quarta-feira, 21 de junho de 2023

A história e o filme que retrata a luta de Dona Pureza

 Maranhense, que inspirou o filme 'Pureza', recebe prêmio internacional Award por sua contribuição na luta contra a escravidão e o tráfico de pessoas

Neste post gostaria de falar sobre uma grande heroína que virou filme relatando sua história na Luta pelo Trabalho Escravo no Brasil e se transformou em ícone mundial Dona Pureza.
Dona Pureza, como é conhecida, se tornou referência no Brasil e no mundo por lutar contra a escravidão ao procurar o filho mais novo, Abel, que saiu de casa para trabalhar em um garimpo, em 1996. A maranhense arrumou um emprego em uma fazenda e testemunhou o tratamento brutal de trabalhadores rurais escravizados.
o prêmio internacional Award, pela sua contribuição na luta contra a escravidão e o tráfico de pessoas.
Dona Pureza recebeu o prêmio foi entregue pelo governo dos Estados Unidos da América, em Washington.
Pureza é primeira mulher brasileira a receber a honraria.
Dona Pureza, como é conhecida, se tornou referência no Brasil e no mundo por lutar contra a escravidão ao procurar o filho mais novo, Abel, que saiu de casa para trabalhar em um garimpo, em 1996.
Minhas considerações sobre o Filme Pureza...
O Filme relata a história de trabalho escravo do povo Bacabalense e retratou a busca incansável e a luta de uma mãe que não mediu esforços para buscar por seu filho que saiu de casa em busca de condições e melhorias de trabalho, mas nem ele sabia o que estava a lhe esperar.
É a verdadeira história de um povo que deseja condições melhores de vida e infelizmente a realidade que encontram é bem diferente da esperada e prometida a eles. Essas pessoas ficaram presas, um buraco no chão, uma rede servia de dormitório para essas pessoas, que dormiam ao relento e bebiam uma água insalubre, por mais que não estivessem acorrentadas ou em celas, elas trabalham para pagar uma hospedagem miserável e a própria comida de forma insalubre e em condições miseráveis e mais não conseguiam sai de lá, voltar para casa e muitos eram assassinados a sangue frio, sem dó nem piedade.









Dona Pureza uma mãe humilde de origem simples, negra, foi uma guerreira a enfrentar a máfia do trabalho escravo na busca de seu filho Abel. É um filme de ficção baseado em fatos e relatos reais sobre a Escravidão de trabalhos forçados no Brasil.
Ela conseguiu encontrar o filho, que voltou a viver com ela e a família.
E mais...Dona Pureza entrou em contato com o Ministério do Trabalho e o Ministério do Maranhão e o Ministério Público no Maranhão, no Pará e Brasília.
Além disso, enviou cartas para três presidentes da República: Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso (o único que lhe respondeu).
E fora isso, sua batalha foi decisiva para Criação do Grupo Especial Móvel de Fiscalização, que libertou mais de 57 mil pessoas em situações analógas entre 1995 e 2021.
Com toda luta e trabalho ela foi reconhecida internacionalmente pela sua Luta Abolicionista, libertaria é uma heroína tem um grande valor e um reconhecimento mundial.
O Filme retratou o ano 1995 e é muito atual onde relata a Escravidão Contemporânea, que ainda existe no Brasil em larga escala.
Essa história de luta e coragem foi parar no cinema com direção de Renato Barbieri e com a atriz Dira Paes no papel de Pureza. O filme ‘Pureza’ recebeu quase trinta prêmios em festivais nacionais e internacionais de cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado