quarta-feira, 22 de junho de 2011

Facebook – O Crescimento Estrondoroso de Uma Rede Social


Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes fundaram em 2004 a rede social Facebook. Os ex-estudantes de Havard não imaginavam a proporção do sucesso que a rede social iria alcançar anos depois.
No início só podiam entrar no facebook os alunos da Universidade Harvard. Com o tempo ela foi expandida para algumas outras universidades e institutos e a partir de 2006 foram aceitas empresas e estudantes secundaristas.
O Facebook se tornou o maior site de fotografias dos Estados Unidos, ultrapassando o site voltado para fotografia Flickr. São mais de 60 milhões de fotos publicadas por semana. O site possui mais de 500 milhões de usuários.
Atualmente qualquer pessoa pode aderir o Facebook gratuitamente. Sua receita é gerada a partir de publicidade, incluindo banners e grupos patrocinados. Os usuários criam perfis com fotos e listas de interesses pessoais. Eles podem trocar mensagens privadas utilizando o ícone “Mensagens” ou públicas, utilizando o espaço “Mural”. Este último é visível para qualquer pessoa com permissão para ver o perfil completo. Já as Mensagens são enviadas à caixa de entrada do usuário e visíveis apenas ao remetente e ao destinatário.
São diversos os aplicativos dessa rede social como jogos de xadrez e scrabbel e locais para colocar vídeos. Também é possível divulgar e convidar pessoas para um determinado evento através do aplicativo com o mesmo nome.
No Brasil o Facebook tem aumentado o número de usuários com muita rapidez. Em 2010, enquanto o Orkut, a rede social mais popular do país cresceu 28%, o Facebook teve um aumento de 258%. Os indicativos mostram que o Orkut em breve irá perder o espaço de preferido dos brasileiros para o Facebook.
O filme lançado no ano passado contando a trajetória dos meninos que ficaram ricos com a criação da rede social também pode ter contribuído para esse grande crescimento. Outro motivo é que o Facebook permite contato com pessoas das mais variadas nacionalidades e origens, assim como as outras redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado