sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Notícias Bom dia Brasil

Sexta- feira 21/10/2011

Em festa, Líbia comemora nas ruas o fim da era Kadhafi

É o primeiro dia, em mais de 40 anos, totalmente livre das mãos de ferro do ex-ditador, que terminou seus dias capturado em um tubo de esgoto.




As imagens da Líbia em festa são históricas. É o fim da ditadura Kadhafi – o homem que, durante 42 anos, reprimiu seu povo com mãos de ferro. O homem que usou dinheiro do petróleo para enriquecer e que terminou seus dias capturado em um tubo de esgoto. Sua imagem chocante, repleta de sangue, correu o mundo. Direto da Tunísia, país que deu origem à chamada Primavera Árabe, o correspondente Carlos de Lannoy conta em detalhes como começou esta sexta-feira (21).
Um vídeo divulgado nesta sexta mostra o ditador Muammar Kadhafi sendo retirado do esconderijo e escoltado por rebeldes. Eles gritam: “Não matem, não matem. Precisamos dele vivo”. A morte de Muammar Kadhafi está sendo investigada a pedido de Organizações de Direitos Humanos. Imagens mostram que o ditador tinha sido detido vivo, com alguns ferimentos. Em seguida, em outra imagem, Kadhafi aparece morto.
Muammar Kadhafi foi capturado em sua cidade natal, Sirte, que estava sitiada há dois meses. Forças da coalizão internacional deram apoio aos rebeldes e, na manhã de quinta-feira (20), impediram a fuga de um comboio com 80 carros, onde estaria Kadhafi.
Rebeldes contaram que Kadhafi e alguns guarda-costas se esconderam dentro de tubos de esgoto e que foram capturados. Imagens mostram pessoas comemorando em torno do corpo de Kadhafi e de seu filho, Moutassim. Também é possível ver dois corpos, um deles do ex-ministro da Defesa líbio.
No fim do dia, o chefe do governo de transição da Líbia, Mahmoud Jibril, deu explicações sobre as circunstâncias da morte de Kadhafi. Jibril afirmou que Kadhafi foi retirado de uma tubulação de esgoto sem mostrar resistência. Em seguida, houve um tiroteio entre rebeldes e tropas leais ao ditador. Muammar Kadhafi levou um tiro na cabeça, morrendo poucos minutos antes de chegar ao hospital.

Quando a notícia da morte foi divulgada, houve festa em várias partes do país. A Praça dos Mártires, em Trípoli, ficou lotada. Em Benghazi e em Sirte, as comemorações se repetiram.
Um rebelde exibia uma pistola dourada que seria de Kadhafi.
Na cidade de Misrata, a comemoração durou quase toda a noite. Pessoas se reuniram nas ruas e soltaram fogos de artifício para comemorar a morte do ditador. Era o fim de oito meses de luta para derrubar uma ditadura que durou 42 anos.

A chamada Primavera Árabe começou em dezembro do ano passado, nas ruas da Tunísia, como um protesto contra o desemprego, a falta de liberdade e a corrupção. O ditador Zine El Abidine Ben Ali caiu dias depois. O movimento se espalhou por vários países da região. Na Líbia, se transformou em conflito de muita violência.
Os protestos continuam no Egito, onde uma forte manifestação popular levou à renúncia de Hosni Mubarak, que agora enfrenta um processo na Justiça. Na Síria, há sete meses, a oposição pede reformas democráticas e a renúncia de Bashar al-Assad. No Iêmen, desde fevereiro, o ditador Ali Saleh também enfrenta manifestações. Os protestos também se espalharam por outros países da região, como Jordânia, Marrocos e Bahrein.
Na Tunísia, no domingo, serão realizadas as primeiras eleições livres depois de 50 anos. “O país está diferente. Antes a polícia não deixava, mas agora podemos falar de política com liberdade. Hoje temos mais orgulho de nós mesmos”, disse um homem.

Autoridades decidem adiar enterro de Kadhafi para evitar peregrinações

O sepultamento do ex-ditador foi adiado por alguns dias. O corpo está na cidade de Misrata, perto de Sirte, onde ele foi capturado e morto.

As autoridades da Líbia resolveram adiar o sepultamento do ex-ditador Muammar Kadhafi por alguns dias, até que se defina o local do enterro. O governo interino não quer divulgar o local para evitar peregrinações, por isso a ideia é que o local siga em segredo. O corpo está em uma mesquita na cidade de Misrata, perto de Sirte, onde ele foi capturado e morto.
O relatório do médico que examinou o corpo disse que Kadhafi morreu por causa de uma bala que atingiu o intestino. Ele também examinou o corpo do filho do ex-ditador, Mutassim, e afirmou que tudo indica que ele morreu depois do pai. Mutassim, dentre os oito filhos de Kadhafi era o que estava sendo preparado para ser o sucessor dele e foi o que resistiu com o pai até o fim.
As autoridades líbias afirmaram que vão tratar o corpo do ditador com dignidade e o sepultamento vai cumprir os rituais muçulmanos.
A Organização das Nações Unidas quer investigar as circunstâncias da morte de Kadhafi. Há suspeitas de execução - reforçadas por novos vídeos, divulgados nesta sexta, com imagens do momento da captura de Kadhafi.
As autoridades do governo de transição montaram um cerco na fronteira com a Nigéria para evitar a fuga de outros membros do governo de Kadhafi, que são procurados pelas autoridades.

Terapia familiar é solução para driblar conflitos culturais entre os casais

Que tipo de influência essas diferenças podem exercer nas relações familiares? Este é um dos temas de um encontro no Rio de Janeiro.




Pessoas de culturas, tradições, valores e crenças totalmente diferentes se encontram e formam uma família. Como lidar com os conflitos que surgem nessas relações? Terapeutas do mundo todo estão reunidos no Rio de Janeiro para debater e propor soluções.
Em um certo dia, uma paulista e um italiano de Veneza, cada um no seu canto, decidiram botar a mochila nas costas e conhecer Salvador, na Bahia. Isabel e Piero não só se encontraram. Descobriram que nasceram no mesmo dia, mês e ano e muito mais. Há 21 anos, estão casados – e muito bem casados, como gostam de dizer. Mas as diferenças culturais logo, logo deram as caras.
“Principalmente essa necessidade de deixar tudo arrumado, tudo organizado, tudo bem dobradinho e tudo limpo”, contou a tradutora Isabel Cagnin. “Eu talvez seja metódico até demais, e ela acaba sendo anárquica demais”, aponta o consultor gastronômico Piero Cagnin.
Jeito italiano, jeitinho brasileiro – mas não é preciso ir tão longe. No Brasil, a diversidade de hábitos e condutas entre os estados pode ser ainda maior. Mas que tipo de influência essas diferenças podem exercer nas relações familiares? Este é um dos temas do encontro “Terapia familiar: raça, cultura e gênero”, que começou na quinta-feira (20) no Rio.
Ao todo, 250 terapeutas brasileiros e estrangeiros discutem qual a melhor maneira de orientar as famílias com relação às diferenças de pensar e de atitude entre as diversas populações.
“Muitas vezes eles podem pensar que um está contra o outro, e absolutamente cada um está defendendo sua própria cultura, sua própria tradição, seus próprios valores e crenças. A terapia ajuda a identificar esses valores, se está havendo algum tipo de abuso em relação homem e mulher e propor uma solução mais igualitária no relacionamento”, destacou o terapeuta familiar Moisés Groisman.

Dilma faz reunião de emergência e não chama ministro Orlando Silva

A presidente se reuniu primeiro com ministros mais próximos, tarde da noite no Palácio da Alvorada, para avaliar a crise que envolve Orlando Silva.




É esperado para esta sexta-feira (21) o encontro entre a presidente Dilma Rousseff e o ministro do Esporte, Orlando Silva, acusado de corrupção por um policial militar. A presidente chegou da viagem da África, na noite de ontem e foi direto para uma reunião para tratar dessa crise, mas não chamou Orlando Silva. A presidente Dilma Rousseff se reuniu primeiro com os ministros mais próximos, já tarde da noite no Palácio da Alvorada, para avaliar a crise que envolve Orlando Silva.
O ministro disse que está à disposição para dar explicações à presidente. A Advocacia-Geral da União entrou na Justiça com uma queixa-crime por calúnia contra os acusadores do ministro.
De helicóptero, a presidente Dilma Rousseff chegou ao Palácio da Alvorada direto para uma reunião com quatro ministros: da Articulação Política, Justiça, da Casa Civil e Secretaria-Geral da Presidência. Mais cedo, o ministro Gilberto Carvalho defendeu uma análise cuidadosa sobre o caso.
“Nós, de novo, estamos vivendo uma crise. É real, mas temos de ter a serenidade para tratar essas questões com toda profundidade, com toda maturidade, sem pré-julgamentos nem pré-condenações”, disse o secretário-geral da presidência Gilberto Carvalho.
Na saída do encontro, ninguém falou. Orlando Silva não participou da conversa. Ficou no Ministério do Esporte. No fim da noite ele declarou: “O tempo vai passar, amanhã vai chegar, os próximos dias e perguntarei de novo: onde estão as provas? Não aparecerão, porque as provas não existem. Disseram que eu recebi dinheiro. Onde estão as provas? Elas não existem, mas a verdade vai se impor”, disse o ministro do Esporte, Orlando Silva.
Mesmo sem mostrar provas, o policial militar João Dias acusa o ministro de ser mentor e beneficiário de um suposto esquema de desvio de dinheiro do programa “Segundo tempo”. João Dias é responsável por duas ONGs que fizeram convênios com o Ministério do Esporte. Foi preso por suspeita de desviar recursos. O ministério cobra dele a devolução de mais de R$ 3 milhões.
Nesta sexta-feira (21), a expectativa é de que a presidente Dilma Rousseff tenha a primeira reunião com o ministro depois das denúncias. Orlando Silva disse que está pronto para dar todas as explicações.
O ministro pediu e a Advocacia-Geral da União entrou na Justiça com uma queixa-crime contra os acusadores por calúnia. Orlando Silva quer ser ouvido antes que o procurador-geral da República peça abertura de inquérito ao Supremo Tribunal Federal.
“Eu continuo examinando esses elementos todos, mas a tendência é no sentido da instauração do inquérito”, explicou o procurador-geral de Justiça, Roberto Gurgel.
Para o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), líder do governo na Câmara, as denúncias contra o ministro não atrapalham a Copa e as Olimpíadas. “Não vamos confundir demissão de ministro com crise de governo. Ou crise em execução. Todos os projetos do Brasil estão caminhando. Caminhando bem”, declarou o deputado Cândido Vaccarezza.
A queixa-crime por calúnia é contra o policial militar João Dias e o motorista Célio Soares Pereira, que na reportagem da revista Veja, disse ter entregue ao ministro dinheiro do suposto esquema de corrupção na garagem do ministério. O PC do B, partido de Orlando Silva, criticou a imprensa em nota oficial e reafirmou que as acusações contra o ministro são calúnias de um farsante já processado pelo Ministério Público Federal.

Caso Kalume: médicos recebem pena de 17 anos e meio por homicídio

Julgamento terminou na noite desta quinta-feira (20) e, até o último momento, réus aparentavam tranquilidade.




Foram condenados a 17 anos e meio de prisão os três médicos acusados de retirar órgãos de pacientes vivos no interior de São Paulo. O julgamento terminou na noite desta quinta-feira (20).
O julgamento durou quatro dias e, até o último momento, os réus aparentavam tranquilidade.
Na noite desta quinta-feira (20), o juiz leu a sentença. Apesar da condenação por homicídio, os médicos vão poder recorrer em liberdade. Os advogados de defesa já anunciaram que vão pedir a anulação do julgamento.

“Esse julgamento é nulo por várias razões. Nós pedimos a acareação da enfermeira Rita com a testemunha Fernando Teixeira. O juiz indeferiu, mas é uma hipótese de defesa clara”, disse Romeu Goffi Filho, advogado de defesa.
Os médicos Rui Sacramento, Pedro Henrique Torrecilas e Mariano Fiore Júnior foram condenados por retirarem rins de quatro pacientes sem a constatação de morte cerebral para usá-los em transplantes. Os crimes aconteceram em 1986, no Hospital Santa Isabel, hoje Hospital Regional de Taubaté.
O caso ficou conhecido pelo nome de outro médico que fez as denúncias, Roosevelt Kalume, que era o diretor do departamento de medicina da Universidade de Taubaté. O caso Kalume teve grande repercussão na época. Só depois da denúncia dos crimes ocorridos em Taubaté foi criada uma legislação para transplantes no Brasil. O promotor só lamentou a demora da Justiça em julgar os réus.
“Eu espero que a Justiça brasileira evolua no sentido de tentar. O sistema prisional deve ser reformado, o número de recursos deve diminuir um pouco de modo a garantir ampla defesa, garantir e um pouco mais de severidade para a conclusão dos processos”, disse o promotor Márcio Augusto Friggi.

Alunos da rede pública de Salvador têm ‘aulão’ para prova do Enem

No palco, eram assuntos que só em sala de aula os alunos estão acostumados a ver. Os professores ensinaram no aulão como voluntários.




Começam neste sábado (21) as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na noite de quinta-feira (20), em Salvador, um ‘aulão’ reuniu três mil alunos de escolas públicas para uma última revisão antes do exame.
A chuva tentou atrapalhar, mas não fez ninguém desistir. Apostilas na entrada e arquibancadas para se acomodar. Em poucos minutos a concha acústica do Teatro Castro Alves ficou lotada. São alunos de escolas públicas inscritos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Quero passar no vestibular e ter uma profissão: enfermagem”, o estudante Aisle Aragão.
No palco, eram assuntos que só em sala de aula os alunos estão acostumados a ver. Os professores são todos conhecidos dos cursinhos pré-vestibular de Salvador. Estão no aulão ensinando de graça, como voluntários. É a solidariedade do mestre com quem não teve dinheiro para pagar o reforço.
O sentimento é o de estar retribuindo. Muitos desses professores um dia foram alunos de escolas públicas. "Para mim, que vejo nesses meninos de escola pública o aluno que eu fui, que entrou na universidade e que transformei minha vida e a vida da minha família, representa muito”, lembra o professor Jorge França.

Entre aulas de história, português e matemática, os professores dizem que os alunos não devem se preocupar só com a revisão das matérias. "O grande vilão é o tempo. Para um aluno fazer uma boa prova, ele precisa de conhecimento como um todo, mas ele precisa se preocupar com o relógio”, disse a professora Jamile Godinho.

É preciso se preocupar com o relógio e também com as questões da atualidade. Os professores dizem que o aluno que conseguir responder a cerca de 70% das 180 questões e fazer uma boa redação tem grandes chances de ser aprovado.
“Já tirei algumas dúvidas e agora estou me sentindo mais segura para fazer a prova”, afirmou a estudante Karine Freire.
Depois de revisar as matérias, veio a descontração com a música de Margareth Menezes. No final, eles rezaram com os professores a oração do vestibulando.


Fifa anuncia sedes para Copa do Mundo e Copa das Confederações

Para a Copa das Confederações quem largou na frente na construção dos estádios foi premiada. Foi o caso de Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza.




Em São Paulo, no Itaquerão, estádio do Corinthians, estádio que vai abrir a Copa do Mundo de 2014, do alto é possível ter uma ideia de como estão as obras. Nesta quinta-feira, em Zurique, houve o anúncio oficial das sedes para a Copa do Mundo e da Copa das Confederações.
O mapa do Brasil no telão anunciou as felizardas. Para a Copa das Confederações quem largou na frente na construção dos estádios foi premiada. Foi o caso de Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza. O Rio de Janeiro entrou porque é amigo do dono da bola, no caso a Fifa, que quer o Maracanã na competição de qualquer jeito. Recife e Salvador correm por fora, quer dizer, se passarem a correr com suas obras, ainda têm chance de sediar jogos da Copa das Confederações.
“Tenho certeza que a gente vai fazer nas seis cidades. Eu tenho a garantia pessoal da carta do governador de Pernambuco e de Salvador, então acho que a gente vai fazer uma boa demonstração na competição da Copa das Confederações”, disse Ricardo Teixeira, presidente do Comitê Organizador da Copa.

Mas onde brilha a taça e ainda mais os olhos dos torcedores é em relação à Copa do Mundo. Os 64 jogos foram divididos, mas levou vantagem quem vai fazer um estádio com maior capacidade de receber o público. Por isso, Manaus, Cuiabá, Natal e Curitiba só vão receber quatro jogos e foram desconsideradas em relação a jogos da seleção brasileira.
Recife e Porto Alegre vão ver cinco jogos. Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte e São Paulo vão ter seis partidas. As capitais mineira e paulista vão ter as atrações que são as semifinais e São Paulo tem ainda o jogo de abertura da Copa, no dia 12 de junho. Brasília e Rio de Janeiro vão receber sete, Brasília tem a disputa do terceiro lugar, e o Maracanã do primeiro lugar, a grande final.
Teve gente que gostou da tabela, gente que não gostou tanto. O torcedor carioca, particularmente, só vai ver a seleção caso ela chegue à final. Três cidades terão o privilégio de poder ver a seleção em dois jogos: Fortaleza, Belo Horizonte ou São Paulo.
“Foi muito bem feita a tabela e o secretário geral de obras sempre teve uma grande preocupação de fazer menos movimentação possível de grandes distâncias, isso nós conseguimos atingir. Nós vamos fazer uma grande Copa do Mundo”, disse Ricardo Teixeira.
A Fifa divulgou também os horários dos jogos. Na primeira fase tem jogo as 13h, 15h, 19h e 22h. Nas fases seguintes, os jogos serão todos à tarde. Com todos os problemas entre a Fifa e o lado brasileiro, mal ou bem, esse anuncio foi mais um avanço, mas transformar uma tabela em um telão em um país pronto para sediar uma Copa é um gol que requer que o Brasil toque essa bola bem mais rápido.

Caminho da seleção até o hexa passará por cinco capitais brasileiras

De São Paulo, onde será a abertura da Copa, até o Rio de Janeiro, que receberá a final, o Brasil passará por Fortaleza, Brasília e Belo Horizonte.




O Brasil vai abrir a Copa do Mundo em São Paulo, no estádio Itaquerão, no dia 12 de junho de 2014, às 17h, e pode jogar também uma semifinal, caso fique em segundo lugar na fase de grupos. A final, no dia 13 de junho, será no Maracanã.
Em São Paulo, teve festa com a confirmação do jogo da abertura. No novo estádio do Corinthians, será escrita uma nova página na vida da seleção.
Depois da estreia, a seleção segue para Fortaleza. De lá, para Brasília. Se ficar em primeiro no Grupo A, a seleção joga as oitavas-de-final em Belo Horizonte. Classificada, volta para jogar as quartas-de-final em Fortaleza. Na semifinal, uma nova ponte aérea Fortaleza-Belo Horizonte. Como última parada, o Rio de Janeiro, onde o Brasil só vai jogar se chegar à decisão.
Se tudo der certo, Brasil e Maracanã podem fazer história juntos. Jamais um país-sede decidiu a Copa duas vezes no mesmo estádio. Em 1950, o ‘Maracanazo’ contra os uruguaios, maior trauma do nosso futebol. E, 64 anos depois, uma nova chance. Como recordar é viver, também não vão faltar boas lembranças ao longo da caminhada até uma possível final.
No Mineirão, em 2004, Ronaldo sozinho acabou com a Argentina: 3 a 1, três do Fenômeno. Em Brasília, a classificação para a Copa da Alemanha, em 2006, veio com uma goleada por 5 a 0 em cima do Chile. O segundo foi um espetáculo coletivo, com uma incrível troca de passes que terminou com um chute dentro da pequena área, de Robinho. Teve também três gols de um magrinho imperador Adriano.
A seleção era favorita, forte, quase imbatível. O hexa parecia próximo, mas foi adiado para, quem sabe, 2014. São Paulo, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A história do futebol brasileiro vai passar por aí. Se deixará ou não boas recordações, daqui a menos de três anos, vamos saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado