sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Preconceito e mais

A Nova MissUniverso Leila Lopes Angolana está sofrendo Preconceitos



O governo de Angola gastou 850 mil reais para produzir a mulher mais bonita do mundo, Leila Lopes, segundo reportagem da Revista "Veja" deste sábado, 17. A Miss Universo 2011 foi a grande aposta do governo de seu país. Linda e simpática, Leila Lopes, 25 anos, mostrou ter um sorriso capaz de iluminar multidões. Mas a conquista no Credicar Hall, em São Paulo, não foi por acaso...


Nos últimos dois meses, Leila Lopes se aprimorou para o concurso com stylist, preparador físico, coreógrafo, maquiador, dermatologista, motorista e assistente pessoal. A conta para o governo de Angola ficou em 850 mil reais. Mas valeu a pena. "Após décadas de guerra civil, reconstruir a autoestima do povo é fundamental", comentou o stylist Alexandre Schnabl. A repercussão após a conquista do "Miss Universe" em Angola ainda continua, como se o país tivesse ganhado uma Copa do Mundo.
O vestido de gala usado por Leila Lopes na final do Miss Universo custou 8 mil dólares e foi feito de renda francesa, bordado com cristais Swarovski e plumas pintadas em tom dourado. Quem assina o vestido de Leila Lopes é o estilista Alexandre Dutra.
Mais uma primeira negra a ser congratulada! Mas será mesmo? Quem me conhece sabe que sempre fui contra todo e qualquer tipo de concurso de beleza, que em sua maioria acabam conduzindo as campeãs ao prêmio master de Miss Universo. Ainda acho lamentável ver pessoas tentando criar esteriótipos capazes de conduzir o senso comum ao que ou não belo. 
No twiter comentários de todo o tipo, mas o que observo é muito mais do que uma eleição supérflua e sem valor. O mundo como um todo está sendo obrigado a rever os seus conceitos de beleza de agora em diante, o povo negro tem uma representante enquadrada dentro de um "espaço" antes somente ocupado por brancas. Todas lindas. E todas praticamente iguais também, do tipo feitas em série mesmo.
Desde a eleição do presidente Obama, finalmente, uma série de personagens negros têm emergido de forma positiva. No cinema a personagem Tiana do filme a Princesa e o Sapo da Disney, Thaís Araújo vivendo a primeira Helena negra, o maridão não deixa para menos, Lázaro Ramos interpretou esse ano o primeiro galã negro no horário nobre da TV globo. A revista Época deu destaque ao ineditismo realizado pelo ator, em pesquisa comprovou que 74% das pessoas entrevistadas se surpreenderam ao vê-lo encarnando um galã irresistível. Claro houve resistência e piadianhas de mau gosto durante todo o decorrer da novela.
Essa ascensão social dos negros e negras mundo à fora, digo e repito, vai muito além da capa e da coroa de uma miss universo, diga-se de passagem belíssima. Vejo uma barreira muito mais densa que o muro de Berlim caindo por terra pouco a pouco. Isso é maravilhoso! Mas não pára por aí. 
Ainda na revista Época, uma pesquisa mostra que essa transformação social começa na escola; além da recuperação da identidade racial, pessoas se reconhecendo enquanto negras, ter crescido consideravelmente de 1999 à 2009, o número de negros cursando o ensino superior passou de 7% para 28%. Em se tratando dos concluintes, o número cresceu de 2% para 5%. [dados do IBGE] Muito em breve as tão odiadas cotas não se farão mais necessárias.
Percebam, essa mobilidade na estrutura social está mudando de fato, a teledramaturgia já percebeu isso, não ignorou e espero que continue não ignorando. Quanto à Leila Lopes, tenho quase certeza que é muito mais que um rostinho bonito emoldurado para a posteridade.

http://wwwjanineribeiro.blogspot.com/2011/09/leila-lopes-miss-universo.html



A Revista Època relata frase de um carioca que lançou numa rede social o seguinte comentário:

Hollywood chamaria a Miss Universo "para fazer o papel de filha do King Kong, mostarndo mais uma vez, que a estupidez e a insensibilidade não tem limites.
Nas redes sociais ela também foi ofendida por muita gente, inclusive no Brasil. E no facebbok disseram ainda " Ela fez muito bem de ter prendido aquele cabelo de vassoura..."

Eu particularmente me pergunto onde vamos parar?
Que país é este ?
Chega de Preconceito! Basta.  Ericka Vanessa

E a Miss Universo Angolana respondeu " Os racistas precisam procurar ajuda. No século XXI, isso não é normal".

Vamos respeitar as diferenças, sejam elas quais forem e vamos ensinar nossas crianças a respeitar o outro.

Ericka Vanessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado