas cidades hanseáticas. Os centros antigos em Stralsund e Lübeck e o prédio da prefeitura e a estátua de Roland em Bremen, por exemplo, remontam à vida agitada que caracterizou esses locais no passado.

Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Centro histórico de Goslar
Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Centro histórico de Goslar
A Catedral de Hildesheim e a antiga abadia beneditina de São Miguel são testemunhas da arte religiosa no Sacro Império Romano. Já a mina Rammelsberg, em Goslar, é um pedaço da história da exploração de minérios na região: a primeira extração de minério comprovada aconteceu no local há cerca de mil anos. A mina só foi desativada em 1988, e hoje, ao lado do centro histórico da cidade, faz parte do Patrimônio Cultural da Humanidade.

Indústria e religião

No sul da Alemanha, a lista da Unesco inclui locais como o centro histórico de Bamberg. Também estão sob proteção o excepcional castelo barroco que serviu de residência aos Würzburger e o Mosteiro de Maulbronn, considerado o mais bem conservado mosteiro da Idade Média ao norte dos Alpes.
Bildunterschrift: Catedral de Speyer
Bildunterschrift: Catedral de Speyer
O complexo industrial da mina de carvão de Zollverein, em Essen, e a usina siderúrgica de Völklinger são exemplos de conjuntos considerados Patrimônio da Humanidade no oeste da Alemanha. Ambas representam uma parte da história da industrialização na Europa.
Também muitas edificações sacras dessa região são de valor incalculável para a história da arte. A Catedral de Colônia é considerada uma obra-prima da arquitetura gótica, e a Catedral de Speyer, o ponto máximo da arquitetura romana.

Parques e castelos

Os seus 800 anos de história são o motivo pelo qual o Castelo de Wartburg, em Eisenach, no leste da Alemanha, foi considerado pela Unesco como herança cultural da humanidade. Os impressionantes muros estão excepcionalmente bem conservados e o castelo é palco de inúmeras exposições. O Parque de Muskau, na fronteira com a Polônia, é considerado, não apenas por especialistas, como um modelo de paisagem criada pelo homem.
Dresden à noite
Dresden à noite
Também em Dresden os parques fazem parte de uma herança cultural: é o idílico vale do Rio Elba. Ao longo de 18 quilômetros, arquitetura humana e beleza naturais se desenvolveram em harmonia.

Lista completa

Veja a seguir a relação completa dos Patrimônios da Humanidade na Alemanha, seguido do ano em que eles foram reconhecidos pela Unesco.
Catedral de Aachen (1978)
Catedral de Speyer (1981)
Residência de Würzburg com os jardins da corte e a praça da residência (1981)
Igreja de peregrinação de Wies (1983)
Castelos de Augustusburg e de Falkenlust em Brühl (1984)
Catedral de Santa Maria e Igreja de São Miguel em Hildesheim (1985)
Monumentos romanos, Catedral de São Pedro e Igreja de Nossa Senhora em Trier (1986)
Cidade hanseática de Lübeck (1987)
Palácios e parques de Potsdam e Berlim (1990, 1992, 1999)
Abadia e Altenmünster de Lorsch (1991)
Minas de Rammelsberg e centro histórico de Goslar (1992)
Monastério de Maulbronn (1993)
Cidade de Bamberg (1993)
Convento, castelo e centro histórico de Quedlinburg (1994)
Usina siderúrgica de Völklingen (1994)
Sítio de fósseis de Messel (1995)
Catedral de Colônia (1996)
A Bauhaus e seus prédios em Weimar e Dessau (1996)
Monumentos em memória a Lutero em Eisleben e Wittenberg (1996)
Weimar clássica (1998)
Ilha dos Museus (Museumsinsel) em Berlim (1999)
Castelo de Wartburg (1999)
Jardins reais de Dessau-Wörlitz (2000)
Ilha monástica de Reichenau (2000)
Complexo industrial da mina de carvão de Zollverein em Essen (2001)
Vale do Alto Reno (2002)
Centros históricos de Stralsund e Wismar (2002)
Prédio da prefeitura e estátua de Roland na praça do mercado de Bremen (2004)
Parque de Muskau / Parque Muzakowski (2004)
Vale do Rio Elba em Dresden (2004)

Fonte:  http://www.dw-world.de/

Hotéis na Alemanha
A Alemanha já está afirmada, definitivamente, como um dos principais destinos turísticos do planeta. Além de todas as paisagens maravilhosas que a natureza lhe deu, a Alemanha também conta com construções feitas pelos homens, além de eventos anuais imperdíveis e a cultura e costumes tradicionais, que encantam a todos.
Se você quer conhecer a Alemanha tradicional, não pode deixar de visitar a região da Bavária, ou Baviera, famosa por manter e cultivar os costumes e tradições alemãs. Lá você encontra cidades encantadoras, os lugares mais divertidos e interessantes para se conhecer, além da alegria e hospitalidade de um povo que gosta muito de comemorar.
Na Bavária, mais especificamente em Munique, sua capital, é onde acontece a Oktoberfest, a maior festa da cerveja do mundo. Esse é um festival único, onde, todos os anos, milhões de pessoas se reúnem para se divertir, comer e beber a aclamada melhor cerveja do mundo.
Agora se você quer aproveitar um bom vinho, observando paisagens maravilhosas, você não pode deixar de entrar em um barco e deslizar pelo Vale do Reno, um trecho do rio que corta as cidades e vilarejos mais charmosos do país.
Já para quem gosta de se atualizar com o que há de mais moderno e novo no mercado, pode deixar de conferir as Feiras na Alemanha, que acontecem anualmente e reúnem empresas, fabricantes, consumidores e comerciantes dos mais diversos segmentos.
Com certeza, o que não faltam são motivos pra você conhecer esse país tão rico em cultura e negócio.
Fonte: http://www.reservehotelonline.com.br/


Berlim

Folha Online




A fachada do histórico Reichstag, o Parlamento alemão, que foi restaurada



Prédios de Potsdamer Platz, que fazem parte da paisagem moderna de Berlim


LIGIA BRASLAUSKASda Folha Online, em Berlim

Se Berlim já era uma cidade curiosa antes da queda do muro e da reunificação das duas Alemanhas, hoje ela é, seguramente, uma das capitais mais interessantes para visitar. É possível dizer que cultura, salsicha e cerveja estão para a capital alemã assim como suíngue, suor e cerveja para o Rio de Janeiro.

Apesar de seu passado histórico, Berlim está ganhando uma nova cara. As antigas formas sólidas estão recebendo, aos poucos, tons de modernidade e transparência, muita transparência.

A nova arquitetura da cidade conta com edifícios mais altos, mais modernos. Como dizem os berlinenses, são as "torres de vidro", nítidas em Potsdamer Platz, bairro da ex-Berlim oriental, por exemplo, que há sete ou oito anos não passava de um pedaço de terra vazio e abandonado.

O antigo e o novo
Para quem nunca esteve na cidade, o primeiro contato com o lado oriental pode parecer confuso ou estranho: a dúvida fica entre a beleza das estruturas antigas e a tecnologia utilizada na construção da parte nova. Os que estiveram em Berlim antes de 93 e estão voltando para visitá-la chegam a se surpreender.

Boa parte da cidade está coberta por tapumes e redes de proteção, e alguns museus estão temporariamente com suas portas fechadas, mas nada disso diminui a beleza do local.

São 180 museus, cerca de 500 igrejas, mais de 5.000 bares (com cerca de 6.800 marcas de cerveja alemãs), 135 teatros e três Óperas, além dos parques, monumentos e galerias espalhados pela cidade.

Fora isso, Berlim tem atualmente 435.117 estrangeiros, vindos de 185 países diferentes, que mantêm residência fixa na cidade e, obviamente, somam suas riquezas culturais a dos alemães.

Os bairros
Kreuzberg, o bairro jovem e alternativo de Berlim, continua igual. Muitos estrangeiros, muita música, muitos artistas, muitos turcos e a busca incessante pela preservação da boa qualidade de vida. Quem vai a Berlim tem de conhecer Kreuzberg, o bairro da juventude alternativa.

No entanto, Kreutzber perdeu seu reinado de vida noturna para Prenzlauer Berg -bairro da ex-Berlim oriental- depois da queda do muro em 1989, quando o antigo lado oriental começou a aparecer como uma novidade, algo curioso para ser visitado e que caiu no gosto dos berlinenses e dos turistas.
FAÇA UM TOUR VIRTUAL POR BERLIM

Consulte também:


  • Berlim Oriental


  • Berlim Ocidental


  • Não deixe de visitar


  • Berlim à noite


  • Dicas e serviços




  • Nome:
    E-mail:
    Assunto:
    Mensagem:







    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe seu cometário. Obrigado