quinta-feira, 29 de março de 2012

Notícias G1

Ministro diz que governo quer mudar lei para punir motorista embriagado

STJ decidiu que só bafômetro ou exame de sangue comprovam embriaguez.
Tribunal rejeitou outros tipos de prova, como exame clínico e depoimentos.

Débora Santos e Nathalia PassarinhoDo G1, em Brasília
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (Foto: Valter Campanato / Agência Brasil)
 
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo  (Foto: Valter Campanato / Agência Brasil)
 
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta quinta-feira (29) que o governo e o Congresso Nacional discutem mudar a Lei Seca para incluir outras provas de embriaguez, além do uso do bafômetro e do exame de sangue. Segundo ele, o assunto ganhou urgência depois da decisão desta quarta do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que rejeitou outros tipos de prova (como exame clínico e depoimento de testemunhas) para comprovar que o motorista ingeriu álcool.
"Agora, já há uma decisão final, e isso faz com que nós tenhamos rapidamente que dialogar com o Poder Legislativo para mudarmos a lei. É necessário para que possamos continuar tendo uma ação muito dura em relação a pessoas que de forma irresponsável bebem e dirigem", afirmou Cardozo.
O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), afirmou nesta quinta que "nos próximos dias" será colocado em votação um projeto que permitirá outros tipos de prova e endurecerá as regras da Lei Seca (leia ao final deste texto).
A intenção do governo é mudar a lei por meio de projetos que já tramitam no Congresso para que o motorista que dirige sob efeito de álcool possa ser processado criminalmente com base em outras provas como depoimentos de testemunhas, vídeos e exame clínico. Segundo a lei, um motorista pode ser responsabilizido criminalmente se for comprovada uma quantidade de álcool acima de seis decigramas por litro de sangue.
"Estamos discutindo com o Congresso tirar da lei a dosagem alcoólica que faz com que exista o tipo criminal e permitir que uma pessoa em visível estado de embriaguez possa ser condenada, inclusive por outras provas, como prova testemunhal, filmes e outras provas que possam se dar", explicou o ministro da Justiça.
De acordo com Cardozo, essa mudança na lei fará com que o motorista que for parado pela fiscalização queira usar o bafômetro para comprovar que não ingeriu álcool.
"Se a lei, da forma como está redigida, não tem condições de atingir a punibilidade que precisamos neste caso, temos que mudar a lei. O bafômetro que hoje é elemento necessário para condenação passará a ser um instrumento da defesa da pessoa que quer demonstrar que efetivamente não está em estado de embriaguez", afirmou Cardozo.
CâmaraO presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou nesta quinta que, "em breve", colocará em votação a proposta que dispensa o bafômetro como único meio de prova.
"Nós devemos votar nos próximos dias a alteração na Lei Seca endurecendo as regras da lei para que haja um controle efetivo, condições para os órgãos de fiscalização de trabalharem com mais eficiência na aplicação da Lei Seca", afirmou.
Segundo ele, a proposta em discussão na Câmara aumenta as penalidades para quem comete delitos sob o efeito de álcool. "Eu acho que a decisão do STJ só nos demonstra a necessidade de votar com mais agilidade e mais rapidez a lei na Câmara. Essa lei vai orientar as próximas e futuras decisões que serão tomadas com os tribunais em relação a essa matéria. Eu sou da opinião que devemos endurecer as punições", disse Maia.
Segundo o deputado há "acordo" para votar o projeto. "É um processo que já está em discussão na Câmara, já há um acordo acertado entre todos os atores envolvidos, o que nos permite dizer que a votação deve acontecer em breve na Câmara."
Maia afirmou ainda que a proposta em discussão na Casa aumenta as penalidades para quem comete delitos sob o efeito de álcool.
"Eu acho que a decisão do STJ só nos demonstra a necessidade de votar com mais agilidade e mais rapidez a lei na Câmara. Essa lei vai orientar as próximas e futuras decisões que serão tomadas com os tribunais em relação a essa matéria. Eu sou da opinião que devemos endurecer as punições."
tópicos:

Visitantes interagem com estrutura do Titanic em mostra nos EUA

Museu da 'National Geographic' abriu mostra sobre 100 anos do naufrágio.
Piso interativo permite ver carcaça do navio como nova durante caminhada.

Do G1, com AFP
O museu da "National Geographic" em Washington D.C., nos Estados Unidos, abriu ao público nesta quinta-feira (29) a exposição "Titanic: 100 anos de obsessão". A mostra possui artigos como um piso interativo, que mostra a estrutura do navio naufragado vista de cima e, quando um visitante caminha sobre ele, pode ver como era a estrutura no passado. (Foto: Paul J. Richards/AFP)
 
O museu da "National Geographic" em Washington D.C., nos Estados Unidos, abriu ao público nesta quinta-feira (29) a exposição "Titanic: 100 anos de obsessão". A mostra possui artigos como um piso interativo, que mostra a estrutura do navio naufragado vista de cima e, quando um visitante caminha sobre ele, pode ver como era a estrutura no passado.
(Foto: Paul J. Richards/AFP)
 
Também estão expostas as primeiras imagens do navio pós-naufrágio, feitas em 1985, e outras mais recentes que contaram com a participação do diretor David Cameron - que produziu o filme "Titanic". (Foto: Paul J. Richards/AFP)
 
Também estão expostas as primeiras imagens do navio pós-naufrágio, feitas em 1985, e outras mais recentes que contaram com a participação do diretor David Cameron - que produziu o filme "Titanic". (Foto: Paul J. Richards/AFP)
 
Comando de força dos motores é exposto no museu da capital americana (Foto: Paul J. Richards/AFP)Comando de força dos motores é exposto no museu da capital americana
(Foto: Paul J. Richards/AFP)
 

tópicos:

Imagem revela como o cérebro é organizado

Registro mostra estrutura tridimensional, como uma grade curvada.
Descoberta desvenda conexão entre todas as partes do cérebro.

Do G1, em São Paulo
Esqueça aquela ideia de que "o lado direito do cérebro faz assim" e o "lado esquerdo do cérebro faz assado". Um estudo publicado nesta quinta-feira (29) pela revista “Science” mostra que o cérebro humano não tem "lados" nem é isolado na hora de realizar tarefas. Ele é todo interligado e não existem áreas específicas para funções específicas.
O mesmo padrão de organização foi observado no cérebro humano e também no de macacos. Segundo os pesquisadores, os sinais que correm pelo cérebro se ordenam em uma estrutura tridimensional, como uma "grade curvada". Em resumo, o cérebro não é um emaranhado de fios separados, mas uma rede interligada.

Cérebro visto como uma grade curvada, em imagem feira por estudo publicado nesta quinta (29) (Foto: MCH-UCLA Human Connectome Project)
 
Cérebro visto como uma grade curvada, em imagem feita por estudo publicado nesta quinta (29) (Foto: MCH-UCLA Human Connectome Project)

“A velha imagem do cérebro como um emaranhado com milhares de fios separados e desconectados não fazia sentido do ponto de vista evolutivo”, afirmou Van Wedeen, autor do estudo, em material de divulgação do Hospital Geral de Massachusetts, nos EUA, onde ele trabalha.
“Como a seleção natural levaria cada um destes fios a configurações mais eficientes e vantajosas? A grande simplicidade desta estrutura em grade é o motivo pelo qual ele [o cérebro] consegue acomodar as mudanças aleatórias e graduais da evolução”, concluiu o pesquisador.
saiba mais

Bebê que morreu no carro em Goiás era criado por tia em MG, diz família

Criança teria morado com tia em Uberaba por 6 meses a pedido da mãe.
Segundo parentes, ela foi à cidade e, sem avisar, levou menino de volta.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera


Familiares do pai do bebê de um ano que morreu asfixiado dentro de um carro alegam que a criança era criada por uma tia em Uberaba, Minas Gerais. Segundo a família, quando o menino tinha seis meses de idade, a pedido da mãe, a criança foi levada para Itumbiara, no sul de Goiás, para morar com a tia e, posteriormente, para Uberaba, cidade para onde a mulher tinha se mudado.
A mãe, Andressa Prado de Oliveira, de 26 anos, é suspeita de ter deixado o filho por quatro horas fechado no carro, sob o sol, no Setor Santa Luzia, em Aparecida de Goiânia. Ela contou aos policiais que o filho gostava de brincar dentro do carro e, por esse motivo, o teria deixado lá dentro. Em depoimento à Polícia Civil, a mãe disse também que não viu que os vidros estavam fechados. O pai da criança está preso por tráfico de drogas na Penitenciária Odenir Guimarães em Aparecida.
Segundo o avô da criança, José Francisco de Oliveira, seis meses depois que Andressa deixou o menino com a família paterna, ela foi até Minas Gerais e levou o filho novamente para Aparecida de Goiânia: “Um menino bem cuidado aqui ela veio e o buscou para matar ele. O sonho dela era matar o menino. Eu quero justiça”, afirma o avô.
O primo do pai do garoto, Arlen Oliveira, conta o que aconteceu no dia em que a criança foi levada: “Ela ligou e pediu para ver a criança porque já tinha algum tempo que ela não o via. Daí, eles marcaram um encontro em um shopping da cidade e, quando ela pegou a criança nos braços, ela correu e entrou no carro e disse para o atual esposo dela: acelera, vamos embora. Então, neste momento, elas brigaram, mas mesmo assim ela conseguiu levar a criança”.
Um boletim de ocorrência chegou a ser feito no dia em que Andressa levou o filho para Aparecida de Goiânia. No dia seguinte, um email foi enviado pela família à delegada responsável. No texto, a família pede atenção para o caso: “Não acho que uma mãe que nunca deu carinho, afeto, atenção e nem cuidou dele em momento algum possa mudar de uma hora para outra”.

Sepultamento
O corpo do bebê foi velado durante a tarde de quarta-feira e sepultado às 19h30 em Itumbiara. Antes de seguir para a cidade, a criança foi levada até a Penitenciária Odenir Guimarães (POG) para que seu pai, que está preso no local, pudesse se despedir do filho. A visita ao corpo da criança durou entre 10 e 15 minutos e aconteceu na presença do pai e do irmão do preso, que acompanharam o serviço funerário até o presídio.
Testemunhas
Testemunhas ouvidas na tarde de quarta-feira (28) pela delegada responsável pelo caso em Aparecida de Goiânia, Myrian Vidal, afirmaram que Andressa já teria tentado matar o filho outras vezes. Uma mulher que cuidava eventualmente da criança contou como ocorreram as tentativas.
Ela não se identificou por questões de segurança: ““Ela [Andressa] tentou matar a criança umas três vezes afogada no tanque. Eu vi, eu presenciei. Cheguei na hora. Eu estava fazendo almoço quando minha filha me chamou. A Andressa encheu o tanque de água até transbordar. Quando cheguei, ouvi as gargalhadas dela. A criança estava se debatendo na água e ela, sorrindo. Ela soltava a criança, colocava a mão no pescocinho dela e a afogava. Aí, nós tomamos o menino dela”.
A testemunha disse que não denunciou a mãe do bebê porque sofria ameaças: “Ela me ameaçou de jogar soda cáustica e me ameaçava de morte direto”. A delegada Myrian informou também que Andressa recebeu, pelo celular, uma mensagem do pai da vítima dizendo “bem que você falou que ia matar ele”. O pai deverá ser ouvido nesta quinta-feira (28).
Homicídio
De acordo com a delegada, não há dúvidas de que o bebê foi morto intencionalmente: “Nós a prendemos em flagrante por homicídio doloso, porque entendemos que ela, ao colocar a criança durante tanto tempo no sol com os vidros fechados, assumiu o risco de matar essa criança”.
Além disso, segundo Myrian, ela deverá ser indiciada por outros crimes: “Nós estamos investigando alguns abortos que ela teria tantado fazer. Já temos a comprovação de pelo menos um aborto. E vamos investigar também duas tentativas de homicídio contra o bebê, ocorridas em dezembro do ano passado. A delegada acredita que até o final da semana o caso seja encaminhado ao Pode Judiciário”.
Morte
O bebê de um ano foi encontrado morto dentro do carro da família na tarde de terça-feira (27) no Setor Santa Luzia, em Aparecida de Goiânia. Segundo a polícia, ele foi deixado pela mãe dentro do veículo, que estava com os vidros fechados e estacionado do lado de fora da casa, debaixo de sol, por aproximadamente quatro horas.
Segundo policiais que atenderam a ocorrência, a criança estava apenas de fralda, havia manchas no corpo de secreção na garganta. Segundo os peritos, o menino morreu por asfixia.

Hacker invade Twitter de atriz pornô e exige 30 minutos no Skype com ela

Thiago BarrosPara o TechTudo

Atriz pornô teve senhas do Twitter roubadas por hacker (Foto: Reprodução/Penthouse)
 
Atriz pornô teve senhas do Twitter roubadas por hacker (Foto: Reprodução/Penthouse)
O homem começou a publicar imagens de suásticas e a escrever mensagens preconceituosas. Além disso, como se fosse Gina, o invasor tuitou dizendo que estava “fora de si” e que não aguentava mais a vida de atriz pornô. No entanto, a farsa foi desmascarada pela própria Lynn, em entrevista ao jornal The New York Post.
“Não sei quem é. Talvez um fã maluco? Algumas vezes, eles podem ser bem estranhos. Ele mudou todas as minhas senhas e falou que me daria de volta somente se eu ficasse meia hora com ele no Skype”, comentou.
Gina Lynn fez uma denúncia à polícia e a sua conta oficial no Twitter acabou deletada. Ela teve que criar um novo perfil (@Gina_Lynn_), porém ainda não publicou tweets. A nova conta já tem mais de mil seguidores.
Via Daily Mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado