quinta-feira, 23 de junho de 2011

Aprendizagem X Profesores X Tecnologia: Qual o Caminho

Pessoas se perguntam se a informática tem ou terá um impacto na aprendizagem e essa não é realmente a questão.
Em primeiro lugar porque a definição de aprendizagem é muito ampla, em segundo estas pessoas muitas vezes não entendem que a palavra tecnologia tem muitas definições e, em terceiro, temos o fato de que a grande maioria dos professores não estão preparados para fazer uso destas tecnologias.
É claro que a informática terá um impacto na aprendizagem e tentarei esclarecer alguns temas relacionados a tecnologia aplicada à aprendizagem, mas mantendo em perspectiva que este impacto vai depender diretamente da área de informática que estamos aplicando e também de como definimos “aprendizagem”.
Em muitos estudos acadêmicos, a tecnologia não faz diferença nas avaliações dos alunos por diversas razões como, por exemplo, uma das mais óbvias é porque a maioria dos professores consideram e-mail, Word, Power-Point, Excel e até mesmo o uso de um lap-top como tecnologias de baixo nível técnico.
Em outra ponta da tecnologia temos os jogos, realizados por conta do uso de tecnologia de informática em uma de suas formas mais avançadas, que têm um impacto em avaliações e no aprendizado de matemática.
Em uma de minhas aulas, ajudo alunos a aprenderem conceitos de design com o uso de jogos de computador e, é claro, eles pontuaram mais em suas avaliações usando jogos como pratica de aprendizagem.
Acredito que o desafio seja mais complicado do que parece e minha posição é de que os estudos relacionados a computadores no aprendizado deveriam ser reavaliados a fim de podemos medir seus os efeitos para a realização de diferentes objetivos e níveis de aprendizagem.
O ponto principal desta reavaliação seria, é claro, a reciclagem dos professores que hoje têm uma jornada de várias aulas, quase sem pausa e com uma mínima preparação na área de informática.
Isso nos trás um (d) efeito imediato, já que estes professores estão no máximo de sua capacidade horária e sem preparo pedagógico e técnico para o uso da tecnologia em suas aulas.
Porque? Porque sem treinamento do corpo docente não adianta ter a tecnologia disponível e é isso que hoje, infelizmente, está acontecendo nos Estados Unidos na área de educação: há professores sendo orientados a usar tecnologia na sala de aula que eles não entendem.
Temos que capacitar o professor, treiná-lo e reciclá-lo sempre para que, a partir deste ponto, consigamos medir e aprovar o uso da tecnologia para a aprendizagem. Portanto o único caminho de se implementar tecnologia oficialmente e verificar a sua eficácia é envolvendo professores no processo de seleção, dar a eles poder de decisão nas escolhas destas tecnologias e treinamento. Muito treinamento.
Por outro lado, no "mundo real" os questionamentos são contínuos, são importantes e o orçamento é sempre apertado e mais uma vez a conclusão que chego é que sim, vale a pena investigar se tecnologia faz diferença e se os professores sabem realmente usar essas ferramentas.
 
Este é um assunto é demasiadamente complicado para omitir os desafios que precisamos superar, afinal não há como se medir o impacto dos computadores em sala de aula sem levar em consideração o tempo ou nível de conhecimento dos professores.
Qualquer resposta que não considere essas variáveis seria leviano e a única maneira de investigar essas variáveis, sob as circunstâncias atuais, é lembrar sempre que o ensino é para as crianças, com impacto quase que imediato no futuro de qualquer país.
Tenho medo de que vamos continuar falando sobre isso por gerações por vir e sem um desfecho claro, mas este assunto requer atenção imediata porque há muito a se perder, especialmente sob a nossa realidade econômica.
Fonte site: http://www.investimentosenoticias.com.br/colunistas/educacao-pela-tecnologia/aprendizagem-x-tecnologia-x-professores-qual-o-caminho.html

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