sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Notícias G 1 e Bom dia Brasil

Sexta -feira 14 de Outubro

Saiba o que acontece no Brasil e no Mundo...


 

Inadimplência tem a primeira queda após 6 meses de alta, diz Serasa

Indicador mostrou queda de 3% em relação a agosto.
Antecipação do 13º e redução dos juros influenciaram resultado.

Do G1, em São Paulo
A inadimplência do consumidor em setembro caiu 3% em relação ao mês anterior - o primeiro recuo do índice medido pela Serasa Experian após seis altas seguidas, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (14).
Na comparação anual, a inadimplência desacelerou para 23,3%. No ano, o indicador acumula alta de 23,4%.
Os economistas da Serasa atribuem o desempenho do índice em setembro à antecipação do 13º salário aos aposentados, à redução dos juros e à menor quantidade de dias úteis. "Também contribuiu para o declínio do índice a maior facilidade oferecida pelos credores ao consumidor para renegociar dívidas", disse a Serasa, por meio de nota.
As dívidas não bancárias, que são as relativas a cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água, tiveram queda de 3,3%; os cheques sem fundos recuaram 10,3%; as dívidas com os bancos caíram 0,9% e os títulos protestados seguiram mesmo comportamento: baixa de 13,9%.
Valor das dívidasNo ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, o valor médio das dívidas não bancárias caiu 14,8%. Já os títulos protestados, os cheques sem fundos e as dívidas não honradas com os bancos apresentaram alta de 14,9%, 7,9% e 0,6%, respectivamente.

Mercado do luxo alimenta sonhos de consumo e não para de crescer

A Renata Vasconcellos conversou com quem entende de luxo e descobriu por que essa invenção tão humana nunca vai acabar.




Luxo. Palavra que no latim vem de luz. Mas o luxo há muito tempo deixou de ser só o que brilha. Para você, o que é luxo: uma jóia cara, uma comida rara, uma viagem que ninguém fez? A Renata Vasconcellos conversou com quem entende do assunto e descobriu por que essa invenção tão humana nunca vai acabar. Pense grande. Mas grande mesmo. Se pudesse escolher, qual luxo se daria sem culpa?
“Luxo é ir para a Europa na primeira classe”, diz uma senhora.
“Eu não iria trabalhar hoje”, revela uma mulher.
“Compraria um carro, com um motor potente e com uma série de recursos eletrônicos”, conta um homem.
“Uma praia deserta”, sonha outra mulher.
Era para pensar grande. Que tal uma viagem ao espaço no próximo feriado? Uma empresa de turismo em São Paulo oferece a aventura por US$ 200 mil.
Quer algo mais intimista? Comer sozinha uma caixa inteira do chocolate mais exclusivo, com desenho do Niemeyer e só produzida por encomenda. É um luxo.
O pessoal que alimenta esse mercado é o que mais cresce no Brasil, com uma alta de 41% nos últimos anos. Mas o luxo sempre teve seu público.
A ideia de luxo foi mudando com o tempo. Na Europa dos anos 1930 e 1940, tudo o que tinha qualidade e durava muito era o suprassumo do luxo. Agora se entende por que algumas malas e relógios daquela época resistem até hoje, assim como lenços, perfumes e bolsas.
A classe média foi entrando na brincadeira e também alimenta o setor. Mas para os especialistas, ele começa a mudar. “O luxo vai ser cada vez mais nesse sentido de ser personalizado, ser feito para você, pensado 100% para você. Esse é o caminho que eu diria que o mercado luxo vai seguir”, revela o empresário Pedro Opice.
Saem as mercadorias, entram os serviços e mimos, daqueles que só o gênio da lâmpada podia realizar. Mas todos com um toque individual. São sensações duradouras ou muito rápidas para saborear e para lembrar.
Seria algo mais ligado à emoção, um luxo menos exigente, menos ostensivo, mais pessoal. Uma experiência única que só você percebe. O que conta, não é mais a marca estampada na blusa que conta, mas a sensação especial de vestir algo muito macio, vindo das montanhas do Himalaia, por exemplo, e que só você sabe.
Fechar a Muralha da China para um passeio só à dois. Alguém já pensou nisso. No Brasil, agências especializadas em desejos começam atender a uma clientela cansada de obviedades.
“A gente já fez alguns orçamentos bem extravagantes. Teve um, que ia pedir a esposa em casamento e pediu para ajudá-lo com uma ideia diferente. Ele estaria em Paris. No final da conversa a gente conseguiu chegar à conclusão de que ele queria fechar a Torre Eiffel para fazer o pedido”, afirma Pedro Opice.
Claro que, nem tudo o dinheiro compra.
“É paz interior”, destaca uma mulher.
“Ter uma família”, opina um homem.
“Felicidade, alegria, não tem dinheiro que compre. Está dentro do coração”, afirma outra mulher.
“Parar de trabalhar ou trabalhar só quarta, quinta e sexta. Isso é um luxo”, conclui uma carioca.
Quem sabe esse não é o verdadeiro luxo? Será que um dia alguém realiza? Não custa sonhar.

Vídeo revela imagens da briga entre jogador e torcedores do Palmeiras

Um torcedor acusa João Vitor de ter provocado a briga. No boletim de ocorrência, o jogador diz que foi agredido primeiro.




Novas imagens da briga envolvendo torcedores do palmeiras e o jogador joão vitor estão na internet. As imagens foram gravadas terça-feira (11), em frente à sede do clube. O vídeo mostra João Vitor e um amigo brigando com dois torcedores. Em seguida, mais torcedores correm em direção ao grupo e começam a agredir João e o amigo.
Não é possível saber pelo vídeo como a confusão começou. Um torcedor acusa João Vitor de ter provocado a briga. No boletim de ocorrência, o jogador diz que foi agredido.

Piloto se salva em queda de avião durante show aéreo na China

Momentos antes de o avião atingir o chão, ele consegue sair da aeronave e abrir o pára-quedas. Em terra, ficou confirmado que ele não se machucou.




Imagens mostram a sorte que teve um piloto de avião na China. Durante um show aéreo, o avião que ele estava pilotando teve um problema e começou a cair. Momentos antes de o avião atingir o chão, ele consegue sair da aeronave e abrir o pára-quedas. Depois, a explosão. Já em terra, ficou confirmado que o piloto não se machucou.


Correios fazem mutirão para entregar correspondências atrasadas

Foram 28 dias de greve. Segundo os Correios, os funcionários irão compensar as horas que ficaram parados.




As agências estão cheias e tem muito trabalho pela frente, inclusive nos fins de semana e feriados. Os Correios prometeram fazer, em dez dias, mais de 180 milhões de entregas atrasadas.
Agora, depois de quase um mês de greve, a empresa promete entregar todas as correspondências atrasadas em até dez dias. Os funcionários voltaram ao trabalho na quinta-feira (13), com muitas tarefas acumuladas Brasil afora.
Depois de quase um mês de atraso, José correu a uma agência para, enfim, mandar a encomenda para a irmã, que mora em Fortaleza. Para os carteiros, agora é só correria. “Nem um minuto. Estamos trabalhando bastante”, diz um carteiro.
Em Belém, eles já adiantaram que vão trabalhar durante este domingo (16). A solução encontrada em Aracaju foi organizar mutirões. Em Mato Grosso do Sul, uma noiva marcou o casamento, mas muitos convidados podem não aparecer. “Todos os convites do meu casamento estão chegando com atraso”, explicou.
Apesar de a greve ter terminado, ainda serão necessários alguns dias para normalizar a entrega de cartas e encomendas. Mas nem todo mundo pode esperar. Ricardo foi buscar remédios que estavam parados em uma central de distribuição. “Consegui retirar agora, com um pouco de atraso, mas deu certo”, disse.
Os Correios dizem que as pessoas não precisam sair de casa atrás das correspondências. Os funcionários irão compensar as horas que ficaram parados. “Nós colocaremos em dia 184 milhões de objetos que ficaram para trás sem serem entregues em até dez dias”, afirmou o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira.
Foram 28 dias de greve. Agora os funcionários vão trabalhar 21 dias em feriados e finais de semana. Outros sete serão descontados. A Justiça determinou 6,87% de aumento. “Trabalhadores deveriam estar voltando motivados, mas não estão. Mas temos de atender à determinação da Justiça”, lamenta um carteiro.
O Procon lembra que, se durante a greve, o consumidor que solicitou, mas não recebeu um meio alternativo para quitar as contas, não deve pagar juros e multa. “Ele deve efetuar o pagamento, mas ser isento de qualquer encargo decorrente no atraso do pagamento, a menos que ele tenha negligenciado essa conta”, explica a diretora do Atendimento ao Consumidor do Procon de São Paulo, Selma do Amaral.
O Procon também entende que quem precisava enviar ou receber uma encomenda e teve prejuízos por causa da greve pode exigir o ressarcimento dos Correios. Mas, para isso, será preciso entrar na Justiça.

Horário de verão começa neste fim de semana

No Nordeste, a decisão de adotar o horário de verão fica a critério de cada estado. Este ano a Bahia resolveu aderir e a decisão dividiu opiniões.




O horário de verão vai começar à meia-noite deste domingo (16). Quem mora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste vai ter de adiantar o relógio em uma hora com uma novidade: desta vez, tem horário de verão também na Bahia.
O sol vai embora mais tarde e volta mais cedo de manhã. Os dias ficam mais longos no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste. No Nordeste também, mas a decisão de adotar o horário de verão fica a critério de cada estado. Este ano a Bahia resolveu aderir.

“Economia de energia e economia das pessoas, porque as pessoas, quando saem do trabalho no período da noite, saem mais estressadas”, afirmou João Martins, representante do Fórum Empresarial da Bahia.
Há controvérsias. A população de Salvador está dividida. A fama que o baiano tem de certa preguiça, meio descansado, é folclore. Em uma pesquisa feita pelo governo do estado para aderir ou não ao horário de verão, metade das pessoas ouvidas concordou. Quem mora longe do trabalho, por exemplo, já se acostumou a acordar cedo. Mas tem gente que acha cedo demais.
O motorista Antonino Pereira já está imaginando começar a dirigir no meio da madrugada. “Tenho de deixar a preguiça de lado, senão perde o horário. Tenho de acordar às 2h30 agora”, conta. Dona Maria José não gosta nem de pensar em acordar mais cedo. “Acordar de madrugada para trabalhar não é bom”, reclama.

Gostando ou não, só não pode esquecer o bom humor. “Tem coisa melhor do que sair do trabalho, ainda estar à luz do sol e dar um mergulho no mar? Faço isso todos os dias”, diz a advogada Raquel Reis. “Agora, não só o dia vai ficar mais longo, como as festas também. E quem não gosta de festa na Bahia?”, pergunta uma jovem.
Mas, pela lógica do espírito festeiro baiano, as vantagens do horário de verão são relativas. “Uma hora a menos para acordar faz muita falta, mas, no fim do dia, uma hora a mais, meu rei, é muito pouco”, comenta a baiana Érica Reis.
O horário de verão vai até o dia 26 de fevereiro de 2012.

Frases da semana destacam o que foi notícia no ‘Bom Dia Brasil’; confira

Nuvem de palavras reúne frases sobre o que foi destaque no noticiário da semana. Passe o mouse sobre o item para saber mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado