quarta-feira, 21 de junho de 2023

A história e o filme que retrata a luta de Dona Pureza

 Maranhense, que inspirou o filme 'Pureza', recebe prêmio internacional Award por sua contribuição na luta contra a escravidão e o tráfico de pessoas

Neste post gostaria de falar sobre uma grande heroína que virou filme relatando sua história na Luta pelo Trabalho Escravo no Brasil e se transformou em ícone mundial Dona Pureza.
Dona Pureza, como é conhecida, se tornou referência no Brasil e no mundo por lutar contra a escravidão ao procurar o filho mais novo, Abel, que saiu de casa para trabalhar em um garimpo, em 1996. A maranhense arrumou um emprego em uma fazenda e testemunhou o tratamento brutal de trabalhadores rurais escravizados.
o prêmio internacional Award, pela sua contribuição na luta contra a escravidão e o tráfico de pessoas.
Dona Pureza recebeu o prêmio foi entregue pelo governo dos Estados Unidos da América, em Washington.
Pureza é primeira mulher brasileira a receber a honraria.
Dona Pureza, como é conhecida, se tornou referência no Brasil e no mundo por lutar contra a escravidão ao procurar o filho mais novo, Abel, que saiu de casa para trabalhar em um garimpo, em 1996.
Minhas considerações sobre o Filme Pureza...
O Filme relata a história de trabalho escravo do povo Bacabalense e retratou a busca incansável e a luta de uma mãe que não mediu esforços para buscar por seu filho que saiu de casa em busca de condições e melhorias de trabalho, mas nem ele sabia o que estava a lhe esperar.
É a verdadeira história de um povo que deseja condições melhores de vida e infelizmente a realidade que encontram é bem diferente da esperada e prometida a eles. Essas pessoas ficaram presas, um buraco no chão, uma rede servia de dormitório para essas pessoas, que dormiam ao relento e bebiam uma água insalubre, por mais que não estivessem acorrentadas ou em celas, elas trabalham para pagar uma hospedagem miserável e a própria comida de forma insalubre e em condições miseráveis e mais não conseguiam sai de lá, voltar para casa e muitos eram assassinados a sangue frio, sem dó nem piedade.









Dona Pureza uma mãe humilde de origem simples, negra, foi uma guerreira a enfrentar a máfia do trabalho escravo na busca de seu filho Abel. É um filme de ficção baseado em fatos e relatos reais sobre a Escravidão de trabalhos forçados no Brasil.
Ela conseguiu encontrar o filho, que voltou a viver com ela e a família.
E mais...Dona Pureza entrou em contato com o Ministério do Trabalho e o Ministério do Maranhão e o Ministério Público no Maranhão, no Pará e Brasília.
Além disso, enviou cartas para três presidentes da República: Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso (o único que lhe respondeu).
E fora isso, sua batalha foi decisiva para Criação do Grupo Especial Móvel de Fiscalização, que libertou mais de 57 mil pessoas em situações analógas entre 1995 e 2021.
Com toda luta e trabalho ela foi reconhecida internacionalmente pela sua Luta Abolicionista, libertaria é uma heroína tem um grande valor e um reconhecimento mundial.
O Filme retratou o ano 1995 e é muito atual onde relata a Escravidão Contemporânea, que ainda existe no Brasil em larga escala.
Essa história de luta e coragem foi parar no cinema com direção de Renato Barbieri e com a atriz Dira Paes no papel de Pureza. O filme ‘Pureza’ recebeu quase trinta prêmios em festivais nacionais e internacionais de cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado

Show completo Lady Gaga em Copacabana Rio de Janeiro 2025

  Imprensa internacional repercute show de Lady Gaga na praia de Copacabana Veículos dos Estados Unidos, Reino Unido e França destacaram a a...