quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Notícias G1

Depoimento de Lindemberg é previsto neste 3º dia de julgamento

Julgamento é realizado no Fórum de Santo André no ABC.
Réu nunca falou sobre o crime desde que foi preso.

Do G1 SP
 
 



Lindemberg Alves, acusado de matar a ex-namorada Eloá Pimentel, poderá depor durante esta quarta-feira (15), terceiro dia de julgamento do caso, no Fórum de Santo André, no ABC. Os trabalhos do Tribunal do Júri estão previstos para serem retomados às 9h. O réu nunca se pronunciou sobre o crime desde que foi preso, em outubro de 2008.
Na terça-feira (14), o júri foi marcado pelo bate-boca entre a advogada do réu, Ana Lúcia Assad, e a juíza Milena Dias. Durante o depoimento da perita criminal Dairse Aparecida Pereira Lopes, a defensora Assad reclamou de um ponto técnico, afirmando que havia um número errado no processo.
A juíza disse que não cabia à defesa fazer tal questionamento no momento. Indignada, a advogada disse que queria apenas a "verdade". A juíza voltou a dizer que ela ia ter a oportunidade de falar isso nos debates e que esse não era o "conceito".
Foi, então, que a advogada disse: "Você precisa voltar a estudar". A promotora Daniela Hashimoto saiu em defesa da juíza e disse para ela "tomar cuidado", que estava desacatando e ameaçou processá-la. A juíza, no entanto, determinou que o julgamento proseguisse.
Mais cedo, durante a manhã, a advogada pediu que a mãe de Eloá, Ana Cristina Pimentel, não fosse ouvida durante o julgamento. Na segunda (13), a própria defensora havia arrolado a Ana Cristina e o irmão caçula da vítima, Everton Douglas, de 17 anos, como testemunhas. Ana Lúcia ameaçou abandonar o júri caso Ana Cristina Pimentel fosse ouvida.
"Não concordo que essa testemunha seja ouvida. Eu quero dispensá-la”, disse, sem apresentar motivo. A juíza ponderou ser necessária a concordância da acusação. A promotora do caso, Daniela Hashimoto, discordou. Em seguida, a advogada de Lindemberg ameaçou. "Eu vou abandonar o júri. Eu vou embora”, disse, elevando o tom de voz. A acusação acabou aceitando a dispensa de Ana Cristina.
No fim da noite, Assad voltou a reclamar -mas desta vez da imprensa. "Vocês publicam coisas que eu não falei. Sai na imprensa e sou hostilizada", afirmou. A advogada também negou ter discutido com a mãe de Eloá, Ana Cristina Pimentel, como, segundo ela, alguns órgãos de imprensa publicaram. A advogada disse que está saindo escoltada do fórum por medo de agressões.
Ela pediu para que fosse registrado em ata que estava sendo hostilizada e ameaçada e chegou a mostrar um colete à prova de balas para o plenário do júri. A advogada disse que teme ser agredida. Ao sair do fórum, por volta das 23h45, pela porta dos fundos, ela teve seu carro escoltado por policiais militares. Ela não falou com a imprensa.

advogada lindemberg (Foto: Mister Shadow/AE)
 
Advogada de Lindemberg, Ana Lúcia Assad (à dir), disse temer ser agredida
(Foto: Mister Shadow/AE)
 
Irmãos de Eloá
No início deste segundo dia de julgamento, Ronickson Pimentel dos Santos, irmão mais velho de Eloá, definiu Lindemberg Alves como "louco", "vingativo" e "extremamente agressivo". Nas palavras de Ronickson, o réu é um "monstro". O jovem foi o primeiro a ser interrogado nesta manhã, segundo dia de julgamento.
O irmão caçula de Eloá, Everton Douglas, disse em seu depoimento que Lindemberg ameaçava matar todos caso a polícia invadisse o apartamento onde o crime ocorreu. “O Lindemberg falou que se relassem na porta e tentassem entrar ele atirava em todo mundo”, disse o adolescente de 15 anos.

Jornalistas

Lindemberg será julgado por 12 crimes (Foto: Diogo Moreira/Futura Press/AE)
 
Lindemberg será julgado por 12 crimes  (Foto: Diogo Moreira/Futura Press/AE)
 
Arrolados pela defesa, os jornalistas Rodrigo Hidalgo e Márcio Campos disseram que nos contatos feitos entre a polícia e o acusado ele não apresentou exigências e se mostrou disposto a matar Eloá. Questionados sobre uma influência da imprensa do desfecho, ambos afirmaram ainda que em nenhum momento jornalistas fizeram qualquer tipo de provocação nem incitaram Lindemberg a cometer um ato violento.
Capitão do Gate
O capitão Adriano Giovanini, do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da PM, disse que cogitou o uso de explosivos para derrubar a parede do apartamento de Eloá Pimentel. Segundo o capitão, a PM não fez isso porque poderia colocar em risco as vítimas e a estrutura de todo o prédio. O Gate foi responsável pelas negociações com o jovem.
Segundo Giovanini, dois atiradores estavam posicionados a sete metros para acertar Lindemberg. Isso não ocorreu porque, desde o momento em que Nayara entrou novamente no apartamento, os policiais não tiveram mais chances de acertar, segundo ele. “Se a gente tem dúvida da posição de alguma das vítimas, o tiro não é executado.”
Delegado
O delegado Sérgio Luditza, que investigou o caso Eloá, disse que uma frase do acusado foi o "estopim" para a invasão da PM ao apartamento. Segundo ele, Lindemberg disse que estava "ouvindo um anjinho e um capetinha e o capetinha estava vencendo". Luditza afirmou que o caso teve uma reviravolta nos últimos 30 minutos. "Estava tudo caminhando para a libertação dos reféns."
Perito
Antes do delegado, o perito Hélio Rodrigues Ramacciotti, responsável pelos laudos do Instituto de Criminalística (IC), também prestou depoimento. Ele disse que é possível dizer que não houve disparos de arma calibre 40 (usada por policiais em São Paulo) no apartamento. “Se houvesse disparos de ponto 40, as lesões seriam muito superiores”, afirmou. “Se fosse uma arma ponto 40, Nayara não estaria viva."
Mãe de Eloá
mãe eloá (Foto: Kleber Tomaz/G1)
 
Mãe de Eloá foi dispensada a pedido da defesa na  terça-feira (Foto: Kleber Tomaz/G1)
 
Em entrevista aos jornalistas, a mãe de Eloá Pimentel disse no início desta tarde que não viu arrependimento algum nos olhos de Lindemberg Alves, acusado de matar sua filha em outubro de 2008. “Não vi arrependimento nenhum”, disse Ana Cristina.
O réu balbuciou algo para Ana Cristina assim que ela entrou na sala do Tribunal do Júri nesta manhã. “O que eu entendi foi que eu não falasse mal dele”, disse a mãe de Eloá quando perguntada sobre o que ele tentou dizer. Quem estava na plateia, entretanto, entendeu que ele estivesse pedindo perdão.
Primeiro dia
O primeiro dia do júri teve como destaque os depoimentos dos três jovens que sobreviveram ao cárcere privado. Nayara Rodrigues, que assim como a amiga Eloá foi baleada, disse que Lindemberg passou a odiá-la. "Ele achava que eu influenciava negativamente a Eloá. Ele achava que ela tinha terminado o namoro por minha causa. Ele me odiava e odiava minha mãe", disse.
Ela falou por quase duas horas. Segundo ela, o acusado mudou o comportamento com ela após o término. Antes, segundo ela, a relação entre ela e o ex da amiga era "boa". Lindemberg foi retirado da sala a pedido da jovem.

Nayara Rodrigues chega a fórum para julgamento de Lindemberg (Foto: Nelson Antoine/AE)
 
Nayara Rodrigues chega ao fórum para o 1º dia  do júri de Lindemberg
(Foto: Nelson Antoine/AE)
 
"Fiquei o resto do ano fora da escola, mas não perdi o ano porque fiz trabalhos em casa", afirmou. Ela contou também que fez tratamento "psicológico e psiquiátrico". "tomei remédio, mudei de escola. E ainda tenho cirurgias para fazer." Nayara disse que o namoro de Lindemberg e Eloá tinha "idas e vindas". Segundo ela, os dois terminaram "várias vezes". Durante o depoimento, Nayara começou a chorar. "Ele batia nela o tempo todo dentro da casa, não largava a arma", disse, emocionada.
Para a advogada Assad, o depoimento foi exagerado e até mentiroso. "Teve dramatização demais, ela estava bem orientada, simulou choro", disse.
Já Iago Vilera, um dos adolescentes feitos reféns, prestou depoimento por mais de 30 minutos. O acusado voltou à sala do júri sem algemas e escoltado por dois PMs para assistir ao depoimento, já que o jovem não se opôs à presença dele. "Eu vi o Lindemberg perseguindo a Eloá, passando de moto e encarando os amigos de forma ameaçadora", disse Vilera. "Fiz tratamento psicológico para me curar do trauma."
Antes dele, o estudante Victor de Campos disse que Lindemberg falou que "não estava para brincadeira". "Ele dizia que ia fazer uma besteira. Me deu uma coronhada porque achou que eu tinha algo com a Eloá." Segundo ele, o acusado dizia aos reféns: "Vou atirar em um de vocês para botarem fé em mim". "O que me dava mais medo era ver meus amigos tomarem um tiro, acontecer alguma tragédia."
Atos Valeriano
Também prestou depoimento o sargento da Polícia Militar Atos Antonio Valeriano, que escapou de um tiro durante o sequestro. Seu depoimento durou cerca de 45 minutos. Segundo o PM, Lindemberg Alves atirou para matá-lo. "O tiro passou a 30 centímetros da minha cabeça." Valeriano disse que o acusado repetia várias vezes que ia "matar todo mundo" e depois se matar.
Pena
Lindemberg responde por 12 crimes. Além da morte de Eloá, são duas tentativas de homicídio (contra Nayara e o sargento Atos Antonio Valeriano, que escapou do tiro); cárcere privado (de Eloá, Victor, Iago e duas vezes de Nayara) e disparo de arma de fogo (foram quatro).
Segundo o Ministério Público, se for condenado por todos os crimes atribuídos a ele, a pena mínima poderá ser de 50 anos e a máxima de 100 anos de reclusão. Pela legislação do país, no entanto, ninguém pode ficar preso a mais de 30 anos.
tópicos:
veja também


14/02/2012
 
 

Veja as musas das agremiações de SP

G1 realizou ensaios com as rainhas e madrinhas de bateria das escolas.
  • Rosas de Ouro - Ellen Rocche (rainha de bateria)
 
 
     
  • Águia de Ouro - Valesca Popozuda (rainha de bateria)
     
  • Águia de Ouro - Valesca
  •  
  • Águia de Ouro - Valesca Popozuda (rainha de bateria)
     

Acadêmicos do Tucuruvi - Valéria de Paula (rainha de bateria)

Tom Maior - Tânia Oliveira (madrinha de bateria)

Camisa Verde e Branco - Ellen Cardoso (musa da escola)


Dragões da Real - Simone Sampaio (rainha de bateria)



Gaviões da Fiel - Tatiane Minerato (rainha de bateria)


Mancha Verde - Viviane Araújo (rainha de bateria)



Mancha Verde - Viviane Araújo (rainha de bateria)

Vila Maria - Quitéria Chagas (madrinha de bateria)


Império de Casa Verde - Andreia Andrade (madrinha de bateria)


Mocidade Alegre - Aline Oliveira (rainha de bateria)


Pérola Negra - Jaqueline Khury (madrinha de bateria)


Pérola Negra - Jaqueline Khury (madrinha de bateria)


Vai-Vai - Camila Silva (rainha de bateria)


Vai-Vai - Camila Silva (rainha de bateria)


X-9 Paulistana - Rosemeire Rocha (rainha de bateria)


Rainhas da Bateria do Rio de Janeiro

Adriane Galisteu no ensaio técnico da Escola de Samba Unidos da Tijuca, Rio de Janeiro

Luiza Brunet no ensaio técnico da Escola Imperatriz Leopodinense, Rio de Janeiro


Sabrina Sato no ensaio técnico da Escola de Vila Isabel, Rio de Janeiro


Sabrina Sato no ensaio técnico da Escola Vila Isabel, Rio de Janeiro


Renata Santos no ensaio da Mangueira, na quadra Onofre Veras, Rio de Janeiro


Raíssa Oliveira no ensaio da Beija-Flor, Rio de Janeiro


Raíssa Oliveira no ensaio da Beija-Flor, Rio de Janeiro


Raíssa Oliveira no ensaio da Beija-Flor, Rio de Janeiro


Viviane Araújo no ensaio técnico do Salgueiro, Rio de Janeiro


Viviane Araújo no ensaio técnico do Salgueiro, Rio de Janeiro


Sheron Menezes é coroada Rainha da Bateria da Portela, Rio de Janeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado