sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Notícias G1

Sexta-feira deve ser chuvosa em grande parte do país

Deve fazer sol apenas em alguns pontos da região Nordeste.
Há risco de chuva forte principalmente em cidades no Sudeste.

Do G1, em São Paulo
 
 
A sexta-feira (9) deve ser de chuva na maior parte do país, segundo previsão do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe).

Nuvens encobrem grande parte do país nesta quinta-feira (8) (Foto: Reprodução/Cptec/Inpe)
 
Nuvens encobrem grande parte do país nesta quinta- feira (8) (Foto: Reprodução/Cptec/Inpe)
 
De acordo com o centro, uma zona de convergência do Atlântico Sul se estabelece entre o Acre até São Paulo, causando nebulosidade e pancadas de chuva a qualquer hora do dia em vários nos estados.
Deve chover no Acre, Amazonas, Rondônia, oeste do Pará, em Mato Grosso, sul de Goiás, no centro-norte de Mato Grosso do Sul, no centro-sul de Minas Gerais, em São Paulo, no Paraná e norte de Santa Catarina.
Há risco de chuva forte e acumulados significativos de chuva, em algumas localidades dessas áreas, principalmente em cidades do Sudeste.
No leste e norte do Pará, no Tocantins e norte de Minas Gerais, haverá sol entre nuvens e pequena chance de pancadas de chuva localizada a partir da tarde.
No leste do Rio Grande do Sul e leste da Bahia, o tempo ainda ficará instável. Nas demais áreas do país, há predomínio de sol. As temperaturas ficam amenas no Sul e parte do Sudeste.
Veja a previsão por região do país a seguir:
Centro-Oeste
Em Goiás e sul de Mato Grosso do Sul há possibilidade de pancadas de chuva à tarde. Nas demais áreas da região, o tempo é nublado com fortes pancadas de chuva. Temperaturas estáveis.
Nordeste
No norte do Piauí, interior do Ceará, sudoeste do Rio Grande do Norte, oeste da Paraíba e interior de Pernambuco, há predomínio de sol. No sudoeste da Bahia e extremo sul, possibilidade de pancadas de chuva à tarde. Nas demais áreas da região, deve fazer sol entre poucas nuvens. Temperaturas estáveis.
Norte
No oeste do Amapá e nordeste do Pará deve fazer sol com variação de nuvens. No norte e leste do Pará, maior parte de Tocantins, há possibilidade de pancadas de chuva à tarde. Nas demais áreas da região, tempo nublado com fortes pancadas de chuva. Temperaturas estáveis.
Sudeste
Na faixa centro-oeste e extremo leste de Minas Gerais e interior do Espírito Santo deve haver pancadas de chuva à tarde. No centro-sul do Rio de Janeiro e leste de São Paulo, muitas nuvens e chuva. Nas demais áreas da região, tempo nublado com fortes pancadas de chuva. Temperaturas estáveis.
Sul
No leste do Paraná e nordeste de Santa Catarina, tempo com muitas nuvens e chuva. No sul de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, variação de nuvens e pancadas de chuva. No leste e sul do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, tempo instável, com poucas aberturas de sol e chuva. Nas demais áreas da região, tempo nublado com fortes pancadas de chuva. Temperaturas estáveis.
Mais 1h enterrado, ele teria morrido’, diz veterinária sobre cão resgatado

Filhote de apenas 4 meses passou 12h enterrado pelo próprio dono.
Polícia deverá investigar suspeito pelo crime de crueldade contra animais.

Natália Clementin Do G1 Rio Preto e Araçatuba
 

O filhote de cachorro de apenas 4 meses resgatado em Novo Horizonte, no interior de São Paulo, após passar 12 horas enterrado pelo próprio dono, passa bem e já não corre riscos de morrer. O caso comoveu moradores da cidade e candidatos para adotá-lo não faltam.
O animal foi resgatado nesta quarta-feira (7), quando um integrante da Associação de Proteção aos Animais, Marcos Rodrigues, recebeu denúncia de que havia um cachorro enterrado vivo no quintal de uma casa. Ele conseguiu encontrar o cão e o levou para uma clínica. Segundo a veterinária Viviane Cristina da Silva, ontem (7), o cãozinho comeu bem, mas hoje (8), já se recusou. "O remédio que estamos dando a ele causa enjôos, mas o filhote será medicado e vou colocá-lo no soro. Ele está bem, mas se o regate demorasse mais uma hora, ele poderia ter morrido", disse a veterinária.

Filhote está sob cuidados de veterinários (Foto: Rodrigo Mansil / TV Tem)
 
Filhote está sob cuidados de veterinários (Foto: Rodrigo Mansil / TV Tem)
 
O filhote apelidado carinhosamente de Titã, que significa filho da terra, está desnutrido, desidratado e precisa passar por um tratamento de pele. De acordo com a veterinária, o animal deve ficar pelo menos durante 15 dias em observação. Ele tomará banhos com remédios e antibióticos duas vezes ao dia. Nesta quinta-feira (8), passará por um hemograma e poderá ter que fazer uma cirurgia no olho direito, onde há uma perfuração. “O filhote está com uma úlcera de córnea, que acredito ter sido causada pelo atrito da terra com o olho”, explicou a veterinária.
Como a prefeitura não tem um local para tratamento de animais, Titã está sob os cuidados de uma clínica particular. O custo inicial para cuidar do filhote foi de R$500, custeado através de doações de moradores sensibilizados pelo caso. Após os 15 dias, o cãozinho terá que passar por mais seis meses de tratamento de pele, que custa em torno de R$ 100 mensais.
Por enquanto, a Associação de Proteção aos Animais quer a melhora do animal e não se preocupou sobre a adoção. Muitas pessoas da cidade já manifestaram interesse e visitaram o cãozinho na clínica onde ele está internado. Caso Titã não tenha um dono quando tiver alta, permanecerá sob os cuidados da Associação. “A cidade tem 35 mil habitantes e a mobilização foi geral. Embora haja pessoas que façam essa crueldade, a maioria ama os animais e quer ajudar. A cidade tem um canil que é gerenciado por uma ONG, mas o local ainda não tem veterinário e por isso, Titã ficará conosco”, afirma Rodrigues.

Foi apresentado um termo circunstanciado à Justiça e o suspeito de enterrar o cachorro deverá ser investigado pelo crime de crueldade contra animais. Segundo o delegado responsável pelo caso, Luis Fernando Calmon Ribeiro, a polícia aguarda laudo para ouvir o suspeito, que pode pagar multa e pegar de 3 meses a 1 ano de prisão.

Coca-Cola muda fórmula secreta de lugar pela primeira vez desde 1925

Fórmula foi transferida de cofre de banco para museu da companhia.
Criada em 1886, fórmula estava guardada em banco, no centro de Atlanta.

Do G1, em São Paulo
 
Coca-Cola muda fórmula secreta de lugar pela primeira vez desde 1925 (Foto: Divulgação)
 
Museu da Coca-Cola passará a guardar a 'fórmula secreta'  do refrigerante (Foto: Divulgação)
 
A Coca-Cola anunciou nesta quinta-feira (8) que, pela primeira vez em 86 anos, mudou a localização onde está guardada a sua "fórmula secreta", levando-a de um cofre de banco para o museu da companhia, em Atlanta.
"Pela primeira vez na história, o cofre contendo a fórmula secreta será visível para o público em uma exposição permanente intitulada 'O cofre da fórmula secreta', que começa hoje no World of Coca-Cola", informou a empresa, em comunicado.
A "fórmula secreta" estava guardada desde 1925 em um cofre do Banco SunTrust, no centro de Atlanta (EUA). A fórmula criada em 1886, no entanto, permanecerá escondida da vista do público e guardada a sete chaves pelos proprietários da empres.
"Este é um dia especial na história da Coca-Cola, e o culminar perfeito para as celebrações do nosso 125º aniversário", disse, no comunicado, Muhtar Kent, presidente e CEO da Coca-Cola Company.
O nascimento do refrigerante mais conhecido do mundo remonta a 1886, quando o farmacêutico John Pemberton inventou o xarope que deu origem à bebida.
Em 1919, quando Ernest Woodruff e um grupo de investidores adquiriram a companhia, pela primeira vez a receita foi inscrita num documento que foi guardado numa caixa-forte no Guaranty Bank, em Nova York. Seis anos mais tarde, a fórmula secreta foi transportada para o banco de Atlanta, onde permaneceu nos últimos 86 anos.

Cofre contendo 'fórmula secreta' fará parte de exposição permanente em Atlanta (Foto: Divulgação)
 
Cofre contendo 'fórmula secreta' fará parte de exposição permanente em Atlanta (Foto: Divulgação)

Âncora teria apresentado bêbada programa TV nos EUA

Annie Stensrud trabalha na emissora KEYC-TV.
Ela estava com a voz arrastada e misturava palavras.

Do G1, em São Paulo
 
A âncora Annie Stensrud, da emissora KEYC-TV em Mankato, no estado de Minnesota (EUA), teria apresentado bêbada um programa no último domingo à noite. Durante a trasmissão, Annie estava com a voz arrastada e misturava palavras (assista).

Annie Stensrud teria apresentado bêbada. (Foto: Reprodução)
 
Annie Stensrud teria apresentado bêbada. (Foto: Reprodução)

Consultas ao último lote do IR são abertas nesta quinta-feira

Quem não estiver no lote e não estava nos anteriores caiu na malha fina.
569 mil pessoas caíram na malha fina - maioria por omissão de rendimentos.

Alexandro Martello Do G1, em Brasília
 
As consultas ao sétimo e último lote do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2011 já foram abertas pela Secretaria da Receita Federal por meio da página do órgão na internet.
Com isso, já é possível saber quem caiu na malha fina do Leão. Neste ano, 569 mil contribuintes estão com as contas pendentes junto ao Fisco. Quem não estiver nesse lote, e também não esteve relacionado nos seis lotes anteriores, divulgados entre junho e novembro de 2011, está automaticamente na malha fina do Leão. (Saiba o que fazer se você caiu na malha fina)
A maior parte dos contribuintes caiu na malha fina (320 mil pessoas, ou 56%) porque omitiu rendimentos, informou o Fisco. Segundo a Receita, 14% dos contribuintes da malha fina (79 mil pessoas) foram retidas em malha por conta de irregularidades na prestação de contas com despesas médicas.
Quando entram na malha fina, as declarações dos contribuintes ficam retidas para correção dos erros, e as eventuais restituições são pagas somente após a questão ter sido resolvida - nos chamados lotes residuais do IR.
Último lote do IR 2011
No último lote do IR deste ano, serão contemplados 86.979 contribuintes, informou a Receita Federal. As restituições somam R$ 211 milhões e serão pagas em 15 de dezembro.
Segundo explicou Joaquim Adir, supervisor do IR do Fisco, este último lote do Imposto de Renda de 2011 deverá trazer as restituições das pessoas físicas que entregaram a declaração retificadora, ou seja, que fizeram correções no documento, até 30 de novembro. "Vão ser contemplados praticamente todos que se regularizaram", disse ele.
A ordem de recebimento das restituições do Imposto de Renda tem por base, além do Estatuto do Idoso, a data de entrega da declaração de ajuste anual. Quem enviou o documento primeiro, sem erros ou omissões, recebe a restituição mais cedo. Neste ano, o prazo foi do início de março até o final de abril. Mais de 24 milhões de pessoas enviaram a declaração em 2011.


Incêndio atinge fábrica de reciclagem na Zona Oeste de SP

Fogo assustou moradores nesta madrugada.
Bombeiros tiveram que usar respiradores para combater as chamas.

Do G1 SP
 

Um incêndio atingiu uma fábrica de reciclagem de circuitos eletrônicos na madrugada desta sexta-feira (9) na região da Vila Jaguara, na Zona Oeste de São Paulo. As explosões causadas pelo fogo fizeram os vizinhos saírem de casa durante a madrugada.
As chamas atingiram 15 metros de altura. A fábrica fica nas proximidades da Via Anhanguera. O fogo começou por volta da 0h, nos fundos do galpão. Os bombeiros tiveram trabalho para entrar no local. Primeiro, tentaram quebrar as paredes laterais. Como elas ainda estavam muito quentes, a corporação acabou entrando pela porta da frente da fábrica.
Segundo os bombeiros, a fumaça gerada pelo incêndio era altamente tóxica. Os 48 homens que participaram do combate às chamas precisaram usar respiradores e cilindros com ar comprimido.
Por volta das 5h50, os bombeiros ainda realizavam o trabalho de rescaldo na fábrica. O incêndio já havia sido controlado e não havia mais chamas.

Câmara sobe salário de subprefeitos em SP de R$ 6,5 mil para R$ 19 mil

Projeto votado nesta quinta-feira (8) aumenta salários do segundo escalão.
Entrada em vigor depende de sanção do prefeito Gilberto Kassab.

Roney Domingos Do G1 SP
 
Plenário da Câmara de SP (Foto: Roney Domingos/ G1)
 
Plenário da Câmara de SP na noite desta quinta-feira  (Foto: Roney Domingos/ G1)
 


A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em segunda discussão por volta das 23h30 desta quinta-feira (8), por 37 votos a favor e 11 contra, o subsitutivo do líder do governo ao projeto de lei 550/2011, que aumenta o salário de 31 subprefeitos de R$ 6,5 mil mensais para cerca de R$ 19,2 mil mensais a partir de 1º de janeiro de 2012. "É o mesmo do original. Só muda uma vírgula, porque o último substitutivo que entra é o primeiro que vota", disse o líder do governo, Roberto Trípoli (PV).

O projeto que mantém na íntegra, exceto uma vírgula, o teor do texto original proposto pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD), beneficia também os cargos em comissão do nível de direção superior das secretarias, subprefeituras, autarquias e fundações municipais. O chefe de gabinete das secretarias, por exemplo, terá o salário elevado de R$ 5,4 mil para  R$ 17,3 mil. Secretários adjuntos,  superintendentes, presidentes e diretores de fundação, que hoje ganham menos de R$ 6 mil mensais, passarão a ganhar R$ 18,3 mil mensais.
Para entrar em vigor, o projeto depende ainda da sanção do prefeito Gilberto Kassab (PSD), autor do projeto. O PT propôs atrelar o aumento dos subprefeitos à inflação, o que daria reajuste para aproximadamente R$ 11 mil. O PR, por meio de projeto assinado pelo vereador Aurélio Miguel, tentou limitar o ganho dos subprefeitos ao valor do subsídio do vereadores, que deve subir neste ano para R$ 11 mil. Os substitutivos da oposição foram rejeitados.
O vereador Cláudio Fonseca (PPS), que votou contra,  disse que a medida vai elevar o gasto com o pagamento desses servidores de R$ 721 mil mensais para R$ 2,08 milhões mensais. "Isso é um descalabro com o dinheiro público. É uma vergonha", disse Aurélio Miguel (PR). "Vamos ter uma desestruturação e desestímulo aos técnicos de carreira, que são quem fazem a máquina andar", disse o vereador Antonio Donato (PT).
"Nós temos de pagar bem para evitar o problema de corrupção nas subprefeituras", afirmou o vereador Wadih Mutran (PP), que votou a favor. "Vamos parar de demagogia de comparar salário de vereador com o salário minimo", disse o vereador Carlos Apolinário (DEM).

Vereadores
A Câmara Municipal aprovou em novembro o projeto de resolução 22/2011, que reajusta os salários dos 55 vereadores para R$ 15.031,76 a partir da 16ª legislatura, que se inicia em 2013, com direito a 13º salário no mês de dezembro. O texto também prevê atualização monetária, em março de 2011, de 22,67% sobre os salários que os vereadores ganhavam em 2007, o que deve fixar os contracheques em cerca de R$ 11 mil mensais em 2011 e em 2012. A proposta estava em discussão desde o final de outubro. O texto foi aprovado por aclamação e nenhum dos vereadores presentes se posicionou contra a proposta.
O texto busca solucionar o impasse em torno do salários dos vereadores, que tiveram os salários reajustados exatamente para os R$ 15.031,76 em fevereiro deste ano, mas decidiram abrir mão do reajuste depois que o procurador-geral de Justiça, Fernando Grella Vieira, entrou na Justiça para contestar uma resolução aprovada pela Câmara em 1992 que fixava os salários dos vereadores em 75% do salário dos deputados estaduais.
Desde então, parte dos salários é depositada em conta corrente até o julgamento final da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin). Na prática, portanto, o vereadores ficaram com salário de R$ 9,2 mil mensais.
O projeto proposto estabelece que os salários serão corrigidos monetariamente, todo mês de março, a partir de 2012, pelo índice aplicável aos servidores da Câmara Municipal de São Paulo.
O presidente da Câmara, José Police Neto (PSD), afirma que discutiu longamente a proposta com os integrantes do Ministério Público antes de apresentar a minuta aos líderes dos partidos. A discussão sobre os salários dos vereadores deve sempre ocorrer no ano anterior ao do reajuste e, por isso, a proposta tem de passar por discussão neste semestre.
A correção sobre o salário reajustado em março se deve ao questionamento apresentado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo a uma resolução de 1992 (resolução 5, de 24 de agosto de 1992), que atrelava o salário dos vereadores automaticamente a 75% do salário dos deputados estaduais. O procurador-geral de Justiça, Fernando Grella Vieira, propôs ação direta de inconstitucionalidade contra a medida em fevereiro deste ano.
Segundo a justificativa dos vereadores, se fosse aplicada a resolução 5/1992, os salários teriam reajuste aproximado de 61,84%. A resolução 5/1992 afirma que o valor da remuneração dos vereadores "corresponderá a 75% da remuneração estabelecida, em espécie, para os deputados estaduais, produzindo efeitos a partir de 1º janeiro de 1993".
Os vereadores decidiram destinar os vencimentos oriundos de reajuste a uma conta em separado até a decisão final da Justiça sobre o questionamento.
Segundo o Ministério Público Estadual, a ação tem base em precedentes abertos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Vieira disse que a vinculação é proibida pelo artigo 115, XV, da Constituição Estadual, porque "o artigo 29 da Constituição Federal não expressa subordinação ou dependência, senão limite máximo de remuneração”.
Ele acrescentou que a vinculação prevista pela resolução de 1992 “implica reajuste automático desconsiderando a própria autonomia municipal e a diversidade do regime jurídico da remuneração dos agentes políticos municipais detentores de mandato eletivo”. O procurador também argumentou que a resolução viola o princípio da moralidade administrativa.
Também em fevereiro, vereadores de São Paulo foram condenados a devolver parte do salário que receberam entre os anos de 1993 e 1994 porque os pagamentos estavam acima do que permite a lei. Na época, segundo a Câmara, não foi descontado o imposto e o valor dos pagamentos ultrapassou o teto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado