sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Mais Notícias Jornal Hoje e G 1

Criação de cursos específicos atende demanda do mercado de trabalho

Há opções de cursos técnicos ou universitários. Diploma em terapia capilar, estética, hotelaria hospitalar e produção de música eletrônica são exemplos.

Veruska Donato, Fábio Castro, Aline Oliveira, Graciela Andrade, Honório Jacometo São Paulo, Goiânia, Fortaleza, Itapetininga, SP e Sorocaba, SP


O desenho do mercado de trabalho atual, que exige maior qualificação em menor tempo, tem levado a criação de cursos diferentes, que a princípio podem soar estranhos. São cursos técnicos ou universitários específicos que estão ajudando muitos trabalhadores a entrar no mercado.
É em um spa que os alunos de dois cursos universitários passam a maior parte do tempo. Eles aprendem a cuidar dos cabelos e da pele e em dois anos saem com diploma de estética ou terapia capilar, mais conhecido como cabeleireiro. “Quando você chega e fala que está fazendo uma graduação, uma faculdade, o pessoal se interessa muito mais”, diz Manuela Abreu, aluna de terapia capilar. “A gente começou a perceber que esse público precisava de uma coisa direcionada, de uma coisa mais específica”, explica a coordenadora do curso, Adriana Teixeira.
Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.

 

Veja no vídeo ao lado outras opções de cursos específicos: organização de eventos, biojoias e saiba mais sobre o mercado de hotelaria hospitalar.

Ana Letícia prepara o quarto para receber novos hóspedes. A rotina é de hotel, mas ela trabalha em um hospital. O local parece mesmo um hotel, com cofre, decoração diferenciada e até roupa de cama especial. Quem cuida disso e do bem estar do paciente é o profissional em hotelaria hospitalar. Para quem quer se especializar nesta área, a opção é um curso oferecido por escolas técnicas, faculdades e até hospitais. Dura de quatro a seis meses e pode ser feito por quem já concluiu uma faculdade ou até o ensino médio.

Em Fortaleza, uma das opções é um curso de massagem com a utilização de pedras quentes. São 20 horas de aula no Senac e o profissional sai habilitado para trabalhar em clínicas ou por conta própria atendendo os clientes em casa.
O campo também tem várias opções de qualificação. Em Itapetininga, no interior paulista, a Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) oferece um curso de agronegócio com duração de três anos. Os alunos aprendem, de graça, a lidar com as novas tecnologias do setor rural e agroindustrial. Atualmente, são 420 alunos matriculados.
Em Sorocaba, também no interior de São Paulo, tem universidade que ensina a lidar com os cavalos no curso de gestão em equinocultura. Rodrigo Azeredo é do Rio de Janeiro, mas se mudou para a cidade para fazer o curso: “Já estou trabalhando na área desde o momento em que me formei”. O curso tem duração de dois anos e aulas que incluem manejo dos animais, saúde, administração e equitação.
Na capital paulista, uma faculdade já vai formar a sétima turma do curso de produção de música eletrônica. O aluno estuda dois anos e aprende a historia da música, aprende a fazer trilhas para cinema, internet e desfile de moda. Giovanni Coleoni nem terminou o curso e já está com a agenda lotada de trabalho. “Tive 50% de incremento em tudo da minha área desde que eu cheguei aqui. Dinheiro, popularidade e conhecimento", garante.

 Queda de avião em Papua-Nova Guiné mata 28, dizem autoridades

Quatro pessoas foram resgatadas com vida, mas com ferimentos graves.
Aeronave caiu devido às más condições meteorológicas.

 
Queda de avião da Airlines PNG deixou 28 mortos em Madang, em Papua Nova Guiné. (Foto: Scott Waide / AP Photo)
 
 
Queda de avião da Airlines PNG deixou 28 mortos em Madang, em Papua Nova Guiné.
(Foto: Scott Waide / AP Photo)
 
A queda de um avião da Airlines PNG deixou 28 mortos em Papua-Nova Guiné, no Pacífico Sul, informaram as autoridades nesta sexta-feira (14).
Quatro pessoas foram resgatadas dos destroços com vida, mas com ferimentos graves.
O avião Dash 8, com 32 pessoas a bordo – 28 passageiros e quatro tripulantes – caiu na quinta (13). A aeronave viajava de Lae para a cidade resort de Madang, no norte do país, mas caiu devido às más condições meteorológicas, 12 km a sudeste de seu destino, disse Sid O'Toole, da Comissão de Investigação de Acidentes, a uma rádio australiana. “A tripulação teve um problema”, resumiu ele.
Moradores de uma aldeia perto do local do acidente, em uma região de floresta densa, na foz do rio Gogol, disseram ter resgatado quatro pessoas, algumas com queimaduras graves. Dois pilotos, da Austrália e da Nova Zelândia, estariam entre os sobreviventes.

mapa acidente avião papua-nova guiné (Foto: Arte G1)

“As indicações iniciais são de que não há australianos entre os mortos. O Alto Comissariado realizou verificações preliminares, mas a confirmação oficial pode levar algum tempo”, disse uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Austrália.
A Airlines PNG disse que decidiu manter em solo toda a sua frota de 12 aviões até novo aviso, e estava cooperando com as autoridades nos esforços de resgate e recuperação de corpos. Uma investigação completa está em andamento por parte das autoridades e da companhia aérea.
Histórico
É o segundo acidente envolvendo um avião da Airlines PNG nos últimos anos. Em agosto de 2009, um Twin Otter da empresa caiu quando se aproximava da pista de Kokoda, matando todas as 13 pessoas a bordo, incluindo nove australianos.
O Dash 8 é um avião bimotor de médio alcance. Introduzido pela De Havilland Canada em 1984, atualmente é fabricado pela Bombardier Aerospace.

Professora discute com alunos e ateia fogo ao próprio corpo na França

Francesa de 44 anos se cobriu de gasolina e acendeu isqueiro no pátio de escola secundária.


Polícia em frente à escola Jean Moulin (Foto: Reuters)
 
Polícia em frente à escola Jean Moulin (Foto: Reuters)
 
Uma professora de matemática sobreviveu após atear fogo ao próprio corpo na escola de ensino médio onde dava aulas, em Béziers, no sul da França.
Alunos e professores viram a mulher de 44 anos se cobrir com gasolina no pátio e gritar, logo antes de acender um isqueiro.
Várias pessoas teriam tentado apagar o fogo com cobertores, mas ela teria pedido que a deixassem em paz.
Um helicóptero ambulância levou a professora até o hospital de Montpellier, onde ela está internada em estado grave, mas estável.
'Relacionamento difícil'
Relatos na mídia local indicam que a professora não tinha um bom relacionamento com os estudantes e que teria tido um 'encontro difícil' com vários deles na noite anterior para discutir seu 'estilo rigoroso de ensino'.
O ministro da Educação da França, Luc Chatel, foi até o hospital e disse estar chocado com 'o ato de desespero'.
Falando à rádio RTL, ele disse que a professora 'estava em uma situação de grande fragilidade' e que uma investigação está sendo conduzida.
A escola Jean Moulin dispensou todos os alunos após o incidente e estabeleceu uma unidade para oferecer apoio psicológico às testemunhas da tentativa de suicídio.

Artista grávida vai transformar parto em 'obra de arte'

Marni Kotak pretende parir primeiro filho em galeria de arte diante do público.

 
Uma artista norte-americana vai transformar o nascimento de seu primeiro filho em uma performance, parindo o bebê em frente ao público em uma galeria de arte de Nova York, este mês.
Marni Kotak transformou um espaço da Microscope Gallery, no Brooklyn, em uma sala de parto, com banheira de relaxamento, uma cama que pertencia à sua avó e uma cadeira de balanço.
O projeto The birth of Baby X ('O Nascimento do Bebê X') foi montado em torno da data prevista para o nascimento do bebê.
A artista pode ser vista desde o início de outubro se preparando física e mentalmente para dar à luz no local e, segundo os organizadores, os visitantes devem estar preparados para se tornarem testemunhas de um parto a qualquer momento.


A artista Marni Kortak (Foto: Cortesia da Microscope Gallery & Marni Kotak, 2011)
 
A artista Marni Kotak (Foto: Cortesia da Microscope Gallery & Marni Kotak, 2011)
Parteira

Kotak, que vai contar com a ajuda de uma parteira e uma acompanhante na hora de dar à luz, afirma ainda que vai transformar o ato de criar o bebê em um segundo projeto de performance arte: 'Raising Baby X' ('Criando o Bebê X'), no qual o público vai poder acompanhar a vida da criança até que ela se torne independente.
'Eu me interesso principalmente com a questão de como alguém pode ter e conduzir uma experiência real. Acredito que nossas performances mais fascinantes ocorrem quando não estamos conscientes de que estamos atuando', disse a artista em seu website.
'É apenas nesses momentos que somos capazes de transcender as questões de exibição que passaram a dominar a performance arte e grande parte da cultura contemporânea.'
Em trabalhos anteriores, Marni Kotak já havia transformado sua vida cotidiana em arte, reencenando seu próprio nascimento (2011), a ida ao funeral de seu avô (2009) e a perda de sua virgindade dentro de um carro (2010).

Boneco de Hugo Chávez 'perde as calças' ao vivo na TV estatal

TV mostrava 'superboneco' enquanto o presidente falava por telefone.
'Amarre aí, amigo. O Chávez não pode perder as calças!', disse ele ao vivo.

Do G1, com AP
 
A imagem do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, gerou risos ao vivo na televisão estatal venezuelana nesta quarta-feira (12). Enquanto o mandatário elogiava o boneco criado em alusão a sua pessoa por um estudante, um jovem fantasiado como o boneco gesticulava ao lado de apresentadores, até que suas calças caíram à altura dos tornozelos. Veja o vídeo.


Boneco de Chávez ficou com as calças na altura dos tornozelos na transmissão ao vivo (Foto: Reprodução/VTV)
 
Boneco de Chávez ficou com as calças na altura dos tornozelos na transmissão ao vivo
(Foto: Reprodução/VTV)
 
 
Logo antes, Chávez falava por telefone com os apresentadores, citando exemplos de heróis criados nos Estados Unidos que trazem admiração ao país de origem. Segundo ele, os EUA usaram super-heróis como Super-Homem, Batman, Mulher Maravilha e Robin, para promover a cultura americana.
O presidente venezuelano disse que seu boneco, idealizado por um estudante para a campanha eleitoral de 2012, combaterá os super-heróis americanos "que nos foram forçados até os ossos".
Quando as calças do boneco foram ao chão na transmissão ao vivo, Chávez riu e brincou: "Amarre aí, amigo. O Chávez não pode perder as calças!"

Romeno pede guarda da filha de 2 anos depois de vê-la fumando na web

Gabriel Burulea diz que ex-mulher postou vídeo para zombá-lo pela internet.
No vídeo, bebê fuma o que aparenta ser cigarro elétrico e ainda toma café.

Do G1, em São Paulo
 
Um romeno passou a exigir a guarda de sua filha de dois anos de idade depois que sua ex-mulher ensinou a criança a fumar e beber café, e postou um vídeo na internet com a filha fumando.
Quando o casal se separou, há cerca de um ano, a corte deu a guarda da menina à mãe, Elena Ursu, de 28 anos. O pai, Gabriel Burulea, de 30 anos, pede que a decisão seja modificada após a divulgação do vídeo, segundo noticiado pelo site Orange News.


Vídeo no Youtube mostra criança com cigarro (Foto: Reprodução/Orange News)
 
Vídeo no Youtube mostra criança com cigarro (Foto: Reprodução/Orange News)
 
"Nossa filha não quer mais leite, só café. E em vez de doces, ela quer cigarros", afirma o pai, dizendo ainda que a mulher publicou o vídeo para zombá-lo.
Na gravação, a criança de 2 anos é vista fumando o que aparenta ser um cigarro elétrico e bebendo café, incentivada por uma mulher ao lado, que seria a mãe. O vídeo foi postado no Youtube na última segunda-feira (10).
O cigarro elétrico é um aparelho movido a bateria que imita um cigarro e dispersa vapor com quantidade menor de nicotina, o que ajudaria a diminuir ou até a eliminar o vício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado