terça-feira, 20 de março de 2012

Notícias G1

'Foram 15 minutos de terror', diz refém em assalto a banco no Ceará

Reféns de assalto em Fortaleza relatam momentos da ação de suspeitos.
Segundo informações atualizadas da PM, três homens estão foragidos.

Do G1 CE
Clientes e funcionários foram feitos reféns por cerca de 15 minutos (Foto: Regis Capibaribe/Imagemtudo.com)
 
Clientes e funcionários foram feitos reféns por cerca de 15 minutos
 (Foto: Regis Capibaribe/Imagemtudo.com)
 
"Foram 15 minutos de terror", diz uma refém do assalto a banco na tarde desta terça-feira, em Fortaleza, no Bairro Aldeota. "Eles entraram na fila e depois começou o tiroteio. Eles mandaram a gente se deitar e vimos quatro homens", diz a refém.
"Eles ameaçaram, pediram dinheiro, mas fiquei deitado e não dei não", fala José Fernandes, outro refém do assalto. Segundo testemunhas, ação durou cerca de 15 minutos e foi realizada por seis homens armados.
Às 17 horas, a Polícia Militar havia afirmado ao G1 que quatro homens haviam realizado o assalto. Em seguida confirmou a participação de seis suspeitos. Um foi morto em troca de tiros com a polícia, outro foi baleado, e outro foi preso. Três homens estão foragidos.
Os homens realizaram um assalto e não conseguiram fugir do local, por conta do trânsito. Os suspeitos tentaram fugir em carros após o assalto. Ainda conforme o coronel da Polícia Militar, o dinheiro roubado foi recuperado e devolvido ao banco. O valor roubado ainda não foi divulgado.
A ação foi registrada por vizinhos, que compartilharam imagens e vídeos em redes sociais. Segundo depoimentos, foram disparados vários tiros. A Polícia Militar confirma a troca de tiros, mas não sabe precisamente quantos tiros foram disparados.
Ainda de acordo com testemunhas, os clientes e funcionários do banco foram feitos reféns e ficaram deitados no chão de bruços durante toda a ação dos suspeitos. De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito, o tráfego de veículos segue bloqueado no cruzamento até as 17h50, cerca de uma hora após a ação criminosa.

Ação foi flagrada por câmeras de moradores da região próximo à sede do banco (Foto: Melisa Álvarez)
 
Ação foi flagrada por câmeras de moradores da região próximo à sede do banco
(Foto: Melisa Álvarez/Arquivo Pessoal)
tópicos:

Polícia divulga vídeo de mulher que enviou doces envenenados à jovem

Imagens mostram mulher deixando pacote para taxista entregar à jovem.
Taxista deu informações para retrato falado; polícia já tem suspeita.

Do G1 PR


A Delegacia de Homicídios divulgou nesta terça-feira (20) imagens de câmeras de segurança de um shopping, que fica em frente a um ponto de táxi no bairro Pinheirinho, em Curitiba, e que mostram uma mulher de blusa verde, que entrega um pacote a um taxista e pede que faça a entrega. As imagens são do dia 12 de março.
A encomenda era uma caixa com doces envenenados que chegaram, no mesmo dia 12 de março, até a casa da adolescente Talita Machado Teminski, de 14 anos. Ela organizava os preparativos para uma festa de 15 anos. Na caixa que recebeu, com dez chocolates, também havia um bilhete que dizia que os doces eram uma amostra e caso a jovem tivesse interesse poderia encomendá-los para a festa dela, marcada para abril deste ano.
Ela e outros três amigos, uma menina e dois meninos, comeram os doces e passaram mal. Todos foram ficaram internados e apresentaram quadro clínico de intoxicação. De acordo com o delegado Rubens Recalcatti, que cuida do caso, os doces tinham grande quantidade de veneno de rato, suficiente para matar. O laudo oficial ainda não foi divulgado.
Na tarde desta terça, o taxista deu informações à polícia para um retrato falado, e a polícia já tem o nome de uma suspeita. Segundo o pai de Talita, Edilson Teminski, a família e amigos assistiram as imagens e suspeitam que a mulher seja conhecida do convívio deles.
Em casa
A adolescente Talita Machado Teminski, de 14 anos, foi recebida em casa com uma surpresa de amigos, parentes e vizinhos na tarde de segunda-feira (19) após oito dias de internamento no Hospital de Clínicas (HC), em Curitiba. Ela chegou a ter duas paradas cardíacas e correu risco de morte. Os outros três adolescentes que ingeriram os doces também já receberam alta.
tópicos:

Pai diz que filha ficou emocionada na volta para casa após envenenamento

Talita ficou 8 dias internada depois de comer doces envenenados, em Curitiba.
Outros três adolescentes que ingeriram doces também já receberam alta.

Ariane DucatiDo G1 PR
Jovem volta para casa (Foto: Ana Zimmermann/RPC TV)
 
Jovem recebe o carinho do pai na volta pra casa após oito dias de internação em hospital de Curitiba (Foto: Ana Zimmermann/RPC TV)
 
A adolescente Talita Machado Teminski, de 14 anos, foi recebida em casa com uma surpresa de amigos, parentes e vizinhos na tarde de segunda-feira (19) após oito dias de internamento no Hospital de Clínicas (HC), em Curitiba. "Foi muito bacana, estávamos todos reunidos e ela ficou muito emocionada", contou ao G1 o pai da garota, Edilson Teminski.
Talita foi internada no dia 12 de março depois de comer um doce e passar mal. A jovem recebeu em casa uma caixa com dez chocolates. A encomenda foi entregue por um taxista e junto havia um bilhete informando que os doces eram uma amostra e caso a jovem tivesse interesse poderia encomendá-los para a festa de 15 anos, marcada para abril deste ano.

Os doces enevenenados possivelmente com veneno de rato foram repartidos com uma amiga e dois amigos, que também passaram mal e ficaram internados. Todos os adolscentes apresentaram quadro clínico de intoxicação e foram encaminhados primeiramente para um Pronto Socorro e depois para o HC. Talita chegou a ter duas paradas cardíacas e correu risco de morte.
Durante o período que a filha esteve internada, Edilson comentou que o maior desejo dele era de que a filha estivesse bem para a festa de 15 anos. Nesta terça-feira (20), contente e aliviado, o pai contou que os preparativos para a comemoração já iniciaram. "Hoje já começamos a dar andamento aos primeiros preparativos para a festa".
Uma das amigas que ainda estava internada com uma lesão no pulmão, recebeu alta do hospital nesta terça-feira (20). Os dois meninos que acompanhavam as jovens no dia do incidente já haviam recebido alta anteriormente.
Segundo Edilson, um médico cardiologista deve acompanhar o estado de saúde da filha daqui pra frente.
Investigação
A Delegacia de Homicídios investiga o caso e trabalha com duas hipóteses. Uma delas sugere que o crime pode estar relacionado a desavenças entre a adolescente de 14 anos e colegas de escola, e outra ao término de um namoro com um rapaz de aproximadamente 20 anos.

A polícia teve acesso a imagens gravadas por câmeras de segurança de um shopping da cidade que mostram uma mulher entregando a encomenda a um taxista. Ela ainda não foi localizada.
De acordo com informações do pai da garota que recebeu os doces, Edilson Temiski, a família e os amigos de Talita já assistiram essas imagens e há suspeita de que seja uma mulher conhecida do convívio deles.


Ministério oficializa suspensão de contrato após fraude em hospitais

Portaria publicada no DO determina abertura de processo administrativo.
Reportagem do Fantástico revelou fraude em contratos com hospitais do RJ.

Do G1 RJ
O Ministério da Saúde publicou, nesta terça-feira (20), em portaria no Diário Oficial da União, a suspensão imediata dos contratos do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) que ainda estejam em vigor com as empresas suspeitas de cometer fraudes em processos licitatórios.

A decisão do Ministério da Saúde se baseou em reportagem exibida no Fantástico no domingo (18), na qual representantes de empresas terceirizadas aparecem oferecendo propina para obter benefícios em licitações para prestar serviços a um hospital público da rede federal. As três unidades hospitalares federais têm prazo de 30 dias para concluir o processo administrativo e adotar as medidas cabíveis.

A portaria do Ministério da Saúde determina, ainda, que os diretores das unidades abram, no prazo máximo de três dias, processo administrativo para apurar a ocorrência de irregularidades nos contratos administrativos vigentes mantidos com as empresas Bella Vista Refeições Industriais, Locanty Soluções e Qualidade, Rufolo Serviços Técnicos e Construções e Toesa.

Na segunda-feira (19), a Prefeitura do Rio e o Governo do Estado informaram que vão cancelar os contratos com as empresas suspeitas de irregularidades.

PF abre inquéritos
Também na segunda, o delegado Victor Poubel, da Polícia Federal, disse que já abriu quatro inquéritos para investigar as empresas. A PF vai investigar fraudes em licitação, corrupção e formação de cartel, entre outros crimes.

“Vamos apurar todos os contratos com órgãos públicos da União desde 2009 que tenham sido feitos por essas empresas. São fatos repugnantes, mas que não causaram surpresa à Polícia Federal que vem fazendo um trabalho forte concernente a desvio de recursos públicos. Tem grupo especializado que vai levar adiante o trabalho investigativo”, disse Poubel.

O Ministério Público Federal também anunciou que vai investigar todas as empresas que aparecem na reportagem e os contratos com hospitais federais.

Cremerj espera punição
Segundo o Conselho Regional de Medicina (Cremerj), a denúncia revoltou os médicos e profissionais de saúde e espera que haja punição para os empresários e gerentes que aparecem na reportagem negociando propina.

“Estamos vivendo um momento de corte de verbas da saúde, os salários dos médicos são baixos como os dos demais profissionais e esperamos que esse fato seja apurado com rigor e que essas pessoas sejam presas e devolvam o dinheiro para o setor público aplicar realmente em saúde ”, disse a presidente do Cremerj, Márcia Rosa.

Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio (OAB-Rio), Wadih Damous, as imagens exibidas pelo Fantástico em que empresários oferecem propina para ganhar licitações em hospitais públicos criam um cenário de muitos indícios que dão margem ao início de investigações por parte da polícia e do Ministério Público. Para ele, os responsáveis pelas empresas podem vir a responder por corrupção, fraude de licitações e peculato. Ele explica que nas gravações os representantes das empresas mostraram como montam o esquema criminoso.
Veja um trecho da portaria publicada no D.O. da União:
(...) autoriza a Administração Pública a rescindir contratos administrativos por razões de interesse público, de alta relevância e amplo conhecimento, resolve:Art. 1º Determinar aos Diretores do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Instituto Nacional de Cardiologia (INC), no prazo de 03 (três) dias após a publicação desta Portaria, processo administrativo visando apurar a ocorrência de irregularidades nos contratos administrativos vigentes mantidos com as empresas BELLA VISTA REFEIÇÕES
INDUSTRIAIS, LOCANTY SOLUÇÕES E QUALIDADE, RUFOLO SERVIÇOS TÉCNICOS E CONSTRUÇÕES e TOESA SERVICE, e, em sendo o caso, adotar as medidas cabíveis para a aplicação das penalidades e/ou rescisão, respeitado o devido processo legal (...)".
tópicos:

Israel aprova lei que proíbe modelos abaixo do peso nas passarelas

Objetivo é salvar vidas, afirma parlamentar que apresentou a legislação.
Homens e mulheres terão de ter aprovação médica antes de desfilar.

Da Reuters


O Parlamento de Israel aprovou uma lei que proíbe modelos abaixo do peso de desfilarem.
A parlamentar Rachel Adato, que apresentou a proposta, afirmou que o objetivo da lei é "salvar vidas".
"Beleza não é peso abaixo do normal. Beleza não deveria ser anorexia", disse.
"Anorexia é uma doença muito, muito perigosa e essa é a razão, essa é a justificativa para esta lei."
A lei determina que modelos homens e mulheres não podem ser contratados sem uma aprovação de um médico.
O Índice de Massa Corporal deles deve ser superior a 18,5.
O fotógrafo de moda Adi Barkan disse que concorda com a lei.
A legislação também proíbe o uso de imagens em que modelos aparecem abaixo do peso e pedem que os anunciantes avisem claramente quando uma foto foi manipulada graficamente.
Leis semelhantes já haviam sido aprovadas na Itália e na Índia.
tópicos:

Justiça encerra e arquiva inquérito contra Daniel Echaniz, do BBB 12

Ex-participante era investigado por estupro de vulnerável no reality show.
Modelo deixou o programa no dia 16 de janeiro após decisão da direção.

Do G1, em São Paulo
Daniel do BBB (Foto: Divulgação/TV Globo)
 
Daniel Echaiz (Foto: Divulgação/TV Globo)
 
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro encerrou nesta terça-feira (20) o inquérito policial contra o
modelo Daniel Echaniz, de 31 anos, investigado por estupro de vulnerável no BBB12, anunciou em nota a Central Globo de Comunicação (CGCom). O Tribunal entendeu que, de acordo com o depoimento da estudante gaúcha Monique Amin, de 23 anos, não houve crime. Por isso, de acordo com a assessoria de imprensa do tribunal, não foi aberto um processo e o inquérito foi arquivado. Foi suspensa também a proibição de o modelo sair do país.
Daniel foi afastado do BBB12 no dia 16 de janeiro "devido a um grave comportamento inadequado" e para poder responder formalmente às acusações. Já a participante Monique foi eliminada do programa pelo público neste domingo (18), quando reiterou à imprensa que as carícias trocadas com o modelo foram consensuais.
Entenda o caso
Na madrugada de 15 de janeiro, após uma festa iniciada na noite anterior, as câmeras do programa registraram Daniel junto com Monique, sob o edredom, em uma cama. Depois que a cena foi ao ar, passou a circular na internet a versão de que Monique sofreu abuso sexual.
No dia seguinte, a Polícia Civil anunciou que foi aberto um registro de ocorrência para investigar as circunstâncias de susposto abuso. E o delegado foi ao Projac buscar informações. Horas depois, a Central Globo de Comunicação (CGCom) informou que Daniel foi eliminado por ter infringido regras do programa, sem especificar quais (leia mais). "Assim que surgiu a suspeita, a TV Globo iniciou a apuração dos fatos, que num primeiro momento apontavam para uma cena de carícias semelhante à de outras edições. Após avaliação, a emissora decidiu pelo afastamento de Daniel, até para que ele pudesse prestar esclarecimentos formais à polícia", declarou a CGCom em nota.

Forte terremoto atinge o México

Tremor teve magnitude 7,4 e foi sentido na Cidade do México.
Não houve grandes danos, informaram o presidente e o prefeito da capital.

Do G1, com agências internacionais


Um forte terremoto de magnitude 7,4 atingiu o sul do México nesta terça-feira (20), segundo o Serviço Geológico dos EUA, agência americana que monitora tremores globalmente.
O abalo ocorreu às 12h02 locais (15h02 de Brasília), na província de Oaxaca.
O epicentro se localizou a 25 quilômetros da cidade de Ometepec e a 186 quilômetros do balneário de Acapulco.
mapa terremoto méxico 20/3 (Foto: Arte G1)

O tremor foi seguido por quatro réplicas de magnitude superior a cinco.
O presidente do México, Felipe Calderón, disse que não houve relatos de grandes danos.
Ainda não havia informações sobre vítimas.
Uma passarela de pedestres caiu sobre um micro-ônibus na localidade de Azcapotzalco. O veículo estava vazio e o motorista teve apenas ferimentos leves.
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, também dos EUA, disse que o tremor, ocorrido no continente, não iria gerar um tsunami destrutiva, mas que havia a possibilidade de algumas grandes ondas localizadas.
O tremor foi sentido na Cidade do México, onde prédios tremeram e funcionários correram para as ruas, em pânico.
Linhas de celular caíram, e houve confusão no trânsito.

Bombeiros retiram parte de passarela que caiu sobre micro-ônibus após terremoto no México (Foto: Alexandre Meneghini / AP)
 
Bombeiros retiram parte de passarela que caiu sobre micro-ônibus após terremoto no México (Foto: Alexandre Meneghini / AP)
O prefeito da cidade, Marcelo Ebrard, disse no Twitter que os sistemas de água e outros serviços essenciais não foram afetados.
Por meio de sua conta no Twitter, ele disse que sobrevoou a cidade e não viu grandes estragos.
Equipes da Defesa Civil estão visitando alguns dos pontos mais vulneráveis da cidade para avaliar os eventuais danos do tremor.
O Serviço Geológico inicialmente havia avaliado o tremor em magnitude 7,9, mas depois o revisou para 7,6 e, depois, 7,4.
tópicos:

Baleia é encontrada morta na Zona Sul do Rio

Baleia foi achada perto da encosta da Avenida Niemeyer.
Segundo bombeiros, Ibama foi acionado.

Do G1 RJ


Uma baleia foi encontrada morta no mar, na Praia de São Conrado, próximo à encosta da Avenida Niemeyer, na Zona Sul do Rio, na manhã desta terça-feira (20). As informações são do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o Grupamento Marítimo de Botafogo, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já foi acionado para retirar a baleia.
Até as 10h25 desta segunda, as equipes ainda tentavam retirar a baleia do local.

Baleia (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
Baleia foi achada morta na Zona Sul do Rio (Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo)
tópicos:

Câmeras registram espancamento de homem em Embu das Artes, SP

Vítima estava em praça com namorada quando foi abordada.
Homem relatou racismo; dois jovens foram presos.

Do G1 SP


Câmeras de segurança da Prefeitura de Embu das Artes, na Grande São Paulo, registraram o espancamento de um homem no Centro da cidade. O ajudante de caminhoneiro Ivan Romano foi agredido por dois jovens, que foram presos em flagrante por tentativa de homicídio.
As imagens registradas na madrugada de sábado (17) e mostradas pelo Bom Dia São Paulo desta terça-feira (20) mostram quando Ivan está sentado com a namorada entre algumas plantas de uma praça. Dois homens chegam e começam a discutir com ele. Um deles tira a blusa e, então, as agressões começam.
A vítima consegue escapar e corre para outra rua, mas é perseguida e espancada ainda mais. Um dos agressores até cai após bater na vitima, que parece desacordada. Os agressores vão embora, mas um deles volta à praça para buscar a blusa. Eles foram então surpreendidos por policiais, que foram chamados pela namorada da vítima.
Romano só escapou porque se fingiu de morto. “Eles falaram que eu era preto, um macaco, que eles estavam a fim de confusão”, afirmou.
Os dois jovens foram presos em flagrante por tentativa de homicídio e resistência à prisão. Em depoimento, os dois disseram que a briga começou com uma discussão, mas não apontaram um motivo. A polícia também vai investigar se eles cometeram crime de racismo.
tópicos:

Polícia procura quatro integrantes da ‘gangue das loiras’ em SP

Mulheres de classe média alta são suspeitas de 50 sequestros-relâmpagos.
Segundo investigações, quadrilha agia desde 2008.

Do G1 SP


A Polícia Civil procura por quatro mulheres que integram uma quadrilha especializada em sequestros-relâmpagos em São Paulo, chamada de “gangue das loiras”. Uma mulher apontada como a mandante dos crimes já foi presa. As outras quatro já tiveram a prisão preventiva decretada por formação de quadrilha.
As cinco mulheres são de classe média alta e são suspeitas de participação em pelo menos 50 crimes. Segundo a polícia, elas abordavam mulheres e idosas nas proximidades de estacionamentos e shoppings, conforme mostrou o Bom Dia São Paulo desta terça-feira (20).
De acordo com as investigações, a quadrilha agia desde 2008. Nesse período, é suspeita de ter cometido uma média de três roubos por semana. Os policiais da delegacia especializada em sequestro-relâmpago investigavam o grupo havia dois meses.
Em depoimento, a presa contou que entrou para o crime depois de conhecer um homem procurado pela policia por crimes de roubo a condomínios e sequestro-relâmpago. A mulher disse que foi recrutada por ele para selecionar as vítimas. O homem organizava os assaltos usando meninas de boa aparência para entrar nos condomínios, segundo a polícia. Ela disse ainda que o suspeito pedia para que as meninas usassem roupas e bonés semelhantes e de marcas, para que as vítimas, em caso de prisão, não soubessem identificá-las.
O ponto de encontro da “gangue das loiras” era no bairro da Bela Vista, entre as ruas Manoel Dutra com Doutor Luis Barreto. Era onde que a quadrilha planejava as ações.
tópicos:

Menina de 2 anos torturada pela tia se recupera após ter morte cerebral declarada

A pequena Alexis foi viver com o pai
A pequena Alexis foi viver com o paiFoto: Reprodução / Mail Online
Extra Online
 
Uma menina de 2 anos conseguiu sobreviver aos maus-tratos da tia, mesmo depois de ter a morte cerebral decretada. A pequena Alexis Salaz foi encontrada inconsciente, amarrada com fita isolante, embaixo de um chuveiro de água fria.
A menina foi levada ao hospital, na cidade de Colorado Springs, Estados Unidos, onde chegou a ter a morte cerebral declarada. Mas surpreendeu os médicos ao recuperar as habilidades mentais e físicas. A tia da criança, Mary Horsley, de 50 anos, foi condenada por abuso infantil e pode pegar uma pena entre 20 e 48 anos de prisão.
A mulher costumava tapar os olhos da menina com fita adesiva e colocá-la embaixo do chuveiro gelado, como forma de punição. A mãe de Alexis, Samantha Salaz, de 19 anos, também foi presa por abuso infantil e condenada a 24 anos de cadeia.

A tia Mary e a mãe Samantha foram presas acusadas de abuso infantil
A tia Mary e a mãe Samantha foram presas acusadas de abuso infantilFoto: Reprodução / Mail Online

Joseph Saunders, pai da menina, disse que não sabia que tinha uma filha até o julgamento. Segundo o jornal Daily Mail, Samantha teria dito a ele que havia sofrido um aborto.
- Ela é um verdadeiro milagre - disse Joseph, que levou Alexis para viver com ele, a mulher e os filhos.
A menina está passando por sessões de terapia cinco vezes por semana. Ela ainda não consegue falar, andar ou comer sozinha


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/mundo/menina-de-2-anos-torturada-pela-tia-se-recupera-apos-ter-morte-cerebral-declarada-4352927.html#ixzz1phoSJulu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário. Obrigado