sábado, 29 de outubro de 2011

Notícias JN e G1


Ex-presidente Lula recebe diagnóstico de câncer na laringe

O Hospital Sírio Libanês informou que exames feitos neste sábado (29) mostraram que o ex-presidente Lula está com um tumor na laringe e que o tratamento inicial vai ser com quimioterapia que começa nos próximos dias.

Lula recebe alta de hospital e segue para São Bernardo

Ex-presidente está com tumor e foi internado para exame nesta sexta (28).
Tratamento da doença deve durar pelo menos 3 meses, dizem médicos.

Do G1, em São Paulo



O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva deixou o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, por volta das 20h16 deste sábado (29). Diagnosticado um tumor na laringe, Lula foi submetido a um exame para a retirada de um pedaço do tumor, que será analisado. O ex-presidente teve alta e seguiu para sua casa em São Bernardo (SP). (Veja vídeo ao lado)
Nesta segunda (31), os médicos vão definir se Lula fará apenas quimioterapia ou será submetido também à radioterapia. O tratamento do ex-presidente, segundo os médicos, deve durar pelo menos três meses. O câncer está localizado sobre a glote do ex-presidente.
Nesta sexta-feira (28), Lula fez exames de rotina que detectaram o tumor. Por conta de uma rouquidão anormal, que surgiu há cerca de 40 dias, Lula passou por uma ressonância magnética e uma tomografia de pescoço, exames que acabaram por levar ao diagnóstico da doença.
‘Confiante’
Pessoas que estiveram com o ex-presidente neste sábado disseram que Lula está “confiante” na cura da doença e bem disposto depois do exame. O médico Raul Cutait, que encontrou o ex-presidente e sua mulher, dona Marisa Letícia, afirmou que eles receberam "bem" a notícia sobre o tumor.
Lula recebeu também a visita do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que ficou menos de 10 minutos com o ex-presidente e saiu do hospital otimista.
"Eu encontrei com o presidente Lula ele está bem. Está animado. Ele é um lutador. Já venceu problemas menores do que esse e vai vencer esse. Ele não pode falar, mas perguntou pela minha família, se eu estava bem. Ele sempre se preocupa com os outros. Está todo mundo tranquilo. A dona Marisa está tranquila, porque esse é um problema que tem cura", disse o ministro.
'Rápida recuperação'
A presidente Dilma Rousseff também divulgou na tarde deste sábado nota de apoio à "rápida recuperação" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na agenda oficial da presidente desta segunda (31), está previsto compromisso oficial em São  Paulo, mas ainda não há confirmação de que Dilma irá visitar o ex-presidente.
No texto, ela relembra que enfrentou a mesma doença e passou por tratamento no mesmo hospital. "Tenho certeza de que acontecerá o mesmo com o presidente Lula", afirmou Dilma.
Dilma destacou a "determinação e capacidade de superação de adversidades" do ex-presidente. "Como sua amiga, companheira, irmã e admiradora, estarei a seu lado com meu apoio e amizade para acompanhar a superação de mais esse obstáculo", declarou.


Câncer de laringe (Foto: Editoria de arte/G1)
Câncer de laringe (Foto: Editoria de arte/G1)

Lula fará quimioterapia para tratar tumor na laringe, informa hospital

Exames neste sábado no Sírio-Libanês, em SP, identificaram a doença.
Segundo hospital, tratamento será ambulatorial, e ex-presidente está 'bem'.

Do G1, em Brasília



O hospital Sírio-Libanês informou na manhã deste sábado (29) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 66 anos, será submetido a um processo de quimioterapia para tratamento de um tumor na laringe.
Segundo nota do hospital, exames realizados por Lula neste sábado, em São Paulo, identificaram a doença. De acordo com os médicos, ele "encontra-se bem" e fará tratamento ambulatorial.
O médico Paulo Hoff, da equipe que atende Lula, afirmou ao G1 que ele "está ótimo", mas apresentava "rouquidão acima do normal", o que motivou os exames.
Segundo informou a assessoria de imprensa do Instituto Lula, organização não-governamental do ex-presidente, ele iniciará o tratamento na próxima segunda. De acordo com nota da entidade, Lula esteve nesta sexta no hospital em razão de dores na garganta.
A laringe é um órgão situado na região do pescoço e tem funções respiratórias e relacionadas ao aparelho vocal. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, o câncer de laringe atinge principalmente homens e é um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço.
O site do instituto informa que fumantes têm dez vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe que pessoas que não fumam.
O câncer de laringe representa cerca de 25% dos tumores malignos na região da cabeça e pescoço, segundo o site do Inca. O instituto informa que dois terços dos tumores do gênero ocorrem na corda vocal.
Na última quinta (27), o ex-presidente comemorou no apartamento onde mora, em São Bernardo, o aniversário de 66 anos. Na segunda (22), ele esteve em Manaus (AM), ao lado da presidente Dilma Rousseff, participando da inauguração de uma ponte sobre o Rio Negro.

Lula comemora aniversário com funcionários do Instituto Cidadania (Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Cidadania)
Lula comemora aniversário na última quinta com funcionários do Instituto Lula
 (Foto: Ricardo
Stuckert / Instituto Lula)
Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo hospital:
"BOLETIM MÉDICO
29/10/2011
11h00
O Ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.
Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.
A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.
Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira
Diretor Técnico Hospitalar
Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão
Diretor Clínico"

Imprensa internacional noticia doença do ex-presidente Lula

"Clarín" manchetou em seu site o tumor na laringe do ex-presidente.
CNN informou que Lula passará por quimioterapia nos próximos dias.

Do G1 SP



A imprensa internacional noticiou neste sábado (29) o tumor na laringe diagnosticado no ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

O argentino “Clarín” destacou na manchete do seu site “Lula tem diagnóstico de câncer na laringe”. A publicação informa que o ex-presidente brasileiro passará por quimioterapia.

Já o site da rede britânica BBC, além de destacar o tumor na laringe, traz duas reportagens: uma com o perfil de Lula e outra falando sobre o legado dos oito anos de governo.

O jornal espanhol “El País” também noticiou a doença de Lula. A publicação destaca que uma das recomendações dos médicos ao ex-presidente é que ele deixe de fumar, “hábito que mantém durante décadas”, diz a nota.


Tumor de Lula ganhou a manchete do site do "Clarín" (Foto: Reprodução)

Tumor de Lula ganhou a manchete do site do "Clarín" (Foto: Reprodução)
A doença de Lula também ganhou destaque no site da TV norte-americana CNN. A reportagem diz que o ex-presidente passará por quimioterapia nos próximos dias para tratar o tumor.

O Washington Post, outra publicação dos EUA, publicou em seu site a notícia veiculada pela agência Associated Press. Ilustrada com uma foto, a reportagem traz uma declaração do oncologista Artur Katz, um dos médicos que atendem Lula, que diz que o ex-presidente “apresenta boas condições”.

CNN e BBC também noticiaram que ex-presidente brasileiro tera que tratar um tumor na laringe (Foto: Reprodução)
CNN e BBC também noticiaram que ex-presidente brasileiro tera que tratar um tumor na laringe
 (Foto: Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado