quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Notícias J N

Vc viu no JN: relembre as notícias da semana de 10 a 15 de outubro


Segunda-feira, 10 de outubro

Mulher sequestrada é libertada de cativeiro graças a bilhete em SPA vítima, uma estudante de 30 anos, chegava em casa quando foi sequestrada, há nove dias. A polícia só chegou ao local porque ela pediu socorro por um pedaço de papel higiênico.

Brasileiras são destaque nos Jogos Pan-Americanos nesta quarta-feira (19)

Ana Luiza Ferrão ganhou o ouro no tiro esportivo e Fabiana Beltrame conquistou a prata no remo.




Nos Jogos Pan-Americanos, disputados no México, as brasileiras se destacaram nesta quarta-feira (19). Ana Luiza Ferrão foi medalha de ouro no tiro esportivo, na prova de pistola de 25 metros. E Fabiana Beltrame levou a prata no remo, a primeira medalha feminina na história da modalidade no Pan.
O Brasil ainda ganhou um bronze com Roberto Schmits na prova da fossa olímpica, também no tiro esportivo. Com as três medalhas, chegamos a um total de 33: 11 de ouro, 10 de prata e 12 de bronze. O Brasil está em segundo lugar no quadro de medalhas, atrás dos Estados Unidos.


Quinta-feira (20) será de chuva forte no Nordeste, Centro-Oeste e Norte

Tempo fica aberto, mas com temperaturas baixas do Rio Grande do Sul ao centro-sul de Minas Gerais. Próximos dias serão de sol em Fortaleza.




A quinta-feira (20) será de chuva forte no Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil. Os temporais atingem toda a área entre a Bahia e Roraima.
Chuva fraca do litoral de Santa Catarina ao Espírito Santo. O tempo fica aberto, mas com temperaturas baixas do Rio Grande do Sul ao centro-sul de Minas Gerais.
Mínima de 14ºC em Porto Alegre e máxima de 33°C em São Luís. Os próximos dias serão de sol em Fortaleza. Em São Paulo e no Rio, tempo firme e clima ameno. Em Florianópolis, chove fraco.

Um dos mais procurados do Rio, traficante Polegar é preso no Paraguai

A Secretaria de Segurança do Rio pedirá à Justiça que ele vá para um presídio federal fora do estado.




Um dos traficantes mais procurados do Rio foi preso no Paraguai. Segundo a polícia paraguaia, Alexander Mendes da Silva, apelidado de Polegar, comandava um grupo criminoso na fronteira com o Brasil. O bandido estava foragido há dois anos - e ainda não há data para a deportação.
A Secretaria de Segurança do Rio pedirá à Justiça que ele vá para um presídio federal fora do estado.


Ossada de brasileiro de 7 anos desaparecido nos EUA é achada

Os corpos dos pais do garoto continuam desaparecidos. A família de brasileiros tinha sumido misteriosamente há dois anos.




Depois de quase dois anos, o desaparecimento misterioso de uma família de brasileiros, mostrado no Fantástico, está sendo esclarecido no estado americano de Nebraska.
Mergulhadores retiraram, do fundo do rio Missouri, a ossada de uma criança. Exames de DNA confirmaram que era de Christopher. O menino tinha 7 sete anos quando desapareceu com a mãe Jaqueline e o pai Vanderlei Szczepanik. A família brasileira morava na cidade de Omaha.
Vanderlei Szczepanik reformava imóveis e tinha funcionários brasileiros. Segundo o delegado Alex Hayes, um dos empregados dele - o mineiro Valdeir Gonçalves dos Santos - confessou participação no assassinato da família.
Ainda de acordo com a polícia, Valdeir contou que ele e outros dois brasileiros - José Oliveira Coutinho e Elias Batista - mataram Vanderlei a pauladas e enforcaram Jaqueline e o menino Christopher. Depois, jogaram os corpos no Rio.
Valdeir está preso e, em troca da confissão, espera uma redução da pena - que, mesmo assim, pode chegar a 20 anos de cadeia. José Oliveira Coutinho também está preso nos Estados Unidos. Promotores querem que ele seja condenado à prisão perpétua ou receba a pena de morte.
O Jornal Nacional não teve acesso ao advogado de José Oliveira, que, segundo a imprensa local, nega a acusação. Já Elias batista foi deportado há seis meses para o Brasil. Na época, os promotores tinham decidido suspender as acusações contra o brasileiro por falta de provas. Agora, eles querem que Elias seja extraditado de volta.
"Nós temos um mandado de prisão contra ele por homicídio, mas dependemos dos entendimentos entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos", disse o promotor Don Kleine.
A família de Elias é de Ipába, no interior de Minas Gerais. A mãe dele não quis falar com a equipe de reportagem.
O caso não está encerrado. Os corpos de Vanderlei e Jaqueline continuam desaparecidos. Os suspeitos que estão nos Estados Unidos trocam acusações sobre quem teria sido o mandante do crime.
O Ministério da Justiça brasileiro ainda não recebeu o pedido de extradição de Elias Batista.

HC de São Paulo desenvolve nova técnica contra aumento da próstata

A técnica usa minúsculos grãos de resina. Eles são injetados em um catéter, que entra no corpo do paciente pela virilha, e vai até a próstata.




Em São Paulo, médicos de um hospital público desenvolveram uma técnica que interessa muito aos homens. É uma forma nova de combater o aumento benigno da próstata.
Não é qualquer coisa que derruba o aposentado Cláudio Luiz. Aos 67 anos, é atleta. Mas, um dia, não teve mais pique. “Dava a sensação que ficou algo dentro. Depois travou totalmente”, conta.
A doença que seu Cláudio teve atinge muitos homens depois dos 40 anos. Aos 50, metade já tem. Só que nem todos apresentam os sintomas. É a hiperplasia, ou crescimento da próstata. A glândula fica maior e, dependendo do tamanho, pode apertar a bexiga e a uretra.
Normalmente os remédios resolvem, mas, se parar de tomá-los, o problema volta. Casos mais sérios precisam de cirurgia. Os médicos raspam dentro da próstata para diminuir o tamanho dela.
“A única consequência do tratamento cirúrgico tradicional é a eliminação da ejaculação. E tem uma chance reduzida de ter filhos”, explica o urologista Alberto Antunes.
A técnica que o Hospital das Clínicas de São Paulo desenvolveu usa minúsculos grãos de resina. Eles são injetados em um catéter, que entra no corpo do paciente pela virilha e vai até a próstata. Lá, os grãos são lançados dentro de alguns vasos sanguíneos para entupi-los.
“Uma vez interrompido esse caminho, a próstata murcha, reduz o tamanho. E vai aliviar a passagem de urina, e o paciente volta a urinar normalmente”, aponta Francisco Cesar Carnevale, médico responsável pela pesquisa.
Segundo os médicos, essa técnica não provoca sangramento e não atrapalha a vida sexual do paciente. Ele recebe anestesia local e volta para casa no mesmo dia, no máximo no dia seguinte. Segundo o Hospital das Clínicas, centros médicos dos EUA, França, Alemanha e Coreia do Sul já entraram em contato para aprender como se faz.
Seu Cláudio, um dos primeiros pacientes a passar pela operação, saiu do hospital andando e retomou a vida normal. “Voltei a trabalhar, a correr e fazer esporte. Estou feliz da vida”, comemora.

Café ajuda a prevenir câncer de próstata

Pesquisadores avaliaram 50 mil homens que tomaram café regularmente, durante 20 anos. O risco de desenvolver câncer avançado de próstata foi 60% menor, em relação aos homens que não tomavam café.
Tamanho da letra




Pesquisas médicas que foram divulgadas esta semana nos Estados Unidos mostraram que os homens podem ter novos aliados no combate ao câncer de próstata.

Pode beber mais um café sem culpa. O conselho vale para os homens e tem como base um novo estudo da Universidade de Harvard.

Pesquisadores avaliaram 50 mil homens que tomaram café regularmente, durante 20 anos. O risco de desenvolver câncer avançado de próstata foi 60% menor, em relação aos homens que não tomavam café.

Os cientistas ainda não detalharam os motivos, mas já sabem que o café, mesmo descafeinado, influi na produção de insulina e hormônios sexuais, relacionados aos tumores na próstata.

Receber um diagnóstico de câncer é sempre difícil, mas um outro novo estudo sugere que homens com câncer de próstata, e que mantém hábitos saudáveis, como o de fazer exercícios físicos, têm muito mais chances de superar a doença.

Os pesquisadores analisaram exames de sangue de 2,6 mil pacientes com a doença. Na comparação com os sedentários, a taxa de mortalidade caiu 35%, entre os que faziam exercícios, como corrida, em média, três horas por semana.

A queda da taxa de mortalidade foi de 23%, entre os pacientes que faziam pelo menos 30 minutos de caminhada, por dia.

Há 40 anos, três vezes por semana, Charles dá uma escapada na hora do almoço para correr no parque. "Corro porque é bom para a saúde e bom para a cabeça", ensina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado